Deco denuncia tarifário NOS Like (por publicidade enganosa)
Hoje em dia há tarifários móveis para todas as necessidades! Pela publicidade todos são tentadores, mas há alguns que parecem não cumprir o oferecem...e até saem mais caros!
Recentemente a Deco revelou que denunciou o tarifário NOS Like à ANACOM por se tratar de publicidade enganosa para o consumidor.
Pela forma como comunica o preço e porque anuncia "apps gratuitas" cuja utilização é restringida, a Deco denunciou o tarifário NOS Like à Anacom. A Deco exige também uma nova avaliação a outros tarifários do mesmo tipo (que não respeitam a neutralidade de rede)
De acordo com a organização de consumidores portuguesa...
O tarifário Like da NOS apresenta problemas que levaram à nossa denúncia de publicidade enganosa junto da Anacom. É o caso da comunicação do preço, já que ambos passam a ideia de custo mensal inferior à realidade, e da promessa de apps gratuitas, que estão, não só limitadas pela política de utilização responsável, mas também barradas assim que o plafond geral é atingido.
Estes tarifários pecam por desrespeitar a neutralidade de rede, porque continuam a tratar tráfego de determinadas apps de forma diferente.
NOS Like é mais caro do que parece
Relativamente a este tarifário, o consumidor tem disponível 3 opções:
- 1 GB com 500 min/sms por € 16;
- 3 GB com 1000 min/sms por € 19;
- 5 GB com 1500 min/sms por 22 euros.
E junta-lhe “extras” para certos conjuntos de apps: mais € 2 por redes sociais (Instagram, Facebook, etc.); mais € 2 por música (Spotify, Apple Music); e mais € 4 por apps de vídeo (YouTube, Netflix, HBO, entre outros).
Segundo a Deco, em nenhuma das opções é indicado se o custo é por semana, por mês ou outra opção. Nas notas de rodapé também nada é mencionado a este respeito.
Como um ano tem 52 semanas e não 48 (as anunciadas 4 semanas x 12 meses), é mostrado um custo abaixo do real para o consumidor.
Na verdade, o custo base por mês do NOS Like é de € 17,33 para a opção de 1GB; € 20,58 para a de 3 GB e € 23,83 para a de 5 GB, refere a Deco. Se a estes custos acrescentar os custos parciais por cada grupo de apps, um tarifário totalmente equipado com 1 GB e apps de chat, social, música e vídeo fica-lhe em € 26 por mês. Por esse valor, consegue um tarifário de 10GB na MEO (MEO M Móvel 10 GB a € 26,99 por mês).
Além da comunicação do preço, as condições do tarifário NOS Like levantam alguns problemas ao nível da discriminação de apps, cobrança de pacotes extra de dados, impossibilidade de controlar consumos de forma simples e rigorosa e plafond geral.
Este artigo tem mais de um ano
1GB de net por 16€ isso é gamanço.
gandas aldrabões esse gajos das nozes secas.
Cadeia com esses bandidos já!
em inglaterra na o2, 100GB por 20 libras (+- 24 euros) com contrato de 18 meses
Dessa empresa 0!
As outras são iguais.. Portanto.. Aproveitam o facto de estarem em Portugal e fazerem o que querem…
Discordo, como o artigo refere no fim: “Por esse valor, consegue um tarifário de 10GB na MEO (MEO M Móvel 10 GB a € 26,99 por mês).” Portanto existem outras operadoras mais baratas.
No MEO com oferta consegues 10GB a 10,99
A NOS também tem um tarifário de 10 000 min ou SMS e 10 GB por 29.00€ (oferta no site), ainda assim, cara, mas isto é o preço de tabela.
Ladrões! A semana passada também ligaram-m3 a oferecer um tarifário para a minha mãe, 6,99€ mês com 50mb de internet. Não se faz nada com 50mb! Só rir!!
Eu tenho Vodafone red com 4 números na conta, 7gb para cada número a €50/mês que dá €12,50 por telemóvel.
O meu RED está a 12,89€ (fidelização de 2 anos, a terminar para o ano) com 10GB. E ao contrário da Meo, o preço não varia ao longo do contrato.
Isso não significa que sejam ladrões LOL. Simplesmente, há pessoas que não utilizam internet, pensaram que podia ser o caso da tua mãe.
É impressão minha, ou a Deco esqueceu-se de ler as notas? Estão lá todas as informações, nomeadamente PUR e renovação mensal, e ainda a taxação de dados que é feita.
Creio que estamos a evoluir para um mundo em que não precisamos que as notas de rodapé nos encavem pela calada. Acho que no Brasil, as condições de interesse do cliente e nao do prestador, até já têm de ser publicadas com o mesmo tamanho de letra que a parte que tenta cativar.
