Dropbox – É possível contornar a autenticação em dois passos
O Dropbox é provavelmente a ferramenta mais popular de backups na cloud, criando um tipo de disco virtual que pode ser acedido a partir de qualquer lugar. Este é sem dúvida um dos serviços mais usados pelos nossos leitores e são muitas as aplicações disponíveis que adicionam novas funcionalidades.
Há cerca de um ano, tal como como tem acontecido com outros serviços que assentam na web, o Dropbox implementou autenticação em dois passos para garantir uma melhor segurança do seu serviço. Informações recentemente, já confirmadas pela empresa, relatam que o método implementado pela empresa é vulnerável.
Porque as questões de privacidade têm hoje uma importância elevada e crucial, muitos serviços online estão a implementar a autenticação em dois passos para aumentar o nível de segurança e impedir o acesso não autorizado a informações confidenciais. O Dropbox é apenas um desses serviços on-line que oferece tal funcionalidade, mas recentemente foi descoberto que o método de autenticação em dois passos tem graves falhas de segurança. De referir que a autenticação em dois passos necessita, além da introdução do utilizador e password, um código único que é enviado via SMS.
Segundo informa o site Slashgear, é possível entrar numa conta Dropbox, ignorando a autenticação de dois passos e um “truque inteligente”. O Dropbox não faz a validação do endereço de e-mail quando é criada uma nova conta. Assim, o atacante pode usar essa conta, que deverá ser semelhante à conta a atacar (ex. baseballboy@yahoo.com e baseball.boy @ yahoo.com)
Para a conta “falsa”, a autenticação de dois fatores é ativada e é gerado um código de emergência no caso do utilizador perder o telefone. O atacante , tenta então aceder à conta da vítima mas é-lhe solicitado para inserir o código. A seguir, o atacante escolhe a opção que que indica que perdeu o telefone e é-lhe pedido a introdução do PIN.
Uma vez que o endereço de email que o atacante criou é semelhante ao endereço de e-mail da vítima, o código de emergência irá funcionar na conta de Dropbox da vítima. A partir daí, o atacante pode desativar a autenticação de dois fatores e ter acesso em conta Dropbox da vítima. v
O ataque parece fácil mas há um factor muito importante…é que o atacante necessita de saber as credenciais originais para que tudo funcione (as credenciais podem ser obtidas via keylogger ou técnicas de phishing). Esta falha está já a ser tratada pelo Dropbox que deverá apresentar uma actualização já nos próximos dias.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, espero que essa atualização seja rápida. Mais uma razão para eu gostar ainda mais do Copy e do Sugarsync, que são os 2 serviços de cloud que eu mais utilizo por estes dias.
Se quiserem experimentar o Copy aqui fica um link que vos dá logo 20Gb:
https://copy.com?r=fequ3U
Se quiserem usar o Sugarsync que vos dá mais 500Mb por cada pessoa que se registe, usem este link:
https://www.sugarsync.com/referral?rf=c6iy8xm76ivvd
prefiro ir direto do que te dar mais espaço!
https://www.sugarsync.com
https://copy.com
das e reseves 5gb no copy
A diferença é que ao ires pelo meu link também recebes mais 5Gb de espaço mas a decisão é tua.
Deves ser um troll daqueles bem broncos. Diz-me lá tu o que ganhas tu em ires directo em vez de usares o link dele? Que cromo!
É por pessoas como tu que só olham para o próprio umbigo qur este país está cono está. Cresce rapazinho!
Típico Tuga. Eu não tenho tu nao podes ter… Eu não sou capaz tu não podes ser capaz… Eu sou reles tu tens que ser reles… Enfim, palavras para quê…
Resposta patética. Qual é o problema de aderir e ao mesmo tempo estar ajudar alguém?
Acho demasiado rebuscado…
EU também precisava de uma ajudinha para aumentar o meu espaço no Copy.
Eu uso Copy e estou bastante satisfeito – oferece mais espaço gratuíto que o Dropbox, não tem limite de upload no tamanho dos ficheiros, faz lansync, e quando partilhamos dados com amigos o espaço ocupado é dividido pelo número de pessoas em partilha, isto é, se tiver um ficheiro com 1GB e estiver a partilhá-lo com 5 pessoas, passa a ocupar-me um espaço de apenas 200MB.
A seguir ao Copy prefiro o SkyDrive, onde tenho as minhas fotos.
O Copy encripta os dados.
Quem quiser experimentar pode registar-se apartir do meu referral que fica com 20GB gratuítos, podendo vir ainda a ter mais espaço gratuíto –
https://copy.com?r=mEhEBc
Em contrapartida estará a ajudar-me a obter mais 5GB grátis.
Obrigado!
Acabei de aderir pelo teu link vamos la exprimentar
Chiça, penico! Raios partam estas vulnerabilidades! Quero o meu Zx Spectrum novamente!
idem. a vida era tao mais simples e melhor…
Isto é uma daquelas vulnerabilidades um bocado forçadas. A única vulnerabilidade aqui é mesmo o facto de não exigir que o o email seja o original e possa ser um parecido.
No entanto, é sempre necessário possuir as credenciais da vítima. Mesmo sem o telemóvel, a conta já está seriamente comprometida.
Obrigado por ensinarem as pessoas a fazerem coisas ilegais. Só pessoas inteligentes. :facepalm:
Aqui não se ensina nada. Apenas demos a conhecer uma vulnerabilidade que vai ser resolvida nos próximos dias.
Não é o conhecimento que nos torna ladrões ou vigaristas. É a falta de escrúpulos!
Pois tenho infelizemente tenho que concordar com o “lol”, apesar de tudo ainda não está resolvido, e sempre acreditei que a ocasião faz o ladrão.
Com esta informação podem estar a criar muitas ocasiões.
Podiam ter informado depois do “Bug” ter sido resolvido, mas sim todos têm o direito de saber que existe esta vunerabilidade, nem que seja os utilizadores da dropbox.
Enfim morrer do remédio ou da cura eis a questão…
Após ler a notícia bastante interessante e de acompanhar os comentários que o pessoal vem deixando aqui, eu tenho uma pergunta, a falha foi corrigida pela Dropbox ou ainda não?