Em breve chegam telefones dual-boot Android e Windows Phone
A guerra dos sistemas operativos, que decorre à anos nos Desktops, passou para os dispositivos móveis, com os mesmos argumentos e os mesmos players.
Todos têm argumentos para serem os melhores do mercado e as marcas fazem questão de terem nos seus dispositivos os sistemas operativos que mais agradam aos utilizadores.
Não é frequente existir dispositivos com dois sistemas operativos, mas está para breve a chegada dos primeiros smartphones com dual-boot, de Android e de Windows Phone.
A primeira marca que pretende colocar no mercado este tipo de dispositivos será a Karbonn Mobiles, um construtor Indiano de dispositivos móveis.
Estes smartphones vão ter a capacidade de arrancar com o sistema operativo que o utilizador desejar, podendo escolher entre o Windows Phone e o Android.
Esta inclusão dos dois sistemas operativos no mesmo dispositivo é apenas possível depois de a Karbonn ter assinado um acordo com a Microsoft que permite esta mistura.
Segundo foi anunciado pelo seu chairman, Sudhir Hasija, a Karbonn teve autorização da Microsoft depois da chegada ao mercado dos Nokia X e da empresa de Redmond ter diminuído os entraves à inclusão de novos parceiros e de ter alargado as regras.
Microsoft has eased the regulations and is opening up its platform for other players. We signed the agreement two days ago and will launch a range of Windows phones in about three months
A notícia desta vontade da Karbonn de lançar dispositivos dual-boot surgiu no jornal Times of India, onde o CEO da empresa Indiana anunciou as novidades, não apenas referentes ao acordo, mas também há vontade de lançar os equipamentos com capacidade de correr os dois sistemas operativos
Não existem ainda datas de lançamento dos dispositivos dual-boot da Karbonn, mas foi anunciado que estes chegariam ao mercado nos próximos meses, estando Junho na mira de Sudhir Hasija.
O público alvo destes novos equipamentos não serão os utilizadores comuns, mas sim profissionais e consumidores ávidos de equipamentos tecnológicos de ultima geração.
A ideia de ter dois SO's num aparelho não é nova, mas na verdade nunca foi muito bem sucedida. Existem vários projectos que pretendem dar esta capacidade de escolha aos utilizadores, mas que nunca passaram a produção.
Rumores recentes deram como certa a intenção da Microsoft de propor um cenário similar à HTC, tentando que esta adicionasse o Windows Phone aos dispositivos Android, mas nunca se concretizou a sua intenção. A proposta teria incluído a diminuição substancial do preço de licenciamento do Windows Phone.
Este artigo tem mais de um ano
Já agora um triple boot iOS Android WP e acaba-se a guerra dos OS 😀
+1
iOs para que?
Não quero ter o telemóvel lento e cheio de bugs
só se for pelo itunes
não seja ignorante rui
Claramente não sabes do que falas 😉
Eu já vi tablets dual boot.
o meu HTC HD2 ja tem isto desde 2010 :d xd
Diga-se de passagem que funciona muito mal… 🙂
So se for para ti! as Rom’s agora estao muito mais flexiveis e os developers ainda trabalham num smartphone que saiu em 2009! Portanto nao sei quem esta muito mal..!
confirmo. +1
Hahaha Triboot nao seria ma ideia. Porque nao fazer entao um OS que converse com os tres sistemas para que aquele que queira instalar qualquer aplicativo de qualquer plataforma o faca. Se quiseres algum aplicativo que seja apenas do IOS vais a Store do fabricante e instala. Seria muito mais facil e sem briga nenhuma.:)
Em sonhos, talvez! Eheh!!!
Eu sempre me pergunto para que é queremos telefones dual boot
Usas e abusas de ambos e escolhes o que mais te agrada … Sempre que sairem updates (compativeis claro) voltas a testar e (caso te convença) mudas 😛 … Assim a guerra é entre SO e não entre smartphones 😉
Para escolherem o melhor depois da compra do aparelho.
Depois de decidirem, esquecem o outro SO e ficam a pensar porque é que tem aquele equipamento.
