Chromebooks Gaming poderão ser lançados em breve com teclados RGB
Os Chromebooks são computadores com elevado sucesso e a próxima geração dos modelos com Chrome OS já estão a ser preparados. A evolução dita que além dos modelos produtivos surjam agora Chromebooks direcionados ao mundo do gaming.
Há agora informações que apontam para que o lançamento desta nova geração esteja para breve.
Com os habituais lançamentos de computadores portáteis, este ano, no segmento dos Chromebook espera-se uma grande novidade. Segundo avança o 9To5Google, estão a ser preparados vários novos dispositivos com Chrome OS, incluindo máquinas dedicadas ao universo gaming, com teclados RGB.
Chromebooks com teclado RGB para o universo gaming
Apesar dos atuais Chromebooks serem suficientes para jogos presentes em serviços como Google Stadia e Nvidia GeForce Now, com esta novidade, passará a ser possível jogar jogos completos da Steam.
A verdade é que já não é uma surpresa que a Steam pretende entrar nos Chromebooks, há um projeto com nome de código Borealis, que esta a desenvolver esforços para tornar a Steam e vários jogos para PC compatíveis com Linux, executáveis nos Chromebooks.
No entanto, de acordo com as alterações no código do Chrome OS nas últimas semanas, a Google terá começado a trabalhar para oferecer suporte a Chromebooks com teclados RGB totalmente coloridos, como um bom PC Gaming exige. Associada a esta informação, está também a possibilidade de se poderem trocar as cores de cada tecla.
Enable RGB Keyboard Support
Enable RGB Keyboard support on supported devices.
#enable-rgb-keyboard
Esta poderia ser apenas uma atualização de compatibilidade com teclados de terceiros ligados aos Chromebooks, no entanto, o site via mais além, identificando que este código está a ser trabalhado para dispositivos que ainda não foram lançados para o mercado.
Na verdade, até ao momento, a Google ainda não avançou com nenhuma informação relativa, mas é possível que em breve surjam mais novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Sem querer dizer bem nem mal ou entrar em guerrilhas, uma pergunta simples e honesta:
Qual a utilidade de um Chromebook se não estiver ligado à Internet?
Como disse, é uma pergunta sem qualquer malícia
Já usaste algum? Eu já tive um durante 2 ou 3 anos.. como teste… e é um pc como os outros, com o seu SO e apps… lol ou achas que é o chromebook é um search engine?
Eu disse que era uma questão sincera, sem malícia mas parece que não foi entendido assim
Não nunca usei nenhum e por essa razão questionei
Não penso nem acho nada porque não conheço
Depende utilidade que dás ao teu computador. Conforme o teu uso, pode ser útil ou não.
Chromebook foi criado com propósito que têm vindo a ser alargado, permite instalar Android apps e Linux apps. Sistema mais seguro.
Mas é uma boa pergunta: o computador funciona sem internet?
Tenho um há 2 meses e sinceramente embora eu inicialmente não soubesse, mas aquilo era mesmo o que eu precisava.
Leve como um tablet, com aplicações de um tablet, desempenho de um bom tablet, peso de u tablet, mas com teclado como um portátil, e no meu caso sendo um modelo “flip” dá para dobrar a tampa e fica um autêntico tablet.
Para estar descontraidamente pela casa, ou levar para fora dela.
E hoje em dia já há internet em quase todo o lado e quase tudo já se faz por internet, ou qual é o uso que fazem de um equipamento sem necessitar de internet nos dias de hoje?
Respondendo à pergunta, sim, funciona sem internet, para as aplicações que não precisam de internet, podendo também usar-se em offline google docs, sheets, Keep, calendário, etc
Com o uso da remote desktop app, não ter windows deixou de ser um problema, pois em qualquer lado me ligo ao meu pc Windows.
Obrigado. Foi um comentário muito útil. Abraço.
+1. Parabéns pelo comentário e elucidação Paulo.
Sincero obrigado pelo esclarecimento.
Por vezes aprende-se umas coisas 🙂
Provavelmente muita gente procura o mesmo que eu procurava e afinal é tão fácil, anda como irem a uma loja e mexerem vocês mesmos.
O arranque demora 5 segundos e os sistema atualiza-se sem darmos por isso em background, exatamente da mesma forma que o Google chrome se atualiza (sem travar o sistema, sem uso excessivo do processador ou do disco).
Esqueci-me ainda de referir que tem a funcionalidade multi-tarefa / multi-janelas que tem um Windows, mas com as apps da Chrome Store ou do Google Play.
Do lado negativo, apenas tenho a apontar algo que desconhecia quando o comprei.
Os Chromebooks têm uma vida útil de atualizações logo definida pelo fabricante (7 a 8 anos, dependendo do fabricante), a google assim impõe (a chamada AUE). A partir daí não há updates ao sistema operativo, mas pode continuar-se a utilizar o equipamento normalmente. Confesso que fiquei um pouco apreensivo depois de saber isto, uma vez que já tinha comprado, mas afinal, um portátil windows que dure 8 anos também já estará pronto para ir para o canto ao fim desse tempo.
Mais uma dúvida: specs mínimas recomendadas para uma utilização intensiva – muitas janelas abertas, várias apps a correr em simultâneo, Zoom, Teams…
Luís, eu pesquisei um bocado pelas caraterísticas, pois já que ia gastar dinheiro em algo para me durar uns anos, e acabei por comprar numa loja online espanhola o ASUS Flip C436, que é um i5, 16bg RAM e 512SSD. Os modelos existentes em Portugal (entenda-se com teclado português) são bem mais brandos em termos de caraterísticas. Sei que estão para sair novos modelos da ACER.
Mas não recomendava nada com menos de 8GB e 128SSD.