Pplware

E se lhe ensinarmos a ter mais segurança no seu computador?

Há pessoas que se preocupam com tudo e que até desligam o computador da tomada, retiram o cabo da Internet, etc. Há outras que deixam o ecrã tal como está e saem porta fora, sem quererem saber se o computador fica a comunicar com o exterior e o exterior com o computador. Depois há os que não acreditam em espiões e escutas mas acreditam em bruxas. Há dias mostrámos que cada um de nós tem muito que se preocupar com o que tem no computador e cada computador pode ser parte de uma rede criminosa.

O seu computador pode ser um desses. Mas, então, como evitar que o seu computador possa pertencer a uma máfia do sub mundo do crime organizado?

O problema foi mostrado de forma ligeira, sem aprofundar nas questões mais técnicas mas, assustadoramente, reais, com números que dão uma dimensão que arregala os olhos ao mais descrente. Também hoje queremos deixar, de modo ligeiro mas assertivo, algumas dicas para que tenha cuidados, precauções e muita atenção com o seu computador.

Após termos alertado para o valor de mercado do vosso PC nas mãos de pessoas mal-intencionadas, desta vez vamos focar-nos nas soluções e sugestões de segurança para minimizar o risco de exposição a ameaças.

 

Software Pirata

Não usar software pirata, a possibilidade de ter um trojan ou backdoor é enorme, se tiver mesmo que ser, então pelo menos limite o risco e não tenha o SO nem software de segurança pirateado.

Muitas pessoas mal intencionadas, à procura de vítimas, transformam as aplicações, colocando malware para “caçar” os mais incautos. Dessa forma, facilmente, conseguem o acesso ao sistema da pessoa que acha que sacou um software sem pagar.

Muito do software, nos agregadores de pirataria, contém versões modificadas prontas a abrir portas do seu sistema operativo capazes de oferecer o conteúdo ao “hacker” que manipulou o software em causa.

 

Manter o Software actualizado

Seja o Sistema Operativo, seja o mais insignificante do software, que tem instalado na sua máquina, é importante que esteja actualizado. Basta um erro do programador para que possa desencadear em todo o sistema uma insegurança em escala. Para isso, as empresas promovem actualizações de segurança que devem ser imediatamente instaladas pelo utilizador.

 

Windows Pirata

A Microsoft não tolera que o seu Windows continue pirata. Não se trata somente de uma perda de receita para a empresa, mas também porque é uma porta de malware que pode estar aberta.

A empresa, a cada versão, está mais decidida a complicar a vida aos “criminosos” que usam Windows sem estar licenciado. Agora, com a próxima actualização para o Windows 10, poderá ver o seu sistema operativo bloqueado, pois a passagem vai ser feita mas irá ser detectado que o seu sistema é pirata e, se não pagar uma licença, este ficará a prazo. Porque não considera instalar na sua máquina, já que não quer pagar por um sistema operativo, um GNU/Linux? Tenha isto em atenção: verifique se pode fazer upgrade para o novo Windows 10.

 

Conta segura

Utilizar uma conta limitada no Windows, protegida por uma palavra-passe forte, evitar usar privilégios administrativos como predefinido. Na maioria dos utilizadores, a política é serem os administradores e terem poderes totais. Isso só permite que, em caso de infecção, sejam estes utilizadores a dar permissões totais ao malware, visto serem administradores. Nunca facilite no que toca a ter uma palavra-passe de acesso ao sistema, nunca facilite mesmo!

 

Sandbox sempre que possível

Sempre que possível corra os programas na sandbox. Ultimamente, o Ransomware têm sido uma praga que rende milhões e leva ao desespero milhares de pessoas. Se usar uma sandbox para primeiro testar a app que descarregou ou o ficheiro zip que lhe enviaram, pode salvar o seu computador e tudo o que lá tem.

 

Nunca esquecer o Software de Segurança

Garantir que existe software de segurança original instalado e atualizado no seu sistema, como antivírus (ver teste a antivírus gratuitos), antispyware e firewall. Quando diz que o seu antivírus está desactualizado, não se sinta tranquilo, pois está numa posição que, se for atacado pelos mais recentes agentes de malware… o seu sistema de segurança poderá não os detectar, porque não os reconhece.

