Cibercrime rouba 6 milhões de euros de bancos europeus
Europol prende 49 suspeitos por ligação ao cibercrime
As autoridades policiais prenderam, na passada terça-feira, 49 suspeitos que pertencem a grupo organizado de cibercrime que actuava em Espanha, Polónia e Itália. De acordo com as informações da Europol, o grupo será responsável pelo roubo de mais de seis milhões de euros em bancos europeus.
De acordo com o jornal Público, a polícia fez buscas em 58 locais, sendo que estas acções fazem parte de uma investigação relacionada com esquemas de phishing (técnicas de acesso ilegítimo a contas bancárias movimentadas através da Internet) usados para transferir dinheiro de bancos em toda a Europa.
De acordo com um comunicado da Europol, as investigações paralelas revelaram uma fraude internacional no total de seis milhões de euros, acumulados num período muito curto. Os suspeitos, maioritariamente da Nigéria e Camarões, transferiram os lucros ilícitos para fora da União Europeia através de uma rede sofisticada de lavagem de dinheiro.
Via Europol
Este artigo tem mais de um ano
pelo titulo pensei que tivessem roubado mesmo aos bancos. Afinal, são mais uns roubos a pessoas burras que nao sabem usar a internet. Qualquer nabo acede a contas bancarias pela net sem conhecerem os problemas de segurança existentes, e depois queixam-se.
Epa não roubem a banca pá! Pronto 6 milhoes, aposto que este banco vai abrir processo de falencia por causa disto. Façam como cá, por cada 9 mil milhões façam esses bandidos pagar 100mil euros se querem velos a andar direitinhos.
6 milhões nos bancos europeus…?!
Cá foram 9.000 milhões e os culpados andam por aí a passear…
E vão continuar impunes pois em PT “desviar” compensa.
É lamentável. Não têm gestores/administradores (ou B.Portugal) como os nossos 🙂 É importante observar uma questão deveras pertinente – protegem-se muito os Bancos, claro sistemas próprios, de fora para dentro, mas ninguém (? será ?) se preveniu com roubo interno – de dentro para fora… estranha coincidência…
LF.