Entrevista a Pedro Figueiredo da NOS
Os princípios que outrora regiam o princípios das comunicações entre as pessoas e consequente formas de prestação de serviço por parte dos operadores de telecomunicação evoluíram para premissas distintas.
Os operadores de comunicações são agora um fornecedor de serviços com o âmbito de actuação mais alargado, actuado em sectores distintos e sobretudo focado nas necessidades do cliente.
Leia na integra a nossa entrevista a Pedro Figueiredo da NOS que realizamos no âmbito do Wireless Meeting 2014.
Quais os principais desafios que os operadores enfrentam com a Internet das coisas?
[NOS] O principais desafios para operadores na Internet das Coisas, sendo este um dos mercados com maior crescimento nos próximos anos, é a capacidade de disponibilização de serviços adicionais além da simples conectividade. Isto é dotar nas suas oferta de competências e ferramentas que permitam a disponibilização de soluções ao nível da integração HW/SW e de sistemas que permitam uma gestão agnóstica de todo o tipo de dispositivos.
Isto deve-se ao simples fato da “Internet das Coisas” ser no limite todas as “coisas”.
Em que medida os novos serviços que os consumidores exigem se integram nas novas redes das operadoras de telecomunicações? Quais as novas exigências dessas redes?
[NOS] A infra estruturas dos operadores, diversas vezes designadas por redes de nova geração tem uma arquitetura que permite a disponibilização de qualquer tipo de serviço aos clientes, seja na rede fixa sobre tecnologia de fibra ótica, seja por rede móvel em tecnologia 4G.
O principal desafio consiste sim na gestão do tráfego que possuí uma significativa volatilidade do consumo.
O paradigma das comunicações, não apenas voz, está a mudar, isso é certo. Como podem as operadoras adaptar-se a essas novas realidades?
[NOS] O paradigma as novas comunicações é hoje suportado na tecnologia de dados. O consumo dos dados aumenta significativamente mensalmente com o surgimento de novas ferramentas colaborativas a nível empresarial e aplicações sociais a nível particular. Os operadores tem sim que se adaptar a esta realidade investindo em infra estruturas e modelos de serviços que valorizem estas tendências.
Os aparelhos de comunicações estão a evoluir. Isto representa novos desafios e novas limitações nas redes de dados. Em que medida isso está a ser tido em conta na construção de novas redes como a 4G e seguintes?
[NOS] A infra estruturas dos operadores de rede móvel, permite a disponibilização de qualquer tipo de serviço aos clientes, com larguras de banda até 150Mb. O principal desafio consiste sim na gestão do tráfego que possuí uma significativa volatilidade do consumo e no contaste investimento na manutenção da rede existente.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja o que ele quis dizer é que não há capacidade para fornecer a velocidade que vendem à descarada a todos os utilizadores que tem os seus serviços.
Esta operadora é uma miséria, a velocidade que vendem só está disponível nas horas em que há pouca gente a utilizar, e mesmo assim não é em todos os sites.
Caso o utilizador tenha uma aplicação torrent aberta, então a velocidade é temporariamente reduzida a baixo de 1Mbp/s, ate que este pare de utilizar o torrent.
Qualquer download na de qualquer site normal não passa dos 200kb/s. Acho que deveria existir uma autoridade competente que validasse as velocidades que são vendidas.
Não é bem assim. Verifica bem as tuas configurações.
Algo andam mesmo muito mal configurado por aí! Quanto ao traffic Shaping todos, o fazem.
Não, não fazem, enquanto tive Meo nunca soube o que era traffic shaping, cada vez que fazia downloads era à velocidade máxima da linha.
Com a Meo recebia 8Mbps e conseguia fazer downloads a 800kb/s, com a Nos recebo 20Mbps e no máximo apenas consigo fazer downloads a 200kb/s.
Quanto às configurações penso estarem corretas, pois nos speedtest’s atinjo os 20Mbps.
Se com a NOS tens 20mb contratados, significa que tens um pacote com uma conexão 4G e isto significa que a velocidade vai sempre depender de onde quer que estejas situado, claro que as velocidades desse serviço não são, nem podem ser garantidas e tens de te sujeitar a isso, a empresa está longe de ser má, o problema é que a maioria dos clientes que reclama das velocidades desta empresa, têm esse serviço, pois compram os pacotes sem terem conhecimentos reais do mesmo.
