Diretor da PSP: Portugal tem de se libertar “do fantasma do Big Brother”
A Segurança deve ser uma prioridade em qualquer que seja o País. Portugal tem a sorte de ter equipas com excelente formação, seja na GNR, na PSP e na PJ, mas há ainda muito a fazer. Magina da Silva, Diretor da PSP, referiu recentemente que o país tem de se libertar "do fantasma do Big Brother".
A PSP e a GNR defenderam no Parlamento, que deveria haver mais zonas com videovigilância. Além disso, reforçaram a ideia que não deveriam ser estabelecidos prazos para a conservação de metadados. Magina da Silva, diretor nacional da PSP, referiu que "temos que nos libertar do fantasma do Big Brother".
É um futuro que temos que percorrer. É absolutamente necessário que haja complementaridade de recursos para identificar agressores. Temos que nos libertar do fantasma do Big Brother, porque é uma ferramenta fundamental, pode salvar vidas
Relativamente à lei dos metadados, o comandante-geral da GNR, Santos Correia, considerou ser "relevante aceder a esse tipo de informação o máximo de tempo possível"
Não devia de haver qualquer limite para a preservação dos metadados. Percebo que resulta de uma diretiva comunitária. Mas, para nós, não faz muito sentido que haja limites para a preservação dos metadados e não haja para uma escuta telefónica
Tanto para a PSP como para a GNR, quer os metadados quer a videovigilância podem ser importantes no combate a crimes como violência no namoro. Este é um tipo de crime que originou cerca de 3500 participações, no ano passado, nas duas forças de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
claro… é só brasileiros com cadastro a entrar… agora invistam em câmaras. enfim. país de trampa
Tinha de haver xenofobia clap clap para parvo falta-te as penas
não é xenofobia. são factos.
tenho muitos amigos brasileiros mas não são a escumalha que o governo, por falta de uma boa política de imigração, está a permitir.
Se não sabes o que se está a passar na realidade sobre o aumento de criminalidade no nosso país desde que abriram os portões da imigração desgovernada, não venhas para aqui armado em florzinha de estufa.
Nesse caso, devia ter escrito “claro..é só pessoal com cadastro a entrar…”!
Ainda assim, não consigo entender qual é o seu fundamento para tal afirmação, como sabe que são cadastrados? Interrogou a maioria das pessoas que têm chegado ao nosso país? E elas, responderam a essa questão? Tipo fez algum estudo ou existe algum estudo sobre essa matéria? Não consigo perceber como consegue afirmar “é só pessoas com cadastro a entrar”. Sabe que uma afirmação desse tipo não é sequer opinião. E quanto ao seu outro comentário, faz lembrar aquela “EU!! Racista!!?!? Até tenho amigos….” 😉
PA, consegues ser mais inteligente do que levar à letra!
Não és português ou será que não consegues perceber a expressão “é só brasileiros…”?
Mas estamos a falar com miúdos da escola primária?
Ou também achas que “país de trampa” significa que Portugal é feito de excrementos?!
Perceberam todos a ideia mas vêm sempre com a mesma retórica de “racista”. Não se façam de anjinhos nem de burros!
Há n casos de crime violento e sim, muitos deles tinham cadastro. Se duvidas, investiga. Se não te interessa então nem percas tempo a comentar!
Matemático o teu Nick encaixa como uma luva.
Sabes que há brasileiros a alertar o nosso País que devia haver mais controlo sobre como alguns brasileiros entram em Portugal.
Porque será?
Deixem-se desses nomes pomposos e abram os olhos para a realidade.
Exato, como referi anteriormente tenho vários amigos brasileiros, uns que chegaram mais recentemente e outros quase há 30 anos.
Tenho um afilhado brasileiro, uma afilhada luso-brasileira e já namorei uma brasileira. Nem se questiona o quão gente boa há.
Eu mencionei especificamente a escumalha que entra desgovernada devido a más políticas de imigração com impacto na vida de todos!
Acham que o preço das casas disparou porquê? Mera especulação não foi?
Estão aproximadamente perto de 200 mil brasileiros para entrar no nosso país. E aquilo que as TV’s mostram não reflete a realidade.
Os próprios brasileiros que vão para as redes sociais assediar os conterrâneos pintam um cenário côr de rosa. Eu conheço vários casos de brasileiros que metem por ex. 12 pessoas a viver num T3 e subarrendam ilegalmente.
