Dois ciclistas podem circular lado a lado na estrada?
Quando se fala em ciclistas que circulam na estrada, há sempre muitas opiniões e até discussão. No entanto, uma alteração ao Código da Estrada em 2013 esclarece algumas questões. Será que dois ciclistas podem circular lado a lado na estrada?
Os ciclistas podem circular paralelamente numa via...
No Artigo 90.º (Regras de condução) estabelece-se que "os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito".
A lei determina também que "os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes".
Relativamente à "reduzida visibilidade", o gabinete de relações públicas da Polícia de Segurança Pública (PSP) esclareceu ao Poligrafo Sapo que a definição de "reduzida visibilidade" está patente no Artigo 19.º do Código da Estrada: "A visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 metros".
Em resumo...
- Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, no máximo de dois velocípedes, desde que a visibilidade e a intensidade do trânsito o permitam e que não causem perigo ou embaraço ao trânsito;
- A circulação deve ser feita pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente para evitar acidentes;
- Nas zonas urbanas, há que ter uma atenção especial com portas que se abrem repentinamente e crianças que podem surgir entre dois veículos;
- Os velocípedes conduzidos por crianças até 10 anos podem circular nos passeios, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões;
- Quando existam pistas especialmente destinadas a velocípedes, o trânsito destes deve fazer-se preferencialmente por aquelas pistas;
- O condutor de um veículo motorizado deve certificar-se de que na ultrapassagem de velocípedes que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
Este artigo tem mais de um ano
É precisamente o contrário do que se vê…
Empatam o trânsito, não respeitam os sinais vermelhos, desviam-se de sumidouros ou buracos sem qualquer tipo de sinal para quem vem atrás ( e aí la se vai o metro e meio de afastamento), andam em pelotão…
Uma autêntica selva que se criou. Atenção, também ando de bicicleta lado a lado e sempre que oiço um veículo a aproximar-se eu coloco-me em fila com o meu colega.
Muitos dos que andam de bike deveriam ter essa consciência, ainda por cima se conduzem viaturas motorizadas.
Há ciclistas e “ciclistas”,se me faço entender.Há aqueles que cumprem e outros que não querem saber.Mas é como em tudo neste mundo e não é agora que vai mudar.Há-de ser sempre assim.Cada um que olhe por si e respeite os outros e vice-versa,isso é que era o ideal.
Lado a lado não gosto de andar, mas círculo a meio da via. Andar perco da berma é um perigo, porque permite que os carro se coloquem ao lado.
Um dia destes passa-lhe um por cima… Não vê que esta a perturbar o transito como a provocar acidentes fogo é louvar a deus.
Não crendo defender todos os ciclistas porque muitos sao realmente maus na estrada esta medida faz sentido, o facto de poderem andar lado a lado aumenta muito a seguranca dos ciclistas na estrada pois obriga os condutores principalmente de automovel a mudarem de faixa para ultrapassar, ando muito de moto e nao sendo a mesma coisa nem circulando é mesma velocidade que uma bicicleta, a verdade é que ja muito chico esperto me tentou mandar ao chao porque eu circulava o mais á direita e esses chicos espertos tentam se meter na faixa onde vou ou ate ultrapassar dentro da mesma faixa onde circulo. por este mesmo motivo ganhei o habito mesmo não sendo correto de circular o mais próximo da linha separadora central possível, para caso queiram ultrapassar serem obrigados a mudar de faixa e eu ter espaço no meu lado direito para me desviar. se as pessoas tivessem bom senso não era necessário nem os motociclistas nem os ciclistas terem de tomar este tipo de atitude no transito. deviam compreender que uma viatura ou veiculo numa faixa tenha ele a largura que tiver para ser ultrapassado deve obrigar a mudança total da faixa para segurança de todos.
“os condutores de velocípedes devem transitar pelo lado direito da via de trânsito, conservando das bermas ou passeios uma distância suficiente que permita evitar acidentes”. Deveria dizer o mesmo dos carros estacionados e/ou em movimento. Quantos acidentes com portas parcialmente abertas de carros? Quantos sustos com bicicletas a ziguezaguear entre carros – se um carro precisa de 1,5 metros para ultrapassar, não seria “segurança” as bicicletas fazerem o mesmo? E quanto a seguro – quando acaba a situação actual. Há um acidente e depois são só confusões – e se a bicicleta causar danos corporais graves ou mesmo morte, como é?