Eu quero é saber quando tenho fibra (ou uma ligação ADSL decente que permita Internet + IPTV) a passar perto de casa ou então uma rede de 4G estável, com latências que até permitam o IPTV, isso sim, é que interessa.
O que é interessante saber é quando o ouro vai ser mais caro que a internet móvel. Acho que já chega de tanto roubo!
Cá em casa a ligação funciona lindamente, chega a sincronizar 124.3/8.4mbps. faz payloads de 12 e 13MBps com frequência. Pena ser a única coisa boa. O serviço de TV é uma miséria graças à latência da box e a rede 3g é fraca em muitos sítios.
Mais um. O serviço,de tv acho que depende da localizaçao, pelo menos acho, ppssp estar errado. Tenho um primo com o serviço MEO, com que os mesmos serviços que eu, e o sinal dele não é de maneira alguma melhor do que o meu. Não conheço o da Vodafone, so sei que pelo mesmo serviço que tenho, lá pago o mesmo, pois ja fui comparar se era mesmo mais barato, até é, mas para mim, é um pouco básico, poucos canais sobretudo HD, menos velocidade de Internet e sem os dois cartões celulares que tenho, com tudo o recebo, pagaria aproximadamente o mesmo. Tanto é, que, até agora não equacionei mudar. Se um dia encontrar os mesmos serviços que tenho a melhor preço, aí sim mudo, porque acho que para ter estes serviços, pagamos demais.
grande treta a IRIS,
sou clente à mais de 11 anos, e em janeiro vou sair nem dou hipótese de meterem os serviços deles de graça ….
A NOS é actualmente a pior operadora do meercado. Em sete meses de subscrição já me trocaram tudo, router, box e cabos. Já tive 5 visitas de técnicos. A televisão é uma miséria com imagens a parar. O serviço de telefone fixo está sempre a falhar. Ou não me ouvem ou sou eu que deixo de ouvir o meu interlocutor.
Já tive mais problemas nestes meses que em vários anos com a Optimus.
FUJAM da NOS e não acreditem no que vos é prometido no acto da adesão.
Eeu soi cliente desde sempre e só mudei uma vez de box! Estou como,o comentador acima vejam as vossas configurações, que,por cá tenho exactamente aquilo que pago. Mas tenho que reconhecer que o srviço piorou um poico desde a fusão com a Optimus, estive pela sem sinal, durante uma hora, por duas vezes o que até há pouco não acontecia, e falta a app de tv para um Ipad com IOS 8, e mesmo a do IOS 7 ja andava com problemas que eu nunca tinha constatado. Quanto ao resto, é igual aos outros,o meu serviço custa exactamentem o mesmo em todos os operadores, o que é uma vergonha para usufruirmos destes servoços,cada vez mais indespensaveis ao nosso modo demvida, pagamos os mesmos defacto a peso de ouro.
Queria agradecer à menina da NOS que me ofereceu 1 box extra por mais 1 euro. Se está a ler isto, fique sabendo que NOS cá em casa mudámos para a Vodafone, temos os mesmos serviços que tínhamos e ficámos a pagar menos 17 euros por mês.
Final feliz.
Já agora, ofereço-me para ser Director Comercial da NOS visto que o lugar brevemente deve ficar disponível.
Pois a mim ofereceram-me os TvCines e uma redução de mensalidade em 12,50€. Obrigado Nós!
Pior operadora nacional…
Partilha aí com o pessoal o que te aconteceu para que não aconteça aos outros o que te levou a fazer essa afirmação.
Pois para mim até agora não tive grandes razões de queixa,estive 8 anos na Clix e a partir da fusão (Dezembro) migrei para a Nos com vantagens muito boas,186 canais net a 100mb e já atingi por várias vezes 97 mb box hd gratuita chamadas ilimitadas nacionais e as internacionais(21 ás 09) gratuitas também e com oferta de 6 meses de tvcines e outros canais e 10 filmes videoclube e só pago 24,99 para sempre sem aumento nenhum ou mudava logo.
