E se a contagem de “likes” desaparecesse do seu Instagram?
Likes, gostos, corações ou "joinhas", várias formas de descrever o voto de aprovação que podemos deixar em várias redes sociais, do Facebook ao Instagram. E se tudo isto desaparecesse? Ficaria a rede (menos) social desprovida de um dos seus pontos fulcrais? É provável que tal nunca venha a acontecer, mas pode.
Com efeito, o Instagram estará pelo menos a equacionar esta possibilidade, a remoção dos likes na sua plataforma.
Uma mudança, hipotética, que pode mudar radicalmente o Instagram tal como o conhecemos. Esta que é uma das redes sociais mais populares, e em maior crescimento de acordo com a Statista, poderá tornar-se menos "vistosa", pelo menos de acordo com as conclusões da jovem de 24 anos, Jane Manchun Wong.
As redes sociais, os likes e o Facebook
O Instagram pode vir a esconder a contagem de likes numa determinada publicação, ou conta. Portanto, o público poderá deixar de conseguir ver quantas interações positivas teve um determinado conteúdo na mais promissora das redes sociais. Ao mesmo tempo, seria uma mudança radical nesta plataforma do Facebook.
Principalmente se tivermos em conta que, no Instagram, somos um reflexo do número de seguidores, bem como dos likes que recebemos. Aliás, o mesmo podia ser dito de praticamente todas as redes sociais do grupo Facebook e isto não passou despercebido à empresa. Nesse sentido, está a ser estudada a opção supracitada.
Instagram is testing hiding like count from audiences,
as stated in the app: "We want your followers to focus on what you share, not how many likes your posts get" pic.twitter.com/MN7woHowVN
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) April 18, 2019
O Instagram está a testar a ocultação da contagem de likes para o público. Tal como é referido na app "queremos que os seguidores se concentrem naquela que você partilha, não na quantidade de likes que determinada publicação recebe", de acordo com Jane Wong.
Uma mudança radical no Instagram
Jane tem por hábito investigar as funções presentes nas aplicações, mas que ainda não estão ativas. Desta forma, acaba por descobrir algumas das características ou rumos que estão, pelo menos, a ser contemplados pela empresa.
Já, por outro lado, quando interpelado pelo The Verge, o porta-voz do Instagram declinou parcialmente a hipótese. "Não estamos a testar isto de momento, mas estamos a explorar novas formas de reduzir a pressão causada pelo Instagram. Isso sim, é algo em que estamos sempre a pensar.
Aproveitando ainda para relembrar que a descoberta foi feita escassos dias após o Independent ter partilhado as suas recomendações ao governo britânico. Na sua ótica, as redes sociais como o Instagram e Snapchat deviam dar a opção de desativar os "likes" e funções que encorajem os utilizadores a postar ininterruptamente.
Autocolantes para o Instagram Direct
A contagem de likes, por vezes utilizada como barómetro social pelas redes, acaba por colocar bastante pressão nos ombros dos seus utilizadores. Sobretudo para quem encara o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, ou mesmo o Snapchat como uma carreira, ou percurso profissional.
Por fim, Wong dá-nos ainda mais uma antevisão de funções que podem chegar a esta rede social. Mais concretamente, a opção de reagir e/ou responder às mensagens diretas (DMs) do Instagram com autocolantes para melhor expressar os nossos pensamentos. Em seguida podemos ver um exemplo desses autocolantes.
Instagram Direct is testing Stickers pic.twitter.com/VEpXMgEnZP
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) April 18, 2019
Ao ocultar a contagem de likes, a pressão para os novos empreendedores digitais também poderá diminuir, dando-lhe mais liberdade. A tónica seria então unicamente colocada na criatividade, e não nos resultados imediatos, visíveis a todos os demais. Algo que também poderia libertar o público geral desta obsessão.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: The Verge
Fonte: Jane Manchun Wong (Twitter)
Neste artigo: Facebook, instagram, Redes Sociais
kkkk os artistas, e os robots e lixos de COMPRE SEGUIDORES, CHUVA DE SEGUIDORES iriam passar mal, ja que vendem isso para os otarios que se fingem de felizes e bem sucedidos na WEB e na verdade nao tem nem um prato de comida descente.
Os lixos de artistas ‘globais’ iriam se matar, e as ONGs coitadinhas, iriam despencar de raçoes e doaçoes, porque tudo deles é CLICA aqui para ajudar o ‘canal’ e nosso ‘youtube é’.
É uma fominhagem de likes, como se likes fizessem sua vida e fosse obrigaçao de TER eles.
Por mim likes, e deslikes, e isso de 4000000 curtidas, deveriam nem existir.
Bem, sendo talvez forma + fácil de identificar algo que “alguém” gostou interrogo-me se é uma forma de perder “visibilidade” numa rede que estará em “vias de extinção”?
entao ‘es o chamado ‘attention whore’