Confissões de um “Windows fanboy”! A inevitabilidade do Android
Quem me conhece sabe que sou o que há de mais parecido com um “Windows fanboy”. Não ao ponto de usar o Bing em vez do Google (posso ser um fanboy, mas não sou estúpido…), mas de evitar o mais possível qualquer coisa que não tenha a chancela da Microsoft.
Até hoje nunca me arrependi. Até hoje. Hoje foi o dia em que encomendei um smartphone Android. Sim, a sério. Mesmo. Palavrinha de honra.
Ainda não sei bem o que me espera, mas desconfio. A minha filha mais nova já tem um (apanhar Pokémon é uma tarefa dura), o meu filho também (upgrade direto de um feature phone Nokia) e acredito que a minha filha mais velha irá pelo mesmo caminho (o ginásio onde anda tem uma app… para iOS e Android, mas não para Windows Phone, claro). Falta a minha mulher, (ainda) super-satisfeita com o seu Nokia 515. E eu.
Resistir ao inevitável
No contexto do meu perfil de utilização de tecnologia, o que mais tenho que se aproxima a uma admiração pela Microsoft (e pela Nokia, já agora) é o desprezo pelo universo Apple. Que daria para outro artigo (ou para teses de psiquiatria…) e que agora não vem ao acaso.
Mas que ajuda a perceber algumas coisas. Por exemplo, que não gosto de pagar mais do que acho razoável por qualquer tecnologia nova (pagar “pela marca”, por exemplo, está fora de questão). E prefiro esperar um pouco do que pagar o custo de ser “early adopter”. Aplicada esta lógica aos smartphones isto significa que o meu primeiro smartphone (da geração “pré-apps”) foi um Nokia N80 Internet Edition; seguido – já quando o resto do pessoal andava fascinado com o iPhone – por um Nokia E75.
A primeira vez que peguei num smartphone e o utilizei por um período de tempo razoável foi na verdade um Android de uma marca que prefiro não nomear, com uma das primeiras versões do sistema operativo (e não gostei da experiência). A razão, na altura, foi simples: precisava de ter comigo mais de duas contas de email, que era o máximo que o Nokia E75 era capaz de gerir.
Do que tive mais saudades, ao mudar – ainda que brevemente – para Android foi do Nokia PC Suite, cuja sincronização com o PC ainda hoje não foi imitada. Aliás, na altura desta minha fase Nokia pré-Lumia, fazia coisas com o meu smartphone e notebook que a maioria dos meus amigos ficava a salivar: escrever SMSs no computador e enviá-los no telemóvel; usar o modem do Nokia para acesso 3G do notebook; sincronizar contactos e calendário com o Outlook. Um luxo.
Entretanto fui assistindo às dificuldades que a Microsoft tinha em acompanhar a concorrência com um sistema operativo móvel que fizesse sentido… até chegar o Windows Phone 7, no final de 2010.
Mas foi preciso esperar até 2012 e à junção de vontades entre duas das minhas empresas favoritas, por intermédio do Nokia Lumia 900, para o meu primeiro smartphone “a sério”. E para uma série de Lumias que tenho usado até hoje: 900, 820, 735, 830…
A situação das apps
Adoro o meu Lumia 830. Tirando a (péssima) autonomia da bateria, é uma máquina fantástica. O facto de possuir uma excelente câmara fotográfica e um botão dedicado a ela é algo que não entendo porque não foi imitado pelos restantes fabricantes. Coisas como o carregamento sem fios, o “double tap to wake”, o “glance screen”, o “flip to mute”, a resposta directa a um SMS a partir do ecrã de notificações…
Dizem-me que no Android podemos ter isso tudo e muito mais, através de apps. Concedo. Mas é óptimo poder ter tudo isso directamente (bem) implementado no hardware e no sistema operativo. Além disso, há algo que mais nenhuma plataforma possui e de que eu sou fã incondicional: a interface, nomeadamente a forma de personalizar o ecrã inicial e a facilidade com que encontramos as aplicações instaladas.
Então porquê mudar? Escrevi no meu blog sobre o chamado “app gap” no início de 2014 e aquilo que pensava então, mantém-se hoje: o problema, para mim, não é nem a funcionalidade do sistema operativo – antes pelo contrário – nem a falta das principais apps na plataforma (e já agora, quem tenha tido a paciência de ler o artigo, irá concluir que, em 2014, eu ainda tinha esperança de que o Windows Phone ganhasse massa crítica).
O problema é a falta de uma imensidade de pequenas apps. A app da Rede Expressos, a app do Banco “x”, a app do ginásio, a app do sistema multiroom, da smartTV, do…
O meu ponto de viragem foi uma reunião que tive há cerca de duas semanas com um cliente, um distribuidor de electrónica de consumo: dos quatro produtos novos que me mostrou, todos precisavam de apps para funcionar e… nenhum tinha app para Windows Phone.
Outra coisa que, não sendo específica do meu Lumia 830, é um problema real do Windows Phone, é a reduzida autonomia. Nas minhas mãos, uma carga esvai-se em cerca de 6 horas, o que não é aceitável. Ainda considerei comprar um Lumia 950, que agora estão muito baratos na Amazon, mas só iria resolver o problema da bateria e não o das apps. E, no final do dia, a falta de determinadas apps acaba por limitar o potencial do Windows Phone.
Agora, finalmente, percebo os fãs da Apple nos anos 90: adoravam o hardware e o sistema operativo, mas sofriam e invejavam os utilizadores do Windows e todas as suas aplicações.
No fundo, é nisso que o Android se transformou: no Windows dos dispositivos móveis. O sistema operativo que todos usam, um ecossistema que pode não ser tão polido como o da Apple mas que compensa isso pela vastidão das opções disponíveis, quer a nível de hardware, quer de software.
Tomada a (difícil) decisão, agora só faltava escolher a máquina que me irá acompanhar nesta nova aventura. O problema? Os meus requisitos são apertados: a máquina tem de ter “stock Android” ou perto disso, uma bateria que dure um dia inteiro (ou mais), ecrã de 5,5’’, processador Snapdragon (todos sabemos a situação dos MediaTek quanto a updates do Android…), leitor de cartões microSD e, se possível, botões físicos (troquei o meu Lumia 735 pelo 830 porque não consegui viver sem os botões físicos…). Apesar de, em tempos, insistir na necessidade de uma bateria removível, já cheguei à conclusão que, quando a bateria se for, também está na hora de trocar de smartphone.
Ah, e gostava de não gastar mais de 220/230 euros (ou cerca de 200€+IVA). Eu sei, eu sei – quero galinha gorda por pouco dinheiro. Mas até pode ser um modelo do ano passado, desde que o fabricante tenha garantido já a actualização para Nougat. Não vos disse que não faço questão em ser “early adopter”?
Apesar de já ter escolhido e comprado a máquina, fico curioso: o que comprariam vocês com esta “wish list”? Prometo que depois revelarei qual a minha compra nos comentários. E desejem-me sorte.
Este artigo tem mais de um ano
Por esse preço Moto G4 Plus, o que eu tenho xD.
Bom artigo, só não gostei da parte do Bing, pois não usando, conheço muita gente que gosta mais porque lhes dá os resultados que gostam. Basicamente é um hábito.
O problema dos WM são os OEM, sem OEM não há vendas. A Microsoft sabe isso, foi o que usou para vender PC’s, so que os OEM gostam mais de Android pois podem modificar a seu belo prazer mesmo que muitas vezes o consumidor não saia a ganhar.
Os meus familiares têm WM e é uma maravilha, pois deixei de ter que solucionar problemas cada semana desde que deixaram Android, o problema hoje em dia é a falta de aparelhos, pois a realidade é que o consumidor comum não sente falta de app, já que usa muito poucas no seu dia a dia.
Bom artigo.
W10m morreu e n tem apps para nada, nem meo drive…viva android e ios
meo drive está mais que morto lol
Tenho um lumia 735, e concordo com alguns pontos deste artigo e não concordo com outros. Apps? para mim, GPS, uma boa câmera e um bombrowser, é mais que suficiente. Agora para quem usou un nokia N9, sabe que falta um bom leitor de rss, um led de notificações, skype ja tem e que é mais que bom e pouco mais.
Quanto ao meo drive, quem usou um Here maps, sabem bem o que é qualidade. Quantidade de trânsito nas vias, mapas certinhos…
um bom leitor de rss? Oh celso saca o nextgen RSS que é o melhor que ha
Meo Drive? Ainda há quem use essa amostra de GPS?
O HERE We Go (antigo Here Drive) é igualmente gratuito e está anos luz à frente do MEO Drive em todos os aspectos.
Sem dúvida! Também uso o Here Maps que para mim é dos melhores sistemas
Lol, o que é isso?
Morreu?!? LOL
Na sua cabeça, com certeza
Tenho um 950 XL ,e se porventura o WM10 acabar (o que duvido )preferia comprar um dumbphone do que um IOS ou android .
Tb duvido que se o WM10 acabasse tu vivesses com um dumbphone
desenrascava-me com um tablet Windows.È que ao contrário de muitos não sou app dependente .Gostava de saber como é que esta gente vivia no tempo em que os telemóveis não tinham apps
Esse é exactamente o principal “problema” que eu vejo quando olho para a sociedade de hoje em dia, principalmente no que toca á tecnologia e á dependencia cega (chega a roçar o fanatismo) que as pessoas têm pela mesma,
As pessoas têm sempre a mania que “precisam” desta app, ou que “precisam” desta tecnologia… Aquilo que deveria servir para auxiliar e facilitar, tornou-se para muitos num bem de primeira necessidade, ou até vital.
Eu não “preciso” de nada!! É bom e facilita-me se tiver essa tecnologia, mas não vou de certeza “deixar de viver” se em algum momento não a tiver. Sei muito bem funcionar e desenrascar-me sem ela se tiver que ser! Coisa que toda a gente deveria saber fazer!
Viveria muito bem se tivesse que voltar a ter um “dumbphone” como voces lhe chamam, nome que considero no minimo, insultuoso para as pessoas que o usam (como se fossem todas burras…)
Há pessoas tão dependentes dos smartphones e do raio das apps para toda a treta e mais alguma que se amanha os smartphones acabassem acredito muita gente nem conseguiria funcionar… quanto mais saberem desenrascar-se sem ele…
É triste mas é a mais pura realidade… As minhas desculpas se alguem ficou melindrado com este comentário…
Concordo! Ja tive 3 telemoveis com android, muito bons, boas apps, também desenvolvo para android e funciona tudo bem….até que sai uma atualização e as apps começam a evoluir… E o nosso telemóvel (na maioria dos casos) nada, nem 1 atualização! Tenho um 950XL e sabe tão bem atualizar o sistema todas as semanas, sentir as mudanças, a evolução… Enfim como se não bastasse tenho a capacidade de dar as minhas aulas, de entre elas Programação, só com recurso a esta máquina ao dongle wifi da Microsoft e ao teclado e rato Bluetooth da Microsoft (bendito continuum da Microsoft)… Ja agora tudo isto por 540€! Aproveito para dizer que muito provavelmente não tenho a câmara e o microfone monitorizado como 91% dos android chineses! Quanto à falta de apps o html5 ajudará bastante. Já agora não sou fanático tenho em casa ipad 2 mini e oneplus x, excelentes máquinas….para quem não precisa de trabalho arduo.
Seria troca por troca 🙂
Exatamente! Eu uso o Bing há 4 anos e nunca senti a falta do Google. São ideias sem critério, baseado em cisma… 😉
Eu tive um 830 até meio do ano passado.
Com o w10 a autonomia piorou mas em comparação aos androids da 20-0.
