Dieselgate: Engenheiro da VW condenado a 40 meses de prisão
Foi no final de 2015 que o mundo ficou a saber que a gigante alemã Volkswagen “manipulou” o software de milhões de carros em todo o mundo para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.
A empresa foi já condenada a pagar uns milhões de dólares e há vários executivos a aguardar julgamento. Entretanto um dos engenheiros da marca foi condenado a 40 meses de prisão e ao pagamento de uma multa.
No âmbito do caso Dieselgate da Volkswagen, James Liang de 63 anos, um dos engenheiros a gigante alemã foi condenado pelo tribunal de Detroit a 40 meses de prisão e terá também de pagar uma multa de 200.000 dólares. Este é o primeiro a ser condenado neste caso.
Segundo a defesa de Liang, a pena devia ser mais ligeira uma vez que este apenas cumpriu ordens vindas de superiores. Daniel Nixon, advogado de James Liang, considera mesmo que o seu cliente devia apenas ficar em prisão domiciliária... mal os juízes não aceitaram tal "pedido".
De acordo com uma fonte judicial, após a libertação, Liang ficará sob vigilância durante dois anos e pode mesmo a ser expulso dos Estados Unidos para a Alemanha.
Além de James Liang também Oliver Schmidt, um executivo da Volkswagen, pode vir a ser condenado pelo tribunal de Detroit. O julgamento está marcado para 6 de dezembro e Schmidt já admitiu ser culpado em todo o processo. Neste caso a pena de prisão pode chegar aos sete anos e este poderá ter de pagar uma multa entre 40,000 e 400,000 dólares.
Considerando que este apenas recebeu ordens superiores, deveria tal ser considerado pelos juízes do processo?
Via Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa parte da cadeia de comando sabia, mas claro, só a parte fraca vai de cana. Alemanha ou USA não são a Coreia do Sul onde se faz justiça …
e curiosamente sao mais poluentes com o software nao fraudulento ! (é so consultar a impeensa da especialidade) … ironico serem condenados por algo que ate se mostrou “amigo” do ambiente
O problema não é o dano que o dieselgate provocou ao ambiente mas sim aos cofres do estado, visto que pelo facto de os carros serem menos poluentes no papel implica que pagam menos impostos.
Quanto à condenação em si vamos ver, se for igual ou superior à das chefias será uma enorme injustiça, agora o facto de estar a cumprir ordens não o isenta do crime.
Nos outros países, não sei… mas em Portugal, a questão dos impostos apenas está relacionada com a libertação de CO2, e não era isso que o DieselGate estava a mascarar.
Por isso, impostos não é a questão nesta situação.
Isso não quer dizer que o estado Português não possa e não tenha alguma possibilidade de processar a VW por alguma outra razão (pessoalmente, não sei, porque não sou dessa área), mas parece-me que seria possível invocar alguma coisa.
O nosso estado não vai fazer nada porque os alemães ameaçam tirar daqui a autoeuropa e eles borram-se de medo…
Boa. O gajo faz uma coisa recebendo ordens superiores. Quem vai preso é ele. A menos que tivesse agido
por iniciativa própria, o que não é o caso, quem mandou fazer é que é o responsável.
Quem se prejudica é sempre o mexilhão!
Errado. Responsável são ambos: ele que o fez, mesmo cumprindo ordens e quem o mandou fazer.
Se o seu patrão se chegasse hoje ao pé de si com uma arma na mão e o mandasse dar um tiro num colega, acha que isso o inocentava a si ? Se ele tinha consciência que estava a fazer algo para violar a lei, e sendo engenheiro certamente teria, é tão culpado como quem o mandou. É claro que depois poderá alegar que estava sob pressão de perder o emprego, e todos sabemos como as coisas funcionam na realidade, não pode nunca é alegar inocência, só por estar a cumprir ordens.
Não me parece que este seja mexilhão.
No príncipio comitente-comissário no máximo poderia ser co-responsável do crime. Mas como recebeu ordens pergunto-me se os superiores irão ser detidos também e com penas mais graves. Senão é vergonhoso!!!
Sinceramente, para que serve a prisão nestes casos ? Para mim, para nada. O melhor é privar o senhor do seu estilo de vida, perdendo o emprego que tinha e o futuro acesso a cargos que possam substituir rendimentos perdidos. De resto, deixem o homem.
“Só estava a cumprir ordens”.
Não se lhe ocorreu não o fazer e bater com a porta… No mínimo, claro, porque tinha a obrigação moral e legal de denunciar a marosca. Sobretudo moral.
Vai de cana que é bem feito.
Agora espero é que os mandantes apanhem penas ainda mais pesadas.
+1
À pergunta no meu entendimento, deve ter ficado provado que o supracitado engenheiro, agiu com dolo, com intenção lesiva real, apesar de ter apenas cumprido ordens, sabia bem que estas não eram corretas e conformou-se com as mesmas. Por isso no meu parecer estas também não deveriam ser considerado pelos juízes do processo.
Não tenho pena nenhuma dinheiro naqueles bolsos e coisa que não deve faltar, achando que devia de pagar mais afinal de contas quem comprava o carro estava a ser enganado ele e os outros que mandaram o que o fizeram