Começa sábado! Gás natural e eletricidade mais caros…saiba quanto
Está preparado para os aumentos do gás natural e eletricidade? Inflação, recessão com perda de poder de compra, são alguns dos assuntos que assustam os portugueses, pois o cenário não é animador. No segmento do gás e eletricidade os valores vão disparar já a partir do dia 1 de outubro (sábado).
Fique a perceber quais os principais aumentos de preços do gás natural e da eletricidade para os clientes domésticos.
O JN publicou recentemente um artigo onde apresenta as principais subidas de valor ao nível do gás e eletricidade para vários comercializadores. Segundo contas feitas pelo jornal, em alguns casos, os aumentos vão pesar quase mais 40 euros na fatura mensal.
Aumentos do Gás natural
- EDP: o gás natural vai subir, em média, mais 30 euros mensais, acrescidos de cinco a sete euros de taxas e impostos;
Os novos preços vão estar em vigor durante três meses, e não durante um ano, como habitual, estando sujeitos a revisões em alta ou em baixa, no final daquele período.
- Galp: a subida da fatura do gás natural rondará os oito euros, para o escalão mais representativo de clientes
A Galp tinha atualizado o preço do gás natural em 1 de julho, com um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.
- Goldenergy: aumentos de 10 euros
Eletricidade
Ao nível da eletricidade, a EDP Comercial descartou "mais alterações até ao final do ano no preço da eletricidade", a menos que haja "situações excecionais no decorrer dos próximos meses". A Endesa comprometeu-se a manter os preços contratuais até dezembro e a cumprir os compromissos estabelecidos no mecanismo ibérico. A Iberdrola também não anunciou aumentos.
De relembrar que o Governo aprovou uma medida que permite o regresso ao mercado regulado de gás natural dos consumidores no mercado liberalizado, tal como já acontecia no caso da eletricidade. O mercado regulado oferece tarifas mais baratas, mas a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já anunciou que vai aumentar o preço.
No caso da eletricidade, os clientes no mercado regulado vão passar a pagar mais cinco euros por megawatt-hora (MWh), equivalente a uma subida média de 3% na fatura mensal.
Este artigo tem mais de um ano
MENTIRA!!! Ainda é IMPOSSIVEL passar para o mercado regulado…
Ora tentem lá…. e vao ver!!!
Mudei dois contratos a semana passada (presencialmente)…
Mudei ontem, após 1h em espera ao telefone
Quem tenha contador/rede da EDP, basta preencher o formulário no side EDPgassu.pt e em 96 horas, recebe o telefonema a pedir para enviar o comprovativo de IBAN, para enviarem o contrato para assinar e devolver.
Nas outras 5 comercializadoras é que ainda só indo ás lojas, onde dão 100 senhas, que acabam por volta das 5-6 da manhã e fazem as pessoas lá passar o dia, para serem atendidos.
Lisboagás, na Loja do Cidadão da Bela Vista. Tirei senha às 14:40, tinha 5 pessoas à minha frente, 4 balcões de atendimento a funcionar (num total de 7). Devo ter uma sorte do caraças…
Já mudei para o mercado de gás regulado na semana seguinte àquela em que foi promulgada a lei, em Setembro.
Acho que estás confuso.
Alguém sabe a morada do Galamba?
Pra quê ?? Pra ele mandar tudo e todos para o c#*¥* como fez no Twitter ?? Ele quer lá saber…
Eu acho que o Costa é que ligou lá para os mercados a dizer… opa subam o preço do gás que os tugas têm que se entreter com qualquer coisa.
Lembram-se do que eu disse aqui há tempos sobre este assunto,que pouca gente iria-se dar ao trabalho de mudar para o mercado regulado ?? Eu não disse isso ?? Disse ou não disse ?? Pois disse.De mais de 1 milhão e tal de pessoas abrangidas só pouco mais de 30 mil pessoas é que se deram ao trabalho de mudar.As outras nem quiseram saber ou a maior parte está-se nas tintas.Ora,ora…
No fim de Outubro quando levarem com o martelo vão todos a correr mudar.
Se as empresas só dão 100 senhas, em 8 lojas de todo o país e aceitam 50 telefonemas diários, é complicado mudarem. São 2620000 contas, tirando as grandes empresas, o resto ou vai para a porta das lojas das RUC ás 3 da manhã ou passa 2 a 7 horas, ao telefone à espera que atendam para saber que vai ter de ir à loja.
EDP- Disponibilizou o formulário online, em 48 horas foram 19200 pedidos. Como a EDP tem 12% das redes, dá para ver a quantidade que vão mudar… Assim que a GALP permita (79% das redes) serão 80000 pedidos, por dia.
Vai subir em média mais 30€.
Acho que é muito pouco informativo, depende imenso do valor que estão a pagar Actualmente
Com as subidas de 3 a 7 euros, por metro cúbico, é fácil fazer a conta.
No regulado já eram 1,95 euros mais barato que no livre. Com um aumento de 3%, comparado com 64% (em 3 das comercializadoras) de aumento, vai ficar abaixo de metade do preço. E lá se vão os 38730 milhões que as empresas tiveram de lucros nos 9 meses de 2022… Mais do que a soma dos últimos 4 anos somados.
Se é em média não é um caso específico.