Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Conheça os efeitos colaterais da vacina da Pfizer/BioNTech

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Melo Dias says:

    Tantos efeitos secundários e com taxas 80%…..

    • Nuno Santos says:

      Reação tópica junto ao local de imunização (braço) (84,1%)
      sabe o que é isto ou não?

      • Anom nino says:

        E que tal explicar

        • Joao Luiz says:

          é uma reação extremamente dolorosa e angustiantes podendo levar a homens e mulheres ao choro, para ter uma ideia de como é a dor e a forma que fica na pele, ela se compara ao uma terrível picada de mosquito

          • FAR says:

            Pare de desinformar!

            Reação tópica pode ser uma vermelhidão e/ou inchaço na zona da picada. NÃO diz NADA sobre as dores lancinantes que refere.

          • Asdrúbal says:

            porquê “extremamente dolorosa e angustiantes”????

            Tanto quanto sei, uma reação tópica também pode ser “apenas” um inchaço, um “vermelhão”, uma comichão incómoda… algo perfeitamente comum a várias vacinas e que desaparece naturalmente após alguns minutos/horas

            NOTA: “tópica” refere-se à via pelo qual é administrado um medicamento (p. ex., via oral, via inalatória, via tópica ou via injetável). Tendo por objetivo o diagnóstico, o tratamento, a cura, o alívio ou a prevenção de problemas de saúde, os medicamentos são administrados no organismo por diferentes vias

          • Diogo says:

            ahahah esta agora fez-me rir 🙂

          • eu2 says:

            Isto devia estar explicado no pplware e não nos comentários.

          • carlos de aveiro says:

            Caro João… certas pessoas não conseguem entender um comentário sarcástico e irónico…

          • rjSampaio says:

            O que me ri com isto, todo o ódio é texto escrito, mas não leram a última frase…

  2. PORTUGAL says:

    Adoro tomar vacinas para ficar doente

  3. Thomas says:

    Eu só tomo “vacina” daqui a 1 ano (2022). Prefiro aguardar e ver quais serão os resultados a longo prazo. Até la tomo todas as precauções necessárias e obrigatórias.

    • Carlos Faria says:

      Deves ser sangue de mistura.
      Portugueses sempre foram primeiros em muita coisa. Hoje somos assim, com medo de uma vacina

    • Luis Silva says:

      +1
      Também estou de acordo, eu vou esperar para ver.
      Demasiado rápido para meu gosto e várias ao mesmo tempo.
      E não venham com a treta de evolução das tecnologias porque geralmente uma vacina leva tempo.
      Achei esta muito depresa demais.

      • Luisão says:

        Amigo foram décadas de pesquisa e sim existe tecnologia avançada aplicada nesta vacina, se não acredita isso é outro assunto… é a vacina ideal e mais eficaz? Provavelmente não, mas é a que há e o mundo e em particular as pessoas querem trabalhar, saír para a rua, estar com amigos, família, viver a vida na denominada “normalidade”. E 95% de eficácia em tão curto espaço de tempo é óptimo.
        Continua a espantar-me a ignorância, mas mais ainda a falta de solidariedade, sensibilidade e compreensão. Só leio “vou esperar para ver”, do género “deixa ver se os outros morrem ou se ficam doentes, para ver se vou correr para a tomar”. Sim, claro somos livres de a tomarmos ou não.
        Obrigado Humanidade andamos todos a evoluir bastante… falta aprendermos para sermos mais boas pessoas, solidários e não olharmos só para o nosso umbigo

    • Asdrúbal says:

      Sabe o que é uma vacina?

      – Uma vacina é uma preparação de antigénios (partículas estranhas ao organismo), que quando é administrada a um indivíduo provoca uma resposta imunitária protetora específica para um ou mais agentes infeciosos.

      – Os antigénios das vacinas podem ser bactérias ou vírus inteiros, mortos ou atenuados, ou fragmentos desses microrganismos.

      – Os antigénios escolhidos para as vacinas são imunogénicos, ou seja, desencadeiam uma reação imunitária e não provocam a doença.