 

Cópias de segurança

Esta é uma sugestão basilar, que vem do berço. Fazer cópias de segurança com regularidade é preservar os nossos dados para que, em caso de SOS, possamos ter sempre a segurança de não estarmos perdidos. Mas tenha atenção ao que chama de cópias de segurança.

Nunca deixe a unidade externa ligada permanentemente, sempre que o backup terminar desligue-a, a menos que tenha um NAS, mas isso leva-o para outros custos. Se possível tenha um sistema que faça cópias incrementais e totais, via wireless. É uma forma de estar totalmente protegido.

Use a cloud, é seguro, fácil de gerir e permite o seu acesso a partir de qualquer parte do mundo. Tem, por exemplo, vários serviços gratuitos, para uso pessoal e há depois os melhores serviços profissionais, como este que lhe deixamos como sugestão.

 

Escolher um Bom Navegador

Utilizar um navegador alternativo ao IE, se possível utilizar um navegador para uso diário e outro apenas para realizar operações mais sensíveis sempre no modo privado (por exemplo: aceder à conta bancária). São políticas que pode implementar e que lhe trazem mais-valia. A segurança quando navega em áreas sensíveis, como na sua conta bancária, não podem ser negligenciada. Já imaginou se o hacker está a ver o seu ecrã no momento que está a ir ao seu netbanco? Sim, isso é possível e fácil, se o seu computador estiver comprometido!

 

Não abandonar o PC

Faz-nos um pouco confusão quando vemos contas do Facebook onde as pessoas têm os seus perfis com insultos a si próprios e depois dizem que os “amigos” apanharam o seu computador com a conta aberta e… abusaram.

Isto é do mais irresponsável que pode haver! Sempre que se afaste, num local público (e não só) do seu PC, faça logout, bloqueie a máquina e nunca em circunstância alguma deixe o sistema disponível… depois não se queixe!

 

Usar computadores públicos

Aqui é usar só para navegar sem nunca, mesmo nunca, entrar nas nossas contas pessoas (então na conta do banco é que nem pensar). Há pessoas que em férias usam os computadores dos hotéis para irem ao email e nem se dão ao trabalho de fazer logout, deixam o perfil do Facebook carregado, até já se viu a conta do Skype aberta! Nunca use os computadores públicos para os serviços onde tenha de colocar as suas credenciais. Se tivere mesmo mesmo de o fazer… pelo menos use o navegador em modo navegação anónima, depois certifique-se que faz sempre logout quando o for deixar. Pelo menos isto!!!

 

Baiting

Há uma técnica que tira proveito de uma “fragilidade” do ser humano, da “curiosidade”. Não é de qualquer curiosidade mas sim de saber o que algo de terceiros.

Esta engenharia social permite que se deixem espalhadas Pens USB ou CDs. As pessoas naturalmente vão colocar dentro dos seus computadores e clicar em tudo o que lá aparece. Cuidado, nunca faça isto e mesmo que seja material vindo de uma amigo, faça sempre um scan com o seu sistema de segurança, antivírus e afins! Veja aqui 10 formas que facilmente o levam a perder as suas informações.

 

Desconfie sempre

Cuidado com os links que lhe chegam ao mail. Não clique em promoções fantásticas, em links a pedir para actualizar os seus dados bancários e muito menos numa herança que recebeu. Por incrível que pareça, há pessoas que ainda caem nessa. Sempre que desconhecer a fonte desconfie. Se quem lhe enviou tiver mesmo intenção que abra, irá dar-lhe uma explicação porque enviou por determinado serviço, mesmo assim faça um scan do ficheiro no VirusTotal.

 

Use uma VPN

Está em trabalho e tem de usar uma rede pública Wifi. Fica esta dica: use uma VPN, sabia que pode alguém estar “à escuta” dos seus dados que passam pelo tráfego Wifi?

 

Javascript para quê?

Desative o javascript no seu navegador, active apenas quando realmente for preciso, em alternativa utiliza o Noscript para o Firefox e Scriptsafe para Chrome.

 

Palavras passe… complique

Escolha uma palavra-passe que combine letras, números e símbolos, se não consegue memorizar muitas palavras-passe, utilize um programa que o ajude nesse processo.

