#EscolaEmSegurança: As novas regras para o regresso às aulas
É já esta segunda-feira que se inicia o regresso presencial às aulas em Portugal. As dúvidas são muitas e os receios, dos pais face à COVID-19 também e nesse sentido há campanhas de sensibilização por parte do Governo.
Com o objetivo de ajudar e perceber as novas regras para o regresso às aulas, os Ministérios da Educação e Saúde partilharam vídeos e um cartaz.
Em pleno estado de pandemia e depois de muita discussão, as aulas presenciais vão mesmo começar amanhã. A esta altura são muitas as dúvidas e questões sobre como tudo funcionará. Para ajudar os pais e os alunos, os Ministérios da Educação e Saúde disponibilizaram vídeos e um cartaz que reúnem toda a informação que precisam de saber.
As novas regras de regresso às aulas
Informações para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo
O primeiro vídeo é direcionado para alunos do pré-escolar e 1.º ciclo. O vídeo mostra 5 regras que os alunos vão ter de cumprir:
- 1) Lavar muito bem as mãos (nas mais diversas situações)
- 2) Mesmo com as mãos limpas, não devem tocar na boca e no nariz
- 3) Quando espirrarem ou tossirem, tapem a boca com o braço
- 4) Se estiverem tristes ou zangados, não tenham medo de dizer
- 5) Se tiverem dores de cabeça ou se se sentirem cansados também devem dizer
Informações para alunos do Ensino Básico e Secundário
- 1) Circular pelos percursos assinalados
- 2) Cumprir as regras dos intervalos e dos recreios
- 3) A biblioteca, o refeitório e o bar têm regras novas
- 4) As salas de aulas podem estar diferentes e os horários também
- Usar sempre máscara
- Desinfetar e lavar as mãos muitas vezes
- Evitar tocar em superfícies
- Não partilhar objetos nem comida
- Nada de abraços e beijinhos
Existe ainda um cartaz que apresenta 7 recomendações que os alunos não devem esquecer.
De referir que cada escola terá autonomia para definir as suas próprias regras. Há, no entanto, algumas medidas obrigatórias como o uso de máscara por professores e alunos a partir do 5.º ano, em todo o espaço escolar (e não apenas e só dentro da sala de aula). De referir que na Madeira a máscara é obrigatória a partir dos 6 anos. Relativamente às máscaras, o Governo vai dar 3 máscaras, podendo cada uma ser usada durante 25 dias e podem ser lavadas. Com as três máscaras, o aluno terá proteção a este nível durante o primeiro período.
Os pais não podem entrar na escola e mesmo no pré-escolar terão de entregar as crianças à porta. Só em casos muito particulares é que os pais poderão entrar de máscara. A DGS recomenda ainda que os intervalos tenham a menor duração possível. Os alunos não poderão circular livremente por todo o espaço escolar. Estarão organizados por grupos ou turmas que funcionarão como "bolhas". Cada turma terá uma única sala e cada aluno usará a mesma mesa de trabalho/lugar. Dentro da sala de aula os alunos deverão estar a pelo menos 1 metro de distância.
A primeira semana irá servir para recuperar a "matéria perdida" e revisões. Esta primeira semana servirá também para alunos, funcionários e professores encontrarem as melhor formas de proteção à COVID-19.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos a ver se as escolas sem distanciamento nenhum se não voltam a fechar até dezembro
Depende, se for a escola do Avante não há problema nenhum
No santuário de Fátima, os fiéis não quiseram ficar atrás e subiram a parada. A estatísticas não conseguiram ainda determinar de que partido e religião é o Covid.