      Lembre-se:
      – As vacinas utilizadas atualmente são eficazes e seguras, e estão sujeitas a um controlo de qualidade rigoroso;
      – Nenhuma reação adversa comum é mais grave do que a doença alvo da vacina.

      Fonte: https://www.hospitaldaluz.pt/pt/guia-de-saude/saude-e-bem-estar/77/reacoes-as-vacinas

      • Bruno M. says:

        ATENÇÃO!

        A vacina para Covid19 é feita com tecnologia diferente e não contém bactéria ou virus inactivo!!!
        É feito com mRNA que contém material genético do virus que após entrar no organismo irá dar instruções às células para combater o vírus!!
        Após a replicação destas instruções o material genético contido na vacina será destruido pelo organismo.

        Já existem vacinas em estudo e com eficácia para combater certos tipos de cancro!

        No entanto, para já não há nada que indique que esta nova vacina não seja seguro! Aliás, todas as pessoas que a testaram reagiram bem à mesma pelo que a percentagem de pessoas com sintomas considerados graves não difere das vacinas comuns!

      • eu2 says:

        E as vacinas de mRNA dão às células instruções para produzir as proteínas espigão do sars-cov-2, aquelas que tornam o vírus um coronavírus e que lhe permitem entrar nas células.
        O sistema imunitário aprende a combater e destruir essas proteínas por ser estranha ao organismo. Quando o vírus chegar do exterior, o organismo ataca imediatamente deixando-o careca, impedindo-o de infetar as células.

        Essas proteínas não são o vírus, são apenas uma parte que não funciona sozinha (como um braço), logo não tem como causar a doença COVID-19.

        As instruções dadas pelo mRNA às células são temporárias e são descartadas passado uns 2 meses. Entretanto, o organismo já ganhou defesas contra a proteína espigão do vírus.

        Espermos que o vírus não mute a ponto de tornar as proteínas espigão tão diferentes do que eram antes para que o sistema imunitário não deixe de as reconhecer como tal. Pode ter as mutações que quiser, desde que não altere [demasiado] a proteína espigão.

    • Paco says:

      Se lá chegares, por não tomares a vacina.

  4. Rui says:

    E a esterilização das pessoas?

    https://youtu.be/1DBl3stynnk
    minuto 8:40!!!!!!

    • Ola says:

      E pronto tinha que vir as teorias da conspiração. O pior vírus que existe são AS PESSOAS.

    • Carlos Faria says:

      e deixares de ser retardado?

    • Steven says:

      Oh atrasadinhos…por isso é que estão a dar prioridade aos velhotes…é que eles aí dá devem fazer filhos…dassS que gente burra

    • PI says:

      Posso estar errado, mas no contexto em que ele falou, parece-me a mim, que se refere que com a vacina, a funcionar na ordem dos 60%-70%, o teu sistema imunologico passa a ser capaz de “travar” a replicação do vírus no teu corpo. Se pesquisares o termo “sterilizing immunity” (acho que é assim) deve estar relacionado com isto. Capacidade do sistema imunitário ser capaz de travar um agente patogénico de se replicar no teu corpo.

      • Rui says:

        Pode ser, mas repare que até o entrevistador quase que mandou calar o senhor!!!!!
        A verdade é que a vacina não é recomendada a grávidas!!!!!

        Eu não tenho ideias pré-concebidas sobre quase (quase) tudo. Sou um ferveroso adepto das vacinas, os meus filhos tomaram todas as vacinas obrigatórias e todas as opcionais recomendadas pelos pediatras, mas…… desconfio de uma vacina feita em tempo record e sem se conhecer os efeitos secundários a longo-prazo!

        Começar a vacinar os idosos é uma boa ideia, muito provavelmente já não estarão cá para sentirem os efeitos secundários!!!!!

        • rui says:

          Boas.
          Ainda não pode ser tomada por gravidas, pois ainda faltam testes nessa area, e apesar de quase de certeza ser segura, melhor não arriscar.
          Cooncordo que foi feito em tempo record mas:
          – O conhecimento no fabrico das vacinas tem muitos anos (mais de 50/60), e estar a comparar o agora com há 50 anos….
          – Esta doença fez com que as empresas se unisem e partilhassem conhecimento e tecnologias, o que ajudou imenso ( nunca tinha acontecido)
          – Todos os passos foram cumpridos, apenas foram feitas (na parte logistica apenas) ao mesmo tempo. Na parte clinica foi cumprido.
          – Ainda hoje a EMA disse que esta a analisar tudo e que vai dar o seu parecer no final do mês.

