Chamadas móveis de borla!
Uma empresa sueca está a desenvolver uma nova tecnologia para troca gratuita de dados e voz entre telemóveis. O serviço já começou a ser testado na Tanzânia.
A empresa sueca TerraNet pode mudar o panorama das telecomunicações mundiais, se conseguir implementar com sucesso o seu novo modelo de chamadas entre telemóveis. O objectivo é possibilitar comunicações em áreas com pouca rede, ou onde é impraticável ter uma fonte de sinal.
A empresa já instalou projectos com esta tecnologia na Tanzânia e no Equador, segundo noticia a BBC.
O criador do projecto, Anders Carlius, inspirou-se no peer-to-peer dos computadores. A ideia é cada telefone ser simultaneamente um emissor e receptor de chamadas e também uma fonte de sinal. Cada equipamento em si tem um alcance de 1Km, mas se vários telefones estão ligados, perto uns dos outros, o alcance cresce exponencialmente e é criada uma pequena rede de comunicações.
Os telefones que estão entre um emissor e um receptor servem de canais para a comunicação. O emissor marca o número de telefone do receptor e a rede criada pelos telefones verifica se está dentro do alcance. Caso esteja, é feita a ligação. Como a rede é suportada pelos telefones em si, não há outro custo associado que não o do próprio equipamento. O grande inconveniente deste sistema é a escassez de frequências que podem ser utilizadas.
As comunicações TerraNet só estão disponíveis em telefones especiais, mas Carlius diz que espera que no futuro seja uma ferramenta disponível em todos os telefones, como o Bluetooth.
A Ericsson já investiu na TerraNet, mas os operadores de telecomunicações não se mostram receptivos, uma vez que a tecnologia, a ter sucesso, pode significar o fim da era GSM (utilizada em 70% dos telemóveis actualmente).
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Desconfio da privacidade e segurança deste sistema…
CoolMaster
Se funcionar tão bem como o p2p clássico… aí vai ser o fim da picada das operadoras…
ADEUS LUCROS EXACERBADOS!!!
É um pouco abusivo o fim da era GSM, agora que temos países como o Japão a testar a 4º geração e sem esquecer o esforço dispendido pela indústria de operadores móveis, na evolução das suas redes. A penetração do GSM em mercados emergentes tb está a subir a uma velocidade assustadora, sobretudo China e Índia.
A performance, alcance, interoperabilidade deste tipo de tecnologia com outras redes, defesa de identidade, privacidade e segurança são factores a ter em conta e que não inspiram muita confiança.
Vejo isto como uma solução à la rádio móvel.
É uma ideia excelente =D as chamadas podem ser grátis, mas as baterias do telemóvel não, se nos íamos fazer de antena para outros telefonemas iam-nos comer as baterias todas não era? =/
E depois se as chamadas são grátis, ia estar tudo a telefonar ao mesmo tempo que nós! será que a rede aguenta com isso?
bem fixe isso
Só vai funcionar em pequena escala. O algoritmo não deve dar para que um telemovel desses em Lisboa telefone para um no Porto, com 300 km (300 telemoveis desses) de distancia.
que post desencaixado
Esta tecnologia não interessa as operadoras só pode interessar aos produtores de telemóveis que estão a ser sustentados pelas operadora. Ora temos um dilema.
Mas há que estar atento pode dar certo lol 🙂
Quanto a segurança, o que é seguro nos dias de hoje?????
@ MotoCrack
O facto das telecomunicações passarem por diversos telemoveis existe uma maior probabilidade da tua chamada estiver a ser monitorizada, alias.. fazer isso seria algo trivial! É obvio que tendo o sistema como esta agora essa situação é mais complicada. Nunca se tratou de se ter algo 100% seguro que isso nunca houve nem nunca vai haver, trata-se apenas de tentar com que as coisas sejam mais dificeis de dar a volta.. ora, um sistema destes é facilimo de dar a volta.
A ideia até podia ser interessante a nivel academico mas não estou a ver isto a andar para a frente numa situação real a grande escala!
CoolMaster
Isso deve mamar bateria do telemóvel.. ó ó…
Preocupações com a bateria? o que se pouparia nas chamadas daria para comprar várias baterias 😀
http://www.terranet.se
À primeira vista parece-me interessante.
Quanto ao problema da segurança levantado, poderá vir a acontecer o que acontece com os computadores pessoais… cada um por sí.
Para distâncias maiores parece-me que recorre ao VoIP.
🙂 Concordo com Anibal. E se formos procurar problemas em tudo… esse recurso vai aumentar o índice de câncer no cerebro daquelas pessoas q gostam de ficar penduradas no celular, já que muitas ligações vão ser grátis Rsrs
que veja a tecnologia… estamos cá para a testar 🙂
@nrocha
Não te quero tirar a razão, claro que tens toda a razão, mas eu não me importo de fazer chamadas com pouca segurança, pois no PC por onde já trabalho e to vuneravel todos os dias, e não me preocupa nada estar vuneravel ao telemóvel prefiro a contenção de custos a segurança ( pensamento a tuga ). Agora se ninguém fizer nada nem inventar nada, vamos andar uma vida a enriquecer o belmiro e nos sem um tostão.