É o fim das comissões bancárias! Saiba o que muda…
A partir de hoje os clientes dos bancos vão deixar de pagar várias operações bancárias. A lei já foi publicada em Diário da República e acaba com várias comissões e limita outras. Saiba tudo o que muda a partir de hoje.
Bancos não podem cobrar comissões, por alteração da titularidade de conta
A lei que agora foi publicada em Diário da República resulta de projetos apresentados pelo PS e pelo PAN e foi aprovada em abril no Parlamento, com a abstenção da Iniciativa Liberal e o voto favorável dos restantes partidos. Segundo o que é referido, os bancos passam a estar proibidos de cobrar comissões por prestação de crédito a partir de 29 de junho.
Segundo o indicado no DR, as instituições de crédito não podem cobrar comissões, por alteração da titularidade de conta de depósito à ordem, decorrentes das seguintes situações:
- a) Divórcio, separação judicial de pessoas e bens, dissolução da união de facto ou falecimento de um dos cônjuges;
- b) Remoção de titulares de conta de depósito à ordem, quando estes fossem os representantes legais de outro titular que tenha atingido a maioridade;
- c) Inserção ou remoção de titulares de conta de depósito à ordem em que um dos titulares seja menor, maior acompanhado ou se encontre insolvente, quando esses titulares sejam representantes legais do titular nas referidas situações;
- d) Remoção de titulares falecidos;
- e) Alteração dos titulares, representantes e demais pessoas com poderes de movimentação de contas de depósito à ordem tituladas por condomínios de imóveis, por instituições particulares de solidariedade social, tal como definidas no Decreto-Lei n.º 119/83, de 25 de fevereiro, que aprova o Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou por pessoas coletivas a quem tenha sido reconhecido o estatuto de utilidade pública, nos termos da Lei n.º 36/2021, de 14 de junho, que aprova a lei-quadro do estatuto de utilidade pública
Relativamente aos limites à cobrança de comissões, refere o documento que...
- a) Fotocópias de documentos da instituição que respeitem ao consumidor;
- b) Emissão de segunda via de extratos bancários ou outros documentos.
- 2 - No âmbito de depósito de moedas, as instituições de crédito não podem cobrar comissões superiores a 2 % do valor da operação.
- 3 - A comissão pelo serviço de envio de fundos para contas de moeda eletrónica não pode ser superior à comissão cobrada pelo serviço de transferência.
- 4 - No caso de incumprimento, num mesmo mês, do pagamento de prestações relativas a contratos de crédito distintos, mas garantidos por uma mesma garantia, as instituições de crédito apenas podem cobrar a comissão associada ao incumprimento que ocorrer em primeiro lugar.»
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, tudo coisa que não contam para o maneta! Comissões que eu nem sabia que existiam!
O PS a fingir que é forte com os interesses bancários.
Porque nunca se viu nessas situações. Acredite que há muita gente que já passou por isso e teve que pagar.
Título enganador mas alguém acredita no fim das comissões bancárias?? Não são todas as comissões que acabam ou são? As comissões de gestão da conta mantém -se! Essas é que deviam acabar
Tens de ler o artigo.
Tens de escrever melhor. Assim não há dúvidas.
Podes optar por não pagar, é que há bancos que não cobram…
Dia infeliz pois as comissões permitem aos bancos oferecer um melhor servico aos clientes. Mas as comissões de conta vao continuar e devem subir para 7 euros por mês até ao final do ano. As comissões que vão desaparecer são as de crédito, não confundir.
Melhor serviço? O serviço é péssimo e cada vez é pior. Balcões encerrados, MATM fora de serviço impossibilitando o cliente de fazer depósitos (depósitos esses que já não são aceites em muitos balcões), filas enormes. Acho que os bancos nunca tiveram tantos lucros, e trabalham tão mal.
As coisas não aparecem feitas por obra e graça.
Portugal tinha (ainda vai tendo) um serviço bancário de qualidade e barato.