Desisti do WP mesmo por causa das apps, tenho imensas saudades do “meu” 830, inclusive do sistema.
Uma coisa é certa: também tenho um Lumia 830 e posso afirmar; a bateria não dura mais de 5 horas. Já o S7 EDGE aguenta-se, mesmo a ‘esgana-lo’ 15 a 20 horas. E acredito que o problema da autonomia dos lumias é mesmo do sistema operativo. O meu Lumia 820 nem durava 5 horas 🙁 Adquiri agora o S7 EDGE e estou nas nuvens. Nada a ver! 😉
Abanava, tu estas a comparar fiat com mercedes wtfff….depende de cada aparelho, o meu lg g3 nao aguenta nem 3 horas a navegar na net, mas nao o posso comparar com um galaxy s7. Pois differentes anos diferentes specs diferentes baterias também
Tens um problema no telemóvel ou bateria obviamente. O meu G3 com 2 anos e meio dura o dia todo normalmente e passa muitas horas ativo entre chamadas, browser, gmail, YouTube e Facebook (este último sim devora bateria).
15 a 20 horas mesmo a esganar?
Deves de ter uma edicao especial do S7…
O meu S7 Edge neste momento 30% de bateria sem se lhe dar de comer desde as 8.30 da manha.
Contas rapidas…
Sao 15.16 logo passaram cerca de 6horas agora desde que o desliguei do carregador.
Tenho pouco mais de 1hora e meia de chamadas com ele feitas hoje.
70% – 6horas
30% – 2.5horas
Ou seja, total 8.5horas…
Concordo com o PC Suite da Nokia, mas em relação a precisar de app extras para o 2 tap to wake, etc… é falso.
Tenho Android, e não precisei de nenhuma aplicação extra, e ele faz tudo o que descreveu.
Pelo menos na minha versão do Android.
Boa mudança 😉
Se vais comprar um low cost, só existe uma marca que te pode dar essa garantia de actualizações xiaomi, todas as semanas tem updates.
E a OnePlus
Concordo! Tenho o telemóvel desde Julho mudei a rom custom da Gearbest e pimba daí a bocado já estava com miui 8 e já vieram 2 updates! Tive windows phone por isso sei como é o teu caso, quanto a android tive bloqueados e desbloqueados à operadora, tudo média gama antes disto tudo também tive o N80, também fui um amante incondicional Nokia. Os android tive de várias marcas (grandes marcas) e nunca tive updates. Dos mais diversos que tive só tive um ou 2 patch no máximo. Claro que tinha de fazer debrand flashar para ter algo mais actualizado e tal (e isso só quando eram desbloqueados) Sempre que possível só comprava desbloqueados por isso mesmo.
É pá tudo isso basta um telemóvel – Xiaomi Mi5 e não troco por mais nenhum e vou continuar nesta marca, sim virei fan boy de uma marca que antes nem sabia que existia. Tenho updates sem me chatear, tem tantas cenas que fazes num apice. Tirar fotos, botão dedicado? basta deslizares o ecrã bloqueado e voila estás a tirar fotos com imensos modos (mesmo do tele nada de apps) etc e podia continuar por aqui fora. Vai às novidades do miui 8 aqui na pplware 😉
Não percebo o qual o problema de usar o BING? Estudos recentes comprovam que o Bing é 89% mais eficaz que o google!
link?
Quais estudos? E mais eficaz em que tipo de buscas e para que região? É que quando pesquiso algo para Portugal o Google é muito mais certeiro que o Bing.
A única coisa que me tira mesmo do sério no Google é eu pesquisar por ex: “onde comprar farinha barata” e receber resultados de lojas no Brasil. Considerando que o meu IP é de Portugal é perfeitamente absurdo dar-me resultados do Brasil.
Atenção que há uma GRANDE diferença entre o Bing nos EUA e o Bing que usamos em Portugal. Uma diferença suficiente para que não faça sentido PARA MIM (pelo menos por enquanto) usar o Bing em Portugal relativamente ao Google.
É uma questão de hábito.
Eu uso o DuckDuckGo e dou-me bem outras pessoas só “conseguem” usar o Google….
+1
Eu dou me bem com o Google, outras pessoas só “conseguem” usar o DuckDuckGo …
Motorola e Motorola para android stock 🙂
É do que há puro no entanto fica um pouco atrás a nível de specs e existe o xiaomi mas esse não é bem puro mas não contém muito bloatware
Exactamente o que acho do w10m…sem apps é inutil embora o SO seja realmente bom só serve para fazer chamadas e sms…nem o meo drive ou google maps consegue ter, n tem 1 unica app de gps decente e não me digam que o here maps é bom pois basta escrever “embaixada da Polonia” que ele indica 3 em Lisboa!! ou Pcdiga ele indica sitios completamente diferentes e logo n é de confianca
O forte do Here Maps é o nome de ruas e o sistema de navegação GPS.
Talvez como pesquisa de empresas e afins, não seja tão eficaz.
Mas, como GPS é bem mais eficaz que o Google Maps.
Sygic é dos melhores Gps´s do mercado ,e também existe para WM .
pois mas é pago tens sempre a app nativa do win 10 m a mapas que é muito boa e precisa
Nao sei se sabes mas o here maps so ha para android. O que ha no windows, é microsoft maps, que utiliza a pesquisa da nokia, depois tens sygic, mapfactor, os mesmo que ha no android, menos os da google claro. Meo drive? Que isso…. Eu mesmo no android utilizo mais o here maps do que outro qualquer, e se falhar vou ao mapfactor
here maps tb funciona no wi«p 8.1 sabias?
“Não ao ponto de usar o Bing em vez do Google (posso ser um fanboy, mas não sou estúpido…)”
E com esta frase, acaba de ofender 21% de utilizadores de motores de pesquisa em todo o mundo….
Em 1º lugar, um grande “aplauso” ao artigo pela honestidade, e em 2º fico contente por alguém ter pensamentos idênticos aos meus…. 🙂 Quanto à sugestão para o equipamento diria SONY gama alta, mas os preços não são compatíveis… Aliás, depois de ter tido Android “puro” e depois Samsung Galaxy, o que mais me agradou foi precisamente Sony, (em questão o Z2) por ser meio termo entre “puro” e bastante personalizado.
Cumprimentos.
Z2 não desiludiu 🙂
Sony? Updates? ZERO!!!
Samsung idem, idem, aspas, aspas! Prova: tenho um Samsung! Quais as melhores marcas ao nível do update?
Até agora estou rendido à Xiaomi! Desde Julho já recebi 2 updates! E já estão a convidar beta testers para miui 8 ou é 9 com android 7! 😉
O OnePlus por exemplo
One Plus? Tem estado em queda devido a updates em falta! Só recentemente disponibilizou update para o One Plus 2 (e eu estava a pensar comprar one plus). Depois de saber desse problema e de conhecer Xiaomi, a escolha era obvia.
nlkln: Apple
Exactamente a mesma situação que se passou comigo. Tive de passar de Windows para Android em Agosto, simplesmente porque existiam muitas apps que me estavam a fazer falta. Comprei um Huawei P9 lite e estou satisfeito, alias muito mais satisfeito do que estava com o anterior. No entanto a minha esposa ainda se mantém fiel ao Windows phone… mas creio que por pouco tempo.
Muitos parabéns pelo artigo Pedro! Penso que não te irás arrepender. O Android não é nada do que era antigamente, muito mais leve, mais polido e mais estável.
Pelos meus gostos eu escolhia um Xiaomi, mas dado a preferência por um stock Android talvez fosse mais para o Huawei P8 lite.
Não te desejo muita sorte porque não vais precisar.
Não foi o Pedro Pinto que escreveu o artigo… mas sim o António Eduardo Marques!
Está no final do artigo: “Por António Eduardo Marques para Pplware.com”, o Pedro é que o colocou aqui!
A huawei também não usa Android limpo, usa a EMUI que é bastante parecida com a Miui.
Huawei não é Stock Android, bem pelo contrário
Dupla negativa. Então quer dizer que afinal é? 🙂
<>
Já explica grande parte dos posts. E os restantes editores, não era altura de dizer com quem se acham parecidos?
E que tal ler a parte final em que diz que não foi o Pedro Pinto que escreveu?
Sem dúvida que é um excelente artigo do nosso leitor e amigo que há muitos nos segue e conhece. Não é o Pedro, mas sim o António Eduardo Marques.
Acho que os editores não têm necessidade de fazer um artigo destes, nem podem. Hoje usamos tudo como utilizadores não convencionais (mas admiramos os utilizadores convencionais, aprendemos com eles). A quantidade de equipamentos que temos de usar, que somos obrigados a testar… não nos permite ter uma regra de utilização tão organizada como o António (e a maioria dos nossos visitantes).
Actualmente usamos dois, três smartphones no dia a dia. Temos “o nosso” e mais uns quantos com aplicações de serviços e tantas outras acções para aprender sobre um vasto leque de temas.
Não podemos e olhar para as plataformas como um clube, mas sim como uma ferramenta. A melhor é que mais de adequa a nós. 😉
Concordo, mas sei que ainda tem o seu clube e que o defende sempre aqui neste espaço.
Compreendo perfeitamente. Podia assinar por baixo. 🙁
Pedro, com as UWP’s as Apps depressa deixam de ser um problema, sou iOS user desde o primeiro iPhone 2G e cada vez mais estou inclinado para o Windows, neste momento a Microsoft vai mais à frente do que toda a concorrência no que diz respeito a SO, utilidade, usabilidade e funcionalidades, já para não falar em segurança. O Continuum é algo excelente e as Universal Apps ainda vão dar que falar, só agora a Microsoft vai começar a ganhar “momentum” com o Windows 10 nos smartphones. Por aqui só está à espera ver se algures por Janeiro/Fevereiro sai algum Surface Phone, caso contrário irei sem sombra de dúvidas por um HP Elite X3.
Já andamos a ouvir falar das Universal Apps ha algum tempo e o buraco que é a falta de apps para o WM é maior de dia para dia.
Não propriamente. Por exemplo o facebook, facebook messenger e instagram. Se não fossem todas universais, se calhar nunca mais chegavam ao mobile. Por outro lado, precisam de bastante optimização ainda
É certo que a existencia dessas 3 se deve às Universal apps mas o saldo continua a ser negativo. Ha mais apps a sairem do que a entrarem. Por exemplo a da amazon.
Muitas empresas estão a desenvolver apps para Windows 10 que serão universal apps, é a grande vantagem, que a médio prazo vai trazer frutos.
Hoje em dia está tudo muito colado ao conceito de smartphone, tablet e computador, com o Windows 10 a ideia é teres um device único para tudo.
Amazon tem app para Windows,o que eles retiraram foi a app do wp8
Quase meio ano antes de sair do WP para o Android já ouvia falar das UWP’s. Entretanto já estou com Android há mais de quatro meses e as UWP’s são ainda uma ténue miragem sem qualquer expressão de peso no sistema WP.
Também estive muitos meses a aguardar pelo W10 para o meu Lumia 930 e acabei por desistir, tendo apenas instalada a versão beta quando mudei de plataforma.
A Microsoft ainda não percebeu que num mercado tão dinâmico como o dos Smartphones não pode anunciar uma funcionalidade e depois estar um ano sem que a mesma seja devidamente implementada. As propostas da concorrência surgem a velocidades estonteantes e os consumidores mudam de plataforma num ápice.
Mais um como eu car Ze, aguardo ansioso pelo que vai sair das mãos da Microsoft-HP no inicio do proximo ano, caso contrário migro para o HP Elite X3.
