Chegou o novo Tesla Model 3! O mais barato da marca…
Elon Musk prometeu e cumpriu! As primeiras unidades do novo Tesla Model 3 foram entregues esta madrugada num evento em Fremont, no estado americano da Califórnia.
O Model 3 é até ao momento o automóvel mais acessível da marca. Tem uma autonomia para 345 km por carregamento e o preço começa nos 35 mil dólares (sem ter em consideração os incentivos).
São várias as características que fazem do novo Tesla Model 3 um veículo muito interessante. Esta madrugada, Elon Musk entregou as primeiras 30 unidades, sendo que a sua maioria foram vendidas a funcionários da própria empresa. Tal como outros modelos da marca, o Tesla Model 3 combina um conjunto de características avançadas em termos de segurança, tecnologia, autonomia e performance.
Este novo veículo está disponível em duas versões: uma com uma bateria standard (Standard Battery) e a outra versão com uma bateria de maior autonomia (Long Range Battery).
Standard Battery
Model 3 foi concebido para obter as melhores classificações de segurança em todas as categorias, consegue ir dos 0 aos 100 km/h em menos de 6 segundos (no comunicado a Tesla refere que este modelo consegue ir dos 0-60 mph em 5.6 segundos) tem autonomia para 345 Km com apenas um carregamento, tem 5 lugares, hardware para Piloto automático e o preço começa nos 35 mil dólares (em Portugal o preço deverá rondar os 40 mil euros).
Além disso a marca revelou ainda que a velocidade máxima é de 210 km/h e para percorrer 200 Km o tempo de carregamento ronda os 30 minutos graças à tecnologia dos supercarregadores da empresa. Segundo o comunicado, se o carregamento for feito em casa, numa tomada de 240V (230v em Portugal), o tempo de carregamento para 30 milhas (cerca de 48 Km) é de 1h.
Resumo das especificações com Standard Battery
- Bateria standard
- Autonomia:220 miles (~354 km)
- Supercharging: 130 milhas com carregamento de 30 min (~209 Km)
- Carregamentos em casa: 30 milhas com carregamento de 1h (- 48km)
- Desempenho
- 0-60 mph em 5.6 segundos
- Velocidade máxima: 210 Km/h
- Interior
- Ecrã de 15” touchscreen
- FM/Internet streaming radio
- Assento têxtil
- Consola central dianteira com armazenamento aberto e duas portas USB
- Sistema de controlo climático de zona dupla
- Garantia
- Veículo: 4 anos (50.000 milhas)
- Bateria: 8 anos (100.000 milhas com bateria standard)
Long Range Battery
Tal como o nome sugere, o Tesla Model 3 com Long Range Battery terá uma autonomia superior comparativamente ao que vem equipado com a Standard Battery. Segundo as informações, o preço base é de 44 mil dólares e a autonomia sobe para as 310 milhas (apróx. 500 Km).
Resumo das especificações com Long Range Battery
- Long Range Battery
- Autonomia:310 miles (~500 km)
- Supercharging: 170 milhas com carregamento de 30 min (~274 Km)
- Carregamentos em casa: 37 milhas com carregamento de 1h (~60 km)
- Desempenho
- 0-60 mph em 5.1 segundos
- Velocidade máxima: 225 Km/h
- Interior
- Ecrã de 15” touchscreen
- FM/Internet streaming radio
- Assento têxtil
- Consola central dianteira com armazenamento aberto e duas portas USB
- Sistema de controlo climático de zona dupla
- Garantia
- Veículo: 4 anos (50.000 milhas)
- Bateria: 8 anos (120.000 milhas com bateria de longa autonomia)
Comparação entre modelos
Com mais de 400 mil reservas, a Tesla tem agora pela frente muito trabalho e os clientes terão certamente muito que esperar.
Nesta primeira fase foram já entregues 30 unidades, mas a produção aumentará e no próximo mês deverão ser entregues mais 100 veículos. Em setembro o valor estimado é de 1500 unidades e, no último mês do ano, a Tesla tem intenções de produzir 2000 unidades do Tesla Model 3. Em 2018 Elon Musk pretende duplicar a produção.
Extras
Tal como outras marcas os veículos da Tesla também têm extras. Por exemplo, quem pretender um "Autopilot melhorado" tem de desembolsar mais 5000 dólares. Esta funcionalidade tem a capacidade de manter o veículo a uma velocidade ajustada, tendo em consideração as condições do trânsito e também a "inteligência" de manter o carro na faixa de rodagem. Pode ainda realizar ultrapassagens, estacionar e até sair em autoestradas.
Quem pretender uma condução autónoma total, além dos 5000 dólares do "Autopilot melhorado" tem de pagar ainda mais 3000 dólares.
Mas há mais, se pretenderem o Tesla Model 3 com o pack Premium (ver aqui), que inclui, por exemplo, tejadilho de vidro, terá de pagar mais 5000 dólares.
O melhor do evento de ontem... em vídeo
É verdade que o novo Tesla Model 3 até pode ser considerado um "low cost" neste segmento mas o cliente fica quase proibido em adquiri algum tipo de extra.
Via Tesla
Este artigo tem mais de um ano
é preciso o piloto automático melhorado para manter o carro na faixa de rodagem??
genial 😀
e para o manter na via de trânsito?
é preciso um piloto automático super melhorado???
Bem visto hehehe! Que grande confusão que se faz ainda em relação a vias e faixas de trânsito!
Dizem os senhores da Tesla:
Model 3 will match speed to traffic conditions, keep within a lane, automatically change lanes, transition from one freeway to another, exit the freeway and self-park at your destination.