Nos últimos 10 ou 20 anos o total das indemnizações pagas pelo fundo de garantia automóvel por mortos ou feridos graves causados por bicicletas foi zero. Por carros foi da ordem dos milhões de euros.
A sério ?? Isso é que está mal. 😐
São raras as ocasiões que não constitui perigo para a circulação por isso nunca deviam andar em paralelo, sempre andei de bicicleta e em 2013 a lei foi mudada, antes era proibido em qualquer situação e achei uma anormalidade e passei a ver muita gente em paralelo e a pensarem que estavam cheios de razão em não permitir ver ou ultrapassar
OBRIGATÓRIO
“Ultrapassagem
[…]
Artigo 38.º
Realização da manobra
[…]
3 – Para a realização da manobra, o condutor deve OCUPAR O LADO DA FAIXA DE RODAGEM destinado à circulação em sentido contrário OU, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, A VIA DE TRÂNSITO À ESQUERDA daquela em que circula o veículo ultrapassado.
[…]”
Acho que podem, mas eu também posso ultrapassar em sexta e a fumegar
O típico tuga lol
Em Portugal as bicicletas estrovam muita gente, que há muitos que não sabem andar de bicicleta na estrada é verdade, mas há muito mais condutores que são bem piores. Até de mota é preciso ter cuidado com eles.
Até há comentadeiros que comentam os comentários com coisas que pouco têm a ver para o caso. Não se estava a falar de carros nem de jogadores de futebol. Está semana também vi jogis que ai meu Deus.
Podem ir lado a lado e se houver ciclovia não são obrigados a utilizá-la. Já agora se for traço continuo não se podem ultrapassar caso não dê para deixar 1,5 m.
OBRIGATÓRIO
“Ultrapassagem
[…]
Artigo 38.º
Realização da manobra
[…]
3 – Para a realização da manobra, o condutor deve OCUPAR O LADO DA FAIXA DE RODAGEM destinado à circulação em sentido contrário OU, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, A VIA DE TRÂNSITO À ESQUERDA daquela em que circula o veículo ultrapassado.
[…]”
Se há linha longitudinal contínua é PROIBIDO ultrapassar.
Tenho carro,conduzo normalmente e nunca fui incomodado por ciclistas.Aliás,quando vejo que eles estão perto de mim até tenho cuidado a ver se eles andam bem.O que devia haver era mais ciclovias para eles andarem.Muitas vezes as estradas são um perigo e ao menos se houvesse mais ciclovias eles estavam mais à vontade.É a minha opinião.Temos que respeitar os outros também.E os ciclistas não são mais mas também não são menos que os outros.
Ciclovias pintadas, escorregadias é que obriguem os ciclistas a conviver com pessoas, triciclos, patins, skates, etc.. servem de pouco
Todos os que andam na estrada deviam ter seguro e passar no código!
É inadmissível a quantidade que anda em contra mão, não respeitam sinais e semáforos, andam em cima do passeio, já sem contar com os que andam lado a lado a empatar o trânsito e ainda refilam quando são chamados atenção.
Não me lembro de ver 1 ciclista a respeitar stops ou riscos contínuos
A carta da Farinha Amparo só serve para automóveis?
No Artigo 90.º (Regras de condução) …desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito.
Quem anda em paralelo não quer saber do perigo ou embaraço, visto que em Portugal, já chega os buracos na estrada para causar embaraço.
Nunca devia ter sido aprovado andar em paralelo ponto. Já andei muitos milhares de kms de bike, nunca o fiz e vou continuar sem o fazer porque dou valor à vida.
qual foi a parte do OBRIGATÓRIO
é que não conseguiste perceber?
“Ultrapassagem
[…]
Artigo 38.º
Realização da manobra
[…]
3 – Para a realização da manobra, o condutor deve OCUPAR O LADO DA FAIXA DE RODAGEM destinado à circulação em sentido contrário OU, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, A VIA DE TRÂNSITO À ESQUERDA daquela em que circula o veículo ultrapassado.
[…]”
Oh chico esperto, para a ultrapassagem de velocipedes à uma alinea que especifica como tal deve ser feita:
e) Na ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, guarda a distância lateral mínima de 1,5 m e abranda a velocidade.