De salientar que ainda na semana passada comprei e devolvi 2 dias depois um One Plus 3, andei com ele o fim de semana, mas não gostei do ambiente Android, aquele ecrã enorme sem vida não conseguiu bater os live tiles do meu 735. Tá certo que carregava em menos de 1h, super rápido, loja a abarrotar de apps, mas no fim de contas, o que serve para “um ou muitos” não tem de servir para mim, e eu pessoalmente não gostei. É a minha opinião, enquanto o W10M existir, eu vou-me manter nesse ecossistema. Mas atenção, para uso pessoal, a nível empresarial uso o que me calhar na rifa….
Também penso assim!
A Microsoft está a evoluir com uma visão muito à frente da concorrência. Noutra altura preferiria Apple e IOS mas agora estou mais inclinado para WM também por causa do WContinumm. Faltam ainda as UWP’s para tudo ficar como quero, mas se atendermos ao salto que a Microsoft está a dar compreende-se que queira fazer as coisas bem feitas.
O HP Elite X3 é uma solução atraente, pelo conceito minimalista e integrador de onde sobressai o Lapdock, uma opção que penso testar em breve, apesar de se destinar a um mercado restrito, poderá ser indicador para futuras soluções inclusivé de outros fabricantes. Penso que o Surface Phone será algo parecido, enquanto a Apple continua focada em melhorar a “estética”dos seus equipamentos, com ressalva para o interesse no wireless inclusivé energético, um fator critico para a mobilidade a par das comunicações.
O Windows pode ter muita coisa boa mas à frente na utilidade, usabilidade e funcionalidade parece-me questionável. Estão próximos dos outros e isso já é um bom elogio.
Vou esperar para ler “novo” artigo a relatar a experiência. As coisas boas e as más!
Nada tem só vantagens…
Como te entendo António.
Ao ler este artigo fiquei arrepiado, parecia “escrito por mim”, sem a parte dos filhos que não tenho. Usava nokias, passei por um samsung com android e acabei nos Lumias. Em Dezembro de 2015 comprei o meu ultimo: Lumia 640XL, usei até Outubro de 2016 e tal como tu, rendi-me a um android 6. Sou fan do windows 10 mobile, mas para mim não dava mais para continuar uma relação que tinha a perfeita noção de estar presa no passado.
Idem aspas!
também usava um L920, que adoro e ao qual instalei o WM10. E de ha uns 3 meses para cá, mudei para Android.
Admito que não desgosto do novo SO, mas o WM10 é de facto muito melhor em termos de produtividade: é mais rápido (mesmo um L920 noto mais rapidez do que num Huawei P9Lite), o centro de mensagens todo integrado (SMS+Skype+Viber+outros tudo num só sítio) é uma maravilha, o centro de notificações do WM10 é muito mais prático, pesquisar algo no telemóvel é muito mais prático (por exemplo, pesquisar pelo numero de telefone no histórico de chamadas é impossivel no Androd!)
Mas uma coisa fiz logo qdo recebi o Android: instalei o Outlook, o Office e mais mais algumas apps Microsoft. Felizmente que o Office existe!
Quanto a apps, sim, concordo com o Antonio. Na geralidade não notei falta de apps, a não ser no que diz respeito a bancos e outros serviços financeiros. Mas admito que me chateava profundamente ver publicidade da apps e apenas referir iOS e Android.
Tendo em conta a existencia do Xamarin que permite desenvolvimento de uma app para os 3 SOs do mercado, mantendo o mesmo código, a falta de apps não se justifica!
Eu palavra de honra que não entendo… 🙁 Provavelmente a falha é minha, mas não consigo entender como é que alguem que apesar de tudo continue a gostar mais do fincuinamento do W10m SO do que o Android ou IOS, mude para Android apenas pelas apps, eh pah desculpem mas não entendo…
Mas há assim algumas apps tão vitais para o dia a dia que existam no Android e que não existam no Windows que não “conseguem viver” sem elas?? E que essa seja a unica rasão para mudad para um SO que “gostam menos…”??
Muito bom artigo sem dúvida e não poderia concordar mais, eu quando fiz a troca do meu lumia comprei um Xiaomi, fantástica marca e os últimos modelos são bastante baratos e bons. Boa sorte com a nova expriência!
Muito bom artigo.
Também eu no inicio do mês depois das não novidades por parte da MS [sobre o Windows Phone] mudei o fraquinho 535 por um android, os requisitos eram mais básicos: dual sim e 3GB+, comprei um Asus Zenqqcoisa 3. PC Suite, saudades…
Oh Pedro como eu te percebo, especialmente quando falas da PC suite. Também gosto muito do meu Windows Phone mas no próximo upgrade provavelmente também será para um android, não pelas apps mas porque cada vez tenho mais dificuldade em perceber que futuro a Microsoft lhe quer dar.
Provavelmente escolhia um da Xiaomi ou um galaxy s5
“Pequena” correção:
“Oh António como eu te percebo”
ao preço do s5 ultrapassado, compras um xiaomi recente
nao subestimem o S5 que foi considerado melhor que o S6, em termos de valor e durabilidade é bom, pratico e até se encontra a bom preço
Vê os XIAOMI, eu tive o Redmi note 2 e o Redmi note 3 Pro e não me arrependi de tal compra, no entanto continuo com o Microsoft 950 ^^. Cá em casa somos 4, a minha mulher tem o 950XL (roubou-mo) hehe, a minha filha o Lumia 830 (a bateria dura o dia todo), tenta repor de fábrica ou então poderás ter bateria viciada, o da minha filha às vezes chega a durar 2 dias.. O meu filho usa o HP Elite x3 que comprou ao abrigo da empresa (ainda tentei arranjar um para mim mas sem efeito), todos adoramos o SO e todos (tirando a minha filha) experimentamos todos os SO´s, no entanto a escolha é de cada um e como te disse o xiaomi redmi note 3 pro e o 2 foram boas compras que neste momento infelizmente estão parados hehe
Boas compras! e Bom natal! 😉
Como tenho um Nexus 5 e a bombar 7.1 sem problemas, aconselhava um Nexus 5 usado. Ainda há poucos dias, um amigo meu comprou 1 de 16GB por 80€.. Eu até 150€ dava por ele.
Eu tenho um Galaxy S5 e a bateria vai embora muito rapido, não chega para 1 dia.
Mas tenho um amigo que tem Xiaomi ( não sei o modelo ) a bateria tem 4000mah e ele diz que a bateria dura pelo menos 2 dias.
Faz substituição numa loja. uns trocados e ficas com uma bateria nova.
Confesso que o lumia 800 foi dos telemóveis que tive até hoje que mais gostei! O design, os materiais de que era construído, o ecra, o sistema operativo que no inicio se estranha mas que depois se entranha! Mas o que me levou a mudar foi mesmo a falta de aplicações para que coisas que eu achava que “não precisava”.
No início vais estranhar, como em todas as transições, mas depois habituaste e pronto 🙂
Revejo-me neste artigo, em tudo, até na troca por android.
Sinto falta de muita coisa, (não do double tap to wake up, que por felicidade, o Xiaomi Mi5 que comprei traz nativamente, apesar de não ter o mesmo feeling).
Se valeu a pena? Ainda não sei, mas a nível de hardware, muito mais bem servido! Passar de um lumia 520 para um Mi5 é um upgrade e peras
Paciencia faz parte de qualquer escolha. Eu nao posso ir por ser moda ou seja la o que for. Obviamente que sou exigente e temos mais informacoes sobre os equipamentos. Early adotper nunca mais e nao me importo de usar o topo de gama do ano passado (seja la iOS ou Android) nas minhas experiencias tenho conseguido resultados. Andarmos a gabar de ter a ultima moda do momento e depois nao funcionar ou ter um problema nao e um investimento muito bom para o meu uso diario. Sou Portugues mas nao gosto de exibir posses nem ponho a chave do carro e o telemovel na mesa a hora do cafe.
Pedro, é um desabafo que partilho.
por causa da falta de apps tambem estou comprador de um android à troca do Lumia 640 DS que acho FANTASTICO!
Muita pena que Microsoft não leia estes desabafos.
Pedro, que maquina comprastes? 😉
Boas,
Para o PC Suite, creio que o mais parecido ao que exiges é Sony. Bateria e interface Sony também é muito forte, mas por esse preço infelizmente é para esquecer.
Tendo em conta as especificações:
HUAWEI HONOR 5X 5.5″ ?
Agora revelam se todos os que adoram o w10m mas afinal acham ele inutil e trocam…raimundo faltas tu
Não, obrigado.
Mas agradeço a preocupação.
A barba é para deixares crescer enquanto não sai o snapchat ou google apps para o teu lumia? Então vai até ao chao!
É muito simples.. eu explico devagarinho.
Atenção que isto é apenas a minha opinião pessoal e sinceramente não quero ofender ninguém.
Acho o iOS um sistema rígido e estático.
Acho o Android infantil e apalhaçado.
O Windows 10 mobile enche-me as medidas.
Basta -me desbloquear o ecrã para ter toda a informação que EU QUERO num relance. É o ecrã inicial mais vivo de qualquer OS móvel. Está tudo perfeitamente integrado e uma boa parte das coisas que faço, faço na central de notificações sem sequer precisar de abrir aplicações.
É, na minha opinião, o OS mais elegante e produtivo.
A MS não desistiu e já afirmou que a 3a grande atualização do Windows 10 vai ter um grande foco no mobile.
Quanto a serviços da Google, uso uma conta gmail para subscrições/spam e o grande YouTube que é sem dúvida a melhor coisa que essa empresa já comprou.
Dito isto, vou continuar fã do Windows 10 tanto para PC como para telemóveis.
Google apps nunca vai sair para o windows, so se um dia o android cair e windows crescer, ai a google nao vai ter escolha, mas nao vejo isso num futuro proximo
O problema da Google é mesmo esse ,o medo de perder quota de mercado para o Windows,daí bloquear as suas apps para o Windows .
Se o WM10 estivesse em pè de igualdade de apps com o android e ios ,duvido que o android tivesse mais de 30 % ou 40% de quota de mercado ,e o IOS descia a quota para 4 ou 5 % .
E até dava um rim em como a Google e a apple pagam a certos dev ´s para nunca desenvolverem para o WM10
Vai ler outra vez o artigo e os comentários. Se encontrares um utilizador de WP que, mesmo veladamente, diga que o SO era inútil agradeço que mo demonstres.
Eu compraria um One Plus One, que por esse preço arranja-se facilmente, eu tenho um LG G Pro 2 para venda, mas é um pablet, e Nougat só se for sem açúcar… já vi que existe CM13 pelo menos para ele, interessados?
Off topic: Eu tenho um lumia 640 e um meo smart a25 que ja começa a dar alguns problemas. Tive a ver a bang good e fiquei indeciso entre um ulefone metal e o xiaomi redmi 3s. Alguma sugestão? Nao gasto mais que 150€
Redmi 3s….snapdragon, qualidade, suporte e comunidade….
Muito bom artigo!
Concordo plenamente com o que foi dito aqui, também sou grande fã da tecnologia Windows e os Lumias, na minha opinião, conseguiram atingir um patamar bom no mundo dos smartphones. O grande problema, lá está, é na parte das apps. A Microsoft cria software simples e fácil de se programar para conseguir trazer programadores novos para o mundo da Windows Store, mas estes simplesmente não gostaram da ideia de ter que fazer algo.
É verdade que faltam bastantes apps neste mundo, mas as que existem, permitem ter uma interatividade com o telemóvel que penso que é muito bem conseguido.
A Microsoft tem um ecossistema bastante interessante e permite ter uma seamless experience por bastantes apps. (Eu sei que nos outros telemóveis também permite ter estas coisas, mas gostei muito mais da simplicidade que a Microsoft criou)
É pena a Microsoft ter “desistido temporariamente” desta luta, pois acho que conseguiria dar a volta à situação.