Confesso que para pessoas Geek, possa ser interessante, mas não deixa de ser gadget, não é o Smartphone para auxilio no dia a dia
A ideia é mesmo essa…
Imagina que um gajo “não-geek”, vai comprar um telemóvel…
Até já ouviu falar de “Windows Phone”, ou não, e que é um SO diferente, e tal, dizem alguns que é melhor, outros dizem que android é que é e tal…
Mas depois ouviu dizer que tem X ou Y problema, e que apesar de ter as suas vantagens todas, não tem tantas app’s como o Android.
Ou seja, o potencial comprador, até foi seduzido um pouco pelo WP, mas tem medo de se vir a arrepender…
Com o dual boot, é o descargo de consciência!
Experimenta WP, se não gostar, muda para Android! Não gosta do Android? Muda para WP.
A ideia é experimentar antes de “comprar”…
A ideia parece boa, mas só terá utilidade (nos não geek) no início. E só mesmo no 1º smartphone porque depois de gostar de um SO não muda só porque sim. Isto na generalidade, porque sempre haverá exceções.
Sim, lá por poderes, não significa que tenhas de andar a mudar de SO a cada dia…
Estava a ler o artigo e a fazer a mesma questão a mim próprio.
A não ser para fazer testes e experiencias, não consigo alcançar qualquer vantagem num telefone dual boot.
A não ser para fins bastante específicos, por exemplo um developer que queira testar a aplicação sem ser virtualmente… nas não me parece que isso justifique a criação deste tipo de aparelhos.
Dualboot e até triple boot já existem em android há bastante tempo. Mas até aqui era sempre com variantes do android, e já me deram bastante jeito.
Não é novidade nenhuma que muito frequentemente são lançadas custom roms pela comunidade que melhoram imenso o desempenho de um telemovel. Mas nem sempre correspondem ao esperado depois de testadas. Ter dualboot significa poder experimenta-las sem comprometer o sistema base.
Vou-te dar um exemplo: no Samsung S3, por causa do problema das fontes do exynos, as roms aosp não são tão boas em certos aspecto como as de base da samsung (ligeiramente pior bateria, a câmara tem menos qualidade, a saida hdmi não funciona, etc). Mas também têm muita coisa positiva, como muito mais rápidas e leves, menos susceptíveis aos problemas de pouca memoria, última versão do android, etc. Como em tudo, é uma questão de gosto pessoal. Há pessoal que só quer aosp e há quem não o possa ter porque não pode dispender de funções apenas presentes nas versões da samsung.
Para este pessoal, ter dualboot é ter o melhor dos 2 mundos.
Se aparecer o windows phone como alternativa, não ponhas duvidas que vou experimenta-lo no meu.
Isso eu sei. Mas na realidade estás a querer apenas fazer testes, brincadeiras. É apenas uma ferramenta para hobby, não para servir de telemovel.
Como smartphone o dualboot não serve para nada. No dia a dia não andas a desligar o telemovel a reiniciar, esperar uma eternidade, para uma determinada função
Não contesto o factor hobby, todos temos um Q de geek, apenas não percebo para quê um telemovel com dual boot como utilizador
Eu entendo esse ponto de vista. Mas quando o telefone é tão limitado (em ram) e arrastado como o que veio de origem no S3, eu andei mesmo durante bastante tempo a trocar de sistema consoante a necessidade. O telefone leva 1 ou 2 minutos a trocar. Não lhe chamaria uma eternidade 🙂
Entretanto a samsung lança o 4.3 para o S3 e apareceram versões custom muito boas que contornam em grande os problemas que me faziam querer saltar entre sistemas e já não tenho tido necessidade do dualboot mas, durante mais de 1 ano, foi mais do que só um pormenor geek, ter multitasking funcional (proveniente da rom aosp) e tirar fotos com boa qualidade (da rom samsung), deu-me tanto jeito como qualquer outra função importante que o telefone possa ter. Falo por mim, claro 🙂
Lol, o android é tua mau, que precisas de ter dual boot!
Faz lembrar os tempos que eu tinha Pc, e tinha o XP pela estabilidade e features, e depois o Me para jogar…
já tardam mto 🙂
Caso unam os perfis de utilizador (imagens, contactos, etc) porque não?
Com os contactos sincronizados num serviço como a Google resolve-se o problema.
A parte das imagens também não é difícil, basta por os 2 SO’s a gravar para a mesma pasta.
