De que forma funcionará o Google Glass?
A chegada do Google Glass apanhou a maioria de surpresa. Havia rumores de que a Google poderia estar a criar um equipamento revolucionário e que se integraria com os utilizadores de forma perfeita, mas nada de concreto foi revelado até que a Google o apresentou de forma oficial há cerca de um ano.
Desde essa altura a Google continuou a desenvolver o Glass, sempre com a ideia de o tornar parte integrante do nosso dia-a-dia e com acesso à Internet e à informação que nos é importante.
A chegada do Google Glass aos primeiros utilizadores está para muito breve e estes eleitos vão ter a possibilidade de os testar de forma única e exclusiva, tendo acesso em primeira mão. Depois das candidaturas é agora chegada a hora de a Google entregar os primeiros Glass.
A forma como o Google Glass irá funcionar todos já sabemos, graças aos vídeos e à informação que a Google tem publicado.
Mas e como serão os componentes que farão parte do Glass? Esse é um segredo guardado pela Google e que não será expostos tão cedo. Mas o artista Martin Missfeldt criou um infograma que mostra a forma como provavelmente o Google Glass funciona.
Para o criar recorreu a muita informação que é pública e que permite entender melhor os componentes que vão constituir o Gogole Glass, a forma como este vai conseguir interagir com os seus utilizadores e como será a forma de apresentar a informação que disponibilizará.
Mas e como será a experiência de utilização do Google Glass? Ainda poucos tiveram a possibilidade de o experimentar e sentir a forma como este equipamento conseguirá fornecer-nos toda a informação e, principalmente, como será a nossa habituação a ter esta fonte de informação constante mesmo à frente dos nossos olhos.
O editor chefe do site The Verge, Joshua Topolsky, teve já acesso ao Google e mostra como é a experiência de utilização do Glass. É uma entrevista onde o Glass é apresentado noutra perspectiva e onde a utilização é real. Não é retratada apenas a tecnologia mas também a forma como chegámos a ela e como será a sua interligação com o nosso dia-a-dia.
Espera-se que o Glass chegue no final deste ano às lojas e que tenha um custo de 500 dólares. Se é um equipamento caro? Provavelmente, mas o que trará aos seus utilizadores depressa esbate esse valor.
É uma forma completamente diferente de ter acesso à informação e de interagirmos com os nossos contactos e com os nossos dados. É, provavelmente, a evolução natural que os nossos equipamentos vão ter e a Google está, como é hábito, a liderar essa evolução e mudança, mostrando os caminhos que devem ser seguidos.
É o Google Glass um projecto capricho ou é a forma natural de evolução dos equipamentos e do acesso à informação?
Homepage: Google Glass
Este artigo tem mais de um ano
Bastante interessante este projecto sem duvida
Apoiado!
O projecto é interessante.
Mas não sei até que ponto não será mais um motivo de distracção, visto que com a utilização destes “óculos” passará a existir uma tendência para estar a olhar para o “lado” (penso eu). E até que ponto a posição do mostrador não será má para esforço dos olhos…..
De qualquer forma não deixa de ser um projecto interessante, e no qual se pode continuar a investir….
a posição do display em relação ao olho vai depender da forma como os óculos são colocados na cara
O melhor exemplo que já vi foi, ir a um Stand, verificar o preço de X carro e com o Google Glass perceber se é uma boa compra ou não, comparando o preço com outros Stands. Nada que não se possa fazer com o Smartphone, mas, de forma mais “fácil” e rápida…
Gostei sem duvida, quanto à pergunta colocada eu acho que é um pouco dos dois, porque há muito tempo que engenheiros e cientistas querem que a tecnologia esteja cada vez mais incorporada na vida das pessoas, de certo moto também é um processo evolutivo, uma vez que a tecnologia está cada vez mais pequena e eficaz
Dece ser interessante um equipamento destes, pelo que vi no video do site official é espectacular! No entanto há sempre um mas.. e para quem usa oculos, como se usa?
Esse senão não existem, eles vão trabalhar com marcas de óculos a serio para tornar isso possível.
offtopic:
http://wintech.pt/54-noticias/hardware/14129-grupo-auchan-prepara-lancamento-de-tablet-de-marca-propria
Não sei como é possível uma aplicação que é pura pirataria ser apoiada pelo Jumbo, lol
A Apple processa a Samsung.
Os Super Guerreiros vão processar a Google!
http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20101221223425/dragonballfanon/images/5/52/VegetaScout.jpg
😀
A Apple não, mas há um japonês que afirma ter a patente disso há anos em seu nome 😉
http://www.engadget.com/2013/04/10/softbank-ceo-vs-google-glass/
Patente para uns óculos que mostram as legendas..
E pronto, é agora a malta registar patentes de coisas que imagina mas que não tem o know how ou não pretende investir milhões à espera que alguém a faça para lhe cobrar a patente.. lol
O gajo patenteou (?!) algo para apresentar a tradução e agora vem com ónus de cãmera, gps, ligação wifi etc etc
😀
Muito bom 😀
o projeto é interessante… mas na parte que me toca, se me aparecer alguém à frente com google glasses, penso que ter razões para para ficar preocupado, não que tenha algo a esconder, mas pelo simples facto que mais parece estar à frente de uma enciclopédia… talvez sejam só preconceitos meus…
se vier a sair para o mercado e comprar algum, apenas será para uso pessoal. interagir com outras pessoas estaria completamente fora de questão.