Não abram a pestana, finjam que não se passa nada e depois verão!
Aliás, merecemos aquilo que toleramos.
Por nao haver cameras e que muitos atropelam e fogem. Se houvesse eram apanhados e nada disso acontecia.
Com ou sem cameras, atropelam e fogem na mesma. Ponham policia na rua e os crimes descem bastante.
Eu quero é a policia a trabalhar, na rua a fazer rondas, não ha carro andam a pé, já chega de dar corda a mais barrigudos que não querem fazer nada de util para a sociedade.
Escondem se dentro da esquadra parecem ratos de purão, refundidos la dentro a ver youtube, instagem a e falar da vida dos outros, a noite ate fecham a porta e ficam la a dormir.
Falo por mim, mas os tugas, ja estão fartos de pagar impostos para ter funcionarios a dormir e a fazer nenhum.
Agora com as cameras de vigilancia é mesmo para não sairem la do buraco.
Nos queremos PREVENÇÂO da criminalidade, não é de pois do mal estar feito que vão investigar com recuso as cameras, que ja se sabe que raramente da em algo.
Precisamos é de Prevenção, precisamos da policia na rua.
Não escondidos feitos ratos dentro de uma esquadra.
Não escondidos feitos ratos a tras do arbusto a montar o radar.
Não escondidos feitos ratos num cafe a tomar pequenos almoços de 2h.
Não escondidos feitos rato num parque de estacionamento a jogar candy crush.
E tambem não quero que quando preciso de ir a uma esquadra ter a porta fechada, ter de implorar que eles façam o seu trabalho, é chato preencher papelada eu sei tambem não gosto, mas são pagos para isso.
Eu tambem trabalho por turnos e o meu patrão nao me paga para estar a dormir na secretaria com os pes em cima da cadeira.
Façam como o resto da população e vão trabalhar.
Acho muito bem que haja videovigilância em zonas públicas.
Deveria ter em todas as ruas e quem quer privacidade que fica em casa.
Infelizmente, um sistema videovigilância decente para o país iria custar uma fortuna para obter e manter.
Devem colocar meia dúzia de câmaras em zonas turísticas que é só nisso que o nosso governo investe.
Se não me engano, já foi aprovado em assembleia o uso de bodycam pela polícia, mas ainda não vi nenhum com uma.
“quem quer privacidade que fica em casa”
Pura definição de ignorancia
Se estás na rua (em público) não há espectativa de privacidade.
Por isso que na rua não podes andar todo nu e em casa podes.
todos o santo dia a assaltos a bancos gasolineiras ou seja o crime esta sem controle e todos sabem a razao a entrada de milhares e milhares de pessoas vindas de lugares violentos do terceiro mundo ou seja as ideologias que uma parte da classe politica fez o povo esta a dar frutos e a tendencia e para piorar se nao houver mudancas de poder
Bancos ???? Wow deves estar enganado pois nenhum banco actualmente recebe dinheiro em balcão normas do BdP. Gasolineiras ja é raro tb . Tinha de ser mais um racista e xenófobo.
Andas distraído! Ainda recentemente foi assaltada uma dependência da CGD e outra do BA.
ali o rapaz anda mesmo distraído mas gosta de vir mandar papaias, assobiando para o lado para os problemas. Também deve ser assim que resolve os problemas da vidinha dele… enfim!
O crime aumenta por culpa do estado que rouba sempre o povo. Os “ricos” que grande partr so lá chegam a burlar o estado e depois o povo tem que pagar as dividas que esses gatunos fazem, ja para nao falar em tachos e tachinhos para os amigalhaços.
E eu a pensar que tínhamos era de evitar o Big Brother, para continuarmos a ter privacidade e liberdade…
Nas últimas duas décadas os políticos (Estado) transformaram a “Autoridade” (GNR,PSP,PJ) numa verdadeira anedota.
Já não há proteção dos cidadãos , a única preocupação dos políticos é a sua própria segurança e a colheita de “coimas” para alimentar o parasitismo de grande parte do funcionalismo público.
A implementação de video-vigilância é completamente inútil no que respeita ao aumento de segurança para os cidadãos, pela simples razão que quem quiser prevaricar pode fazê-lo sem problemas, visto que a lei está feita para proteger os ladrões (qualquer juiz liberta os prevaricadores em 2 minutos). Por outro lado se houver violência nos assaltos, a GNR deve demorar mais de uma hora a aparecer …
A video-vigilância no que respeita a segurança par ao cidadão comum é uma ilusão vendida por quem fatura com os equipamentos (amiguinhos do Governo).
