Eleições Europeias: Sabia que vai poder votar em qualquer zona do País?
Tal como referimos recentemente, no dia 9 de junho, Portugal vai a votos para eleger os 21 deputados que irão representar o país no Parlamento Europeu. Sabia que vai poder votar em qualquer zona do País e sem a necessidade de avisar?
Eleições Europeias acontecem a 9 de junho...
Pela primeira vez, em todas as assembleias e secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. Face a tal alteração, os Municípios estão a recrutar Técnicos de Apoio Informático (TAI), para o dia 9 de junho de 2024 - saber mais aqui.
Assim, será possível votar em qualquer zona do País e nem necessita de avisar. Os portugueses residentes em países da UE podem votar presencialmente nas representações diplomáticas, nos dias 8 e 9 de junho. Tal "estratégia" poderá levar mais portugueses a votar. De referir que em 2019, Portugal atingiu a taxa de abstenção recorde de 68,6%, e contrariou a tendência europeia de diminuição.
Em 2024, o(a)s eleitore(a)s elegem 21 eurodeputado(a)s, ou seja, o mesmo número que nas eleições de 2019.
O(a)s candidato(a)s serão apresentados por partidos políticos e coligações de partidos políticos até ao 41º dia anterior ao da eleição. o(a)s candidato(a)s são cidadãos portugueses, cidadãos brasileiros com estatuto de igualdade de direitos políticos, ou cidadãos de países da União Europeia, não nacionais do Estado Português, recenseados em Portugal.
Tem que se apelar às pessoas para irem sempre votar. Devemos exercer esse direito. Foi-nos dado, temos que o usar.
Em todos só de ida. Não fazem falta nenhuma.
É com tal mentalidade que Portugal anda na cauda da europa, fazem-se de inteligentes com comentários que parecem de espertos, mas nem um… nem outro. Agora é fosse para votar para a direcção dum clube, até sob chuva e vento…
O triste não é ver o quão limitadas são as gerações mais velhas, mas sim o quão pior o são as mais jovens.
E o voto antecipado no dia 02 de Junho, também vai ser assim, basta aparecer com o CC e votar, ou tem que se solicitar, como em situações anteriores?
Agradeço um esclarecimento, se possível.
Cumprimentos
Com esta nova modalidade de voto, já se pode colocar urnas de voto nas entradas dos shoppings, e nas praias.
Também podem criar nas estações de serviço algo do tipo drive-in.
A brincar que o digas…
No “Arrábida Shoping” vão ser testadas 8 mesas de voto.
o problema desta medida, é que pode provocar uma enchente de gente em algumas mesas de voto, o que vai resultar em longas filas
Claro que falta saber detalhes, mas parece-me ter vários pontos onde pode correr mal. Mesas do litoral sobrecarregadas, diferenças difíceis de conferir entre quantidade de votantes e de votos nas urnas, erros na descarga de eleitores, pode ser provocado em qualquer mesa…
Mas concordo de o método de voto estava obsoleto, algo tem de ser feito.
“cidadãos brasileiros com estatuto de igualdade de direitos políticos” e que é isso em concreto?
É verdade, eu sou cidadão Português e fui ao Brasil votar no Lula para integrar a cooperacao com a Russia.
O verdadeiro orgulho, 1o votar no lula, 2o apoiar que o Brasil se venda à Rússia e à China, 3o ser brasileiro com nacionalidade portuguesa
Bem… não sei se tem lógica ou não mas…
E se algum estado estrangeiro ou grupo criminoso quiser entrar na rede de “equipamentos informáticos de acesso exclusivo”? de forma a poder alterar o resultado da votação?
Abraço a todo(a)s
Se isso acontecer, ganha o que conseguir alterar os resultados em último lugar antes de os contarem.
eh eh
Teoricamente é possível fazer sistemas de votação online que permitem à própria pessoa verificar à posteriori (à lá “Helios Voting”) se existiu ou não modificação do seu voto, mas isso provavelmente seria pedir muito.
Ter atenção que são apenas os cadernos eleitorais. Os votos são na mesma em papel.
haaa, ok
muito bem visto !!!
abraço