Claro, que outros interesses se sobrepuseram, comerciantes a não querem pagar pelos serviços de pagamento, clientes a não querer pagar pelos serviços de contas … niguém quer pagar, mas querem qualidade … ainda a procissão vai no adro …
Vejam o exemplo americano (10 a 15 anos mais à frente) e depois queixem-se do valor das comissões.
Limitação do valor das comissões nas operações de pagamento com cartão (pagas pelos comerciantes) dá em maiores indisponibilidades e pontos electrónicos offline (o sistema é deficitário pelo que não recebe manutenção).
Limitação no valor das comissões sobre contas (pagas pelos clientes) dá em menos balcões disponíveis e com menos funcionários para atendimento (alguns apenas electrónico; porque o valor das comissões não paga a manutenção do balcão).
Não há almoços grátis, meus caros
Ou seja, os bancos devem perder dinheiro… É porque tudo funciona mal. Não querem depósitos nos balcões, e as MATM passam a vida fora de serviço (as do BCP é prato do dia). Aumentam constantemente as comissões e cartões, mas o serviço piora. Há pessoas que são muito inocentes, e acham que pagar muito se traduz em melhor serviço. O que não falta aí são restaurantes caros onde a comida não presta e o serviço é mau.
Estou a ver que deve ter um ótimo serviço até ao momento com estas comissões 🙂
”…as comissões permitem aos bancos oferecer um melhor servico aos clientes.”
Que melhor serviço? Tipo o serviço do BES em que centenas e centenas de pessoas perderam milhares de euros incluindo familiares meus? Esse é que foi bom serviço.
Se perderam foi porque tinham dinheiro em investimento de risco. Uns ganham outros perdem, quem não entende do assunto ou tem instrucao baixa e normal que não saiba investir.
Hahahaha tinham investimentos onde? Apenas tinham o dinheiro lá. Ponto. Como se pode defender isto meu deus.
Mais propriamente obrigações do BES, em que há o risco de perder o capital em caso de falência do obrigacionista, o que sucedeu.
Meu pai tambem tinha , a gestora insistiu que era um deposito a prazo normal, até escreveu do seu punho na folha, que o capital era 100% garantido e assinou….mas isso não valeu de nada. A maioria das pessoas foi enganada sim…. essa conversa de que não souberam investir, que quiseram ganhar tudo sem assumir risco é coisa de gente invejosa, que não suporta a ideia de alguém que conseguir ter poupanças.
Infeliz é a observação com que nos brinda. As comissões de processamento não devem existir. O cliente paga uma série de comissões para obter o crédito e os juros do mesmo. Não tem de pagar para os bancos cumprirem o contrato de que é retirarem o dinheiro que já está na conta. Você… você…
Qual o sentido do titulo?! “Fim das comissões bancárias!” leva a crer que não vão existir mais comissões bancárias a partir de agora, no entanto, apenas algumas delas foram abolidas, por sinal, aquelas que em quase nada têm interferência na vida da grande maioria das pessoas.
Tens de ler o artigo.
Mas é exatamente ao ler o artigo que percebemos que não se trata do “Fim das comissões bancárias”…
Certo.
Pedro Pinto, eu li o artigo, é o título que está errado. Lamento que não consiga perceber isso.
Se calhar o titulo estaria certo se fosse “fim de ALGUMAS comissões bancárias” ou “Alterações às comissões bancárias”… agora FIM das comissões bancárias nada tem a ver nem com a realidade nem com o conteúdo do artigo.
Mas infelizmente ja não é a primeira vez que as notícias aqui na aprecem tiradas de um qualquer jornal sensacionalista, pena.
E o Pedro, em vez de se dar ao trabalho de responder “tens que ler o artigo” devia aproveitar para corrigir o título. Isso é que era de bom profissional. Até porque nunca se sabe quem está deste lado a ler.
Cumprimentos
Desculpa Pedro, mas o Título não está errado e não teimosia. Mas também concordo com a tua sugestão.
Deixem de ter …
É a unica maneira de alterarem alguma coisa …
Não concordam com isto ou aquilo, não alinhem … por muito que custe …
Dantes o dinheiro rendia nos bancos, agora pagamos para lá ter. Muito bem.