Eu tenho o Lumia 640 e gosto bastante do telemóvel!
Mas concordo com o que foi dito aqui, basicamente é seguir o lema: “Se não os consegues vencer, junta-te a eles”
Boa sorte na transição, pois sei que ainda demora pelo menos 1 semana a poder adaptar àquilo 😛
Recomendo o Moto X Play.
Revejo-me COMPLETAMENTE nesta analise. Tenho o Lumia 1520, uma grande máquina que uso muito profissionalmente, mas espero ainda por uma escolha que valha a pena… Talvez o Pixel XL…
Boa tarde,
Quero apenas dar os parabéns ao António pelo excelente artigo! Não por concordar mais ou menos com o que foi revelado, mas sim pela escrita fluída e atractiva que se manifestou neste texto! Foi um texto engraçado de se ler, uma opinião que conseguiu manifestar os seus pontos de vista de forma vincada e sem ofender ninguém!
Depois de ler alguns comentários, sugeria ao Pedro Pinto que começasse o texto com aspas, ou algo assim, pois muitos dos leitores julgam que foi ele o autor do artigo (apesar de ele tornar bem explícito que não o é, no final)
Eu tenho mais ou menos este problema, só que com o NOKIA N900… e não troco. Uso um LG L7 (sem SIM, com cyanogenmod, f-droid e sem Gapps.) apenas como GPS, para umas brincadeiras e pouco mais…
Não dá para ser bom em tudo e quando se quer fazer tudo não se é bom em nada. Isso é o que acontece com a maioria dos smartphones hoje em dia… Telefone é telefone, GPS é GPS, Consola de jogos é consola de jogos, …
Apenas a minha opinião.
Parabéns pelo artigo!
Adquiri recentemente um Nexus 5x, tem todas as specs que referiste (tirando os botões físicos), mas tem stock rom android e upgrades garantidos pela google até ao finais de 2017, por 230e.
É dificil comparar os dois SOs em termos de performance, mas acredito que o windows phone é capaz de ser ligeiramente melhor neste aspecto. No entanto, as mais recentes versões do android vêm cada vez mais polidas para consumir menos bateria e ram.
Cumprimentos.
Eu tb mudei para um Nexus 5X e posso afirmar que fiquei bastante surpreendido, positivamente, pela evolução que o Android teve desde o seu início. A transição foi muito menos “dolorosa” do que eu antecipava.
E o Nexus 5X é um excelente equipamento!
Equipamento são outras coisa. É um belo telefone, ou smartphone ou gadget.
Talvez o novo Zenfone 3.Penso que ficas um pouco acima do orçamento, mas é um maquinão.
Compartilho os desabafos e opções do autor. Comecei com Wm 7 acabei com um L 830
O BQ X5 +, é uma opção interessante
Ainda esta semana precisei de meia dúzia de app e não tinha para WP. Eu que não tocava num Android puro desde o meu G1 , o ultimo foi Mi3 não gostei muito por culpa do Mui, achei detestável. Há poucos tive smartphone Android por uns dias e gostei desta versão 6 e que me fez fazer uma encomenda e vender de seguida o meu WP650 com 3 meses. O que me fez também mudar e depois de ter tido 4 WP foi a MS ter portado as app office para Android . Por outro lado para mim o WP está morto quer se goste ou não, mas esse é o caminho do WP , que me desculpem mas esta é a minha visão do fim do WP. A única coisa que vou ter saudades é a conectividade com o Windows 10 no PC mas estou convicto que quando portarem o Cortana para o Android vai deixar de ser um impedimento. Até poderia ter ido para o iPhone mas eu não gasto mais do que $250 num telefone, acho um desperdício.
Muito obrigado pelo vossos comentários!
Vou então dizer-vos o que comprei, com base em – principalmente – dois argumentos: preço (não queria MESMO gastar mais de 200€+IVA) e autonomia (para que serve um smartphones se depois “morre” a meio do dia?). Ah, e um terceiro parâmetro: 5,5” de ecrã.
Com base em tudo isto, optei primeiro por um Moto X Play, embora contrariado por não ter botões físicos (eu sei, é uma questão de hábito… 🙂 mas odiei o meu Lumia 735 por causa disso). Mas depois, ao navegar pela Amazon Espanha, descobri uma promo do BQ Aquaris M5.5, versão 3GB/32GB, pelo mesmo preço, cancelei o Moto e encomendei o BQ. Deve chegar lá para o final da semana.
Prometo depois dizer como correu! 🙂
One Plus One em segunda mão seria uma boa opção dentro dos seus parâmetros.
Após 1 ano com o Lumia 735, troquei pelo Samsung S6 o ano passado, confesso que no inicio me arrependia por causa de interface, mas já passou 🙂
Deixo aqui uma sugestão ao António e ao Pplware. Porque me revejo muito neste artigo e por ser também “dependente” e fã do ecosistema da Microsoft, acho que seria interessante a publicação dum artigo sobre a utilização e integração do ecosistema da MS num terminal Android. A MS apostou forte nesta vertente nos ultimos tempos, eu diria mesmo que apostou mais do que apostou no próprio SO.
Boa tarde João
Pedia a sua ajuda no seguinte, se possível claro, porque não me recordo disto deverá ser lapso meu :
“integração do ecosistema da MS num terminal Android. A MS apostou forte nesta vertente nos ultimos tempos”
Como assim? Já fui insider e instalei APK´s no Lumia , alturas que permitia(bons tempos)…funcionou por exemplo com GPS. Agora integração do sistema MS num terminal Android? Não percebi…….Instalar o Win num Nexus por exemplo, num HTC com Android de fabrica é isso?
Não me referia à instalação do SO num terminal originalmente android mas sim do acesso aos productos da microsoft num terminal com SO android. Por exemplo, aceder aos contactos do outlook, ao OneDrive, toda a suite Office, etc. Resumidamente o SO ser android mas os serviços baseados na cloud serem da Microsoft e não da Google.
Ultimamente a Microsoft tem apostado muito nas apps para Android e iOS. Até um launcher têm e esse mesmo launcher dá acesso aos contactos da conta Outlook.
Obrigado João , percebido e tem razão a meu ver .
Uma boa tarde
@FT
Creio que o Pedro quer dizer que a Microsoft apostou muito mais em criar as suas próprias apps para Android e iOS do que para Windows Mobile.
Porque também sou Windows insider, com duas contas Microsoft e realmente instalar Windows num terminal Android… Também estou por fora desse assunto.
🙂
Yep era isso mesmo e concordo
Cumps
Tive que tomar uma decisão parecida recentemente, até ponderei no mesmo Motorola, acabei por optar pelo OnePlus X e estou muito satisfeito! O sistema operativo muito próximo do Android puro, mas melhor, apenas o ecrã não tem as dimensões que o António pretendia, mas para mim 5” é perfeito!
Boa tarde António Marques
Deixo aqui a sugestão para experimentar, se tiver oportunidade, o Sailfish OS. Como antigo utilizador dos Nokia symbian e meego, comprei recentemente um Intex Aqua Fish. A interface do Sailfish é muito boa, similar ao Nokia N9. Também tenho um android, mas bastou-me 10 minutos a usar a interface swipe, quando volto ao android sinto que estou a passar de cavalo para burro. A bateria de 2500 mAh, dura-me dois dias. Tem uma loja de aplicações propria, as apps são escassas, mas o sitema operativo é compativel com a play store, portanto corre aplicaçõe android. O telemóvel é um 4 core, 2Giga memória, ficou em menos de 150€. Fica aqui o desafio 🙂
Tenho mau feedback da BQ, por via de uma colega de trabalho que teve um durante dois anos. Mas esperemos que tenham melhorado o controlo de qualidade e também a periodicidade das atualizações do SO. E mais não digo.
A nível de actualizações, pelo que tenho visto, melhorou. Creio que a mudança para processadores Snapdragon é uma das razões. Agora em relação ao controlo de qualidade, vamos ver. Também ando meio indeciso a comprar um BQ precisamente por causa de ter visto bastante gente a ter os mais diversos problemas com os seus equipamentos…
Sinceramente António, acho a tua compra nao la muito boa, vindo de um lumia 735… Podias era ir com um oneplus, que vai ter atualizações por muito tempo, ou os motos, agora os BQ dao conhecidos por deixarem os aparelhos na praia. Nao sei, acho que eu nao poderia recomendar a alguém que utilizou nokia/lumia um BQ. Nada contra o aparelho, mas qualidade e depois atualizações é o que nao me surpreende
Eu teria ido para um Xiaomi MI5s 🙂
Ao ler o teu post vi muitos pontos em comum. Tenho um Lumia 930 e inevitavelmente vou ter de trocar por um Andorid e ficar a aguardar que um dia a Microsoft acredite que tem um SO mobile.
Também já fui fanboy do lumia (antes tinha android) Mas pelos mesmos motivos do António agora tenho um s5 neo e é outro mundo (By the way Tenho um nexus 5 usado para venda )
com essas caracteristicas. BQ m5.5 ou o X5 plus
Tenho um Xiaomi Redmi Note 3 Pro e é brutal. Sou o tipo de utilizador que o autor é. Revejo-me no seu texto. Não diz que este é melhor do que aquele, nem que é o melhor do mundo. Assume-se na sua preferência pessoal. Por sinal, muito semelhante à minha em vários aspetos, até nos Nokia 🙂 Só não tive telefones com Windows, nesse aspeto passei diretamente do Nokia para Android. Não comprar a última moda, gasta-se demais. Comprar a segunda ou terceira, responde na mesma, cumpre (às vezes deslumbrando), não padece de problemas de juventude, seja de software, seja de hardware, e é muito mais barato (value for money).
Em todos os itens este Xiaomi cumpre, seja na bateria (chego ao fim do dia com mais de 60% de bateria, se usar muito chego com 30%, vendo filmes e tudo), na fluidez de utilização, memória, dual sim, dual space, clone apps, clean cache e otimização/customização de memória, de bateria e de tráfego de dados (estas duas exclusivas do interface da Xiaomi – o MIUI, que por sinal já foi atualizado do 7 para o 8 apenas 2 meses depois de comprá-lo). O MIUI é baseado em Android 5.1, mas como tem montes de features fantásticas proprietárias da Xiaomi, não sinto falta nenhuma do Android 6. Impressão digital com precisão e rapidez. Snapdragon. Mais de 70 mil pontos no Antutu (ok, sei que não é o único, nem o melhor benchmark, mas sempre usei este para comparar e nunca me dei mal, não sou assim tão geek 🙂 Mas sou um utilizador intensivo e algo exigente, com pouca paciência para lags e crashes.
E preço fantástico, cerca de 200 euros. Comprei na PowerPlanetOnline um pouco acima de 200, mas há mais barato na GearBest (acima de 150 euros). O meu eleito e que recomendo é então o Xiaomi Redmi Note 3 Pro (versão c/ Snapdragon).
Por muito que me custe o W10M está morto. Segundo a IDC no primeiro semestre de 2016 tinha 0,4% de market share.
António Eduardo Marques, o texto é bom e agradável, no entanto, noto que quem fala com tanta convicção e sabedoria, não pode dizer que é uma fanboy. O texto tem em minha opinião falhas, sempre que se utiliza termos estrangeiros, deveria, entre parentes, fazer-se tradução lógica (rs). Desde que deixei os primeiros tijolos, o IO, nunca me deixou mal e, compro sempre o que os outros já não querem, de momento estou no i5 sem “s” e pacientemente espero passar para o i6 com “s”. Sou fã incontestável da MS nos PCs, sonho um dia dizer o mesmo do meu telemóvel.
