Portugal: Drone entrega telemóveis na cadeia de Custóias
Nos últimos meses têm sido várias as notícias sobre a tentativa de levar telemóveis para dentro dos estabelecimentos prisionais. Além disso, recentemente, foram apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira e muito outro material tecnológico.
Sabe-se agora que há drones a entregar telemóveis nos estabelecimentos prisionais portugueses.
Já há algum tempo que havia indícios de que estavam a ser usados drones para introduzir artigos proibidos nas prisões portuguesas e, na madrugada terça-feira, um destes pequenos aviões não tripulados foi filmado por uma câmara de videovigilância a largar uma encomenda de telemóveis na cadeia de Custóias, revela o JN.
Drone deixou cair pacote de leite...
De acordo com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais "O sistema de CCTV do Estabelecimento Prisional do Porto detetou, em tempo real (2.25 horas) um drone que deixou cair, no pátio da Ala A, um pacote de leite que trazia no seu interior três telemóveis, um carregador e uma bateria".
De acordo com o jornal i, "Assim que detetaram a aproximação do drone, os guardas deixaram que fosse manobrado de modo a apanhar em flagrante a ocorrência e proceder à apreensão da mercadoria. Foi possível desta forma chegar até ao seu operador, tratando-se, tal como o recluso destinatário, de um indivíduo conotado com o crime violento".
Ainda segundo o jornal, esta não é a primeira vez que são usados drones para entregar encomendas nas prisões, uma prática que vem sendo denunciada a nível internacional.
Em 2016, as autoridades britânicas confiscaram uma “quantidade substancial” de estupefacientes e telemóveis que seguiam a bordo de um drone para a prisão de Pentonville, em Londres. Em fevereiro foi detetado um caso semelhante de contrabando na prisão de Vale dos Judeus, em Alcoentre, o que levou os guardas a reclamar formação para lidar com estes casos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fácil de resolver, tão depressa acaba-se os problemas, e os donos a chorar. O problema é a falta de investimento, e duvido que Portugal venha a investir em algo disto nos próximos tempos.
https://drone-detection-system.com/
https://www.skylock1.com/
Soluções existem, mas será que existe verba e investimento por parte do Estado, alias no Aeroporto que é um lugar onde deviam assegurar melhorar segurança, mas nem ai.
Vão fazer o quê quando vêm um drone? Pedir umas escadinhas ou uma grua e tentar apanhar com as mãos, como se de uma mosca se tratasse?
Há uma solução mto mais barata, punham lá (aeroporto) um gajo com uma caçadeira, tipo tiro ao alvo/prato… drone à vista, e… PUM, adeus drone!!!!!!
E era mais divertido!
E se o drone for daqueles rápidos, e se for um ataque terrorista não é melhor salvaguardar-se e deixar a própria máquina mutilar o drone :)?
Os guardas podem perfeitamente fazer isso. Mas porque será que não o fazem? E não é que um drone seja uma mosca super silenciosa. Antes dos drones também lá chegavam telemóveis e muitas outras coisas. Vamos lá pensar na razão…
Ainda não há nenhum politico nesse ramo ou com essa tecnologia senão já tinha sido feito o investimento.
https://www.phonearena.com/news/Apple-investigating-Stuttergate_id114382
loli
Se isto se tornar recorrente, os guardas vão ganhar menos dinheiro…
Cama e roupa lavada, alimentação, televisão, espaços lúdicos, ordenado ao fim do mês.
Se for politico tem ainda direito a suite. Estes são alguns dos privilégios para os prevaricadores.
Em breve esta questão dos telemóveis vai deixar de fazer sentido, visto que alguns partidos defensores dos direitos das minorias em detrimento das maiorias, vão avançar com uma proposta de lei para permitir a utilização de telemóveis dentro das “prisões” argumentando a inerente melhoria da estabilidade emocional dos prevaricadores. Claro que o saldo será pago pelos habituais … contribuintes.
Se acha que é assim tão bom porque é que não vai preso?! Caso tenha feito o post a partir de um telemovel num cadeira retiro a minha sugestão, e recomendo que lave bem as mãos vá lá saber-se onde é que o aparelho já esteve escondido.
Para que entupir tribunais por causa de um drone? Existem sistemas militares que servem para aeroportos l, polícia que detectam e atiram contra drones.
Fica muito mais barato, mais segurança e não entupem a justiça com coisas balelas como um drone a sobrevoar um aeroporto.
Remedio santo.
Eu so nao vou porque nao quero levar no C*
Só vim aqui dizer que estou a comentar de uma cadeira 😛
Nem é preciso gastar muito em sistemas de detecção de drones. Mais barato é cobrir os pátios das prisões com rede
Só faltava agora esta !! Uma pessoa lê cada uma. 😐
Ainda bem q pessoas com ideias deste genero não chegam ao governo… ou será que chegam, e até já lá estão. !