          Esta doença é grave, com uma taxa de infecção rapida. Portugal não sofreu tanto porque confinou logo (em Março). Vê os paises que não confinaram tão rapidamemte, todos com taxas altas de casos e mortos.

          Acho bem que as pessoas tenham receios, mas quando todos os virulogistas, e outros especialistas dizem que é segura…

          Principalmente tem de se evitar mais mortes.

          • ... says:

            “Ainda não pode ser tomada por gravidas, pois ainda faltam testes nessa area, e apesar de quase de certeza ser segura, melhor não arriscar.”-se faltam testes,como pode declarar a certeza da segurança???
            -o conhecimento das “vacinas” é mais antigo do que indicou;o problema é a técnica usada nesta;e se os médicos sem fronteiras pedem que o conhecimento sobre esta técnica (a ser eficiente) seja partilhado,nega o que diz sobre “Esta doença fez com que as empresas se unisem e partilhassem conhecimento e tecnologias, o que ajudou imenso ( nunca tinha acontecido)”.
            Depois afirma”todos os virulogistas” e outros especialistas dizem ser segura;mas afirmou antes ” Ainda hoje a EMA disse que esta a analisar tudo e que vai dar o seu parecer no final do mês.”.Ou seja,a EMA não são especialistas porque só no final do mês corrente se pronunciam…e os todos especialistas dizem actualmente que é segura a vacina.
            Cumprimentos.

          • rui says:

            … Seja lá quem fores!

            Estas a distorcer o que eu escrevi.
            Sabes o que é a EMA??? Não deves saber.

            Especialistas dizem que é segura.
            EMA esta a avaliar, e vai dar parecer (de certeza favorável) a esta vacina.
            A EMA trata de tudo o que é medicamentos, vacina etc…
            Tem os seus especialistas para avaliar a vacina, e ao contrario de muita gente não usa youtube, facebook etc para dar o seu parecer.

            Esta tecnologia já é usada no tratamento de Linfomas (inclusive no nosso pais). Informa te primeiro sobre o que é. Procura tratamento de linfomas, linfocitos B e T.

            O facto de as empresas se terem unido não quer dizer que têm de dar os detalhes aos médicos sem fronteiras. Eles não são os Reis da Parada! Eles são MÉDICOS e não cientistas, Cada macaco no seu galho!
            Toda a informação sobre esta técnica tem de ser dada aos reguladores.

            As empresas investiram milhoes, alguns dados pelos governos ( e que eu saiba nada pelos médicos sem fronteiras), e têm de dar todas as informações ao reguladores e a mais ninguém, pois existe patentes!

            Ninguem vai ser obrigado a tomar. Grupos antivacinas há muitos.

          • rui says:

            Sobre as gravidas!
            Como estão a ser cuidadosos ( e ainda bem), já é motivo para dizer que a vacina tem efeitos maus para todos???
            É muito lógico isso.

          • ... says:

            Ui,ofendeu-se!
            Caro @rui…onde está a distorção?Onde está esse youtube?Onde está anti-vacinas? Usei o que o caro @rui afirmou com veemência ,não gostou,não afirmasse,porque,no espírito cientifico,qualquer afirmação é passível de exame.
            -Não use petição de principio para não cair num disparate igual.

          • rui says:

            Caro …..
            Estas enganado, não me ofendi!! Pelo que eu percebi, posso dizer o mesmo sobre o post a que respondeste! ficaste ofendido por eu não concordar com o que dizias? Por eu dizer que a EMA tem especialistas (que não são os médicos sem fronteiras)?

            O que eu afirmei com veemência ???
            O que eu disse é que EU confio na vacina.
            E que os Médicos sem fronteira são um grupo de muitos, uns dizem sim, outros dizem não! Agora não têm de ter todo o conhecimento, só porque sim.

