COVID-19: Recebeu uma SMS de alerta da Proteção Civil?
A pandemia está longe de estar controlada e o números indicam que há cada vez mais casos. Nesse sentido, é preciso colocar em prática todas as ações necessárias com o objetivo de alertar a população para o momento que vivemos.
Hoje a Proteção Civil começou a enviar SMS para os portugueses como forma de alerta para a COVID-19.
Recebeu um AvisoPROCIV da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC)? A ANEPC começou hoje a enviar alertas aos portugueses tal como já aconteceu no passado com os incêndios.
Na SMS é pedido aos portugueses que usem máscara, lavem as mãos, cumpram a distância física e instalem a app STAYAWAY COVID. Além disso, é ainda indicado o site EstamosON. Esta plataforma tem o objetivo de apresentar numa plataforma única todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. Este site pretendia ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19.
De relembrar que Portugal tem neste momento 121 concelhos em confinamento parcial por causa da COVID-19.
COVID-19: Medidas Excecionais em vigor em 121 concelhos
Dever de permanência no domicílio
- Dever de permanência no domicílio – medida abrange 7,1 milhões de pessoas.
- Exceto para o conjunto de deslocações já previamente autorizadas, às quais se juntam as deslocações para atividades realizadas em centros de dia, visitas a utentes em estruturas residenciais para idosos e para pessoas com deficiência, unidades de cuidados continuados integrado ou outras respostas dedicadas a pessoas idosas, bem como as deslocações a estações e postos de correio, agências bancárias e agências de corretores de seguros ou seguradoras e as deslocações necessárias para saída de território nacional continental.
Comércio fecha às 22 horas
- Encerramento às 22 horas de estabelecimentos comerciais a retalho e de prestação de serviços, bem como os que se encontram nos centros comerciais.
Restaurantes fecham às 22.30 horas
- Os autarcas de cada município podem fixar um limite de encerramento inferior ao limite máximo estabelecido, mediante parecer favorável da autoridade local de saúde e das forças de segurança.
Seis pessoas por grupo em restaurantes
- Limita-se a seis o número de pessoas em cada grupo em restaurantes, para todo o território nacional, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar
Proibidas celebrações ou eventos
- São proibidas celebrações ou outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.
- É proibida a realização de feiras e mercados de levante.
Cerimónias religiosas e espetáculos
- Podem realizar-se cerimónias religiosas e espetáculos de acordo com as regras da Direção-Geral da Saúde.
Teletrabalho obrigatório
- Teletrabalho volta a ser obrigatório, independentemente do vínculo do trabalhador, quando as funções o permitam e salvo impedimento deste último.
Desfasamento de horários
- Volta a aplicar-se o desfasamento de horários nos locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores.
Medidas em vigor no resto do país
- No âmbito da situação de calamidade, estão em vigor as seguintes medidas em território continental:
- Proibidos ajuntamentos com mais de cinco pessoas na via pública e “outros espaços de uso público de natureza comercial”.
- Os casamentos e batizados marcados devem ter no máximo 50 pessoas.Todos têm de cumprir as normas de afastamento físico e de proteção individual, como o uso de máscara.
- Proibidos eventos académicos em contexto não letivo.
- Reforço das ações de fiscalização para apurar o cumprimentos das regras sanitárias na via pública, estabelecimentos comerciais e restauração.
- Multas até 10 mil euros a pessoas coletivas, como estabelecimentos comerciais e de restauração, que não assegurem os parâmetros estabelecidos quanto à lotação e ao distanciamento físico.
- Uso de máscara obrigatório a pessoas com mais de dez anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas, “sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O conteúdo da mensagem é muito discutível, desde a forma como é feito o “pedido” com termos que se parecem mais “recomendações agravadas” (usando palavras do PR), a ter uma entidade do estado a enviar SMS a dizer “instale a app” são coisas que na maioria das pessoas pode não querer fazer só pela forma como é comunicado.
Não tenho nada contra as pessoas usarem voluntariamente a app, mas a forma como as coisas são comunicadas tem sido uma das grandes falhas na gestão do estado da pandemia.
Concordo plenamente!!!
Aliás, e ter uma entidade do estado a enviar SMS a dizer “risco extremo de incendio, não use fogo nos espaços rurais/florestais” e quem quiser fazer uma churrascada? como é que é?