As demais são especificadas pelo ponto 3.
Ó a(&%eto,
“ 2 – O condutor deve, especialmente, certificar-se de que: […]”
é uma coisa
“ 3 – Para a realização da manobra, o condutor deve […]”
é outra
NÃO É para escolheres uma
TENS de te certificar do que consta no número 2 ANTES de iniciar a ultrapassagem
E TENS de fazer o que está no número 3 para realizar a ultrapassagem
a obrigatoriedade
de ter a responsabilidade civil segurada
(para utilização de velocípede)
deixou de existir na Suiça
[ DEIXOU de existir.. percebeste??? ]
que contas feitas
a gestão da obrigatoriedade
[ a GESTÃO.
não são comissões de angariadores
nem ‘despesas de processo’]
custava ao Estado MAIS
do que a totalidade das indemnizações.
já os automóveis:
http://miguelmaia.tumblr.com/tagged/seguroRC
Deviam aproveitar e lembrar os “ayatolas” das bicicletas que para atravessar passadeiras se deve levar a bicicleta pela mão, que não podem circular nos passeios, em zonas de lazer dedicadas aos peões (jardins, esplanadas, zonas pedonais, etc.) é que a lei até é bastante clara, a bicicletas só podem circular nas estradas ou em ciclovias desde que devidamente identificadas. Poucas são as leis tão claras….
metade dos automobilistas já não tinha carta se a clareza da Lei fosse aplicada…
Metade? 90% queres tu dizer…
O idiota do kolas ainda não percebeu que os principais beneficiados dos ciclistas atravessarem a passadeira sem desmontar são os automobilistas!
A sério, queres que te faça um desenho?
Errado. Só se a ciclovia tiver sinal azul redondo é obrigatória para ciclistas. Senão é facultativa.
Sou só eu que acho, ou o Miguel está com azia?
Desde que haja civismo, há lugar pra todos na estrada.
A autoridade nacional rodoviária está mais preocupada em emitir multas que a imitar acidentes.Essa lei que permite os ciclistas circularem lado a lado é mais uma maneira de aumentar os acidentes entre automóveis e ciclistas.Foi mais uma das ideias de Jerico dos nossos legisladores.Sempre andei de bicicleta desde os 9 anos de idade e aos 12 anos no meu tempo era obrigatório fazer exame de código e prova prática se condução.Para ter a respectiva licença de condução.Sem isso não se podia circular nas estradas.E umas das regras básicas era de circular o mais á direta da faixa de rodagem e nunca lada a lad.O que vemos hoje nas estradas são pelotões compactos de ciclistas que não só põe em ricos as suas vidas com a dos automobilistas.Estou de acordo com os ciclistas terem agora prioridade nas rotinas e quando se apresentam pela direita num
cruzamento,mas andar a para sou contra,pois além de se juntarem em pelotões, dá origem a distrações devido a estarem na conversa.Andar a lado a lado é um perigo para todos.
Poder podem, mas arriscam muito…
O que acontece muitas vezes é que vão lado a lado a ocupar toda a facha de rodagem e se os automobilistas derem 1.5 metros então vão para a valeta.
Só se for numa via de sentido único, e aí não podem ultrapassar
Se existir os 1.5m pode ultrapassar.
começa pelo Artigo Primeiro
“Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
[…]
f) «Eixo da faixa de rodagem» – linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito;
[…]
h) «Faixa de rodagem» – parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
[…]
u) «Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
[…]
x) «Via pública» – via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público;
[…]”
Também gosto de andar de bicicleta. Conduzo e respeito, como gosto que me respeitem, todos e qualquer ciclista. Por outro lado também gosto de fazer caminhadas e constato que muitos ciclistas com faixas de rodagem livres, muitíssimas vezes, circulam ao lado e na faixa pedonal. Já não é a primeira vez, principalmente, na marginal do Douro entre o freixo e a ribeira, que sou surpreendido por ciclistas a circularem na faixa pedonal. Aí é que acho que têm pouco civismo. Quanto a circularem dois ciclistas em paralelo, penso que não faz diferença porque ocupam menos do que um veículo.
