Egiurban do IPGuarda faz 100 Kms por 0.30€…
…e vence prova internacional em Madrid
O protótipo do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que participou (no último fim-de-semana) na Madrid Ecocity, venceu a prova destinada aos veículos “Urban Concept” eléctricos, tanto na categoria “Plug in”, como a na classificação geral dos “Urban concept” eléctricos.
O Egiurban, assim se denomina o veículo do IPG, fez um consumo de 48,41 km/kWh.
De referir que este consumo, tendo como base os preços da energia eléctrica, corresponde a cerca de 30 cêntimos para cada 100 quilómetros. “Se trabalharmos com o horário de vazio da EDP podemos gastar 17 cêntimos para 100 quilómetros”, comentou o Prof. Jorge Gregório um dos responsáveis pela equipa do Egiurban.
“Esta marca foi conseguida em condições muito adversas, devido à natureza do próprio circuito com declives muito acentuados, e piso em muito mau estado e curvas muito apertadas no fundo de descidas, às quais se juntaram as condições atmosféricas com muito períodos de pluviosidade que obrigavam ao encerramento da pista e das sessões de testes”, acrescentou ainda este docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.
Em nome do Pplware, os parabéns a toda a equipa do Egiurban que conseguiu ganhar esta prova além fronteiras.
Este artigo tem mais de um ano
Muitos parabéns pelo feito 🙂
Parabéns ao Instituto Politécnico da Guarda!
Continuem o bom trabalhos.
Parabéns.
Parabéns IPG! 😀
era bom quando compra-se um, o estado não aplica-se taxas exageradas!!!
fora disso grande feito!! nós em Portugal temos pessoas com mt talento e inteligentes!!! parabéns para todos ajudaram para ser possível!!!agora seria esperar a comercialização
Parabens 😉
Parabéns 😉
É de louvar iniciativas destas, muitos parabêns ao IPG.
Muitos parabéns a todos os envolvidos no projecto. É mais uma prova que a “nossa” ciência quando bem acompanhada dá excelentes frutos.
Ainda uma nota importante a acrescentar de que praticamente todos os projectos do Inst. Polit. da Guarda nesta área, obtiveram classificações cimeiras e de topo em competições internacionais.
Quem tem vindo a acompanhar estes feitos confirma que o “primo” – EgiEcoCar foi um antecessor que deu muitas alegrais á equipa que o concebeu. 😉
Alguns links:
http://www.cienciapt.net/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=17143&Itemid=336
http://www.ipg.pt/egiecocar/
Boa info 🙂
Já agora, para quem pretender saber mais sobre o projecto, pode dar aqui uma vista de olhos
http://www.ipg.pt/egiecocar/egiurban.asp
Muitos parabéns à grande equipa vencedora do IPG!
Parabéns IPG 😉
Parabéns. força
Muitos parabéns, de facto é muito bom saber que nós Portugueses ainda temos muito para mostrar e dar, enquanto houver força de vontade e gosto naquilo que se faz deixa de haver crise, e chegamos ao patamar que muitos procuram, que é o sucesso. E está aqui à vista.
Mais uma vez parabéns, fico muito feliz por saber!
O primeiro é que devia de ver o que os nossos jovens e não só são capazes de fazer , na sua maioria das vezes com muito parcos recursos económicos , mas ele gosta é de mandar os jovens imigrar .
Os meus sinceros parabéns pelo projecto e pelo feito , a sorte protege os audazes (não me lembro que citou pela primeira vez esta expressão) , mas o importante mesmo são os factos
Cumprimentos
Serva
Errata ( deveria ter escrito , primeiro ministro ) , as minhas desculpas .
Serva
Ahh grandes egitanienses =)
Parabéns!
O problema dos protótipos é que demoram a chegar ao mercado. Enquanto for a ganancia a mandar…
A ciência e tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos, mas ainda existem lambretas barulhentas nas estradas e ainda temos que gramar o fumo dos motores. Quanto aos veículos eléctricos, temos motores potentes, mas as baterias, pouco evoluíram desde que foram inventadas. No fundo, por mais que doa aos académicos, a ciência continua a servir mais os poderosos do que o Povo. Por exemplo, existem carros a ar comprimido há alguns anos, mas em Portugal não se vendem e nós nem temos petróleo.
Já pensaram porque é que há cada vez mais interesse pelas ciências, por parte dos governos? Pois é, a tecnologia com a finalidade de controlar pessoas tem crescido a olhos vistos.
Bem… provavelmente sou apenas mais um maluco das conspirações, não liguem e sigam as vossas vidinhas.
Uau vi uma reportagem televisiva sobre o projecto há poucos dias e fiquei muito impressionado, agora vejo aqui que ganharam, fantástico muitos parabéns a todos os envolvidos no projecto.
Parabéns :).