São coisas que a maioria das pessoas pode querer fazer só pela forma como é comunicado…
Eu então, é como dizerem, “Está a chegar um temporal, abrigue-se”, e quem não quiser ou não se puder abrigar? Até compreendo que as pessoas se abriguem voluntariamente, mas a forma como as coisas são comunicadas levam a que uma pessoa perca a vontade de se abrigar…
Se pedem para não usares fogo em espaços rurais, a churrascada está incluída, ou como é que acendes o carvão?
Já agora, em caso de temporal, toma a liberdade de ficar lá fora… ao menos não estás atrás desse teclado
Não percebeu que o comentário está carregado de ironia!
Excelente comentário carregado de ironia!
Não sejas picuinhas
“Proibido feiras e mercados
É proibida a realização de feiras e mercados de levante.
”
Esta proibição foi retirada.
Merece correcção de facto.
Tem graça que eu recebi a mensagem e assim que li a proveniência, foi logo para o lixo sem ler.
Ė isso que diz?
E se a mensagem fosse um “aviso” de que pelo teu bom comportamento durante esta fase da pandemia tinhas ganho um prémio chorudo em dinheiro? Como nem sequer te deste ao “trabalho” de a ler…mandavas o prémio para o lixo juntamente com a mensagem! Enfim…formas de gostarem de dizer que são “diferentes”!
Devias ser obrigado a frequentar aulas de cidadania. para perceberes que o teu comportamento é adequado apenas para quem vive na selva e não em comunidade com outras pessoas.
Isso é só estúpido, a última que recebi foi de aviso de chuva intensa e vento forte. Ah espera foi só por dizer Covid certo?
Este é o típico atrasado mental a fazer-se de forte
Instale a app, mas se tiver um alerta de proximidade com infectado, a SNS24 diz que não precisa de fazer teste nenhum, porque “não tem os sintomas”, e para ficar atento. Ou seja, o facto de alguém receber alerta na app é só para inglês ver. Isto contado por alguém que recebeu o alerta, e ligou assustado para o SNS24, e foi-lhe dito que se mantivesse atento a sintomas, nada mais. Quando os sintomas chegarem, já essa pessoa contagiou não sei quantas.
E o alerta vem com 15 ou 20 minutos de atraso, no minimo
Outro que não percebe como é que a aplicação funciona.
Acho que o objectivo quando recebes o alerta é ligar para o SNS24 e ficar de quarentena.
E sim, lá por teres recebido o alerta, não quer dizer que sejas testado.
Recebi! Como me posso recusar a receber? Ou o GDPR não é válido para o governo?
+1
realmente incomoda imenso receber estas SMS! Enfim…
Peço desculpa mas vocês não vivem neste país, se receberem essa mensagem de nada serve terão de ir trabalhar, à escola, a coçar esquinas, etc, porque nada lhes fazem limitam-se a esperar por sintomas e seguir para a entubação se tiverem azar, é assim que está a funcionar neste bananal ou porque é que acham que existe tanta gente contaminada…
Cancela o serviço de telefone e internet.
Ganhas tu e nós, que não temos de levar com estes problemas existenciais de primeiro mundo.
GDPR não entra aqui, o teu numero e nome não são conhecidos pelo governo
O Alerta é enviado automaticamente pela rede para os números ativos numa determinada região
Não há violação de dados
Alem disso, é um serviço UTIL prestado a cidadão, porque raio alguém haveria de recusar receber? és por acaso algum animal que vive à margem da sociedade? creste e aparece!
Muito bem dito Asdrubal. São uns merdas que têm a vida escancarada em toda a internet e depois armam-se em otários para se fazerem fortes
Vá para uma ponte onde passe um rio por baixo e atire o telemovél ao rio, penso que não vai receber mais mensagens.
Ena tanto comentário burro e ou estúpido!
Será que não posso estar incomodado por ter o telemóvel a apitar com informação que é completamente desnecessária? Estou farto de saber que tenho q cumprir a distancia física, uso máscara e tenho a app stay away covid instalada… Não quero receber isto só isso!
Mais uma vez a APP do funciona se eu ou outra pessoa fizer o teste ao covid-19 e colocar um código que vem no exame, caso contrário não funciona!