«O público alvo destes novos equipamentos não serão os utilizadores comuns, mas sim profissionais e consumidores ávidos de equipamentos tecnológicos de ultima geração». Esta parte é que não entendo quando se afirma que os alvos são os profissionais e não os utilizadores comuns. Serão estes últimos passarocos alien’s que não merecem ser considerados como utilizadores/consumidores ávidos de equipamentos tecnológicos de última geração? Santa paxorra!
Mas qual foi a parte que se tornou dificil de perceberes?
Quem no seu dia a dia se interessa por ter um sistema com Android e Windows Phone? Para quê? Qual o interesse? Só na tua ideia meu caro.
Tal como está dito e bem explicado, o público alvo destes novos equipamentos não serão os utilizadores comuns (os que fazem crescer os milhões de unidades vendidas), mas sim profissionais e consumidores ávidos de equipamentos tecnológicos de ultima geração.
Quer isso dizer que há um nicho para esses equipamentos, e não um mercado generalizado. Percebeste?
Realmente, também não compreendo, vão ao público alvo do iOS, e dão-lhe android + WP?
(Hehe, just kidding)
Isto era ideal para mim, eu ando numa de mudar para o WP mas depois lembro me que tenho um android com root, e tou naquela duvida, vindo isto, iria acabar com toda esta confusão, e poderia usufruir os 2 num só smartphone! 🙂
Venham eles!
Posso saber para que precisas de root no Android? A sério, gostava mesmo de saber as razões. É que se calhar o WP até te servia sem acesso root!
Cracked apps probably…
AppOps, Greenify, Tasker, Xposed e Adaway para mim são razões mais que suficientes para ter root.
+1
Greenify? Para hibernar apps? Essa é gira no WP…
AppOps? Para gerir as permissões? No WP dificilmente há aplicações com permissões abusivas!
Tasker? Muito possivelmente a Cortana vem resolver a falta duma aplicação desse género.
Xposed? É por causa desse tipo de aplicações (e não só) que o Android é instável…
Adaway? Concordo, faz falta, mas não muito! As publicidades no WP não são tão intrusivas como no Android. Pelo menos nas aplicações que uso!
Nao perguntaste porque queria Root num telefone Android? Porque me respondes com Windows Phone?
Esse tipo de ataques ad hominem só te ficam mal, anónimo.
Xposed instável? Já se percebeu que sabes do que falas *sarcasm*
Eu nem sei como é que há gente que suporta os anúncios do Android num smartphone sem root, mas pronto, é o ganha pão da Google e de quem anuncia, mas só por isso eu preciso do adAway e este precisa de root.
De notar que pelo facto de ter Dual-boot que parte da storage do equipamento já por si em parte limitada, é ocupada por um sistema operativo que terá menor ou nenhum uso.
Bastará ter um app com uma shell bem feita de cada sistema e logo verá a diferen¢a…
Para continuar a ser, um paga o windows mas usa linux
Dêm mais um aninho ou 2 e os smartphones vão ser como os PC’s. As marcas disponibilizam os drivers e nós instalamos o que quisermos: Android, WP, Ubuntu, Tizen, FirefoxOS, etc etc 😀
Depois, os PC’s deixam de ser PC’s e passam a ser conhecidos por Workstations, e só as veremos nas casas de algumas pessoas e empresas. Os smartphones e tablets serão os actuais pc’s de entrada de gama, para facebooks e afins… (ligados a um monitor, teclado e rato claro)
isso concordo em absuluto contigo.
É aquilo a que eu tenho vindo a chamar de dispositivo universal, pois é um dispositvo que servirá para tudo. Telefone, pc, maquina de fotografar, gps, etc…
Teremos o backup de dados na cloud, no entanto tb andam sempre conosco. Chegamos a um café e não temos de usar o pc de lá, apenas o monitor, chegamos ao trabalho e usamos apenas o monitor, chegamos a casa e usamos só o monitor.
Obviamente que no trabalho, poderá ser apenas terminal remoto, ligado aos servidores da empresa
Mas valia a virtualizaçao, para que num sistema corresse noutro.
Vou fazer a pergunta de outra forma: e quanto espaço ficará para dados do utilizador?
Eu já tenho isso há muito no meu HTC HD2 🙂 WP 7.8 e android kitkat 😉