Vão de facto salvar vidas, principalmente salvar a vida do assassino que esfaqueou alguém antes que chegue a família do morto para lhe acertar o passo e assegurar que não volta a fazer o mesmo com outra pessoa. Entretanto a polícia leva o assassino para longe, onde este ficará protegido e será eventualmente posto em liberdade sob pena suspensa num julgamento à porta fechada caso não tenha antecedentes ou apresente sinais de depressão/perda momentânea de lucidez/arrependimento e claro, bens com que negociar. No fundo a maioria só vai ter o mundo que quis e por isso o merece.
E citando uma e talvez a melhor deixa do filme Anon: “Não é que tenha algo a esconder, não tenho é nada que queira que saibam”. Pessoalmente nem me afeta, vivo longe e vou cada vez menos àquilo que chamam civilização. Quem defende isto já está bem controlado mas podiam ainda assim aumentar esse controlo obrigando sob nova lei constitucional a que tivessem montada uma ou mais cameras com microfone em cada divisão da casa ligadas ao servidor da polícia, isso é que era. Para lá caminhará.
Quem não preza a privacidade, também não merece a liberdade.
concordo
+1
Quando o governo realmente respeita a privacidade das pessoas de bem, isto aumenta a segurança das pessoas, porque há por ai muita ladroagem, até adolescentes a roubar telemóveis (para depois os vender a lojistas, como no centro comercial babilonia, e a policia sabe e não faz nada).
O grande problema disto tudo é quando um ditador, como o do xega, chegar ao poder, e usar isto para reprimir o povo, como a lei do socrates, em que podemos apanhar cadeia por dizer piropos a mulheres bonitas.
Quando eles quiserem prender alguém, incomodativo para a governação deles, basta pagar a uma qualquer miúda, do partido deles, para dizer que aquela pessoa lhe disse um piropo machista e pronto, lei é lei, e cadeia com ele, e depois de estar la dentro, é fácil acontecerem-lhe as mais variadas agressões, por guardas e presos, simpatizantes do regime.
Pensam que é difícil termos um ditador no governo?
Conheço jovens que votaram no xega porque gostam de ver o caos na sociedade, gostam de ver sangue, o sangue dos outros, divertem-se muito com o mal dos outros, mas um dia esse caos vira-se contra eles, e contra a família deles, porque os ditadores não respeitam ninguém, e depois é tarde demais, para todos, ate para eles.
Para os jovens, e são cada vez mais aqueles que já podem votar, o mais importante é verem vídeos no tik tok, facebook, etc, o resto é mérd, não lhes interessa o que acontece aos outros, simplesmente destroem alguém e depois esquecem o que aconteceu porque estão todos divertidos a ver vídeos no tik tok, facebook, e afins.
Se estes jovens não foram educados como deve ser, que educação vão dar aos filhos deles, e aos netos, etc?
Acham mesmo que é assim tão difícil ter um itlér no governo?
Não estou a falar só de Portugal, mas de todos os países onde os jovens dão mais importância ao tik tok, facebook, etc, do que á vida real.
Pois mas acho que cada vez somos menos.
O que eles querem sei eu…
Sentados e a vigiar…
Investigar, dá trabalho e demora tempo…
Segurança de proximidade, obriga a que se levantem das cadeiras, que circulem, que façam patrulhas, e isso também dá trabalho.
Lentamente já estão a conseguir:
O Porto, centro história já está todo vigiado por câmaras, e as principais vias da cidade já dispõem de câmaras, que a CMP conseguiu instalar alegando que era para introduzir os semáforos de última geração, para fluir o trânsito ( trânsito esse que está sempre um caos )…
Mas não vão conseguir o que querem.
É fácil, quando o Big Brother és tu
Privacidade? Vai viver uma semana numa aldeia e verás qual a tua privacidade, todos sabem o que fazes.
que raio de comparação.
