Pplware

Coronavírus (Covid-19): É seguro encomendar produtos da China?

O Coronavírus é hoje um enorme desafio da sociedade científica. O número de mortes causadas pela epidemia é significativo e ainda não há solução. A economia chinesa está em queda e todos os cuidados são poucos.

Com tanto material a ser encomendado da China a questão que se coloca é se “É seguro encomendar produtos da China?”. A Direção-geral da Saúde (DGS) responde!


Covid-19 faz vítimas noutros setores

A epidemia Coronavírus está a assustar o mundo, em especial a China. As medidas para conter esta epidemia são cada vez mais rígidas e é fundamental tomar todas as precauções. Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia. 

O novo coronavírus, intitulado Covid-19, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

No campo tecnológico, além de todos os eventos que têm vindo a ser cancelados, surge também a questão se continua a ser seguro encomendar produtos da China. Como sabemos, são várias as plataformas online que vendem produtos a bons preços, mas será que vale a pena arriscar?

 

É seguro encomendar produtos da China?

De acordo com a DGS, os coronavírus não sobrevivem por longos períodos em objetos. As pessoas que recebem encomendas ou cartas da China não estão em risco de ser infetadas pelo novo coronavírus (Covid-19).

Segundo um estudo recente, o coronavírus pode sobreviver até 5 dias em materiais como madeira, papel e plástico. O tempo de vida dependerá do tipo de material onde o vírus estiver alojado.

Até ao momento ainda não existe vacina para este vírus. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento. O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

 

Como se proteger do coronavírus?

Não tendo sido reportados casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção. Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:>

Encomendaram algo da China recentemente?

 

Leia também…

Exit mobile version