Facilmente se percebe que, querendo ir ao detalhe, é via de trânsito…mas faixa de rodagem não me parece mal (é facil de perceber)
só que faixa de rodagem é uma coisa e via de trânsito é outra.
«Via de trânsito» – zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
Excelente aposta da tesla aposto que vai vender bastante. O elemento menos positivo parece ser a consola central que obriga o condutor a tirar os olhos da estrada para qualquer interação com o veículo.
Por isso é que eles criaram o auto pilot para dar assistencia ao condutor caso ele se distraia. Além disso o carro recebe comandos via voz.
estou a falar de tarefas tao simples como ver a velocidade no painel de instrumentos ou a percentagem de bateria por exemplo. Não aprecio essa solução mas gostos são gostos.
Preços proibidos num mercado dominado por grandes marcas. Falta agora fazer a prova da fiabilidade para ganhar confiança. Falta também saber que contas tem o consumidor de fazer sabendo que os carregamentos deixam de ser gratuitos. Tudo muito bonito, mas muito caminho para andar até se generalizar.
“Preços proibidos num mercado dominado por grandes marcas.”
$35k é um preço proibido?
Proibido para ti!
Em Portugal deverá andar à volta dos 40 mil euros, e não se compra nenhum carro melhor por essa quantia.
(E carros 1.5/1.6 diesel? Poupem-me, que carroças!)
Quem fala assim…
tenho uma carroça dessas que falas, com mais de 10 anos…se gostava de ter um tesla, claro que sim, mas como alguém disse, para alguns são preços proibidos!
em comparação com o modelo da bmw i3 e mais barato e tem mais autonomia.
Em relação aos modelos mais baratos da Renault e da Nissan é mais caro mas também e superior.
Preços Proibidos é um exagero, agora que são caros são. Sempre disse que o dinheiro para comprar um carro é importante mas mais importante é para o manter, e a autonomia é muito variável pois subidas e descidas usam mais energia, um tesla e para quem tem dinheiro e quer mesmo ter um tesla
Portugal ainda está muito atrasado para usufruir na totalidade deste veículos.
Sim, em Portugal não há electricidade nem nada!
Acho que o Leggo quer dizer que, fora das grandes cidades, há poucos (ou nenhuns) locais de carregamento. Se fores fazer uma viagem grande, podes ter alguma dificuldade em carregar o carro durante o caminho.
Que viagem grande é que eu quero fazer que não passe por uma grande cidade?
Dá para ir Porto – Lisboa.
Um virtual cockpit para um A3 custa cerca de 3500€ (todas as opçoes necessarias incluidas), o lane assist e side assist mais 3800€ e no final ainda não conduz sozinho. 😉
Segundo li ontem,Sexta-feira,dia 28 de Julho,no jornal Correio da Manhã,o governo britânico vai proibir terminantemente o uso de veículos movidos a gasóleo e a gasolina no ano de 2040,para só poderem andar nas estradas automóveis eléctricos ou híbridos.Eu até fiquei de boca aberta.Mas será que este espaço de tempo até lá(cerca de 23 anos),dará para implementar uma medida destas ?? Estou para ver(isto se lá chegar,claro)… 🙂
Leu mal! O que vai ser proibido é a venda de veículos novos a gasolina e gasóleo, não o seu uso.
Não devia ser 2040, devia ser 2025! Estamos muito atrasados nesta luta…
+1 é necessário adoptar as energias limpas o mais rápido possível…
Podiam colocar 1 painel solar no capô ou no tecto
Não vale a pena, não ganha para o peso.
Mmm… Found this
https://electrek.co/2017/02/28/tesla-model-3-solar-roof-panasonic/
Elon disse que o Model 3 poderia ter um telhado com painel solar na apresentação há 1 ano mas recentemente já veio dizer que não compensa. Se não me engano 1 dia debaixo do sol dava energia suficiente para percorrer 30 miles ou algum assim ridículo.
O que é condução autónoma total? Qual o nível SE?
SAE
Deve ser 4
Podemos considerar que condução automóvel total seja 4. Mas duvido sequer que este modelo tenha sequer já 3. Pode por ventura em determinadas condições fazer já o 3. Teremos de esperar e ver.
Bem, se o preço for 40.000€ é muito competitivo, porque, por ex o Leaf médio custa 36.000€ e não chega aos calcanhares do Tesla, em design, autonomia, equipamento e garantia.
Há pois é!!! Há muito boa gente que não está a trocar de carro e a esperar pelo model 3… Quando chegar a Portugal vai-se vender como cerejas.
barato!!
Com 400.000 reservas façam as contas à produção mensal necessária para satisfazer a procura – mesmo assumindo a desistência de 50% — 200.000!
Sou adepto da ditas alternativas “verdes”, mas o futuro não passa por estes carros. Porquê? Muito o simples, no final da sua vida a reciclagem de uma bateria destas deixará igualmente resíduos poluentes não no ar mas no solo. Para além disso a bateria tem uma durabilidade estimada de 6/7 e a sua substituição(aos valores de hoje) custa 7/10 mil euros. O futuro passará antes pelo hidrogénio.
De facto, as células de combustível são uma boa ideia, mas, técnicamente está a ser muito difícil de implementar a um preço competitivo. Um carro que funcione a àgua da tornerira é que dava muito jeito 🙂
haver até há mas não digas a ninguém pois eles querem é lucro
Concordo. Isto é mais um pequeno passo da moda, a nao ser que se inove numa bateria como deve ser.
Por ex. este carro combina varias tecnologias con objetivos diferetes.
Se uma bateria nova custa 10000 euros, o desgaste normal do carro ao final desse tempo e o seu valor residual poderá nao compensar… Estou a ver os sucateiros cheios deste tipo de carros e com o problema das baterias paea resolver.