Chrome vai bloquear instalação de extensões fora da sua Store
Não nos temos cansado de mostrar as iniciativas que a Google desenvolve para tornar o seu browser uma verdadeira fortaleza de segurança e privacidade, protegendo os seus utilizadores contra os perigos que podem encontrar na Internet.
Várias foram as medidas que foram sendo tomadas e agora a Google anunciou mais uma, que também ela pretende evitar que os utilizadores vejam os seus browsers comprometidos.
A partir de Janeiro o Chrome vai deixar de permitir a instalação de extensões que estejam fora da Web Store do Chrome.
A medida agora decidida pela Google pretendem acabar com as situações em que sites maliciosos e com intensões menos claras conseguem levar a que os utilizadores instalem extensões pouco fidedignas e que acabam por prejudicar o comportamento do Chrome e diminuindo a experiência de utilização.
Esta tem sido a maior fonte de queixas dos utilizadores do Windows e a Google resolveu por isso terminar com esta capacidade, limitando a instalação de extensões à sua loja do Chrome.
A limitação que agora foi anunciada será disponibilizada já na primeira versão que surgir no início do próximo ano e será estendida às versões estáveis e às betas do Chrome.
As versões de desenvolvimento, Dev, Canary e Chromium vão manter a capacidade de instalar as extensões de fontes externas à loja do Chrome. Será também possível instalar extensões através de políticas de gestão Enterprise.
Com esta medida a Google pretende aumentar a segurança dos utilizadores, conseguindo evitar que a instalação de extensões se realize fora do ambiente que controla e que gere.
Por esta razão, a Google aconselha todos os que têm extensões alojadas fora da sua loja que as transfiram para lá para que todos possam ter acesso a elas ou, se preferirem, que as alojem mas mantenham anonimizadas e escondidas.
Esta medida, que está apresentada como sendo um factor de incremento de segurança, vem no seguimento de outras apresentadas e que pretendem aumentar os níveis de segurança. As mais recentes medidas limitaram o acesso às passwords do browser no OSX e mudaram a página de alerta em caso sites não fidedignos. Já antes a Google tinha implementado outras medidas.
É com estas medidas de protecção dos utilizadores que a Google consegue ter um browser que se protege e que ao mesmo tempo consegue manter elevados níveis de segurança.
A forte adesão que os utilizadores têm tido a este browser não advém apenas das funcionalidades únicas deste browser, mas também das medidas de segurança que implementa e que disponibiliza.
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
a extensão do Wareztuga já está lixada a partir de janeiro
também pensei nisto mal li a noticia
+1
Lá se vai o Wareztuga pa Chrome! Eheheh
Pensei exactamente o mesmo eheheheh
JA HA WAREZTUGA PARA ANDROID, ALGUÉM VAI POR A EXTENSÃO NA WEBSTORE DA GOOGLE
curiosamente descobri á pouco tempo a app do warez e está um espectáculo e que definição de imagem, muito bom
Alguém me arranja convite para o wareztuga?
Heheh aliás acho que nem com o firefox já trabalha.
Não me preocupo, são pequenos mimos ilegais que nunca deviamos ter 😀
Embora desse um jeitasso 😀
No problem, eu uso o XBMC 😀
Mas se o suporte web deixar de existir eles não vão manter o serviço só para os utilizadores do XBMC, infelizmente pois também o uso.
tal como no android, nao haverá opção instalar de fontes nao fidedignas?
Isto é uma “medida de segurança”? A sério?…
Isto para mim é uma medida muito à Apple, mas pronto…
Parece que a Google chegou à conclusão que a “liberdade” que tem “oferecido” aos seus utilizadores tem sido…demasiada!! Dentro de muito pouco tempo os produtos (hardware ou software) desenvolvidos por essa empresa vão ser tão(ou mais)”fechados” do que os da Microsoft ou Apple. Ou,em alternativa,continua a ser o “paraíso das pragas” que tem sido até agora…Google não é(nem nunca foi) um sinónimo de segurança!!
Totalmente de acordo!
Lá se vai o meu ClipConverter…
Enquanto o chrome for instalado no windows, ele é apenas filho do windows, e o windows é seu pai. um executável em modo de adminstrador pode remover o chrome e até instalar uma outra versão no lugar dele com as extensões que programador definir.
Agora, quanto as extensões silenciosas que são carregadas dessa chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Google\Chrome\Extensions
talvez de uma camada extra de proteção.
Mas no final de tudo, tudo é uma questão de dinheiro não é mesmo GOOGLE.
Vocês estão mesmo preocupados com isto ?
Com certeza irão surgir opções para dar a volta a esse “bloqueio”.
Google: a nova Microsoft.
Enjoy!
Chegaste tarde, a Google nunca foi inocente.
Sempre que eu digo aqui algumas verdades menos agradáveis sobre a Google, sou sempre censurado pelos outros comentadores… “não, não é assim, a Google é nossa amiga, ela só quer o bem de nós, blá blá blá”…
A nova microsoft? Isto foi mais medida da apple do que da microsoft.
nem a Apple fez isto, por isso é a Google a expandir o seu conceito de abertura
Só vão tirar essa possibilidade da versão estável, tens as outras em que podes instalar o que queres, dão mais segurança na versão do utilizador comum e deixam os geeks fazer o que querem.
Mas sim igual a Microsfot!!!!
Lá vou ter de voltar ao Firefox…
Meu rico Firefox 😛
Olha e eu que ando a dar uma oportunidade ao Firefox.. As últimas versões estão muito boas.. Tanto para Windows como para Android
Continua a ser um Browser quer que não me cativa.
Quando isso acontecer volto para o Firefox que abandonei ao fim de quase dez anos por causa de estar a “prender” irritantemente e inesperadamente devido ao flash. Faz um ano irritei-me e… mudei para o Chrome que já traz flash integrado, nunca mais tive nenhum crash.
Isto não é para defesa do utilizador pois só instala quem quer, a google não tem responsabilidade em decisões individuais.
É mais o principio de outro negócio.
Palhaçada…. tenho dito
Pra mim vai ser um tiro no pé, pois vai abrir portas para conconrrentes como SRWare Iron, que é baseado no código fonte do “Chromium”, então aquele que desenvolvedor liberar extensões na sua compilação, vai ganhar muitos usuários.
#SRWareIron
Nem com 7 chaves quero o Cromo 😉
Dou-me bem com a raposa e deixei de vez o explorador…
Até já me aborrece o GMail com a segurança. O meu télé não para de receber códigos cada vez que quero ter acesso ao mail.
Um excesso. Já reclamei, não adianta.
Já estou noutra: IE11. 🙂
Mais uma razão para me manter afastado deste browser…
Tenham calma que vamos todos poder ser “programadores”, e correr extensões que “estamos a desenvolver” 🙂