Duck DNS – Crie um DNS dinâmico em menos de 1 min
Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? Mesmo existindo um endereço público associado ao router, sabia que este muda de X em X tempo?
Como solução para este problema nada melhor que usar um nome em vez do IP. Para isso existe o popular serviço no-ip, ou até o serviço dynIP do SAPO. Hoje vamos conhecer uma alternativa, o Duck DNS!
O Duck DNS é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo Este serviço está alojado na plataforma de cloud de Amazon e o código do serviço está disponível sob a licença GNU GPLv3 desde Maio de 2016.
Como criar um DNS dinâmico com o Duck DNS?
Usar o Duck DNS é realmente muito simples. Para tal basta que acedam ao endereço www.duckdns.org e autentiquem-se usando um dos serviços apresentados na zona superior (Ex. Facebook, Twitter, Google, etc).
Depois de entrarem no serviço basta que escolham um nome que ficará associado ao domínio a criar (ex. http://pplware.duckdns.org).
Por fim basta indicarem que endereço IPv4 e até IPv6 pretendem associar ao domínio criado. A título de exemplo indicamos o 8.8.8.8 para o endereço http://pplware.duckdns.org.
Para quem pretender instalar clientes do Duck DNS, que actualizam automaticamente o endereço IP no serviço, podem fazer o download aqui ou, em alguns casos, ver como se configura.
Sem grandes complicações e de uma forma muita rápida é possível criar um nome/domínio, com um IP associado para qualquer serviço/máquina que se pretenda. Pelo que testamos o domínio fica de imediato disponível (experimentem pingar o endereço pplware.duckdns.org) e o melhor de tudo é que é gratuito.
Este artigo tem mais de um ano
Alguém tem uma solução que possa usar internamente, ou seja possa instalar numa vps e apenas use equipamento nosso?
Nao percebi muito bem a tua pergunta, mas se queres que um servidor na cloud passe a fazer parte da tua rede o melhor é criares uma VPN entre os dois.
Basicamente necessito mesmo de um serviço ddns à semelhança deste mas privado.
Olá , sim nós temos
E segurança?
e depois queremos usar estas configs no router, e só tem opçao para o dyndns
Não comprem routers fracos sem opcao de comandos cli ao menos.
experimenta dnsomatic.com
Não conhecia este mas vou testar desde já.
Uma alternative também gratuita e com alguns anos https://freedns.afraid.org/.
*Off-topic*
Alguém me sabe dizer como posso configurar um router para que assim que alguém aceder a ele visite uma página web/facebook em primeiro lugar, tal como fazem alguns estabelecimentos comerciais?
Obrigado.
Chama-se ‘captive portal’, maid que isso não sei.
Captive Portal, ou mais fácil pesquisar por portal (dentro do router). Os ubiquity têm qualquer coisa como guest portal.
Nem todos os routers dão, normalmente só versões mais “pro” ou after market.
Ve se DD-WRT tem isso e se o teu router é compatível.
Quantos DNS names associados à mesma conta podemos criar?
Uso já a alguns anos. O melhor na minha opinião. E não é necessário andar a confirmar por e-mail a activação todos os meses como o no-ip…
Olá a todos. Eu criei o domínio e fiz a instalação GUI do script mas estou com uma dúvida a respeito. Eu queria fazer um servidor Web privado (para por exemplo, mostrar uma página em que estou fazendo a um amigo) e para isso, estou utilizando o WampServer + WordPress.
Há alguma forma de eu fazer com que esse amigo, acesse a página que está no meu micro, via Duck DNS ?
Pergunto pq pelo que entendi, há necessidade de se fazer um caminho alternativo no meu Roteador WiFi para que quando o Duck DNS remeta o navegador ao meu ‘http://meudominio.duckdns.org” ele veja meu micro.
Mas não estou achando nem onde nem como configurar isso, mesmo tentando usar o PortFoward para configurar meu TP-Link TL-WDR-4300.
Agradeço qualquer ajuda.
Tens que fazer o port-forwarding no teu router.
Ou seja apontar qual a porta à qual o teu amigo deverá ligar-se externamente, para a porta web do servidor que tens internamente.
Existen imensos tutorias a explicar como isso se faz, inclusivamente aqui no pplware.
Obrigado Viriato…
Segui sua dica e já achei um app bem interessante aqui (Simple Port Foward – https://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/port-forwarding-3-0-configure-o-seu-router-facilmente/ ) que pelo que pude observar, pode me dar uma boa mão no que preciso.
tanto anonimato, mas tenho de fazer login com uma da possíveis redes anti-sociais? lol
Já uso há pelo menos dois anos e tem sido impecável! Adoro! O antigo Google DNS 🙂