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Cibersegurança: a culpa é do fornecedor ou da Microsoft?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Aristides Barros says:

    já vi isto num filme, foi num da saga assalto ao aeroporto, na altura terminou bem mas …

  2. TdSR says:

    Mas que grande 31.

  3. Ronaldo Oliveira says:

    Não existe a menor dúvida, se existir um culpado esse seria a empresa que cria um sistema operativo onde a falha de um componente faça falhar todo o sistema. Se o componente defeituoso ao atualizar falha simplesmente esse ficaria fora, e deveria voltar a versão anterior e todos seguirem felizes. O outro grande erro é todos colocarem seus ovos no mesmo sexto.

    • Entusiasta says:

      Não necessariamente o SO “falha” porque encontrou um software cuja operação é “defeituosa”. O BSOD é mais uma forma de proteção do que outra coisa. É possível entrar em modo de segurança e remover o software defeituoso.

      • Bruno says:

        Eu entendi o lado do que o user escreveu, o Windows sem sequer arrancar para o modo de recuperação, devia tentar desativar qualquer componente que causasse conflito, especialmente software terceiro.

        • Entusiasta says:

          Isso seria tão aproveitado para ataques maliciosos! Num sistema aberto como o Windows as empresas terceiras são responsáveis pelo software que desenvolvem e pelo que ele faz. Isso é expresso nos contratos assinados com a MS.

          Porque acham que a Apple quer o seu sistema fechado? Maior controlo do que lá entra. Mas são mercados diferentes… a MS tem um produto aberto e joga assim.

          Nem duvidem um segundo que a MS irá processar ou pelo menos pedir satisfações. Até porque tem sido injustamente a principal visada na comunicação social. Aqueles que se dizem anti fake news, apenas por audiências, crucificaram a empresa errada.

          Alguém comentou noutra notícia e eu concordo a Crowstrike pode não aguentat o numero de processos que vai receber.

          • GanhemJuizo says:

            Não.
            Está completamente errado (até dá vontade de rir).
            A MS sempre fez e continua a fazem queijos Suíços.
            Ai está o primeiro erro e culpado.
            Depois, ter criado um SO em que “qualquer um” pode interferir/mexer onde não deve.
            E o erro maior (este já não da M$ mas que ela contribuiu).
            É os IDIOTAS dos tipos das TI das empresar definirem actualizações automáticas. Haviam de ser “enforcados”. Não querem fazer o SEU trabalho. Verificar as implicações e possíveis problemas (em máquinas de teste) antes de implementarem o que quer que seja. Muito menos este tipo de SW.
            Agora querem pedir “batatinhas”???? WTF.

  4. Setirb says:

    Continuarem a dizer que a culpa é da Microsoft nao faz sentido. Eu desenvolvo um software, se esse software causa uma falha no SO, a culpa é minha que causei esse problema com o meu software. Eu como desenvolverdor é que tenho de testar e criar metodos de testes automatizados para o sistema base que vai recebe-lo. Se eu fizer um software que inutiliza o Android a culpa é da Google ou minha? Claro que é minha, que devia de testar primeiro nas varias versoes do Android que existe. O mesmo exemplo serve para o SO da Microsoft. Por isso culpar a Microsoft, na minha opiniao nao tem logica. E so afectou milhoes pelo mundo pois é o SO mais usado.

  5. Zerto says:

    Nunca vi tanta gente dizer tanta asneira desdo o texto ao comentários. Certamente para muitos foi a primeira vez que ouviram falar em crowstrike e em falcom mas desconhecem a realidade de como todo este ecossistema funciona. Sim afetou menos de 1% de todas as máquinas que correm Microsoft, mas também desconhecem que essas máquinas não estavam actualizadas. Infelizmente a começar pelas notícias sem fundamento passando por entidades de responsabilidade a irem aos telejornais falar de alhos quando o problema afinal eram batatas como se fossem o senhores da razão. Não me admira que amanhã morra alguém num hospital deste país e coloquem o mecânico da oficina da bosh a come tarde o caso.

    No final quem realmente te falhou foram todas as entidades que falharam redondamente nos processos de recuperação. Sim não foi um ataque informático se assim o fosse o mundo ainda hoje estava parado porque os planos de contingência na realidade não existem nem no papel.

    Para terminar os meu parabéns a crowdstrike por resolver uma falha em menos de 12h e cumprindo sem falhas a sua função real no mercado…. garantir a segurança dos seus clientes coisa que muitas empresas mesmo sem serem clie têm desta plataforma sofreram ataques de fishing e ransaware 100% bem sucedidos

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