E DP acordaste…!foi um belo sonho…
acho fantástico o senhor referir que utilizam sistema de fibra óptica para servir os clientes!, quanto mais admita o sistema que utiliza que não passa de simples cabo coaxial e que parem de enganar pessoas como enganam com promessas de serviços que não podem cumprir! especialmente no que do respeito às coberturas 4g! é prometido ao clientepor via de venda velocidades até 100mb e quando o serviço é instalado e é feito o despiste técnico as velocidades reais de 4g nem cá casa do 2g atinge! dando velocidades a muitos clientes nem de 1mb!
em vez de tanto se preocuparem com imagem preocupem em mudar o que realmente está mal que é toda a política de empresa para com o cliente!
Deixo aqui a minha experiência com a NOS:
1 – Serviço IRIS constantemente sem dados (a NOS diz que “acontece às vezes” e que tenho que fazer um restore to default) para que o Guia seja baixado novamente e posteriormente aguardar 30min…
2 – Timewarp não funciona correctamente, cada vez que tento voltar algo para trás o software anda demasiado para trás ficando com um ecrã preto durante 5-10seg. Depois tenho de andar para a frente novamente para conseguir colocar onde quero.
3 – Visualização dos últimos 7 dias com problemas. Devido ao problema 1, na maioria das vezes não é possível visualizar alguns programas que passaram na TV nos últimos 7 dias.
4 – Não querem substituir a box e dizem que é normal isto acontecer e que existem bastantes clientes com as mesmas queixas….(onde já se viu isto?)
5 – A semana passada bloquearam o telefone aos meus pais, obrigando-os a pagar 55€ por consumo excessivo no telefone. Ora, todas as facturas dos meus pais foram sempre pagas a horas (até porque existe débito directo), e os senhores da NOS bloqueiam o telefone por um consumo excessivo de 55€???
Existiram várias perguntas durante alguns telefonemas para tentar resolver a situação, seguem algumas, resumidas, para verificarem a imbecilidade desta empresa:
P: O que é um consumo excessivo?
R: Não conseguimos definir, pois o “sistema” é que define.
P: Porque bloquearam sem aviso prévio?
R: O sistema bloqueia automaticamente.
P: Podem fazer o desbloqueio? É necessário efectuar uma chamada urgente e estou sem telemóvel.
R: Não, para efectuarmos o desbloqueio tem de pagar os 55€ do consumo e depois telefonar novamente para pedir o desbloqueio.
(convém dizer que a chamada agora é paga….)
P: Pode-me enviar o consumo excessivo que efectuei e a referência multibanco para efectuar o pagamento?
R: Iremos enviar para o email.
Posteriormente recebem um email com uma consumo normal de 10€ e uma referencia de 55€…mesmo assim, os meus pais efectuaram o pagamento pois precisavam de telefonar urgentemente.
Novo telefonema…
P: Pode-me desbloquear o telefone? Já foram pagos os 55€.
R: Sim, agora tem de esperar entre 2 a 4 horas para o desbloqueio ficar regularizado.
(Sem comentários…)
P: Pode-me explicar porque na factura tem 10€ e pediram-me para pagar 55€?
R: Vamos averiguar e abrir um pedido.
Passado 2h:30 o telefone foi desbloqueado e já era possível fazer chamadas novamente.
No dia seguinte novo telefonema:
P: Gostaria de saber como está a situação do pedido xpto.
R: O pedido está resolvido.
P: Resolvido como? Obrigaram-me a pagar 55€ e foi aberto o pedido para que eu possa saber que consumos efectuei, na factura que me enviaram apenas existem os consumos normais.
R: Vamos averiguar e abrir novo pedido.
Entretanto existiram mais 5-6 telefonemas sempre com a mesma conversa. Ao final de 1 semana de vários telefonemas em que a NOS continuava sem informar o que tinha ocorrido, surgiu novo telefonema.
Neste último telefonema foi dito aos meus pais que não existia qualquer consumo excessivo e que tinha sido um erro no sistema que afectou 3000 clientes (não sei se é verdade ou não porque todas as pessoas que têm NOS que conheço não tiveram qualquer problema)
Os 55€ não serão devolvidos, mas sim abatidos no valor da próxima factura…
Para roubar sabem roubar, agora para devolver é que não pode ser.
Escusado será dizer que eles irão desistir da NOS (que são clientes há 10 anos) e eu, só não desisto porque ainda tenho a fidelização.
Cada um que retire a sua conclusão.
Cumps.
+1
Realmente é deplorável.