ERC vai ter sistema de alerta sobre desinformação
A desinformação é um dos grandes problemas nesta era digital. As soluções são escassas e pouco eficazes e nesse sentido a ERC informou que vai ter sistema de alerta sobre desinformação nas plataformas digitais.
ERC tem parceria com Labcom da UBI
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai ter um sistema para identificar e dar o alerta para situações de desinformação até às eleições europeias de 9 de junho, segundo revela a Lusa.
De acordo com as informações, o regulador tem uma parceria com o Labcom, unidade de investigação de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã (Castelo Branco), para "monitorizar e identificar ações de desinformação que surjam nas plataformas digitais", como o Facebook, Instagram ou TikTok, relacionadas com as eleições europeias, "mas com impacto em Portugal".
Além do nível interno, também a nível externo está prevista a cooperação da ERC com o Grupo de Reguladores Europeus do Audiovisual. Uma das ações é o "desenvolvimento de uma base de dados partilhada a nível internacional para reportar conteúdos como ilegais à luz do regulamento dos serviços digitais sobre situações que ocorram nos motores de busca de grande dimensão ou nas plataformas digitais de grande dimensão", referiu Telmo Gonçalves, da ERC.
SERÁ que vai ser isento e imparcial ou vai inclinar mais para um lado, para uma determinada narrativa. sim, porque já nãoconfio nos órgãos de comunicação social como confiava!
Verdade e factos são apolíticos.
E quem é obrigado a acreditar na ERC em vez do suposto desinformador? Quem garante que não é a ERC a desinformar?
ora nem mais!
bem sabemos o conluio que há entre as “fontes” de notícias e os noticiadores!
Mas temos mais, as próprias redes sociais são a principal fonte de notícias para os tugas e os jornalistas até já difundiram informação falsa baseados nelas. LOL
+1
Hehe eu adoro ver estas plataformas paladinas donas da verdade, faz lembrar o Polígrafo da SIC, o que é hoje verdade no outro dia é falso.
exatamente. O Polígrafo se fosse ao polígrafo muitas vezes chumbava!!! É só interesses e vê-se bem o quão usado é, por ex., para falar mal do CHEGA em detrimento doutros partidos políticos!
Para ver quem paga as notícias é simples, tenta bloquear a palavra “chega” ou “André Ventura”. É a única força política que não consegues apagar das notícias na Internet.
Para quando um Ministério da Verdade oficial? Quem não alinhar vai direto para o Gulag.
Já deveria ter ficado bem claro que apostar numa narrativa única é um tiro no pé.
Depois da trapalhada no Covid, em que antes o que era uma verdade absoluta científica e incontestável, pouco tempo depois já se sabia não ser verdade, a credibilidade dos órgãos governamentais e comunicação social não se vão recuperar tão depressa.
Ainda nisso? O que é que não era verdade na Covid?
O que não era verdade. Deixo duas, há mais.
– Vacinas impedem de ser infectado
– É desinformação que o virus pode ter sido criado em laboratório.
+1
– Há uma diferença grande entre impedir e reduzir
– O que é que interessa o facto de, supostamente, ter sido criado num laboratório?
“O que é que interessa o facto de, supostamente, ter sido criado num laboratório?”
Fizeste mesmo esta pergunta!? conhecer como um vírus foi manipulado é logo um vantagem para criar uma vacina que funcione.
E crianças em geral que não precisavam de ser vacinadas. Depois foi tudo a eito. lol.
Antigamente os dentistas também te punham chumbo nos dentes. Cambada de ignorantes LOLOL
NUNCA durante o tempo de covid ouvi dizer que era “uma verdade absoluta”. Acabas de provar portanto que acreditaste em “desinformação”. Uma coisa é haver desenvolvimentos que provem o contrário de determinada premissa. Isso não é desinformação…é sim estupidez e ignorância de quem acha que o é.
Eu ouvi e muitas verdades absolutas e que afinal eram mentiras.
exatamente Rodrigo. não adianta agora fazerem de conta, sabemos muito bem o que se dizia e alguns teimosamente ainda dizem mas colar rótulos e chamar de chalupas a quem pensava fora da caixa da narrativa controlada, isso já sabiam fazer!
Continuam sendo chalupas mesmo com os dados a provar que as mortes caíram brutalmente quando as vacinas foram dadas.