Obrigado pelo comentário construtivo.
Sobre a tradução de estrangeirismos, uso-a quando a audiência é diferente; aqui no Pplware não julguei ser necessário… 😉
E de facto não é necessário
Opinião de um comum mortal, tão valida e respeitável como a de qualquer outro comum mortal.
Vale o que vale…
Talvez um Xiaomi Red Mi
Eu gosto muito da Apple, e já experimentei vários androids, mas todos eles muito lentos e cheio de porcaria…agora comprei um Nexus 6P e não tem nada a ver com o que já tive, bastante rápido porque o SO puro da google sem alterações. Muito boa câmara e bastante fluidez nas apps. Até agora sem reparos de maior. Mas continuo a gostar muito do iPhone, pena é que tenha estagnado. Pode ser com os 10 anos seja uma coisa bem diferente.
Para Android não há nada melhor que um equipamento com chancela da Google, ou Nexus ou da nova designação Pixel.
Boas,
tenho um Lumia 950 e vou esticar até não poder mais.
Consegui trabalhar com o meus documentos Office ligado a um videowall de 3×3.
Felizmente a MS sempre vai fazendo os updates do S.O., o ecrã é muito bom, a câmara é espetacular com uma belíssima resolução. Não o utilizo para os joguinhos, tenho conseguido as apps que necessito e uso o browser quando não tenho apps. Dá para safar e ter uma máquina muito boa sem os problemas dos droids e icoisos.
O que me preocupa tal como outros mencionaram é a falta de definição quanto ao futuro da MS. Incompreensível.
Bastava que a MS tivesse direcionado 1000M USD da compra da LinkedIn para este segmento, tomar umas decisões acerca do market e negociar com os OEM’s para fazer toda a diferença.
Não tenho sugestões para droids, mas vou utilizar a informação deste artigo, que gostei bastante.
Estou curioso para saber qual é o modelo.
inté
Como proprietária de um Lumia 530 só poderia concordar com tudo e assinar em baixo. Há apps, nomeadamente associadas a serviços que me começa a chatear não ter.
Estou muito arrependida da compra, confesso. Windows Phone, nunca mais!
Fiz exactamente o mesmo.
Durante anos tive equipamentos Nokia/MS, desde o seu lançamento com windows até ao ultimo modelo que tive (Lumia 650). Este ano voltei para Android, por várias razoes( as escolhas são pessoais no meu caso mas também podem ser prof na minha opinião) , desde a falta de Apps, Apps emuladas sem a qualidade, redução de espaço do Onedrive, fraco DEV e investimento na Store, … etc . O SO tem qualidade assim como os equipamentos porem sem uma loja que concorra com Android e IOS é complicado. Os próprios fabricantes das Apps não as fazem para Win na sua grande maioria…. o trunfo com o continuum, que seria inicialmente suportado por mais equipamentos do que na realidade veio a suportar(que a meu ver é bom) não mudou nada nem veio a dar qualquer boost na expressão de mercado do win10 M.
Se a Nokia conseguir abocanhar 0,4% de todo o mercado, com o Android, já é bom.
Eu tenho um WP e um Android. Uso o Android porque me fartei de não ter aquela app nacional que toda a gente tem exceto os WP’s.
Qual delas… São tantas 🙂
boa tarde, tb sou um fã dos W10, tive um 520 que adorava, depois tive um 625 e agora tenho um 640. tb gostei muito deste artigo e partilha de opiniões pq também tomei a semana passada a decisão de ir para o android pelas mesmas razões aqui apresentadas, em principio irei para o xiaomi redmi note 3 PRO de 2GB. acredito que a transição não vá ser fácil pois adoro o w10.
Excelente artigo
xiaomi redmi note 3 PRO de 2GB bom equipamento ! 😉
Com updates ! MIUI esta bom a meu ver
A questão é que Além de já ter adquirido, queria com Android stock e os Xiaomi vêm com miui.
Xiaomi, escolhe um…
https://pplware.sapo.pt/gadgets/a-actual-linha-de-smartphones-xiaomi/
Como já tem o aparelho não vou estar aqui a dizer compre este ou aquele, Android puro ou stock só mesmo os da casa mãe, os Nexus ou agora os Pixel, no entanto já há outras marcas que estão com soluções muito boas e perto daquilo que pretende.
Vou deitar-me a adivinhar, comprou um equipamento com Oxigene.
Bom artigo e se todos ao comprarem smartphone fossem tão objectivos quanto foi o mercado estaria mais limpo.
Compreendo o escritor do artigo.
Mesmo assim, eu dificilmente mudava para outro SO móvel simplesmente por causa de alguma app. Apenas se fosse algo estritamente necessário para o meu dia a dia, literalmente. E mesmo nesse cenário, talvez acabaria por usar dois equipamentos.
Mas como eu nunca senti a falta de uma app para fazer determinada tarefa que realmente preciso, não me revejo com o escritor.
Qualquer das formas, continua a culpar os criadores das apps por não fazer para WM, mesmo não tento muitos utilizadores. Porque já vi apps que tem um publico alvo tão limitado e mesmo assim tem para os 3 sistemas, que mostra que é tudo uma questão de competência da empresa que cria a app. Pois, muitas empresas que criam apps estão acomodadas e elas próprias vendem a ideia ao cliente que não vale a pena fazer para WM.
Quase parece quando vamos a uma loja, tipo Worten, e queremos comprar um equipamento WM e o vendedor acha que não percebemos nada de smartphones, pensado que é um cliente “parvo”. Ou como já me aconteceu, um vendedor estar-me a passar a ideia que comprar o Office 365 não valia nada e que era limitado…
Boa tarde pplware.
Depois de ter sugerido um tema bem mais importante, nem sequer uma resposta recebi e agora deparo-me com um post “comentário ” de um fan boy…. Há anos que venho ao vosso site! Sinceramente o que merecem é um grande LOL.
??? Talvez mais bem explicado alguém percebesse, não?
Sinceramente, eu tenho um Microsoft Lumia 950 XL acompanhado de um Surface Pro 4 e uma Xbox One. Sou um fanboy do Windows, não poderei negar isso e acompanho a história desde há uns anos para cá.
O Windows deu um tiro no pé com o Windows 8 e 8.1 mas nota-se bastante o amadurecimento do sistema, sendo que este funciona num todo. Ando na universidade e digo-vos, em termos de produtividade não encontro melhor para mim. Estou nas aulas uso o meu surface para estudar e ver a matéria, tendo sempre tudo na nuvem, no OneDrive. Saio das aulas e indo no metro aproveito também para ver a matéria e tenho o word sempre disponível com os últimos apontamentos já no telemóvel. Quer esteja no pc, recebo notificações do telemóvel, dando-me a possibilidade para enviar mensagem pelo PC. É verdade que sinto falta talvez de aplicações como o Snapchat, mas no entanto não sinto falta de mais nada. Preciso de Uber tenho a aplicação, Facebook, Instagram e Twitter têm as suas aplicações fluídas e o sistema é bastante leve, já para não falar das vantagens enormes que existem. Há uma conexão enorme em ter o Windows 10 Mobile, sim, é verdade que faltam muitas aplicações, mas também não é esse o objetivo da Microsoft. O seu objetivo passa para ter poucas aplicações mas que sejam boas. Para quê ter 100 aplicações de Lanterna? É simplesmente inútil. Sempre fui do lema “pouco e bom” e é por isso que adoro o Windows, prefere ter uma loja com aplicações de qualidade que em quantidade.
+1
eu tenho um Nokia Lumia 925 que gosto mto mas chateia-me nao ter as app que preciso todos os dias como o Flightradar24 ou da ANA aeroportos (agora Vinci). É que ir ao browser para cada um destes é lento devido aos sites nao estarem mto formatados para tlm… alternativas no windows sao zero a estas aplicações (se alguem souber de alguma)… mas enquanto durar e estiver bom, fico com com ele… só se me fartar ou o Windows Mobile morrer…
FlightAware… não servirá!?
+1000
Revejo-me a 200% no artigo. Mudei também para Android há cerca de quatro meses depois de ser um utilizador contínuo de Windows Phone desde 2012. Tive um HTC 8X, um Lumia 1020 e um Lumia 930.
De facto o que me custava mais era a ausência das pequenas aplicações que me poderiam facilitar o dia a dia mas que nunca existiam para Windows Phone. Apenas duas como exemplo: a aplicação da EDP para dar leituras mensalmente e a aplicação da Via Verde. Mas mais existiram durante os quatro anos que usei o Windows Phone. E se no início tinha ainda a esperança que a situação se fosse alterando com o tempo, a verdade é que aconteceu exatamente o contrário.
As principais aplicações estão (quase todas) disponíveis para o Windows Phone, mas mesmo nessa área existem faltas de relevo, como todos sabemos.
Lamento que aquele que é, para mim, o melhor SO móvel existente nunca vá conseguir ganhar espaço de relevo no mercado. Ficamos todos a perder (mesmo os que nunca o usaram) pois seria interessante ver uma empresa como a Microsoft a investir na evolução do SO sem ser numa perspetiva de apenas o manter à tona.
Fiquei-me pelo Android, para já, pois apesar de saber que as melhores e mais bem desenvolvidas Apps estão quase todas no ecossistema da Apple (do qual fui utilizador por cerca de 4 anos antes do Windows Phone), a verdade é que nunca me dei bemcom a rigidez da plataforma em termos de customizações e liberdade de utilização. Não sei se entretanto melhoro.
Resta-me esperar para ver o que o futuro trará em termos de revolução nos smartphones.
Adorei ler este artigo, principalmente pela honestidade. Pessoalmente passei um bocado por este dilema – apesar de recomendar Windows Phone a todos os meus amigos, dei por mim a comprar um Oneplus X quando chegou a altura do upgrade. Não imagino “onde” estaria se não o tivesse feito.
Partilho exactamente a mesma perspectiva relativamente a não comprar marcas – recuso-me, puro e simplesmente, a gastar rios de dinheiro num logótipo.
Revejo me exactamente no seu texto, e mudei de sistema a cerca de dois meses. Comprei um huawei p9 lite e estou rendido, bateria excelente, todas as apps que preciso, ecrã fantastico (5.2) chega me bem. Tem botões físicos excepto da camara,mas tiro as fotos com o leitor de impressões digitais, e aqui em frança o preço é de 225 euros desbloqueado. Tem update garantido para o android 7.
Só me arrependo de ter guardado o lumia 1520 tanto tempo… irra.
Espero ter ajudado.
O artigo praticamente descreve o meu percurso até chegar ao Android, até os meus requisitos e orçamento foram iguais. E escolhi o Moto G4.
“Além disso, há algo que mais nenhuma plataforma possui e de que eu sou fã incondicional: a interface, nomeadamente a forma de personalizar o ecrã inicial e a facilidade com que encontramos as aplicações instaladas.”
É disto que eu tenho mais medo de perder ao mudar para Android. Estou prestes a mudar também para Android por motivos profissionais, não porque me sinta incompleto com o W10M, antes pelo contrário, a nível pessoal não me falta nada. Profissionalmente preciso de um Android e o Meu Lumia 630 já está a começar a ficar antigo e com a bateria com pouca autonomia, não faz sentido comprar 2 equipamentos novos agora quando o mais inteligente seria mudar, afinal de contas o android também faz telefonenas SMS e messanging que o Windows faz… Mas ando a tentar adiar o máximo possível esta mudança e sei que vou sentir falta do W10M…
““Além disso, há algo que mais nenhuma plataforma possui e de que eu sou fã incondicional: a interface”.
Win 10 Launcher /SquareHome 2…… no Google Play , existem marcas com opções de menus semelhantes ao W10 também.