            “Não use petição de principio para não cair num disparate igual.”
            Esta não percebi, mas tudo bem! Será sobre os linfomas??

            Com já disse, quem quer tomar toma, quem não quer não toma!
            A vacina é FACULTATIVA.

            Ainda bem que há quem não a quer. Olha se todos fossemos gostar do amarelo!

            Temos uma coisa boa: os ingleses já estão a tomar! logo pode ser que os efeitos aparecem e venham a dar razão aos anti vacinas! ( e antes que digas, não me estou a referir a ti)
            Esperança é a ultima a morrer! 🙂

            Vamos ver o que vai acontecer.
            Fica bem!

          • Bruno M. says:

            Para as grávidas, é lógico que por ser nova e ainda não ter sido amplamente testada nestas situações é uso de bom senso não serem utilizadas neste grupo!!!
            Tal como não é recomendado que quem tome a vacina nos 2 meses seguintes, engravide!

            O mesmo acontece em certos medicamentos que as grávidas ou lactantes não podem tomar!

            ISto é básico e só os teorico-conspiracionistas vêm com anormalidades!!

          • rui says:

            Bruno M.
            +1

          • ... says:

            O caro @rui não entende o que é petição de principio,no entanto,pretende elaborar raciocínios universais.Está aí o disparate,estude lógica básica.
            -Se o caro @rui afirma que “todos” os especialistas afirmam a segurança da vacina,por essa ordem de ideias,a EMA(que são especialistas,ou não?) já declarou a segurança;mas ainda não declarou,só no final do corrente mês…entende onde errou?
            -afirma que nunca se partilhou o conhecimento sobre vacinas/tratamentos;verifique o passado,imensas partilhas de conhecimento e dispensas de patentes para benefício da humanidade…os médicos sem fronteiras,e bem,pedem a partilha,para benefício da humanidade;onde está o erro disto?Ou o benefício é só para quem tem poder financeiro?
            Claro que a vacina é facultativa,qualquer procedimento médico precisa do consentimento informado do paciente;a questão é,o “informado”!!!E como explicou no seu primeiro comentário,a sua informação é mera fé.
            Cumprimentos.

          • rui says:

            Caro….

            Gosto da sua maneira de pensar.
            é o mesmo dizer que todos têm duvidas sobre a vacina, quando são apenas um grupo!

            A partilha entre empresas foi neste caso grande. Claro que NINGUEM trabalha a borla.
            Vamos imaginar que é programador, faz um programa, tem empregados que trabalharam nesse programa, cria todo o circuito, distribuição etc…ou seja gasta muito dinheiro.
            E no fim dá de borla a quem quer!

            Infelizmente Não funciona assim. Era bom que houvesse empresas assim. Até mesmo os médicos sem fronteiras precisam de dinheiro, e tem de vir de algum lado.
            Se me disser que as empresas deviam vender a preço de custo, ai concordo contigo, mas nem a santa casa dá de borla.

            Pessoalmente espero que a vacina funcione e que as coisas voltem a uma relativa normalidade.

            Fica bem assim como os teus, que isso é que é importante.

          • ... says:

            @BrunoM, as grávidas não podem tomar esta vacina,nada a haver com “bom-senso”,e sim com falta de teste especifico a esse grupo de população. Ou seja,se o “bom-senso” por falta de testes é critério,a toma será aconselhada somente a grupos de populações testadas;e com vacina/técnica recente,não houve tempo para todos os grupos.
            -acabou de fazer um favor a esses conspiracionistas como disse,quando se pretende falar em ciência.

          • ... says:

            Caro @rui,a dúvida é a base da ciência,até agora só apresentava fé,mas passou a esperança,pelo menos abandonou o fanatismo.
            -a partilha nada tem de trabalho “à borla”;mas se o seu raciocínio for aplicado,as populações sem poder financeiro,logo sem vacina,continuarão a padecer da doença;ou seja,portadores e transmissores da doença…e a vacina,perde a eficiência para atingir a imunidade de grupo desejada.Entende onde esse pensamento é fatal?
            Cumprimentos
            obs:onde está explanado que sou profeta anti-vacinas?Ou esse preconceito está em si?