O que são “Kms”? Só conheço “km”…
Só conheces Km? Conheces muita pouca coisa neste mundo…o facto de estares a visitar um muy digno site como o Pplware já é um milagre da Natureza 😛
Quando aprendes a letra ‘s’ ? 🙂
Ainda vai no ‘n’…depois vem o ‘o’…e olha, procura no Youtube os videos da Ana Malhoa…acho que ela ensina as vogais.
LIKE 🙂
Ana Malhoa… No que me foram fazer lembrar… Idos tempos do Buéreré em que a dita Ana era mais “pequena” 😀
LIKE 😀
A questão está na maiúscula “K”.
Só se utilizam maiúsculas nas unidades se estas derivarem do nome de alguma pessoa, exemplos: “N” – Newton, “Pa” – Pascal, …
Neste casos o “k” significa 1000.
O que o @Atento quis evidenciar é que “Kms” não existe!
Segundo o SI (para quem não sabe: Sistema Internacional) o que há é “km” (as unidades não têm plural) com “k” e não “K”. O “K” está reservado para temperatura medida em Kelvin e o “k” para kilo (em português, quilo). Segundo o que está indicado, tanto poderia ser K.m.s (Kelvin x metro x segundo) ou K.ms (Kelvin x milissegundo).
Eu sei que vem aí o acordo ortográfico e tal, mas por favor não assassinem as unidades usadas na Ciência.
Cumprimentos,
wolfytuga
Obrigado por ter complementado o meu reparo.
Continuação de bom trabalho.
Muito bom, comparado com um carro a gasóleo que gaste 7L/100 (ou seja, 10,5€/100 kms.
Este sim, seria o carro indicado para casa-trabalho-casa, dentro de distancias compatíveis com a autonomia das baterias!
Já agora, qual a velocidade de cruzeiro deste carro?
Ah, e parabens ao IPG!
Parabéns, realmente quando Portugal faz, faz bem.
Parabéns ao IPG e… ao Pplware por estar em cima do acontecimento.
Parabéns… Eu quero um desses, estou farto de dar dinheiro à “Golp”.
Tuga Power!
O que faz o logótipo da Shell no veiculo? não serão eles concorrência? ou será que estão presentes no projeto para o controlarem e talvez até mesmo atrasar ou mesmo inviabilizar, devemos não esquecer o que se passou à uns anos nos EUA com os carros elétricos da GM EV1 e o RAV4 da Toyota!
http://en.wikipedia.org/wiki/Who_Killed_the_Electric_Car%3F
A competição é da Shell:
http://www.shell.com/home/content/ecomarathon/
A sério???
A Shell promove estes eventos…
–‘
Patrocínio da Shell? Já não existe Shell em Portugal há alguns anos.
Tas engando, existe sim… não é em combustíveis, mas sim em lubrificantes!
Uma vez que é a Shell Eco marathon, convém ter um símbolo da Shell… E é evidente que continua a existir, apesar de não ter postos de gasolina…
Ora vejam outro grande feito nosso (já vai é com quatro anos):
https://pplware.sapo.pt/high-tech/o-primeiro-transistor-com-papel/
http://idpt.wordpress.com/2008/08/26/elvira-fortunato/
E a mesma pessoa criou bateria em papel (já leva um ano):
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47060&op=all
Tivemos muitas outras nos ultimos 3-4 anos que demonstram grande genialidade no nosso País. Pena é não termos mais incentivos e meios financeiros para garantirmos a exclusividade.
Parabéns!!
Grande feito!
Parabéns… mais do que o prémio, é promover o conhecimento, formando-se jovens para uma sociedade cada vez mais globalizada e competente. Temos que reforçar e promover as áreas do ensino que são promissoras e de mais valia.
Levar a teoria à prática é um grande desafio das nossas universidades e institutos, quando se deparam com enormes restrições orçamentais.
PARABÉNS IPG
Sempre a inovar… Muitos parabéns
Faltou referir que a Universidade da Beira Interior também trouxe um primeiro prémio na categoria de veículos a gasolina no Madrid Eco City 2012.
https://www.facebook.com/photo.php?v=346385862086886
Apoio que realmente faltou referir o esforço da UBI e o seu primeiro lugar na categoria Eco-Marathon e o segundo lugar na Urban Concept!
Temos de enviar para o nosso Primeiro Ministro estas noticias , que agora anda a instruir todos os seus ministros e secretários de estado para que aconselhem os jovens talentos e não só os jovens imigrar , criem um Deptº qualquer de patentes , estas pessoas inventam e são no fundo outros que vão usar a conta de não existirem quaisquer registos de patentes que custam dinheiro e dessa forma como é que se protege a nossa actividade intelectual .
Cumprimentos
Serva
Onde é que compro um??? 🙂
Já agora, outro vencedor (penso que noutra categoria)… http://www.urbi.ubi.pt/pag/10272
Parabéns!