Correção o Windows 10 Mobile, que faz parte do ecosistema Windows 10, tem um roadmap bem definido:
https://www.microsoft.com/en-us/WindowsForBusiness/windows-roadmap
indica o que se está a trabalhar para laptop/PC/tablet/mobile/handheld/Surface Hub/hololens/IoT core/industry devices
Redmi note 3..unico requisito que falta é stock android mas a bateria até pede uso porque “nunca acaba”…senão moto g4 plus porém desconheço a performance da bateria
Tenho um Lumia 950Xl, adoro o bicho… mas a emana passada encomendei um Xiaomi mi5s… teve de ser.
A parte do Nokia PC Suite é verídica! Talvez o melhor programa de sincronização que alguma vez um telemóvel já teve. Perfeito
UMI PLUS E
Trás puro Android
Pode ultrapassar o problema da falta de apps usando o Edge e fixando as páginas do que pretende em inicio, podendo agrupá-las numa pasta. Refiro-me à Rede Expressos, aos Bancos etc. A questão dos botões fixos é que é difícil de resolver. Mas é uma questão que me parece que o hábito resolve. Sobre a capacidade da bateria, se optar por um Lumia 640, ou Lumia 650, cujos preços se encaixam no seu “plafond” irá certamente ficar com o problema resolvido.
Era interessante saber como corre a experiência… Daqui a uns tempos podia fazer uma actualização.
https://www.nextbit.com/collections/all
299 U.S. dollars = 282.128704 Euros
por esses preços como ja foi dito noutros comentarios, xiaomi parece a escolha certa.
Passei pelo mesmo dilema e inevitável desfecho. Desde 2004 que uso plataforma móvel Microsoft, no início do ano deixei o meu Lumia 925 (a correr W10 Insider build) de lado e comprei um Android de topo.
O que é curioso é que grande parte das aplicações e serviços Microsoft que utilizava no meu WM10 existem para Android, OneDrive, Office Mobile, Skype for Business, Groove, Xbox Live e Cortana. Na realidade o que senti falta foi da maior simplicidade do Interface Windows Mobile 10, Live tiles e algumas enterprise features nativas, senti maior dificuldade foi na gestão de contactos que se revelou extremamente difícil para quem tem várias contas Social e de email, no Windows Mobile a convergência de contactos era impecável, rapidamente aprendi que no Android se consolidar os contactos numa única conta tudo se torna mais fácil para evitar duplicados.
A grande razão do meu abandono nem foram as Apps, foi a ausência de commitment na apresentação de novos dispositivos e um adiar para aquilo que se espera ser um relançamento da plataforma algures em 2017.
Aquilo que vejo nas Universal Apps do Win10 é interessante, cada vez é maior o leque e com maior qualidade também, por outro lado a convergência da lógica do Continuum, lançamento do Redstone 2 com novas features (o tal creative pack…), novo HW em Smartphone, provavelmente a Band 3 e outro HW que se calhar nem se antecipa nesta fase, irá trazer um novo ecossistema interessante.
Certo é que no que toca a Smartphones é preciso ficar tremendamente convencido para reverter o meu Android atual para Windows Mobile.
O artigo, bem escrito, baseia toda a resolução na falta de aplicações.
Sim, a loja da M$ tem menos aplicações que a Google Play e Apple Store mas eu nunca senti falta de nenhuma. Das duas uma, ou sou um sortudo ou estou no mesmo grupo de que este artigo do PPLWARE fala: https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/utilizadores-estao-a-abandonar-as-novas-aplicacoes-moveis/
Num site da “concorrência” (entre aspas porque não é Português) foi publicado um artigo muito interessante: https://www.windowsteam.com.br/policia-de-saarland-na-alemanha-utiliza-o-hp-elite-x3-em-suas-operacoes/
São opções e eu por opção (ou por não necessitar das aplicações que falas…) mantenho-me na plataforma Windows da qual sou utilizador à bastantes anos.
Até que enfim que alguém confirma aquilo que eu penso à anos. O nokia symbian era tão bom ou melhor que o android. A certa altura na troca entre sistemas e a decadência da nokia, regredimos, porque o android, o windows phone e o ios eram bem menos que o nokia symbian e já ninguém queria nokias. Tivesse a nokia tomado outro rumo e investido mais drasticamente em APPs e hoje a symbian e a nokia seria concorrentes ombro a ombro com o ios e a apple. E os nokias tinham certamente desings mais fixes que a maior parte dos android de hoje, todos iguais e todos lisos e simples.
Compra um One Plus One 2, que é super, tem várias roms disponíveis, várias capas disponíveis, um sistema de carregamentos todo chique e está por um bom preço. Vai compensar o que vais pagar na duração e na qualidade.
Caí na mesma asneira… troquei o meu lumia 840 por um moto g 2014. Escusado será dizer que ao 2º dia ja tinha visto que tinha feito borrada. Actualmente ando com o meu antigo zenfone 5 a ver até quando me aguento com este trambolho devorador de bateria.
Estou no mesmo barco. Sou utilizador dos 3 sistemas e para mim Windows Phone é sem dúvida o melhor, e apesar de ter as principais apps, não tendo as que precisamos, especificas para a nossa utilização, torna-se limitada a sua utilização. Não posso culpar a Microsoft 100% por isto, todas as empresas deveriam ter programadores de apps para 3 principais plataformas, por outro lado compreendo que não faça sentido as empresas gastarem recursos para uma minoria de utilizadores de WP. Penso que uma das explicações para tão poucos utilizadores, uma vez que o dispositivo é melhor e o sistema operativo também, será a entrada tardia da microsoft no mundo dos smartphones.
É o meu dilema do momento : tenho o meu Lumia 820 em fim de vida. A bateria ora dura um dia, ora dura meia dúzia de horas. De vez em quando aquece e lá se vai a bateria. Desliga, reinicia, enfim. Mas o que fazer ? Iphone tá fora de questão porque o preço não compensa, agora no universo android a oferta é enorme e pondo de parte chinesices, ainda não sei bem o que faça. Que o windows é um bom sistema, é, que até agora tenho lá as apps que preciso, tenho. Mas a questão não está aí. A questão é substituir um aparelho que tem 4 anos e que está nas ultimas.
Ainda consegues arranjar Lumias bons a muito baixo preço, isto é, se não quizeres ter obrigatoriamente a ultima coisa que saiu para o mercado. Isso ou comprares uma bateria nova para o teu 820… 🙂
6h de bateria? Deve estar viciada.
Eu tenho um Lumia 950 e com os ultimos updates a autonomia tem aumentado, dura um dia sem problema algum, a jogar jogos, ouvir musica o dia quase todo, umas duas a 3 chamadas de cerca de 15 minutos cada uma, sempre com os dados ligados, e mesmo assim carrego-o de noite antes de ir para a cama ainda com cerca de 15/25 por cento.
É por causa do email. Por razões profissionais, tenho 6 contas (e mais duas de calendário) a descarregar a cada 5 minutos…
No meu Lumia 950 tenho 4 contas de email a descarregar cada 30 minutos e mesmo depois de tudo isso n#ao tenho esse problema. Ja confirmaste os updates? Provavelmente estas numa build antiga, e no marketplace deverias verificar se tudo esta atualizado tambem. So tive uma duracao de bateria tao curta com as primeiras builds.
Sou Insider (fanboy que é fanboy, é Insider!), pelo que não, não estou numa build antiga! 😉
E tenho o cuidado de desligar tudo o que não uso (incluindo NFC e GPS) incluindo notificações de redes sociais…
Estive recentemente mais ou menos na mesma situação (de adquirir um novo Android) e os meus requisitos eram praticamente os mesmos, com a diferença que o plafond era ligeiramente superior.
A escolha recaiu sobre o Moto X Style (ou Pure como é chamado em alguns países). Venho de um Moto G 1st Gen (aliás ainda o tenho e uso-o para tudo e mais ainda) e fiquei agradavelmente surpreendido com o mesmo. Espero que o X siga o mesmo caminho. Com o Plafond ligeiramente mais baixo, iria para um G4, provavelmente o Plus.
Existem telemóveis com especificações muito aliciantes no mercado mas telemóveis “chineses” tive um e bastou. A durabilidade foi ridícula e a assistência pós venda ainda pior. Existem casos e casos mas a arriscar a compra de um telemóvel “chinês” não aconselho em lojas “chinesas” a ninguém.
Já agora e por curiosidade, também sou do tempo do Symbian, um excelente OS para a altura dele. O primeiro telemóvel que tive com esse OS foi um 7650. O telemóvel mais caro que comprei até hoje. Nunca mais gastei tanto dinheiro num telemóvel, nem lá perto.
No entanto, comparando com a maioria da concorrência, justificava-se bem mais dar esses 600/700€ por um 7650, que por um Smartphone actual. Estamos a falar de um mundo de diferença entre o 7650 e a maioria da concorrência que dava apenas para fazer chamadas, enviar SMS e pouco mais. Muitos deles anunciavam como “features” toques polifónicos e ecrã a cores.
Hoje em dia a principal diferença entre um smartphone de 1000€ e um de 100€ é a velocidade. Fazem todos o mesmo, podem é fazer uns segundos mais depressa.
O WM10 ainda está numa fase muito inicial como estes artigos podem demonstrar.
http://m.windowscentral.com/windows-10-mobile-get-x86-emulation
http://m.windowscentral.com/windows-10-mobile-get-x86-emulation
Quem tem windows phone é como morar em uma ilha, pode ir para todos os cantos à nado, mas vai morrer afogado.
Windows phone é tao bom que nem a policia de ny quer os mais, deveriam reciclar todas as unidades de windows phone e fazer asfalto na liberia, na africa.
Enfim… sem comentarios…
http://www.windowsclub.com.br/microsoft-estaria-levando-programas-x86-de-pc-para-os-celulares-sugere-novo-codigo-do-sistema/
Nexus 5x (Amazon sem iva) / Moto x play / moto g4+.
BOM ARTIGO, podia perfeitamente ter sido escrito por mim, tal é a similaridade de ideias.
Isto sim é prestar um bom serviço há comunidade, quem nao sabe (como eu), apreende, quer lendo o artigo, quer lendo as imensas respostas até a data.
Já nao há pachorra para acompanhar artigos repletos de fan-boys, e as suas estupidas e descabidas respostas, que nao sendo os unicos, sao a grande maioria aqui na “loja”, nao sendo este o caso, repito.
Só não entendo as queixas com a bateria. tenho também um lumia 830 e dá para dois dias com um uso moderado. de resto, concordo totalmente. é a falta de aplicações que está a matar o windows 10 mobile. se elas aparecessem, caso algum dia isso venha a acontecer, este sistema podia sem dúvida tornar-se num concorrente mais à altura de ios e andriod.
Muito bom artigo. Uso o telemóvel apenas a titulo pessoal. Tenho um Lumia 530, depois comprei um Lumia 550 já com wm10 mas fartei-me de ter de carregar a bateria todos os dias e andar com o carregador atras de mim. Conclusão comprei um Nokia 230 cuja bateria dura pelos menos 15 (quinze) dias. Se não tiver bateria quando preciso para que me serve um smartphone xpto?
Na minha modesta opinião, pelo preço que está disposto a gastar, tem duas excelentes opções: One Plus One ou Two e o Xiaomi Note 3 Pro, ambos com Snapdragon, boa autonomia e podem ter stock android puro, claro que depois de ser “limpo”…
Após a leitura do seu artigo, a mudança foi clara e objectiva, android pode não ser muito polidinho mas brilha intensamente.
