PplWare Mobile

Como saber se a sua conta bancária online foi atacada?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Rodrigues says:

    Não é suposto um programa como o Kaspersky Internet Security, devidamente licenciado, impedir o tipo de ataques que referem?

    • João Silva says:

      Ajuda bastante, mas não há milagres, sobretudo se o utilizador tiver hábitos de risco. São exemplos de hábitos de risco:

      -Instalar software pirata, utilizando os famosos cracks (grandes fontes de vírus e Cavalos de Troia);

      -Utilizar a conta de administração para tudo. A conta de administração é para administrar. Para uso corrente deve-se usar uma conta sem privilégios de administração (conta limitada);

      -Quanto pretendem instalar um programa, mesmo sendo grátis, colocam o nome no Google e “aqui vai disto” com o primeiro link que lhes aparece. Não, é aconselhável ir ao site oficial e descarregar o programa a partir de lá;

      -Carregar e instalar toda a porcaria que lhes aparece pela frente quando visitam “sites fixes”;

      -Deixar que as criancinhas lá de casa utilizem o computador dos pais. Se não têm dinheiro para comprar um computador para o pirralho, criem ao menos uma conta específica para ele sem privilégios de administração e instalem software de controlo parental.

      -Não instalar as atualizações do sistema operativo e das aplicações porque é chato. Não, deve-se manter todo o software (SO e aplicações) atualizado.

      -Utilizar o Internet Explorer ao visitar sites duvidosos. Não, deve-se utilizar outro browser alternativo. Não que o Internet Explorer seja mau, mas porque não é um simples browser, é mais poderoso (do ponto de vista do sistema operativo) que um simples browser. E se for atacado, as consequências irão ser mais graves.

      Depois há mais coisas a ter em conta, como a segurança da rede interna, etc.

    • pikax says:

      Claro que e’ suposto, principalmente quando metes um “crack” e es obrigado a desactivar o anti-virus, para o correr

      • ervilhoid says:

        Isso não siginifica necessariamente que estás a instalar um vírus, desactivas o anti-virus para que o crack possa aceder a registos e modificar ficheiros etc, claro que existem cracks que só estragam

        • pikax says:

          tas a desactivar o anti-virus estas automaticamente a abrir portas para os virus.

          Acho que nao e’ suposto o kaspersky ou outro anti-virus protegerem quando estao desactivados… ~just saying~

          • ervilhoid says:

            desactivas temporariamente, se o crack estiver “limpo”, não é por teres desactivado momentaneamente que vai entrar um vírus…

            melhor até podes desactiva-lo para sempre que não entra virus se souberes o que andas a ver…

  2. JBC says:

    Em Portugal não vai haver problema, todos os hackers sabem que estamos todos falidos. 😀

    • a says:

      ora nem mais…..:D deviam era atacar a dos politicos…

    • Azeiteiro says:

      Deixa lá, que eles usam o computador para outros fins se a conta estiver mesmo a zero… tipo usar o computador como parte de uma rede de ataque a outros computadores por exemplo, o computador pode ser uma fonte de rendimento por si só… nem precisa de ter lá nada.

  3. zecatronix says:

    A analisar pelo saldo , acho que a minha conta foi atacada.

    • Filipe YaBa Polido says:

      Às tantas 🙂 mas não deve ter sido pelos Crackers (note-se que não digo Hackers porque ao contrário da Priberam, sei a diferença)
      Acredito mais que tenha sido por outros motivos:
      – Ordenado que já por si é altíssimo em comparação com o resto da UE.
      – Pelos impostos absurdos que pagamos e não vemos qualquer retorno de jeito
      – Pelas chorudas facturas dos nossos serviços “essenciais” onde nos levam couro e cabelo
      – etc, etc, etc 😉 😉 😉

  4. po ervilhoid says:

    fia-te na virgem…

  5. Bruno M. says:

    A minha conta é constantemente atacada pelos piratas cibernéticos conhecidos por “Passos Coelho e Paulo Portas”. Tenham cuidado e não se aproximem do da sua caverda, aquela que fica para os lados da Capital….

    • Filipe YaBa Polido says:

      Ora! Exactamente, já somos 2…
      Andam a usar o trojan Impostos v2.3, e a exploit SugaReformas 1.3.
      Só lamento imenso que não usem o vírus: MaséTirarAosRicosEGrandesEmpresas v6.9 🙁 🙁

  6. Jaime Cunha says:

    (É, ainda, necessário contar com uma solução de segurança no dispositivo, com as funções de banca online segura activadas.)

    Poderiam me explicar o que é isto, eu tenho Kaspersky internet security no PC e no tablete android e costumo usar no PC “pagamento seguro” do Kaspersky, é isso ou ainda há outro procedimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.