Tecnologia Interessante. Posso estar muito enganado, mas não vejo qualquer utilidade para isto. A ver…
Daqui por uns anos quando um estudo provar que mais de metade dos utilizadores do google glass tiver problemas de olhos quero ver se ainda vão continuar a achar interessante. Se anos a olhar ara uma televisão ou um computador dão cabo dos olhos então andar sempre a olhar para um projector a uns centímetros do olho, ui que bem que isso deve fazer. Não me apanham com essa coisa na cabeça, isso vos garanto.
Sim porque a tecnologia dos ecrãs de computador e televisões era igual à de hoje em dia. E o google glass é igual LOL
Isso do fazer mal aos olhos…. tem muito que se lhe diga…
é isso e no escuro estar em frente a uma televisão…
Andar a olhar para um ecrazito ou projetor ou lá o que é usando um só olho? Não achas que isso vai dar mau resultado? Quando ficares com os olhos virados um para cada lado depois queixa-te. É da maneira que também pode ser que se ganhe algum dinheiro a processar a google. Quem quiser que tente a sua sorte.
Julgo que este projecto é dos maiores riscos que a Google esta a correr. Pois, o investimento não deve ser pouco e o sucesso ainda é uma incerteza.
Pessoalmente acho que é algo muito inovador e que em varias situações pode ser útil. Se for lançado por 500$, não acho caro, podendo facilitar uma maior procura. Apesar de não comprar a esse preço, acho que a médio prazo, se tudo correr bem, fique mais acessível.
Ao mesmo tempo é um capricho da Google, não no projecto em si, mas em querer realmente lançar algo que a concorrência não tenha feito, fora do mundo on-line. Prova disso é o investimento que esta a fazer no desenvolvimento de tecnologia para o carro andar sozinho em qualquer lado.
E visto que a informação é muito valiosa, o ter acesso a ela com muito pouco esforço, pode-se tornar uma grande vantagem.
Carros a andar sozinhos já existem pelo menos 3 protótipos a andar “direito”
Acho que no fundo vai fazer o oposto do pretendido, que vai COMPLICAR a interacção humana em vez de simplificar. Se estiver a conversar com alguém que esteja a usar o Glass, ou mesmo se passar ao lado na rua, como vou deixar de me perguntar o que está ele a ver? Como ter uma conversa sem saber se ele está nesse preciso momento a pesquisar sobre o tema ou a ver o meu perfil numa rede social sem que eu saiba? (etc.) Além disso faz exactamente o que um smartphone faz com o simples e grande senão de quem os usar correr o risco de parecer ridículo.
lol tu fazes cada filme, então se passar uma pessoa do outro lado da rua com um smartphone na mão como é que eu vou saber o que ele está a ver?
isto é um projecto com sucesso garantido, e mal posso esperar para poder usar uns…
Há pessoal que está sempre a reclamar com tudo..enfim 🙂
Se for 500$ já com as lentes graduadas e o ecrã apropriado para lentes graduadas, é um bom investimento…..mas eles nao devem ter pensado nisso
Estou a imaginar muitos “xico-esperto”, pseudo-intelectual, ‘geek’, ‘nerd’ e afins já a salivar!! E eu também 😉
Esse video é mais engraçado e dá uma excelente visão do que será ao usar o google glass.
http://videos.sapo.pt/zns0GvczahhYYRvGSauF
eu acho que vai ser a maior falha do mundo, sério mesmo… mesmo que seja excelente creio que poucos irão adotar.
E olha que já pensei bem sobre o assunto, parece-me mais uma coisa da ficção do que algo palpável/viável
Ja me estou a imaginar a ver como o T-850 (extreminador)
https://www.youtube.com/watch?v=dEXGmnTwSlQ
So falta a o Raio X e a visao termica hahahah
ja me vejo como “http://www.dragonballencyclopedia.com/qdb/Pan”…
para mim é uma das melhores ideias da google.
tem 1 potencial enorme, pena não ser MS.
Brutástico!
Isto é daquelas cenas que uns aninhos atrás era algo que a Google lancaria no dia das mentiras 😛
Sem dúvida muito interessante
Vai ser muito bom para usar em testes e exames, enquanto não for muito popular. E um must para a privacidade de quem anda na sua vidinha na rua.. tou mesmo a ver stalkers a perseguir gajas boas ja a ver infos sobre elas.. 😀
Tecnologia que abre inúmeras portas…penso que será necessário existir concorrência para se tornar num produto ainda mais abrangente…um pequeno exemplo disso foi visível no próprio vídeo, o partilhar os “momentos” no G+ e não no Facebook…
Pode parecer um contracenso mas podem vir a ser os primeiros óculos para deficientes visuais…com software específico…se já agora temos um sem número de empresas dedicadas ao desenvolvimento de software para dispositivos móveis, aí vem mais uma plataforma…