Redmi Note 3 Pro com Miui 8 até chateia de bom que é…estável, rápido, super duração de bateria, boa qualidade de som e câmara. No meu caso tem um kernel que permite DT2W e overclock = perfeito! Para quem preferir Android (quase stock – para melhor) e quiser atualizações (como é Snapdragon) instala uma rom Cyanogen e tá garantido para muito tempo.
http://learnbonds.com/132225/microsoft-surface-phone-bomb-specs/
A confirmar-se isto digam lá se ainda vale a pena dar 1000 euros por um smartphone que não vale nem de perto metade disto?
A confirmarem-se estes rumores vou com certeza comprar um assim que saia. 😀
Prometi a mim mesmo que não daria mais de 300/400 euros por um telemóvel, mas o Surface Phone é muito mais que um smartphone, virá com processador x86 (segundo os últimos rumores que confirmam essa suspeita), com uma memória mais que suficiente, com o Continuum, e tudo o resto que ainda será surpresa, não estou a ver alguém inteligente a oferecer resistência.
Se for X86 tiver 4GB de RAM e custar menos de 800€ será o meu próximo smartphone.
+1
nem que custe 1000, se o iPhone esta a ser vendido por esse preco mesmo valendo menos de metade disso, dou 1000 por um smartphone a serio.
e dá para rolar o Android?
O que interessa o Android se tiveres um verdadeiro PC de bolso a correr tudo o que existe para x86? Isso seria querrer colocar um Lamborghini a puxar um carro de bois.
Se a interface for como a do windows 8 , NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO!
Ia recomendar ao autor o BlackBerry PRIV. Praticamente android stock, teclado fisico, micro sd etc. Mas depois Li o preço limite então já estraga tudo.
Podia sempre comprar o z30
Faço das palavras do autor do texto minhas palavras! Lutei para me manter na plataforma windows na qual sempre acreditei, e continuo a acreditar na sua potencialidade… Alem disso estava super satisfeito com o meu Lumia 925 (Foi caro mas valeu o dinheiro), antes vinha da HTC com um TYTnII (excelente PDA), e sempre convivi com nokia (sem arrependimentos)… Mas exatamente pelos mesmos motivos vi me forçado a adquirir um dispositivo android neste caso um Huawei P9 Lite (que considero dos melhores equipamentos do segmento no que toca a qualidade/preço)… Uma pena ter o lumia ali parado num canto… nem o meu irmão mais novo o quer por não ter as apps “que todo o mundo usa”…. Uma coisa é certa quando precisar de um equipamento SOS por o meu android estar sempre a bloquear, cheio de bugs, etc, etc… sei que este não me falha! 🙂
Estive na mesma situação. Aqui em casa convenci toda gente a experimentar e adoptar wp. Não tencionava trocar, mas deixei de ser crente e esperar por algo que não vai acontecer (melhoria e integração dos wp). Com isto mandei vir o meu mi5 e não me arrependo de nada. Um pouco mais do que o que disseste estar disposto a dar, mas não valerá a pena?
Cumpts
Não concordo com a parte deste leitor dizer que não troca o Bing pelo Google porque não é estúpido? Eu já uso o Bing (no PC) há 4 anos e não sinto falta nenhuma do Google. O resultado das pesquisas é idêntico. Acho que isso é cisma do utilizador 😉
Compra XRN3 PRO
Meus senhores eu ca não troco o windows phone por nada ja tive topos de gama android nos quis paguei muito bem, mas nada se iguala ao windows phone para trabalhar e pessoal, tenho um dual sim e é o melhor smartphone que tenho ate hoje e ja la vão 2 anos e a sincronização com o one drive é brutal e sem falhas desde o office, fotos, etc…
A minha esposa tem o mesmo e nada a reclamar, falam muito dad apps nas a maior parte e so porcaria, as que preciso estão la praticamente todas, falam muito mas o sistema mais usado do mundo e o windows pode não ser mobile mas em pc… Espero que a Microsoft lance o surface phone senão. Compro o lumia 950 xl que e espetacular e o preço neste momento brutal
Mas isto sou eu, acho que cada um gosta do que gosta e não e preciso criticar os outros se nem sequer ussam o sistema
Cumpt
As apps… bem, isso depende de cada um e das necessidades e dependência que tem das apps.
Sim, faltam as apps dos bancos e outros serviços “mínimos”, mas eu já fazia as coisas com o telemóvel antes de existirem apps – sempre fui ao meu netbanco, sempre marquei consultas e agora até acedo às receitas online e não tenho app. Sim, usar o browser não é certamente a mesma coisa, mas faço as coisas sem problema.
Actualmente tenho um MS Lumia 950 e, honestamente, só o trocava por um Nokia 950 XL (e mesmo assim teria de ponderar por causa do tamanho).
Estou a escrever este comentário no L950 em modo Continuum e cada vez mais dou uso ao Continuum. Tantas vezes o uso para coisas básicas em vez de ligar o PC – ou coisas mais complexas e usar o TeamViewer em ambiente Continuum (ou seja, é um desktop). Não, não é a mesma coisa que usar um Android ligado a um monitor porque o Continuum não é um simples redimensionamento do ecrã do telemóvel. Eu neste momento escrevo este tópico no Edge e posso ter o mail aberto no Lumia, ou o FB, ou outra app qualquer.
Gosto dos live tiles. Aborrece-me muito o ambiente iOS estático e aborrecido. Aborrece-me o “caos” dos widgets do Android. Os live tiles são uma mais valia.
Gosto do interface do Windows 10, gosto de ter a mesma experiência no PC, no telemóvel ou no Surface.
Verdade seja dita que não recomendo o Windows 10 Mobile a qualquer um, mais não seja, porque depois a pessoa pode querer a app do banco ou do pokemon e não tem (existe ou existia uma de terceiros do Pokemon, não sei se ainda funciona e nem me interessa).
Gosto do Skype + Mensagens, gosto de ter as notificações a sincronizar com o PC e adoro a Cortana (sim, tenho a Cortana e funciona muito bem).
Se tivesse de mudar seria um esforço muito grande para mim em ter de escolher um Android (iphone, não obrigado, já me chega a cada vez mais trapalhada que tenho no imac – apple está cada vez pior).
Nota: não sou o mike que comentou lá de cima… isto de permitir nomes iguais é uma treta…
Eu tenho um Lumia 735 que comprei para conhecer o sistema, gosto do sistema e do ultimo dos Nokia detesto por não ter glance e para mim o glance é muito mesmo muito, ah e as tais apps de tantos serviços que só há para Android e iOS e já agora metam lá a nova versão do facebook que mama toneladas de memória no.. lixo, tenho também o Sony Z2 que adoro (podia dar para desinstalar certas apps que lá vêm e ficava muito contente… pela descrição que diz comprei para usar no trabalho um Ulefone Metal por volta dos 100€, android praticamente puro (apenas acrescenta gestos duplos toques e alguns miminhos assim, sem tretas de apps ícones e mascaras, tem sensor para o dedo e tamanho bom para caber no bolso
Um post que me lê os pensamentos, já tive 10 Nokias e agora um Lumia 950.. posso dizer que o melhor que telemóvel que tive foi o nokia 8210 e o melhor smartphone o lumia 800..
À 4 anos a expectativa de aplicações para os dias que correm seria outra, e isso prejudica muito o universo WM.. Contudo se me virar para android (expectante com o que a nokia vai fazer), será porque odiei a construção do lumia 950, é um telemóvel com uso excessivo de plástico e com um ecrã elegante mas frágil.. uma antítese da linha lumia lançada pela nokia.
Bem, agora já é tarde para recuar…
https://s12.postimg.org/4wf28twbh/bq_Aquaris_M55.png
🙂
Pois do bing também prefiro muitas vezes (quase sempre o Google) e Cortana “népias”… a Microsoft é tão má para ela própria que chega a tornar as apps dela melhores e mais atraentes para os outros sistemas e isso já nem se pode chamar tiro nos pés mas suicídio, do tipo uma marca fazer motores melhores e mais eficientes para vender à concorrência
BQ aquaris a4.5. Android one (puro) vai receber o Android N em Janeiro 17, 169€
Tenho windows phone desde que ainda havia a canerinha lool, o meu ultimo foi um Microsoft 640 ds. E o que mais me chateou nem foi a falta de apps, nem o facro de o telefone ser grande coisa, foi mesmo a Microsoft! Que me tirou os 30 gb que tinha recebido no Sky drive por ter comprado um HTC quando saiu o novo wm.
E a desculpa da Microsoft para o facto foi que alguns users usavam os gb da Sky drive da pior forma não me convenceu! Nem tinha que ser eu a pagar pelos pecados dos outros! Então com 15 gb na GOOGLE DRIVE mais carregamentos de fotos ilimitado mais as app convenceram me
BQ Aquaris U Plus é o mais recente, e provavelmente a melhor escolha dentro do limite de preço dos 200 + IVA já que este modelo fica em 209,90€. Se a probabilidade for elevada de queda na água, humidades, sofrer golpes, rotura de ecrã ou roubo com violência então o seguro PLUS pode ser boa ideia mas neste modelo são + 29,90€/ 1 ano (renovável no máximo uma vez)…. e convêm ler as regras do seguro, para ver se realmente compensa subscrever.
No meu caso tenho outro modelo e coloquei uma película de proteção no ecrã e uma capa integral (que este modelo aparentemente não têm) e já me safaram várias vezes de estragos durante quedas.
Por incrível que pareça, não tem transformador de corrente, se não tiver já um terá de adquirir umcarregador USB de 5.0V-1A… supostamente preocupação com o ambiente… mas cheira-me a poupança. Têm lá na loja procurando acessórios para outros modelos como o Aquaris X5, mas pode adquirir noutro lado qualquer, desde que tenha a marcação CE e seja carregador de USB 5.0V-1A deve servir.
bq Aquaris U Plus (16 GB – 2 GB)
* Ecrã de 5″
Eu adoro Windows Mobile e é de facto o melhor sistema operativo do mercado, no entanto depois de um Lumia 435, 535 e 950 que teve um encontro imediato do terceiro grau contra o solo, decidi pelo Alcatel 4… Tem o Android 6 e actualização para o 7 prevista, cartão sd, duplo micro, duas colunas – pode-se usar o equipamento para atender de pernas para o ar – double tap to awake, double tap to sleep, virar para silenciar uma chamada (de origem), flash frontal, nfc… etc.
Mas ainda sinto falta das tiles e da facilidade em encontrar uma app rapidamente. Ah e da Cortana 🙁 que é muitooooooo superior ao Google Now.
@António Eduardo Marques
E porque não um Blackberry Passport ou um z30? Ambos tem bateria razoável. Boa gestão nativa de mails e aceitam apps android. Ou então o z10 que apsar de ter uma beteria mais fraca é removivel logo podes ter sempre uma de reserva.
Não entendo como as pessoas colocam App como a coisa mais importante em um celular. Tenho um Lumia 730 com W10 e a bateria dura cerca de 12 horas. Por que? Porque uso o aparelho devidamente configurado. Desabilito recursos dispensáveis, que rodariam em segundo plano. Por aí vai. Quanto ao Android, há anos vejo pessoas com aparelho novo (Samsung) escrevendo uma simples mensagem e o aparelho trava. Precisam desmontar e tirar a bateria. Resumindo, celular é como b u n d a – cada um tem o seu / a sua. Gosto é gosto. Não se discute, dizia uma velhinha comendo ranho. Simples assim. Todos, sem exceção, têm o lado bom e o lado nem tão bom assim. Fato.
O que tem a ver a Samsung, que é uma marca, com Android que é um SO?
Um smartphone sem apps é um telemóvel, por isso é que as apps são importantes….