Há estudos, por mais incrível que possa parecer, que mostram claramente a preguiça das pessoas. A lista é sempre a mesma, são simplesmente o cúmulo, vejam este TOP das mais usadas.

 

Sigilo profissional

Se está a realizar uma tese académica ou um trabalho que envolve algum sigilo para a sua empresa, é altamente recomendado que seja feito na forma offline (sem ligação à internet) e que o cifre, pode usar software de encriptação como este que deixamos como exemplo.  Este método irá prevenir que, em caso do trabalho cair em mãos de terceiros, possa ser usado e até causar problemas graves a quem o “perdeu”. Casos de espionagem são cada vez mais frequentes e este tipo de acidentes dão-se por descuido de quem trabalhe em projectos sensíveis e não acautela a sua privacidade.

 

DNS alternativo

Pode tirar proveito em usar um DNS alternativo aquele que o seu ISP lhe impõe. Por exemplo, pode alterar para dois serviços que são fiáveis, quer o da Google quer o da OpenDNS, como são mostrados aqui no Pplware.

 

Não rastrear

Active no seu navegador a opção Não rastrear. Esta opção irá barrar o envio de informação pessoal ou do sistema, para que não haja rastreamento. Contudo, muitos websites ainda irão recolher e usar os seus dados de navegação para melhorar a segurança, gerar estatísticas de relatórios e fornecer conteúdos, serviços, anúncios e recomendações, isto segundo informações da própria Google que pode ler aqui.

 

Limpe o Histórico

O histórico é outro tipo de informação que é pouco relevante, até porque poucas vezes (ou nenhuma) o utilizador recorre a estes dados. Limpe, remova, é outra forma de se proteger. Há aplicações que podem ajudar, um exemplo é o BleachBit que é gratuito e vai muito para além do trivial, sem ser demasiado intrusivo no sistema. É seguro e garante uma limpeza e otimização do seu PC (Tune-up ou CCleaner são outros exemplo).

 

Desligue as Pastas Partilhadas

Para que manter portas abertas? Com tantas possibilidades de partilha, como os serviços cloud, para que vai partilhar pastas? O sistema operativo traz pastas partilhadas por defeito. Remova esse defeito, não partilhe qualquer pasta.

 

Descrição na web

Tem cuidado com as informações pessoais que divulga na Internet. Hoje pode partilhar algo que o vai comprometer amanhã. Um screenshot do seu computador pode ajudar a descobrir o seu sistema operativo, depois o seu email, o seu login do Gmail e amanhã, com um pouco de sorte, até a palavra passe está publicada no seu Facebook, não seria o primeiro a fazer isso. Há dias um alto “cargo” de uma empresa publicou uma foto sua onde se podia ver um post-it com a chave de acesso ao seu mail da empresa. Além de ter sido despedido ainda está com problemas pois forem invadidos os sistemas da empresa por intermédio de informações que constavam no seu correio.

 

Não use um Visa, use um MBNet

Compre online, é mais barato, tem mais escolha, as entregas chegam-lhe a casa rapidamente, pode mandar vir de qualquer parte do mundo mas… não use o seu cartão de crédito, recorra a um serviço fantástico que se chama MBNet.

Veja aqui como funciona e nunca mais se preocupará com o facto de poderem abusar do seu cartão na Internet. Neste artigo, no ponto 2, tem um guia de como configurar um MBNet, use e abuse.

 

Mantenha o sistema limpo

Se não usa software, jogos e alguns drivers (se dispositivos que já não tem) porque os mantém no seu sistema? Remova, limpe o sistema. O facto de ter essas linhas a ocupar espaço, só ajuda a que o malware se possa esconder, se possa camuflar e cria mais dificuldade aos sistemas de defesa (antivírus e outros anti malware) de detectar o que realmente é lixo.

 

Limpe os ficheiros do seu computador

Mantenha o seu computador livre de lixo (pasta de temporários com gigas de lixo, pasta de descargas cheia de inutilidades, ficheiros repetidos, etc…). Quanto mais limpo estiver o seu disco, mais fácil é manter a segurança do mesmo e mais difícil é para o malware se esconder por entre os ficheiros. Vejas estas dicas que o vão ajudar neste passo.

São algumas mas que se as seguir… dificilmente terá o seu computador ameaçado. Pense nisso!

Exit mobile version