          • rui says:

            Boas

            Como eu referi : “e antes que digas, não me estou a referir a ti”.

            Isso de tudo de borla é um utopia, infelizmente.
            Os países maiss pobre têm direito a vacina, ou outro medicamento essencial, mas infelizmente isso quer dizer que alguém tem de pagar, seja governos estrangeiros em ajudas, seja as firmas.
            Tudo tem um preço e o justo seria que fosse dado a preço de custo.

            Só mais uma coisa sobre as gravidas:
            Qualquer pessoa gravida NÃO pode tomar vacinas, seja ela qual for, a não ser que o perigo de não tomar seja maior que a toma.
            Nem sequer as vacinas actualmente existentes feitas com a tecnologia dita “normal”

            Cumps

          • ... says:

            Caro @rui,vou pecar(calma,sem sentido religioso) por repetição.Quando questionei a explanação de eu ser profeta(outra vez a religião,enfim) anti-vacinas,foi o sentido das suas respostas;porque a validade das mesmas,pressupõe eu defender essa atitude,logo,eu falar no “seu” preconceito!
            -outra repetição;a partilha é para benefício da humanidade,no modelo actual,só acionistas(o CEO da pfizer vender acções é um exemplo) beneficiam;nem mesmo os clientes da vacina irão beneficiar dado a doença ainda ser endémica por não ter sido partilhado o conhecimento.Fiz-me entender ?
            -outra repetição;as grávidas,se reler o que comentei,nunca afirmei que devem/não devem tomar vacina,apontei a incoerência dos comentários;por norma,é um grupo difícil de testar/toma qualquer medicamento;nem fui eu a apelar a esse grupo como validade de segurança da vacina em questão,ou de outras vacinas/medicamentos.

          • rui says:

            Caro …

            – Peço desculpa se os meus post o levaram a pensar que eu achava que era anti vacinas. Não era essa a minha intenção.
            – tem razão, eu li essa do CEO da Pfizer. Mas como eu disse infelizmente vivemos num mundo capitalista, e como os governo deixam os enormes gastos em investigação, produção aos grupos (cada vez maiores) de farmaceuticos etc… Não podemos fazer nada.
            Não concordo com nada do que o CEO fez, mas uma ovelha (bem negra) não altera o que eu disse. As vacinas deveriam ser a preço de custo. A Pfizer e seus empregados não tem culpa da vergonha de administradores que têm, e os custos de uma investigação e produção destas tem de retornar, pelo menos para não perderem dinheiro.
            -Não houve incoerência. As gravidas por norma não tomam qualquer vacina, a não ser que o perigo de não tomar seja maior que o tomar. Isso é regra porque os fetos estão em desenvolvimento, e a placenta (apesar de ser um bom filtro) não chega para tudo.
            Isso é segurança. Tambem o é para medicamentos novos.
            Isso não quer dizer que não o podem tomar, mas o risco é muito mais elevado que com o resto da população.

            Fica bem!
            🙂

          • ... says:

            Chegou à questão essencial desta vacina;não é a técnica da vacina(mRNA);não é a ciência(pro/anti-vacinas).
            -O essencial é,como disse,a atitude da gestão;por muita boa vontade dos cientistas/investigadores da pfizer,eles estão obrigados contratualmente com a empresa,e quem gere,define a política da mesma;e o comportamento do CEO levanta dúvidas.Mesmo que os cientistas da pfizer conheçam limites à vacina,não o poderão revelar;os contratos de fornecimento que incluem irresponsabilidade em caso de danos,também não auguram algo de bom.
            -a partilha do conhecimento,evitaria estas dúvidas;felizmente,existem outras variantes de vacina,não estamos limitados à pfizer(que dito de passagem,tem um historial judicial nada lisonjeador).

            cumprimentos

    • Marco B. says:

      Eu ca acho que a culpa é do 5G 😀

    • Toni da Adega says:

      E link para o Facebook tens? Só youtube nao chega, é preciso pelo menos 2 fidedignas para o pessoal levar a serio.

