Cerveja influencia sucesso dos cientistas
Quanto mais cerveja um cientista consumir, menores são as hipóteses de ver a sua pesquisa publicada numa revista científica ou citada por outro investigador, defende um estudo realizado na República Checa.
De acordo com o estudo, um cientista que beba duas ou três cervejas por ano tem mais probabilidades de ver o seu trabalho reconhecido no meio científico do que outro que beba mais de duas por dia.
Isto porque o desempenho científico diminuiu de forma constante à medida que o consumo de cerveja vai aumentado, conclui o autor Tomas Grin, um ornitólogo da Universidade Palacky da República Checa.
Para chegar a esta conclusão, Grin analisou os hábitos de consumo de cerveja dos seus colegas ornitólogos em 2002 e 2006, tendo obtido resultados iguais das duas vezes.
«Fiquei realmente surpreendido», disse Grin ao "New York Times", acrescentando que as suas observações nos bares e restaurantes da República Checa suportam a relação que encontrou.
No entanto, o investigador sublinha que a correlação entre beber cerveja e o desempenho científico, apesar de documentada, não é explicada pelo estudo.
Ou seja, existe a possibilidade de não ser o consumo de cerveja a provocar o insucesso científico, mas apenas o oposto.
O estudo foi publicado em Fevereiro na prestigiada revista científica Oikos.
Fonte: Ciberia
Este artigo tem mais de um ano
“Tomas Grin, um ornitólogo da Universidade Palacky da República Checa” chegou a essa conclusão depois de analisar “os hábitos de consumo de cerveja dos seus colegas ornitólogos em 2002 e 2006”.
Ó p´ra eles ! Em vez de andarem a observar os pássaros, aves de capoeira e cucos (são os três grandes grupos em que se dividem as aves), metem-se nas bjecas !
Ja nao vou ser famoso xD
off-topic: Licensa de um ano McAfee VirusScan Plus 2008.
quem tiver interessado de um salto ao site http://www.natwest.com/microsites/personal/latest_deals/index.asp?referrer=online
e cliquem no banner amarelo onde diz Free PC Security.
depois basta seguir os passos..
Abraços
é verdade… fonte: Livebetas
O estudo parece me um bocado enviesado. se querem ter a certeza, para já tem que ter dois grupos de pessoas com: a) mesma predesposição genética face ao alcool; b) QI similar. Estes são, a meu ver, os principais factores que podem influenciar a qualidade do trabalho cientifico. Se não existirem os dois grupos similares, um que consuma muita cerveja e outro pouca é dificil tirar conclusões que não estejam enviezadas.
Pois dá a impressão de ser bastante enviezado e pouco significativo… ainda por cima só ornitólogos? Bastante desinteressante.
E… esses tipos que fazem esses estudos “malucos” não têm mais que fazer?
Então se um beber cerveja e outro vinho em excesso não ficam ambos a “cantar o fado”?
Realmente muito interessante…
falo por mim, aluno de PhD e não bebo alcooooool.. e devo dizer que tenho um racio grande no que diz respeito a publicação de artigos… poderá ser essa a causa?? 🙂
—————————–
http://www.sounatural.com
Ainda bem que não sou cientista!
Isso é verdade, mas apenas para os ornitólogos.
Toda a gente sabe que o consumo de cerveja faz com que se considere chato e aborrecido olhar para pássaros e se comecem a considerar regalar a vista com outras formas.
Nunca se viu ninguém numa esplanada a mamar imperiais e tremoços a observar pássaros, pois não?
Sou estudante de Engenharia Aeroespacial e o alcool ajuda-me…
lolol, eu fico parvo com os estudos que andam por aí! Então o gajo tem ou nao tem certeza que o consumo de cerveja diminui a probabilidade de publicarmos um paper?Para dizer uma barbaridade destas mais valia noa ter feito estudo nenhum, e devia perder tempo em coisas bem mais interessantes, e nao em projectos de caca. Se perdesse o tempo a beber cerveja, talvez nao publicasse este estudo…
Os gajos metem-se na pinga precisamente por não conseguirem publicar nada…e não o contrário 😛
Outro dia descobri um site que tem os sons todos, incluindo da passarada, por exemplo do rouxinol ( nightingale ).
http://www.findsounds.com/
Ou não publicam nada porque andam emborrachados, é que mais de duas cervejas por dia estou mesmo a ver ….