COVID-19: Portugal em 7.º lugar no Mapa de Risco Europeu
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.
Portugal está agora em 7.º lugar no mapa de risco europeu no que diz respeito à taxa de notificação de casos a 14 dias. Se considerarmos os 27 estados-membros da União Europeia (UE), Portugal ocupa atualmente a quinta posição.
É evidente que os números da pandemia estão a abrandar em Portugal! No entanto, tal cenário, não significa que se esteja em segurança. Tal como referiu a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, Portugal ainda pode passar por uma quarta vaga até porque há muitas variantes a circular. Segundo declarações da diretora-geral da Saúde...
Quem disser que não pode haver uma nova vaga não está a ver bem a dinâmica destes vírus, mesmo com a vacina. Toda a gente sabe que este tipo de vírus tem mutações e que o conjunto das mutações gera variantes. A forma como estas variantes se vão propagar é a maior incógnita
COVID-19: Portugal passa do 20.º lugar para o 7.º lugar
De acordo com a mais recente atualização de estado da pandemia feita pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), Portugal está agora no 7.º lugar no que diz respeito à taxa de notificação de casos a 14 dias.
Nos últimos 14 dias, Portugal registou uma incidência de 174 casos de infeção por 100 mil habitantes. Com números mais baixos na UE estão a Dinamarca, com 118 casos por cem mil residentes; Alemanha, com 130 casos; a Croácia, com 132; e a Finlândia, com 140.
O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…
- A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
- A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, ou no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
- A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes.
- A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%.
Este artigo tem mais de um ano
O que se tira daqui é que França que veio de um confinamento está no topo da tabela!
+1
O que se tira daqui é que não sabes interpretar uma tabela.
O que se tira desta parte visível da tabela é que a Republica Checa lidera is casos nos últimos 14 dias com uma média de 1395.10 casos por 100.000 habitantes.
A ordenação da tabela leva ao engano dado que a ordenação dos dados parece ser o do número total de casos, e aí sim a França é o país com o maior numero de pessoas que estão e estiveram infetadas.
O que se tira daqui e que com um bicharoco tao pequeno da para fazer muitas estatisticas. So nao fazem estatisticas daquilo que gostariamos de ver. Nomeadamente comparacoes de outras doencas mortais por ano numa tabela toda bonitinha. Isso nao interessa. Assim este virus vai estar sempre na linha da frente isolado. Injusto obviamente.
Outra vez arroz? Vais voltar a falar dos números da gripe? Pois, agora já não dá, já foram ultrapassados, não é?
Ninguém disse que a infeção por SarS-COV-2 é a maior causa de óbitos em Portugal. Infelizmente há outras com números bem piores. Mas é um facto que o número de óbitos causados por COVID é assustador. E para que serve comprar com outras? O que se ganha com isso? O vírus fica com medo e vai-se embora? Os que perderam familiares e amigos sentem-se reconfortados por isso? A única coisa que se poderia conseguir era a satisfação de alguns “iluminados” que então poderiam gritar que este vírus afinal mata menos gente que a doença A, B ou C.
Jovem ha algum problema em fazer comparacoes de outras doencas por ano, inclusive o covid ? La que tu nao gostes de ver isso o problema e teu.
Estranho, muito estranho, no concelho onde moro, estamos com um rate de 20 casos por 100 mil habitantes e aparece com a mesma cor do restante país?
PS: a 15 dias…
As cores no mapa apresentado são por distrito, não por concelho.