Eu vivo numa cidade onde existe em 4 ruas principais do centro da cidade mais de 500 câmeras e sem contar com as das lojas que são muito importantes para detetar fugas quando existe crime. Eu caminho para casa 3 km muitas vezes a pé e depois da 3am e nunca tive receio ou qualquer problema. Caso não existissem cameras ao longo do percurso e já fora do centro da cidade, eu não me atreveria a caminhar. Não é por acaso que crianças no verão brincam nos parques até 10h da noite e sem que nada lhes aconteça, porque existe cameras por todos os lados, isto é sinônimo de segurança. Big Brother são os vizinhos e colegas de trabalho que sabem e querem saber da vida dos outros. Tenho mais medo de caminhar de noite na maioria das cidade em Portugal do que em Londres, Edinburgo ou Glasgow, tranquilo
correção por erro ficou o ” a pé” claro que caminhar não é sentado eheheeh
atenção, pode repelir mas não te iludas quanto à questão da segurança!!!
As declarações do Sr.º Director Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Silva, são infundadas e demonstram um desconhecimento sobre os métodos e procedimentos que devem ser usados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e os seus Agentes, por forma a desempenharem as suas funções com prontidão e eficácia.
O combate à criminalidade e o garante da segurança dos cidadãos e dos espaços e vias públicas, faz-se com a presença dos Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) no terreno, em patrulhas apeadas, fardados ou à paisana, em contacto directo com a população, de forma transparente, e de cara destapada.
Quando o Sr.º Director Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Manuel Silva, afirma que a vídeo-vigilância «…pode salvar vidas…» é mentira, se não existir a presença de Agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) nas ruas ou espaços e vias públicas, em patrulhas apeadas ou em viatura, não é a câmara de vigilância que vai impedir que o crime seja consumado ou que a vítima seja salva.
Em relação aos dados biométricos e metadados, Portugal deve seguir o exemplo da Federação da Rússia (FR) que recentemente baniu a colecta forçada desses dados, permitindo aos cidadãos Russos escolher se pretendem ou não a colecta dessas informações, apagar os dados facilmente, e com a garantia pela Lei de que os cidadãos que optem por não efectuar a partilha dos seus dados não serão discriminados.
Portugal tem de trabalhar por forma a melhorar esta questão, e evitar que seja implementado o Estado policial, que é a última etapa das ditaduras liberais/maçónicas.
VEXA não percebe mesmo nada do que diz.
O que lamento pois escreve bem.
Não discordando das câmaras porque para mim “quem não deve não teme”, penso que o que realmente previne o crime é são as patrulhas nas ruas, pois quem quer realmente praticar o crime por vezes não olha às consequências, logo as câmaras não são dissuasoras o suficiente.
Se a tua bitola é essa de “não deves, não temes” então escancara a tua vida, vê o que acontece e depois não reclames.
Se não valorizas a privacidade andas mesmo a dormir.
A minha privacidade é dentro de casa e valorizo-a muito. Cá fora na via pública se não ando a fazer asneiras qual é o mal das câmaras?
É mau porque se perde a liberdade de fazer merda. Ou então pensam que se pode ter um polícia em cada esquina.
Os anti-câmaras nos espaços públicos também acham que as autoridades usam-nas para ver por onde anda a vizinha jeitosa.
Seria preferível que não estivessemos a ser vigiados? Seria, mas é uma medida que pode salvar vidas e facilitar nas investigações. É o preço a pagar…
Deepturple, por acaso também és daqueles que usa cilício? Deves usar deves…LOL
Então… posso usar dashcams que sei que não me vai multar não é sr Diretor da PSP?!?
Tem calma deepturple, bebe mais um copo! Já deu para perceber que a margem entre o teu ADN e o de um burro é muito reduzida. E digo isto com total respeito pelos burros. És daqueles “donos da razão” “eu é que sei”!! Adoro! Olha lá e que tal ires para a PQTP?! Hmm? Que tal? Vê lá se tens inteligencia suficiente para perceber…
Quando todos os meses vem a baila noticias que os meus dados guardados em base de dados do estado podem estar comprometidos…
Não. Não confio em vocês e na vossa recolha de dados de vigilância, para no final, parar as mãos de um script kid qualquer.
Simples.
A imagem é esclarecedora. Daí a necessidade do sistema de espreita, chamam-lhe video-vigilância, mas está errado. Espreita. Espionagem. Nunca ouvi dizer que um Verdadeiro Ladrão, daqueles que roubam milhões, que anda de colarinho branco gravata e bom carro, tenha sido apanhado por esta gente com este sistema. Eu se fosse assim, também não queria andar, queria estar sentado. Nunca vi nenhum avençado desconfiar da cara do gestor que sai do banco, mas vejo desconfiarem de outros, nos avençados do supermercado. Se tenho confiança nesta gente? Nem pensar.