PplWare Mobile

EDP está a dar à borla 80 mil “tomadas inteligentes”


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Alfredo Miguel says:

    Não obrigado! Tive uma em 2016 que pegou fogo e não fosse ter chegado a casa 1h mais cedo tinha ardido tudo! Na linha de suporte da EDP “É normal venha cá que trocamos” NÃO OBRIGADO!

  2. Jota says:

    Tomadas que raramente servem para alguma coisa! Tenho duas e nunca as usei!

  3. Nuno Rompante says:

    NAO ELEGÍVEL?!?!?!? Quais são os critérios?

  4. Paulo Silva says:

    A cavalo dado não se olha o dente!
    Aproveito para informar que existem tomadas com interruptor e um fusível integrado que são o seguro de muitos eletrodomésticos. Para quem por exemplo tem uma TV xpto que custou algum dinheiro pode salvar a vida do equipamento no caso de existir “picos de corrente”.
    Para os PC’s também há os chamados estabilizadores de corrente onde se podem ligar todos os componentes (monitor, impressora, etc) e quando se desliga o interruptor cumpre a função da poupança de dinheiro e libertação de CO2.

  5. LSousa says:

    MAs afinal o que faz essa tomada?

    • GM says:

      Interrompe o fornecimento de energia aos equipamentos secundários “pendurados” nela. Imagina, na sala tens a tv, a box tv, leitor DVD, PS, todos ligados na mesma tomada. Ao desligares mesmo a tv (tem de estar conectada na ligação principal da tomada), a tomada identifica que não existe consumo nesse equipamento e interrompe de forma automática o fornecimento de energia aos restantes equipamentos que são utilizados com a tv.
      Nada que uma simples tomada sextupla com interruptor não faça, de forma manual claro, desde que o utilizador seja consciente, quer com o ambiente quer com a carteira. A única chatice é que a box (no meu caso VODAFONE) leva tempo a reiniciar. É uma grande falta de consciência por parte dos fabricantes. Os equipamentos, além de deverem ficar efectivamente desligados, não em stand-by, deveriam iniciar como se estivessem em stand-by, ser quase imediato.

    • Pirata das cabernas says:

      Não faz nada… Aquilo é autêntico lixo..

  6. Diogo Silva says:

    Cuidado que estes gajos com a tomada ainda activam um serviço extra (funciona) nas vossas instalações

  7. Zé Duarte says:

    Não obrigado. Eu faço isso manualmente, assim tenho maior controlo e não necessito depositar a minha confiança numa tomada duvidosa.

  8. falcaobranco says:

    Mas é preciso uma tomada fazer o trabalho humano?

    Não podemos ter consciência de desligar certos e determinados electrodomésticos que não precisamos?

    • Helder says:

      Plenamente de acordo. Para maior comodidade e não ter de enfiar e desenfiar as fichas nas tomadas, quase todos os meus equipamentos estão ligados a tomadas e fichas com interruptor. Por exemplo, o PC, o Modem e o Monitor estão ligados na mesma ficha tripla com interruptor. A impressora, dado que raramente uso, apenas a ligo na tomada quando é preciso. Há algum tempo adquiri um medidor de consumo e descobri que a minha velha impressora consumia 6W/H só por estar ligada na tomada. Alguns hábitos têm de se mudados.

    • Litux says:

      Não queres, não peças… Não perceboa vossa indiganção

  9. SANDOKAN 1513 says:

    “Candidatura não elegível”. Enfim,fica para a próxima… 🙁

  10. Luís Silva says:

    Já adquiri na campanha anterior, agora não está elegível, porque será?

  11. João Ferreira says:

    Eu não estou a conseguir avançar… Com os dados todos certos, faço procurar morada e não retorna nada.

  12. Carlos says:

    Completei agora a candidatura apesar de já não ser cliente do serviço universal mas sim da comercial. Já recebi a resposta a indicar que vão enviar a tomada. Obrigado pela dica. Abraço!

  13. Mario Almeida Santos says:

    Eu meto o CPE no site e a morada está errada. O que faço?

    • GM says:

      Confirme com a EDP Distribuição se o CPE está correcto (808 100 100). Forneça a morada e o NIF do contrato para confirmar se confere. Caso esteja tudo correcto, fale com a operadora e diga que não consegue o registo do pedido. Espero que ajude. Cumprimentos.

    • LFC says:

      faltam-te as letras… 😉

  14. Filipe says:

    A tomada e gratuita e boa ou não , não sei .
    Mas o pessoal só sabe e criticar e típico do portugues

  15. Jose Rodrigues says:

    A EDP a dar tomadas? Esta é boa, como se eles dessem alguma coisa alguém. E mesmo que tivessem o feito nem dado queria. Mas valeu a intenção. Até comprado agente duvida quanto mais dado.

  16. Magnifico DeeJay says:

    Esgotado!!!

  17. Andreia says:

    Esgotado!

  18. Rui Pinho Sousa says:

    É isso mesmo…o típico tuga que só sabe criticar. mas tomar ações “tá quieto!!”. Por termos da energia mais cara da Europa já ninguém diz nada, enfim.
    Já tenho a minha tomada há mais de 3 anos e funciona na perfeição. Pena que já não cheguei a tempo desta vez, senão era mais uma.