Para um celular a mais importante é que dê para telefonar. Para um smartphone efectivamente são as apps que se traduzem em mais ou menos funcionalidades para o utilizador. Ainda podemos arranjar sempre alternativas com funcionalidades presentes já nativamente no SO ou apps que façam o mesmo e estejam presentes no SO que utilizamos, mas no fundo serão sempre as apps que ditarão mais ou menos usabilidade de qualquer aparelho. E a prova está que mesmo o windows mobile um sistema com provas dadas do seu potencial há gente que acaba por trocá-lo assim que fica dependente de alguma funcionalidade que ou não conseguir encontrar app alternativa ou simplesmente o SO não o permite nativamente.
É claro que depois disso se pensa na qualidade do aparelho e todas as outras caracteristicas. Mas o que importa é que este faça o serviço depois é uma questão de o fazer com mais ou menos qualidade.
Acredito que se os SOs tivessem todos em pé de igualdade no que toca às funcionalidades a mercado seria outro.
Moto X Style, provavelmente se encomendar de outro país que não Portugal fica mais barato. tenho o meu e não devo mudar nos próximos tempos.
MOTO G4.
Ou então moto x play, irresistível máquina android, com a garantia de atualizações motorola(lenovo).
Quase 200 comentários só porque um qualquer cidadão decidiu mudar de Windows 10 Mobile para Android e resolveu manifestar publicamente, por canal privilegiado, essa intensão!!!
Para um SO dado como morto, diria que, no mínimo, ainda está quente!
Cada um escolhe livremente o que mais se adequa às suas necessidades e preferências, sem qualquer drama.
Há muito tempo que tento perceber todo este alarido desejando a morte de um SO. Haviam de aparecer mais dois ou três, quanto mais concorrência melhor para o consumidor, aumenta o leque de opções, estimula o desenvolvimento e a inovação, contribuindo para a redução dos preços que, neste campo são claramente abusivos.
@Darkmode, ninguém disse (bem, pelo menos EU não disse…) que o Windows Phone está morto. Aliás, ainda há uns tempos tive uma troca de impressões com o diretor de uma conhecida revista de informática sobre o assunto, e a minha argumentação era (e é) a de que o Windows Phone NUNCA morrerá, pela simples razão de que é estratégico para a Microsoft.
Acontece no entanto que as pessoas não usam sistemas operativos, usam dispositivos capazes de lhes resolver problemas. E os problemas resolvem-se com… aplicações específicas.
Até agora nunca senti falta de aplicações que não estivessem disponíveis nos meus Lumias. Agora sinto. E, por isso, vou mudar de SO – não porque não gosto do que uso atualmente (que adoro), mas porque o que uso atualmente não suporta as apps de que preciso para o meu trabalho. Simples.
Já sobre o resto, tem toda a razão. Sou de facto um cidadão comum que decidiu mudar de SO e resolver manifestar publicamente neste canal essa intenção.
Ainda assim acho que o facto de acompanhar o mercado da informática desde os anos 80, de ter fundado a Exame Informática, a BiT e o Tek.SAPO e de ter escrito uma mão-cheia de livros técnicos (muitos deles sobre o Windows, desde o XP ao Windows 8.1) deve valer alguma coisa… 😉
Caro António, enderecei-lhe com todo o respeito, reconhecimento e urbanidade o comentário à resposta que me deu.
O moderador entendeu não publicar.
Como vê, todos temos opiniões mas, nem todos temos a mesma liberdade e as mesmas oportunidades de as manifestar.
De facto tem razão, o estatuto sempre vale alguma coisa.
Começou o ruido!
Isso é prejudicial ao dialogo. Quem mete numa discussão deste âmbito ofensas pessoais envolvendo filhos e paternidade, como aconteceu no passado, demonstra de facto quem é e com que espirito está nestes fóruns.
Da minha parte nem mais uma palavra para o sr. ft.
Pode continuar fazer ruído à vontade.
Deve andar a confudir inimigos virtuais looooooooooool mas eu tenho todos os nossos posts posso enviar lhe caso seja de memória curta ou nao tenha acesso aos mesmos, filhos e paternidade ? Deve estar confuso…..nem a moderaçao deste site o permitia caro comum cidadão
Para que a mentira não pareça verdade e a imbecilidade não se confunda com integridade:
https://pplware.sapo.pt/informacao/lumia-525-alterado-corre-android-6-0-e-nao-windows-phone-8-1/
Ft-24 de Agosto de 2016 às 14:41
“o Dark Mode se tiver ou vier a ter filhos …. de um teste de ADN não se livram, para garantir que é verdade que s seus LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL não vá ser inventado”
Fim de conversa definitivo.
Ó positivo deste post é que pela primeira vez aqui uma discussão positiva, cada um colocou as suas ideias e não houve confronto entre fanboys.
Porque, desta vez, por respeito ao autor, o moderador fez o que lhe compete.
Diria mesmo que o fez com excesso de zelo porque, o comentário que fiz a resposta do António Marques, de forma cordial e correta, sem qualquer manifestação fanática, até esse foi censurado.
Agora que os fanboys e os haters tentaram, não tenho a mínima dúvida.
Espero ver este zelo do moderador em todos os outros artigos, seja qual for o assunto.
Dispensa-se a censura ao contraditório só por ser contraditório.
Lumia 930 e completamente satisfeito.
Tem uma câmara excelente, o W10 roda na perfeição, as apps que uso chegam e sobram e abateria tem boa durabilidade.
Não ando a criticar os apple fans nem os android fans pois cada um escolhe o que quer.
Tudo o que se vê numa noticia de WPhone é apples e androida a dizerem mal do sistema ou melhor da falta de apps do sistema e que já morreu.
Já morreu há tanto tempo, mas ainda anda por aí………………..
Fui desaconselhado a comprar windows phone por colegas, mas segui o que queria e estou satisfeito por agora.
Se um dia fôr obrigado a trocar logo se verá.
Eu comprei um UMI Plus. Tem Mediatek mas até agora não tive problemas nem com GPS nem com updates. A bateria de 4000mh dura bem para 2 dias excepto se andar com os dados moveis sempre ligados e em rede 4G.
Sou utilizador de um Lumia 640 há praticamente à um ano e devou dizer que acho que chegou a altura de mudar.. Procurava qualidade Nokia e encontrei um tlm desispirado, plastificado, que à nokia nao deve nada e que só de abrir a capa traseira já rachou o plástico.
Desesperei pela chegada w10, fui insider, mas aborreci-me com a instabilidade do sistema. Houve uma altura que fui insider fast e perdi num dia todas as fotos tiradas no meu dia de folga. Passei horas à procura de apps que subtituissem as que tinha no android e actualmente acho que a bateria está realmente está a gastar muito.
A mim faz falta de uma app de corrida que nao crache . Só a pouco tempo tivemos a app o facebook oficial, mas continua a fazer falta a opcao videochamada do messenger. Provalvemente irei para um P9lite, um algum telemovel da motorola, aguardo pela blackfriday até ver.
Pedro Pinto, fico ansiosamente à espera desse artigo sobre “o desprezo pelo universo Apple” 😉
Atenção… Há luz ao fundo do túnel. Microsoft não desistiu ainda. http://m.windowscentral.com/satya-nadella-microsoft-work-ultimate-mobile-device
Começo logo por dizer que tenho um Lumia 640 e que venho de um pequeno e modesto Lumia 532, depois de 2 androids de gama média.
Trabalhei 12 anos em telecomunicações, e como tal o vício de trocar de telemóveis vem desde aí. Depois de dois Androids, tive de dar o meu Samsung Galaxy à minha esposa e fui buscar um telefone barato, apanhei um Lumia 532 por 49,90€ e andei com ele um ano e meio. Fiquei apaixonado pela rapidez, pela versatilidade, pelas constantes actualizações e por tudo o que conseguia fazer com um telefone de gama baixa. Um ano e meio depois e como o ecrã todo massacrado, comprei um 640 e estou bastante satisfeito. O Windows Mobile tem evoluído bem, TODOS recebem as actualizações desde que tenham WM10. As Apps são compatíveis com todos os telemóveis. Começam a existir Apps Universais que dão para WM10 e o HTML5 é que vai ser o futuro.
Se Windwos Mobile tem falhas, claro que tem! Como se disse, faltam APPs, faltam developers de WM, falta divulgação das Apps Universais e falta afirmação da própria Microsoft credibilizando o seu WM.
Quanto ao que criticas, a autonomia… no meu caso, tenho 5 Androids em casa e o da minha esposa é um topo de gama… O meu Lumia 532 ficou sem bateria UMA vez em ano e meio e foi porque usei GPS de Lisboa ao Algarve… O meu 640 ficou uma vez sem bateria porque o dono se esqueceu de o carregar à noite e deixou o bluetooth ligado o dia todo. De resto é o meu acesso principal à net, ao Facebook, ao Instagram e ao Twiter, é a minha máquina fotográfica, o meu bloco de notas, o meu alarme, a minha agenda e uma máquina de jogos para o meu filho (agora anda no Minecraft!).
Vou fazer o mesmo. Tive nokia durante os ultimos 3 anos e meio, mas é um telemovel absuleto já há nascença devido a falta tremenda de apps k fazem do andriod a eleiçao da maioria do pessoal(ex:pokemon go). Por esse preço e conseguindo uma maquina é com os Chineses, ex:Umi Max, Xiaomi Redmi Note 3 pro, Bluboo Maya Max, Ulefone Power. Penso que a grande maioria destes phones tem um mediateck, mas o umi max já foi confirmado que vai rodar Android 7.
Tudo o que foi dito…só é resolvido por um Xiaomi com snapdragon tipo redmi note 3 pro…com 32gb e 3 ram !!!! e ainda leva troco !!!!
Update: Já recebi o bq e já o comecei a configurar à medida das minhas necessidades.
As primeiras impressões são más (“estado de choque” seria o termo mais correcto…) mas é de esperar, quando se muda depois de anos habituados a outra coisa…
Já agora, que estou no fórum mais adequado de pessoal que percebe (MUITO) mais de Android do que eu, algumas questões:
1. É suposto a app do Tumblr não suportar mais do que uma conta? E há alguma, alternativa, que o permita (uso o TBlog no WP que é impecável);
2. Alguém me sugere uma boa app de calendário que suporte contas Outlook.com? É que nem a da Google nem a própria app Outlook da Microsoft têm a funcionalidade a que estou habituado;
3. É um prazer (re)encontrar o GPS Here, com excelente funcionalidade offline e mapas que podem ficar no cartão. (Y)
4. Deve haver opção nalgum lado, mas eu não encontro: não é suposto o teclado ter um cursor? E não é suposto também ter uma tecla já com .com/.pt/etc….?
5. E não, não quero arranjar qualquer “skin” de Windows 10 para o ecrã inicial do bq – ou bem que se muda e se aprende as regras da casa, ou então é complicado…
6. O hardware, até agora, parece porreiro.
Obrigado a todos por esta longa thread de comentários. Fiquei surpreendido com a quantidade de pessoal que usou/usa o Windows Phone e é fã da plataforma como eu.
Volto a insistir: não acho que o WP esteja/vá morrer. É demasiado estratégico para a Microsoft para que isso aconteça (uma coisa é deixar de fabricar terminar, a outra é “deixar cair” o SO). E, caso volte a ter, no futuro, o suporte dos developers de software, é bem possível que “regresse”… 😉
Microsoft Lumia 640 DS, excelente máquina com excelente autonomia… Espera mais um pouco. http://www.knowyourmobile.com/mobile-phones/nokia-c1/23369/nokia-c1-leaks-running-android-windows-10-ahead-q4-2016-launch-A1
Segundo já li algures vai aparecer um software que será uma parceria entre windows e android.
Xiaomi Mi A1?