As notas não deveriam existir quando a intenção é enganar com as letras grandes.
O esquema é só esse.
É ao permitirmos que isto continue que andamos sempre com receio de que lemos todas as letras mais pequeninas que os contratos têm.
Sejam claros e sem rodeios.
Mas a informação que a cobrança é feita de 4 em 4 semana nem sequer está nas notas, está imediatamente depois à configuração do tarifário.
O normal portanto.. As operadoras em Portugal fazem o que querem.. Brincam com os clientes, publicitam o que querem e bem entendem, enganam literalmente as pessoas omitindo informações, as autoridades que regulamentam fecham os olhos, e andamos nisto.. Alguém que bata na mesa e ponha esta gente, estas empresas na ordem.
A que (( arrajar )) dinheiro para a bola…
Vodafone You é a mesma coisa. Taxação a 4 semanas e plafonds que burlam a neutralidade da rede. Falta de informação adequada. Prejuízo ao consumidor. As operadoras andam de mãos dadas com aquela que deveria primar pelos direitos dos consumidores: a Anacom.
Aqui no Portugal dos Pequeninos é assim. Cada um faz o que quer.
Este tipo de denúncias completamente estapafúrdias servem apenas para gerar a histeria colectiva das pessoas que não pensam pela própria cabeça e ao lerem estas notícias nada mais fazem senão dizer que é tudo para enganar! Só rir. As condições do tarifário que a própria DECO diz que não estão à vista encontram se no site todas elas. Mas o povo gosta é disto, continua ignorante e opina sem conhecimento de causa!
Porque não são postas à vista?
A Deco está-nos a defender e tu do lado dos que enganam…
Preferes que as campanhas sejam obscuras e com condições que nem devia existir (não respeitarem a net neutrality com diferenciação de serviços e apps) para não falar de valores que não são claros.
Se ficasses sossegado e deixasses quem investiga e denuncia este tipo de campanhas, só tinhas a ganhar.
Neutralidade na rede é lei em Portugal? Se é porque ninguém obriga as operadoras a respeitá-la? Se não é porque não reclamam aos deputados da assembleia da república que é quem pode fazer alguma coisa, e que farão se receberem centenas de milhares de pedidos nesse sentido.
Isto é o chamado roubar com estilo, mas ninguém é punido ou preso.
Os ricos cada vez mais ricos
Na NOS tenho o WTF 5 Gb de dados gerais, com mais 5 GB para apps de video e outros 15GB para apps de redes sociais, musica e mensagens, pelos 16 euros que aqui pedem por uns simples 1 GB de dados. Tendo em conta que a própria NOS tem este tarifário porque é que eles têm outros tarifários por estes valores tão mais elevados e com menos vantagens?
Caro demais…
Tenho na MEO por 15€ -> 4000min + 4000 sms + 7GB internet…
Caro!
Eu tenho na MEO 9GB mais os tais 4.000 m/sms por 14€
Temos a WTF… por alma de quem iriam para essa? WTF faz o mesmo… 3 meses 10€… faz a festa para uso de dados e fica feito…
Por acaso, a DECO está errada. A NOS diz explicitamente no site que a cobrança do montante é de 4 em 4 semanas. Os tarifários são idênticos a uns que a Vodafone tem.
O que a DECO diz é que 4 semanas não é o mesmo que 1 mês e quando os restantes tarifários são taxados normalmente ao mês, dar o preço assim é uma forma de enganar o consumidor e fazer o preço parecer mais baixo do que realmente é. Se ler o artigo vê que a DECO menciona as 4 semanas (não está é logo visível mas só após seleccionar opções no site). O tuga é mesmo incrível. Nem quando estão a defendê-lo. Também fala nos outros tarifários que o fazem (como o Vodafone You) E a forma como dizem que há uma PUR mas depois limitam o uso à gestão do plafond geral também é linda. Deves trabalhar para a NOS tu…
O que a DECO diz é que 4 semanas não é o mesmo que 1 mês e quando os restantes tarifários são taxados normalmente ao mês, dar o preço assim é uma forma de enganar o consumidor e fazer o preço parecer mais baixo do que realmente é. Se ler o artigo vê que a DECO menciona as 4 semanas (não está é logo visível mas só após seleccionar opções no site). O tuga é mesmo incrível. Nem quando estão a defendê-lo. Também fala nos outros tarifários que o fazem (como o Vodafone You) E a forma como dizem que há uma PUR mas depois limitam o uso à gestão do plafond geral também é linda. Deves trabalhar para a NOS tu…
Essa operadora de merda da NOS é para fugir… Já basta cobrarem por serviços que não temos direito, como o Wi-Fi…