      • Asdrúbal says:

        Acho piada esta malta que não confia nos média (são de esquerda, seja lá o que isso queira dizer), não confiam nos especialistas, nos médicos e cientistas, não confiam em nada que tem credibilidade e reputação e depois…

        depois apresentam videos do YouTube, filmados com um telemóvel por um gajo anonimo numa cave sabe-se lá onde… que afirma que ouviu um tio dum primo afastado de uma amigo dum vizinho lá do bairro que trabalha na NASA ou o raio que o parta… e esse gajo é que a sabe toda

        E dois ainda completam o bolo com “abram os olhos” e “deixem de seguir o rebalho”, só me dá vontade de rir (na realidade de chorar, mas prontos…)

        • Bianca says:

          Essa tentativa de colar um rótulo a pessoas, e generalizar, infelizmente parece propositada.
          É atural que as pessoas não confiem nos média em geral, visto que, tantas vezes mentem, e há imensas provas disso. Pode é querer ligar assuntos que são geralmente reportados sem mentiras a outros casos em que são totalmente manipulados para favorecer certas narrativas, e isso parece-me errado!

          Não é por uma situção existir que a outra não existe! Além de que normalmente vê-se muitos anti vacinas e teóricos das conspirações retratados como de direita. Será que isso também é verdade?

          Que existem não há dúvida, agora a sua percentagem, não sabemos, seja de um espectro político ou de outro.

          Quer um exemplo ridículo? Jornalista da CNN cheira mochila que supostamente estava infectada com agente nervoso ligado aos supostos ataques químicos na Síria. Isto é jornalismo de qualidade 5*(ironia), seja qual for o a sua posição política.

    • rui says:

      Até dava jeito para evitar a procriação de alguns!!!! 🙂

      • mark casila says:

        sem duvida infelizmente os seus pais nao tinham a sua opiniao e temos de levar com as suas tiradas de genio …

        • rui says:

          ??? Porque me atacas assim??? Poderia dizer o mesmo de ti!
          E olhando para este comentário fico a pensar: Foi este o espermatozóide mais esperto ???

          Pessoal fica ofendidinho com qualquer coisa!

          Bjs na testa

    • Bruno M. says:

      Mais um com teorias anormais baseadas no “eu acho que…… vou fazer um video e todos vão fazer like, reproduzir, e eu ganho uns trocos” …. beaseadas em ACHISMOS!!! SEM QUALQUER TIPO DE FUNDAMENTO OU BASE CIENTIFICA!”!!

  5. Ola says:

    A maioria dos efeitos secundários são um bom sinal. Quer dizer que o corpo está a reagir e a aprender para o caso de ter de enfrentar o vírus no seu estado puro. Não gostei da taxa de efeitos graves. Pareceu-me mt próximo da taxa de mortalidade pelo covid19. Alguém que explique isso.

    • Rui says:

      Há aqui alguns artolas que conseguem explicar facilmente porque é que a vacina tem efeitos secundários muito graves em 4,6% das pessoas, principalmente jovens!!!!! Eu vou esperar sentado pela explicação racional!!!!!!

      • AD9 says:

        Provavelmente devido a alergias ou algum inchaço é normal que o pessoal mais novo desconheça ser alérgico a alguma coisa, enquanto que o pessoal mais velho conhece melhor o corpo e está mais habituado às próprias vacinas.
        Isso é que era algo produtivo de procurares no YouTube.

      • Toni da Adega says:

        100% dos medicamentos/vacinas tem efeitos secundários.

    • AD9 says:

      Geralmente refere se a complicações inesperadas, reacções alérgicas, dificuldade em respirar, algum inchaço inesperado, fraqueza prolongada, etc.
      Mas essa parte da tradução ficou um bocado estranha pq o total está igual á percentagem de resposta negativa em jovens e calculo que seja o intermédio entre a percentagem nos jovens e nos “menos jovens”.

    • Bruno M. says:

      “ocorreram apenas em zero a 4,6% dos participantes”
      Leste a parte do zero?!

      A estimativa que fizeram vai ATÉ aos 4.6% pelo que numa situação real (massificada) pode muito bem menor.

      Vamos ver, no entanto, é bom sinal para outras futuras vacinas para outras doenças … Como cancros e afins.