O tempo passa e cada vez mais coisas vão-se começando a empilhar, de ontem 15 de Maio:
“Today, based on evidence uncovered in @COVIDSelect’s recent report, the U.S. Department of Health and Human Services commenced formal debarment proceedings against EcoHealth Alliance.
EcoHealth will now face an immediate, government-wide suspension of taxpayer funds — including a hold on all active grants.”
Na Covid a desinformação teve um lado: o dos negacionistas. Morreram milhares de pessoas em Portugal (muito acima da mortalidade média) em Janeiro de 2021 e as vacinas salvaram muitas outras desde que surgiram (basta comparar as percentagens de internamentos em UCI de pessoas sem vacina de pessoas com vacina; as pessoas internadas sem vacina tinham muito maior probabilidade de ir parar à UCI do que as pessoas com vacina).
Nos dias 20 a 24 de janeiro de 2021 morreram 750 pessoas por dia. Nos últimos 10 anos a mortalidade nunca tinha passado ali das 500 e isso só em dias muito maus. Dizer que este excesso de mortalidade
Veja os dados: https://evm.min-saude.pt/#shiny-tab-a_total
Com tantas informações escondidas, classificadas ou apagadas por parte das farmacêuticas e dos reguladores e governos, tanta aldrabice estatística, é complicado concluir algo de jeito. Eu acredito apenas no que vi e ouvi de forma directa, e não no que afirmam desconhecidos, alguns deles já se apanhou mentirem.
Porém, cada um segue a sua religião e o corpo é de cada um
Hahaha! hilariante a ERC a falar de desinformação.
E quem nos vai informar sobre a constante desinformação nos Me(R)dia?
Como brasileiro, peço aos nossos irmãos portugueses que sabem da importancia da liberdade de expressão. Observo que a criação de órgãos para lidar com a “desinformação” está sendo manipulada politicamente na tentativa de silenciar vozes contrárias ao pensamento dominante aqui no Braasil. Aconselho cautela na Europa em relação a essas iniciativas. Não se deixem iludir.
Já só faltava um bolsonarista por aqui…
Antes isso que Lulistas
Deixa-me a adivinhar, se disser que tenho uma orientação politica de direita, sou fachista?
é muito facil discutir assuntos rotulando pessoas…
Então, vamos lá: pela tua conversa és comuna!
Isso, continua a ignorar o fenómeno da extrema-direita que está a acontecer mundialmente e depois admira-te quando a direita for engolida por este tipo de discurso populista e demagogo.
Se não acreditas no meu ponto de vista, pensa qual é o propósito do Montenegro não se aliar ao Chega…
O Nazismo tem elementos de esquerda e direita. Faço notar que os Comunistas não tiveram problemas ideológicos em se aliar a Hitler e existiram mesmo reuniões para a URSS fazer parte do Eixo – Estaline queria área de influência nos Balkans e Hitler não concordou, Além do apoio militar e de matérias primas.
O único fenomeno é o de chamarem a tudo o que não concorde com a esquerda de extrema-direita e fachistas!
Vocês são é muito novos ( e mimados) para se lembrarem dos discursos do CDS-PP.
“se disser que tenho uma orientação politica de direita, sou fachista?”
Esse é um dos maiores exemplos de desinfo.
Para ser Fascista é preciso ser Socialista – é só ler os programas Fascistas de 1919 a 1944 na Declaração de Verona mas como os donos da verdade querem esconder a relação ideológica próxima entre Comunistas, Socialistas e Fascistas a história é apagada.
Eu não chamei fascista a ninguém e não tenho nada contra a direita. Ambas as ideologias são necessárias numa democracia. O que se deve combater e não tolerar são os extremismos (de direita e de esquerda)
Já que falas em desinformação misturando conceitos que não tem nada a ver estás quase a dizer que o nazismo é de esquerda por terem no nome nacional-socialismo.
Isto, por outras palavras, quer dizer que sempre que o sistema de alerta aparecer, é na realidade informação que não deve ser ignorada e a verdadeira desinformação vai ser um link que aponta para a “verdade” que convém ás elites politicas.
É isso e observatórios.
É como quando dizem que os dados indicam que o aumento da criminalidade não está relacionada com a migração descontrolada quando esses dados foram proibidos com a lei 93/2017 23 Agosto.
Parece que a ERC detém a verdade absoluta