A app Stayaway, é apenas uma desculpa do governo para transferir responsabilidades para a população, e mais tarde se justificar por as coisas terem corrido mal. Quando deviam planificar e prepararem-se para a pressão conjunta da gripe com o Covid, não o fizeram. Agora que todos os dias se batem recordes de contágios e o SNS está prestes a explodir, aparecem com uma app da treta que acho que todos nós trocávamos de bom grado por uma planificação rigorosa que pusesse SNS a tratar de Covid e privados e Sociais a tratar do resto, nem que fosse preciso requisição civil de médicos, enfermeiros e hospitais privados e sociais. E caso aparecessem providências cautelares, invocar superior interesse público: isso não pode servir só para acabar com greves.
Que responsabilidade transfere para quem a instala?
Que responsabilidade tem o governo se as pessoas não têm comportamentos responsáveis? Isto é o mesmo que responsabilizar o governo (estado) pelo facto de alguém ter bebido, ter conduzido e ter tido um acidente. Estamos a falar de Saúde Pública, um conceito que desconheces
A responsabilidade do governo é assegurar a Saúde publica e este governo não o fêz. Andou com retórica atrás de retórica e depois apareceu com a m**da duma app inútil. E já que não percebeste, a “responsabilidade transferida” é o governo vir depois dizer que “nós até arranjámos uma app, as pessoas é que falharam porque não a instalaram”. Chama-se isso em bom português “sacudir a água do capote”
A responsabilidade é asegurar a Saúde Pública e se uns atrasados mentais andarem a fazer o que lhes dá na alheta…. essa tua mentalidade deveria ser estudada! Ou então deverias ter alguém chegar a um ventilador e depois mudavas logo de opinião
Estás a responder ao comentário, ou a comentar tretas saídas só da tua tola e que nunca foram escritas, apenas porque não tens nada para dizer? Se é esse o caso, então segue o ditado “calado, és um poeta”
A população tem tanta ou mais responsabilidade no travar da pandemia que o Giverno.
Mas malta ignorante como tu não conseguem mesmo perceber isto.
Felizmente estão cá os “cultos” como tu, para nos elucidar não é oh “Giverno”?
Só um conselho, se calhar se deixares de responder ao nível de uma criança de 10 anos o pessoal tenha mais consideração pelos teus argumentos.
Em relação ao resto o governo esteve longe de ideal mas qual é a culpa do governo quando o pessoal faz ajuntamentos para ver algo que já viu milhares de vezes se calhar mas mesmo assim aglomeram se todos ssm tipo de protecção na Nazaré, quando as pessoas fazem protestos mais uma vez sem qq tipo de consideração pelos cuidados recomendados ainda a regra das máscaras não tinha sido aprovada? Mesmo a situação da F1, foi estúpido deixaram ocupar metade dos lugares mas mesmo assim estamos a falar de seres racionais não de animais que têm tendência para andar em manada.
A responsabilidade tem de vir de todos e a resposta/responsabilidade do povo tem sido vergonhosa
Mais um que se acha irresponsável, pois a responsabilidade é só do governo… Vai ser um inverno muito longo.
Isto e mais um pica miolos, agora atraves de SMS. Enviar SMS a dizer que o Ricardo Salgado ia ser preso e que eles nao enviam.
E o Ricardo Salgado preso resolvia os buracos que o sr deixou ? Prisão para quem comete crimes de sangue. Crimes de colarinho deverão ser punidos sim, mas com o pagamento efectivo de todos os estragos causados à sociedade…e com juros bem altos.
Deixem de ser picuinhas se facto, a mensagem tinha 3 ou 4 mensagens incluído um link para verem as medidas de cada concelho mas só por mencionar a app já é um fim do mundo
Pagam-te para andares aqui todos os dias a defender alguma coisa ? O que te interessa a ti se as pessoas gostam ou nao da mensagem ? Nao te diz respeito. E uma opcao pessoal de cada um, e ninguem tem nada a ver com isso. Nao te preocupes demasiado senao ainda tens um AVC.
E alguém te paga para atacar? Pelo que vejo comenta mais do que eu por isso tome o seu aviso para si próprio.
E é assim que se gasta milhões dos nossos impostos em sms da treta…. Mais uma vez este sms já vem muito tarde e fora de cena..
É como as SMS dos incêndios
De facto governar Portugueses é tarefa quase impossível, que mal tem ao SMS, acho muito bem se é tardio até pode ser mas mesmo assim há por cá muitas acéfalos qua ainda não compreenderam que vivemos momentos complicados.
Eu como doente crónico com doença auto imune que estou privado da companhia dos meus colegas de trabalho à já quase um ano continuou em casa como se tivesse cometido algum crime e estou com pulseira electrónica.