PplWare Mobile

Redes – Sabe o que é uma VPN (Virtual Private Network)?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ryan says:

    Eu sei o que e uma rede VPN… E daquelas coisas que quando nao funciona da-me muito trabalho a resolver.

  2. Marcos says:

    Muito bom! Obrigado.

  3. JSilva says:

    Eu costumo usar a OpenVPN, o meu PC de trabalho é cliente de 10 servidores OpenVPN dos quais 6 fui eu que os configurei.

    • Ricardo says:

      Boas

      Eu também uso o OpenVPN, mas tenho um problema que deixo de poder usar impressoras instaladas em rede localmente. Sabes como configurar para ultrapassar este problema?

      • JSilva says:

        Nunca tive problemas com a OpenVPN ligada para imprimir nas impressoras da rede local. Quanto à remotas nunca tentei, nem precisei. As configurações que tenho feito não são restritivas ao ponto de negar o acesso à rede local, mas há quem as configure dessa forma.

  4. Duarte Mechas says:

    Acho que podiam desenvolver mais o assunto do IPSec. Seria muiiiiito útil

  5. Continuem com estes artigos. São actuais e sempre é bom adquirir novos conhecimentos 🙂

  6. aver says:

    Para os que usam o Hotspot Shield no computador e têm iPhone, talvez gostem de saber que saiu o Hotspot VPN.

    É um bocado difícil – não é de configurar é de que a configuração funcione, entre Always On e Manual (este permite alguma escolha de IPs). Por motivos que não vêm ao caso, às vezes dá jeito ter um IP dos EUA.

    Dizem eles que também permite poupar tráfego de dados por 3G, porque é usada compressão. Eu acho é o Always On gasta muita bateria.

  7. ElectroescadaS says:

    Já aprendi qualquer coisa hoje. E que tal ensinar a fazer uma rede assim?

  8. Para muitos utilizadores de Windows é provavel que conheçam mais VPN (PPTP).
    Este tipo de artigos é muito bom para o tipo de alvo que pretende atingir. É bom ter sempre presentes os conceitos sobre a técnologia.
    Numa forma de “adenda” mas já fora do âmbito deste artigo, existem também VPN’s que funcionam exclusivamente na segunda camada do modelo OSI (Layer 2) sendo muito usadas pelos providers, assim como em Layer 3 (IP).
    Podem procurar por VPLS e saber um pouco como funcionam as VPN’s a nível de operador.
    Mais acrescento que tudo isto está fora do target original do artigo, contudo e para aqueles que gostam de saber sempre mais um pouco aqui fica.

    Larguras e cumprimentos.

  9. Tiago says:

    Eu utilizo uma ligação VPN na minha escola mas não sabia que era tão útil. Apenas uso porque raramente vai abaixo a ligação à Internet.

    Cumprimentos.

  10. a friend® says:

    Para quem gosta de ver filmes em sites estrangeiros, VPN é também uma optima solução.

    Uma dica para quem tiver iOS, descarregue a aplicação gratuita (via Store Americana) do ABC Player. Configura uma VPN (Americana) e consegue ver todas as series sem restrições.

    De resto, VPN já faz parte do meu dia a dia por várias razões. Pedro Pinto, excelente artigo!

  11. Chirucca says:

    Off Topic: o Passatempo Impetus/Pplware: Ganha uma Impetus Innovation, já tem vencedor?

    Boa semana….

  12. João Cardoso says:

    Basta usarem o multibanco que estão a usar vpn. Hoje em dia todos os mb’s da sibs é assim que comunicam, já não existe uma rede dedicada, trabalham sobre a rede ip com um túnel vpn.

  13. Vítor M. says:

    Excelente explicação… isso eu vejo todos os dias na prática 😉 Pedro isso paga direitos de autor 😉

  14. EacHTimE says:

    Tenho uma grande questão sobre VPNs.

    É possível estar ligado a uma vpn e ao mesmo tempo aceder à rede externa fora da vpn? por exemplo configurar um browser para aceder à rede fora da vpn e o restante funcionar tudo na vpn.

    Não sei se me fiz entender..

  15. Luisa Piratinha says:

    isto é tudo muito util em termos de protecção de tráfego mas na verdade ao se utilizar uma VPN não se sabe a k está a dar a conhecer o tráfego e durante kt tempo é k armazena a informação .

  16. João Felizardo says:

    Eu utiizo vpn configurada no windows e com a correspondesnte configuração do router.

    Será seguro?

  17. Luisa Piratinha says:

    e não se esqueçam k nem tudo são rosas o preco a pagar é a diminuição de velocidade , pelo menos nas k eu experimentei gratuitas , k souber de alguma k não reduza a velocidade faça favor de dizer

    • miguel says:

      Óbvio que reduz a velocidade, nada vem de graça queres segurança pagas em velocidade.

      O motivo de ser “mais lento” é mto simples: Qd te ligas a uma VPN a comunicação que sai/entra do teu PC tem um overhead, ou seja dito de forma simples… tem mais informação que é para ir encriptado.

  18. Raul Oliveira says:

    Boas

    Parabens pelo artigo.

    Para quando um artigo para OpenVPN, configurações e implementações.

    PC a PC.

    PC a Rede.

    Rede a Rede.

    Continuação de bons Post’s.

  19. Joao says:

    Apenas um reparo, a frase “O IPSec pode ser usado em qualquer máquina que disponha de rede IP (router, PC, …), utilizando 3 protocolos” não está correcta. O IPSec possui dois mecanismos de funcionamento que tanto podem ser utilizados em separado como em simultâneo, que são o AH e o ESP. O IKE é um sim um protocolo de troca de chaves Diffie-Hellman utilizado para a negociação de SAs entre as duas extremidades de uma conexão.

    Para configurarem IPSec podem também usar a ferramenta setkey (configurar manualmente o IPSec), ou o racoon (IKE).

  20. alexandre says:

    pq quando saio do vpn minha net não funciona mais?

  21. victor says:

    como faço pra excluir um VPN do meu computador? Já tentei remove-lo pelos programas padrões do computador e mesmo assim ele continua a barra de ferramentas no navegador.

    Ficarei grato com resposta

  22. Ludmila Vodkavitch says:

    Meus VPN preferidos gratis sao o SECURITYKISS para ver os programas da BBC inglesa com IP de Londres e também o CYBERGHOST para navegar na rede em geral. Esses dois sao muito bons. Mas quanto tenho dinheiro para alugar um VPN muito bom para meu PC e meu multifone Android eu prefiro o HIDEMYASS.

  23. Fabio says:

    Alguem aqui teve problemas em configurar uma vpn no linux?
    Tenho Net da PT e o server de vpn que quero por é este: http://www.securitykiss.com/

  24. VPN Barato says:

    Eu costumo usar o HMA últimamente. O serviço é barato e tem bastante qualidade.

  25. Helder Alberto says:

    Porfavor veio por este meio lhe pedir me ajudar a configurar o meu zpn – open conect
    n consigo porfavor:: meu numero de celular whatsapp: +258847762965
    meu email: Helderalberto599@gmail.com, Heldermandlate862@gmail.com
    falo de moçambique

  26. victor says:

    Gostaria de saber qual seria a limitação entre VPN Client to Site, se existe alguma limitação caso instale um client em um desktop e depois disso eu consiga redirecionar todas as demais maquinas para este desktop, em vez de utlizar site to site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.