Sou um ciclista/automobilista com, pelo menos, 50 anos de condução. O meu último acidente foi (com testemunhas) ocasionado por automobilista e acompanhante que após estacionar viatura, aproveitou para prosseguir a sua marcha pedonal por uma CICLOVIA. Alertado sonoramente verificou, refletiu, fez “finta” que saía, e voltou (em segundos). Quando travei já era tarde! Apenas um desabafo para a interpretação de quem mostra algum preconceito sobre ciclistas/bicicletas.
Toda a gente fala nessa lei quando se toca no assunto, mas não está claro em lado nenhum que critério é que define EMBARAÇO AO TRÂNSITO!
Devia era usar as ciclovias, quando as tem, nao as usam.
Sou ciclista e condutor e gostaria de mais civismo mútuo.Adoro bike e prefiro só mas só das 5-9 madrugada.Tenho 71 e 113mil KMS,mas mesmo assim e uma selva.Ha cada manobra dos automobilistas que arrepia . Já agora fiz 3 milhões KMS vida ativa em vendas.Boa condução pra todos e um abraço .Respeitem-se por favor.
Parece que o efeito feicebuque afectou a maioria da malta… Nunca lêem o texto todo e andam todos polarizados. É o que faz seguirem demasiado a agenda política dos EUA… Sacam logi das garras mal alguém diz alguma coisa que não lhes agrada.
A lei que podem SE NÃO CAUSAREM EMBARAÇO PARA O TRÂNSITO.
Mas parece que ciclistas como não ciclistas lêem apenas o que lhes interessa e os outros apenas o que conseguem.
a ti não te interessou ler o 38.º…
é OBRIGATÓRIO
“Ultrapassagem
[…]
Artigo 38.º
Realização da manobra
[…]
3 – Para a realização da manobra, o condutor deve OCUPAR O LADO DA FAIXA DE RODAGEM destinado à circulação em sentido contrário OU, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, A VIA DE TRÂNSITO À ESQUERDA daquela em que circula o veículo ultrapassado.
[…]”
pareces um disco riscado!
desta vez conseguiste perceber o que a Lei diz que é OBRIGATÓRIO?
ou a tua capacidade de aprendizagem necessita mais insistência?
Sou praticante de ciclismo desde meus 9 anos, tenho 76 anos federado e com seguro obrigatorio para o poder ser, respeito todo o codigo a que estou sujeito, mas vejo muitos automobilistas que nem carta deviam de ter, nao sabem codigo da estrada e nem o codigo conhecem , peco as autoridades para fiscalizarem mais , que nas suas fiscalizacoes possam dizer aos automobilistas que o codigo para ciclistas foi alterado em 01/01/2014 .
Tenho visto 50/50 entre ciclistas que circulam como deve ser, como o meu pai me ensinou à 30 anos atrás, andar em fila “indiana” e entre os que andam 2 e 3 lado a lado, paras estes tenho um bom remedio, como qualquer carro a diesel (normal) deita algum fumo se puxar uma segunda ou terceira, por isso é o que faço para mostrar o meu descontentamento com a palermice de andarem lado a lado, abrando, reduzo e deixolhes uma nuvemzinha, pena nao ter o carro mal reprogramado que os deixada na escuridao….
os automobilistas falam, falam mas da-lhes gozo fazerem a ultrapassagem com velocidade excessiva, a bela tangente e de preferência a tocar com o retrovisor … a Verdade é que existe gente que sabe respeitar as regras é o que preciso para não haver acidentes porque escrever aqui é fácil atropelar sem magoar mas na via é muito diferente
É inadmissível a lei da circulação de ciclistas a par. Dou o exemplo na estrada Nacional 13,mais conhecida Porto/Póvoa de Varzim,com os ciclistas a PAR e RESPEITANDO a LEI dos1,5m NÃO É POSSIVEL ULTRAPASSAR os ciclistas ao fim de semana dada a quantidade destes em recreio.
Em 11 anos de reforma e com 3 milhões KMS como vendedor sem nada a comentar em estrada e com código na ponta língua tanto como ciclista como condutor só tenho a lamentar a falta de respeito do condutor para com ciclista.E um absurdo o que fazem na estrada quando sou ciclista,pois como condutor tenho o máximo respeito pela bicicleta.Um abraço para todos sem excepção.Fidalgo.