Já ando a olhar para o meu colchão há algum tempo …. já faltou mais para ser o meu banco …
hahahah
Ja li o artigo… Continuo a achar o título enganador. Vou ver novamente!
Enganador? Que diz de errado?
No minimo deveriam saber reclamar, mas nem isso …
Ok ! Ok !
Que medo !
Eu passei por esta situação. O meu pai faleceu e a conta em conjunto que o meu falecido pai mantinha com a minha mãe, quando foi feita habilitação de herdeiros, para tirar o meu pai da conta bancária, a minha mãe teve que pagar uma taxa absurda, como também a alterar de titularidade no Millennium BCP também é cobrada, o que acho uma vergonha. Portanto é com estas taxas e taxinhas que os bancos vão cobrando aos seus clientes e ganhando dinheiro. Em resumo, acho muito bem que o governo tenha intervido e acabado com estas cobranças
Preparem-se é para pagarem taxas por levantamento MB!
Já se fala disso há imenso tempo…
Não falta gente com ‘horror’ a dinheiro físico. O controlo e monitorização do cidadão fica muito complicado quando se levanta o dinheiro.
Quando finalmente implementarem isso já ninguém se vai admirar ou reclamar.
Entretanto já vemos o controlo e monitorização para efeitos de seguros. Já começaram a dar vantagens a quem tem “estilo de vida saudável”. O próximo passo será tirar vantagens, cobrar mais ou até mesmo recusar seguro a quem fuma, a quem come ‘fast food’, a quem não provar que pratica desporto,…
(o seguro automóvel da Tesla já tem algumas condicionantes: quem conduz ‘agressivamente’ paga mais, quem conduz à noite paga mais…)
Duvido que isso vá acontecer. Os bancos queriam implementar era taxas em algumas operações, e isso aí eu até entendo. Mas já poderiam ter investido para reduzir os custos, como ter opção do envio do comprovativo por e-mail em vez de sair em papel.
Vamoláver, parafraseando um famoso ilustre da nossa praça, as comissões são uma chulice pegada.
Um autêntico roubo.
Os bancos onde têm que ganhar dinheiro é nos créditos que fazem com o dinheiro dos clientes e não com o dinheiro que está parado.
Mas qual manutenção de conta?
Queres ver que vai lá alguém limpar o cofre das poeiras?
Mas pronto habituaram se a isto e agora já não há volta a dar.
Nas décadas 80 e 90 não havia a facilidade dos smartphones com as apps de bancos para as tarefas finaceiras básicas, logo era necessário balcões de atendimento e funcionários para receber os clientes e tratar dessas tarefas. Os juros pagos pelos depósitos a prazo eram bastante superiores aos atuais, não se pagavam manutenções de conta (pelo menos naqueles onde já tive conta), não existiam as taxas e taxinhas por tudo e mais alguma coisa e não foi por todos estes aspetos que referi que a banca não prosperou, salvos os casos conhecidos, até aos dias de hoje.
Atualmente com a digitalização de boa parte dessas tarefas deixam se ser necessários tantos balcões, logo menos funcionários e menos custos, ainda que existam custos com manutenção de redes informáticas e apps, não serão certamente mais altos que manter balcões abertos.
Dificilmente a maioria dos bancos deixará de cobrar as comissões de conta, só nos resta escolher a entidade bancária que não nos cobre as comissões ou pelos menos que sejam as mais baratas possíveis.
A banca sempre terá de ter lucro, mal seria para nós depositantes se assim não fosse, mas cobrar por tudo e qualquer coisa é um absurdo, especialmente a manutenção de conta porque não é um serviço efetivamente prestado mas sim uma conta onde depositamos o nosso dinheiro que posteriormente é emprestado a troco de juros a favor da banca.
Pagamos para emprestarem o nosso dinheiro.
Como disse @PorcoDoPunjab
“…habituaram se a isto e agora já não há volta a dar.”