  6. AD9 says:

    Sinceramente o único número que me parece um pouco mais elevado será a percentagem de pessoas com dor de cabeça, de resto procurem os “efeitos colaterais” da vacina da gripe e garanto que vão encontrar os mesmos efeitos lá.

  7. Algo says:

    Hei de pesquisar que ingredientes contêm essas vacinas…

    • UnExpert says:

      A quantidade de vezes que já o vi a fazer copy paste desse comentário, se estivesse realmente interessado já sabia todos os componentes e de cor!
      Mas pronto eu dou-lhe atenção. A vacina deve incluir:
      – um nanochip que permite ativar ou desativar o Covid no corpo da pessoa sempre que os Illuminati quiserem (e vem com um bônus que quando é ativado a pessoa veste se á cowboy e dança o YMCA);
      -traz também aquele virus que apareceu na Bolívia só que para desilusão dos conspiracionistas aqui do sitio, só aconteceu o que acontece em 99.99999% destes casos e não passou de um contacto local (nem sequer chegou a nivel nacional mas já era o coronavirus…);
      – traz também um pouco de queijo da serra, que é para a pessoa não ficar com fraqueza;
      – e conclui com um pouco de malagueta só para arder um bocadinho para disfarçar.
      É capaz de ter mais umas couves ou assim dependendo da zona onde mas deve ser á volta disto de certeza

      • Milarilas says:

        Encontras gajos do contra e tu, em vez de explicares a sério, só lhes dás tanga para ver se esta guerra “intelectual” continua…

        • UnExpert says:

          Pah só estou a dar tanga pq ele so quer que alguém lhe responda. Tal como eu disse já o vejo a fazer este comentário basicamente desde que se fala de uma vacina, eu sei que é estúpido mas se o ser estivesse realmente interessado já sabia o suficiente até para nos ensinar a nós dm vez disso continua a fazer copy paste á procura de atenção

  8. Jose Saudade says:

    PPLWARE, se calhar estaria bem deixar claro no artigo se as percentagens são do total da amostra ou seja:
    84,1% das pessoas que tomaram a vacina tiveram reacção topica?
    Ou se simplesmente 84,1% dos casos em que efeitos secundarios foram registados tiveram reacção topica…
    É algo totalmente diferente e importantissimo de ficar claro quando se escreve algo sobre o tema.
    Obrigado

  9. mario says:

    Na realidade estes são apenas os efeitos primários imediatos. Os efeitos secundários longos não existe ainda relatório e o CDC Europeu já disse que sem esse relatório não recomenda as vacinas:
    https://player.vimeo.com/video/487879592

  10. mario says:

    Na realidade estes são apenas os efeitos primários imediatos. Os efeitos secundários longos não existe ainda relatório e o CDC Europeu já disse que sem esse relatório não recomenda as vacinas:
    https://player.vimeo.com/video/487879592

  11. João Gomes says:

    Visto tanto comentário parvo e cheios de teorias da consipração eu como sendo uma pessoa de baixa inteligencia ao que vejo aqui pergunto aos iluminados
    -Alguem ja leu uma bula de um simples medicamento? Todos eles tem efetios secundarios
    -Os efeitos secundaios das vacinas como esta e nornal, reacção imunulogica a doença, basta ver a simples vacina da gripe sazonal
    -Gravidas não poderem tomar?Nada de novo, ate alguns medicamentos pra dor de cabeça não e recomendavél.
    -E alguem acha que vão colocar uma vacina pro mercado porque sim?Que não existem testes rigorosos e que existem especialistas, sim especialistas e não “comentadeiros” das redes socias e monitorizar e a analisar?
    PS: Não sou medico nem algo parecido mas tenho bom senso.

    Vamos deixar as teorias de Youtube e Facebook e ser racionais
    -Dores na zona da picada?Alguem ja tomou penicilina?Basta ver…

  12. ervilhoid says:

    “O estudo sublinha, porém, que estas não podem ser tomadas ainda como “conclusões definitivas”.”

  13. devmiguel says:

    Desde que não seja como a vacina russa, que tem a recomendação de não ingestão de álcool durante dois meses após a administração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.