  19. Sporting says:

    Então se a televisão estiver conectada na ficha principal os outros equipamentos “secundários” serão desligados, router, box, psp ertc., significa que router desligado não tenho wifi e quando ligo novamente a televisão vai ter de reiniciar o router e os restantes aparelhos., “como”.
    Golpada Inteligente

  20. MaTolo says:

    Na edição anterior consegui 3 cá para casa, só usamos uma, outra vinha já com defeito, reclamamos e mandaram à cobrança o transporte.
    Não serve de muito. Só está mesmo no PC mais velhote que raramente se usa, assim só liga o monitor e as colunas quando o CPU é liga. Algo que se podia facilmente fazer manualmente.
    Sinceramente, seria bem melhor oferecerem a solução de monitorização dos consumos de energia por tomada eléctrica.

  21. Az8teiro says:

    Será que sou só eu que…

    Esquema da EDP para sacar dados aos consumidores, especialmente aos que não são clientes para posteriormente enviar publicidade e chamadas a oferecer serviços de energia? E vender as bases de dados a 3ºs e sacar mais algum?

    Mas acham mesmo que vos iam dar as tomadas só porque sim e ficavam com o prejuízo para eles?
    Chamadas de ofertas de serviços estranhos a cair em 3 2 1…. E sim quem não foi elegido os dados ficaram guardados na mesma.

    Elo RGPD, alguém leu os termos? É que eu nem abri o site e apostava um…. em como acertei.

    • Nuno Miguel Da Silva Gonçalves says:

      Dado que sendo cliente já têm os dados todos, não vejo qual o alarme. Não tens telemóvel? Cuidado, que eles conseguem ouvir-te e ver-te mesmo sem o teu consentimento

  22. João oliveira says:

    Eu queria aderir à famosa tomada à borla,mas quando estou no ultimo nível de inscrição, não me deixao corrigir a morada

  23. Pedro says:

    Tenho uma. Não vale nada. É por isso que a estão a oferecer.

  24. Antonio Costa says:

    Quando meto o CPE depois dá outra morada e não dá para corrigir essa morada

  25. Ana says:

    Depois de tanto trabalho não consegui

  26. Ana says:

    Depois de tanto trabalho não consegui nadai

  27. Luissm says:

    Só depois de pedir a minha é que fui ver o que era lolololol… é típico de quem ouve “GRATIS, GRATIS” e vai logo a correr, sem saber de que se trata. Mas pode ser que dê para vender no OLX 🙂
    Afinal já tenho todos os equipamentos controlados. Se colocasse esta tomada na sala, ficava-me mais caro, pois consome 0,25W em Stand By enquanto a tomada que tenho, consome zero W quando eu a desligo e está sempre desligada. Apenas deixo a central de fibra e o modem ligados no escritório para não perder a net via wireless. E mesmo esses tem interruptor de corte para quando saio. Cá em casa já está tudo espremido ao máximo 😉

    • Maria do Carmo says:

      Boa tarde. Gostava de saber onde comprou a tomada que refere q consome 0 quando desligada. Obgda

      • Luissm says:

        Ó Maria do Carmo… vai-me desculpar, mas pense melhor na questão que me coloca, para que a minha resposta não seja considerada de sexista 🙂 … mas ok eu respondo sem fazer considerações. Todas as tomadas com um botãozinho de desligar, consomem 0 W quando estão desligadas. Para isso tem lá o botãozinho, também chamado de interruptor, que tem a função de interromper a passagem de energia, logo, não passando energia não existe consumo :), espero ter ajudado nas conexões sinápticas.

        • Paulo Silva says:

          Julgo que a questão da Maria do Carmo advém dela estar a pensar nas tomadas inteligentes e no consumo destas. Não nas tomadas simples com interruptor que podemos encontrar no IKEA, no chinês ou no Jumbo por quatro Euros.
          Acho que a questão dela revela muita inteligência porque de facto O objetivo das extensões inteligentes (que são as mencionadas no artigo) é cortar nos consumos supérfluos de eletricidade. Como tal, o consumo em stand-by da própria extensão não deve ser superior ao consumo dos equipamentos a ela ligados. Tendo em conta que a extensão é dada e que regra geral, as extensões economizadoras de energia são uma mais-valia.
          Contudo caso a Maria do carmo não seja elegível para aobtenção da extensão e tenha de comprar o equipamento sugiro que vá ao site DecoProteste onde tem um teste comparativo de diversas extensões de diferentes marcas com consumos diferentes sem nada ligado. A Oregon Scientific) apenas gasta 0,22
          watts de eletricidade em stand-by, sem aparelhos ligados. Contudo há a questão da segurança por isso escolha bem.
          A tomada que o Luissm possui deve ser uma tomada simples pelo que percebo do que escreveu. Mas é bom haver estas questões para aprendermos algo uns com os outros.

  28. Sergio says:

    Eu pedi na sexta feira diz que vai ser enviada mas ate hoje quarta nada estou achar estranho ainda nao ter sido enviado para a minha morada verificou o codigo no site diz sem em processo estranho

  29. Navalhas says:

    Está bem, está bem…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.