China começou a bloquear o WhatsApp
A relação da China com a Internet é, há muitos anos, complicada e alvo de bloqueios constantes. Não são raros os casos de bloqueio de sites e de serviços que acontecem, sempre de modo a impedir as comunicações com o mundo ocidental.
O mais recente caso aconteceu hoje e atingiu o WhatsApp. Há algumas horas que este serviço de mensagens não está a funcionar dentro do território chinês.
As notícias ainda não são claras e a informação é um pouco escassa, mas tudo indica que a China estará a bloquear o acesso ao WhatsApp. Esta será mais uma medida que pretende impedir as comunicações de e para a China, inibindo a comunicação dos seus cidadãos.
Os relatos existentes revelam que a grande maioria dos utilizadores está a ter problemas ao enviar imagens e vídeos neste serviço, dento do território chinês. Outros utilizadores relatam que, esses problemas, atingem também a troca de mensagens, ficando assim o serviço completamente inutilizado.
Este caso sucede depois de outros bem conhecidos, em que os serviços da maior rede social da Internet não funcionam dentro da China. O WhatsApp era o único que estaria a funcionar e, mesmo esse, está agora a ser barrado.
Esta medida do governo chinês parece seguir a linha de outros bloqueios, impedindo a utilização de serviços de comunicação e o acesso a sites estrangeiros.
As novas regras do governo chinês obrigam a que os dados dos seus utilizadores estejam localizados dentro da China, e quem não cumpra essa regra sofrerá as consequências agora aplicadas. A Apple viu-se obrigada a construir um centro de dados local para garantir a continuidade da sua operação no país.
Mesmo não sendo o serviço de mensagens mais usado na China, lugar que pertence ao WeChat, este bloqueio revela bem a posição da China no que toca à filtragem de conteúdos e à censura que, ativamente, aplica aos seus cidadãos.
Este artigo tem mais de um ano
Boa noite.
Perdoem estar a colocar uma mensagewm off topic.
Precisava de uma ajuda, pelo facto de ser um pouco leigo no que diz respeito a smartphones.
O meu anterior foi á vida…RIP. Dentro do mercado actualizado de inumeras marcas, qual me aconselham, com o valor entre os 350 e 450 euros?
Agradecido
Huawei P10 Lite, bom em termos de imagem.
Ou então um Alcatel Pop C4, ou o modelo Pixi 3.
Pesquisa na Fnac ou na PhoneHouse, vale a pena dar uma espreitadela. 🙂
Obrigado, vou pesquisar.
xiaomi mi6
Obrigado, vou pesquisar.
OnePlus 3T. Estou muito satisfeito com ele. E carrega a bateria completa em meia hora
Obrigado, vou pesquisar.
Honor 9. (Tenho o 8 e recomendo vivamente).
Obrigado, vou pesquisar.
Samsung A5 2017.
Melhor de sempre em termos preço/qualidade.
já tenho há praticamente meio ano sem lags nem nada, encriptado, pastas com aplicações encriptadas isoladas do sistema normal, epa tanta coisa que isto tem.
Comprei por 350€ na RP com a promoção dos 23% de IVA.
obrigado…de facto apos varias pesquisas, estou inclinado em comprar esse.
Não me digam que o Winnie-the-Pooh também já chegou ao WhatsApp na China?
Lol
sim o WhatsApp tal como a apple claudica em frente a china………..
privacidade == zero time to move to ………..
Vivo na China onde trabalho e ontem deixei de conseguir ver imagens e vídeos enviados através do WhatsApp. A troca de mensagens de texto não foi afetada. Achei que era um problema com o meu telemóvel mas mais tarde confirmei que outros colegas expatriados tinham o mesmo problema e já havia notícias de bloqueio desta App.
Mais tarde confirmei que com VPN esta tal como outras Apps funciona.
É de facto verdade que o WeChat é a plataforma de comunicação usada pelos chineses. Substitui o Facebook e serve de plataforma de comunicação por texto e voz para o povo chinês.
Qual é a VPN que utilizas?
Estou na China e confirmo esta notícia.
Já viram alguma ditadura a durar para sempre? Continuem a tentar…
Qualquer dia estamos assim, alguém que fale mal de assuntos bandeira como ciganos, homossexualidade ou “imposição de género”, também sofrerá consequências!
Não é preciso bloquearem meios de comunicação para perder liberdade de expressão…
+1
Ou seja, o que estás a dizer é que tu podes criticar e falar mal dos homossexuais, ciganos,… mas a tua opinião deve de ser livre de crítica, porque isto viola a tua liberdade de expressão? Com cada comentário mais idiótico.
Existem ditaduras muito longas com por exemplo Coreia do Norte, china, Israel, Estado Unidos.
Israel? sim o que estes gajos fazem aos cidadãos da palestina é muito grave e ninguém fala.
Estados Unidos? Sim estes ainda são piores que os outros, só os milhões de inocentes que já mataram.
Liberdade, liberdade de expressão não existe. Se calhar na europa e na america do norte há menos liberdade do que nesses países.
Vocês portugueses também estão sofrendo com “O lado vermelho” da política? Kkk
Se for para o bem do povo chinês, estão de parabéns, mas deviam dar chance aqueles que lá estão de visita
Lei da Rolha, expliquem lá o que torna diferentes os Chinos, Russos, Venezuelanos, alguns Árabes, e Africanos, de nós os Portugueses ?
Assim de repente, apenas o numero e o tamanho do pais, pois quanto a censura e lei da rolha…basta ver a recente “orientação” da “exemplar”, protecção civil…para meu bem evidentemente, pois é sempre a desculpa de todos eles.
Para os que dizem mal dos EUA e Israel, porque não fazem o favor de ir viver na China ou na Rússia? Nos EUA e Israel podiam colocar os comentários à vontade, mas tentem fazer o mesmo na Rússia e na China. Gozam da liberdade e das tecnologias graças aos EUA e Israel e ainda cospem no prato onde comem. Tristeza!