CEO da Microsoft: IA, Computadores Quânticos e Realidade Mista
Nas últimas décadas temos vindo a presenciar um enorme avanço tecnológico nunca antes visto na história da humanidade. Graças a isso, hoje em dia temos a capacidade de viver num mundo globalizado e sem fronteiras.
Há 3 tecnologias que estão a mudar a forma como imaginamos o futuro e essas tecnologias irão mudar a vida das pessoas.
A ambição do ser humano tem sido o impulso que o faz ir mais longe e as grandes empresas do ramo tecnológico já se encontram a desenvolver e aperfeiçoar as tecnologias que, sem dúvida, irão fazer parte da nossa vida num futuro não muito distante.
Na passada terça-feira, numa conversa informal na India Today Conclave Next 2017, o CEO da Microsoft, Satya Nadella afirmou que Realidade Mista, Inteligência Artificial e Computação Quântica são as tecnologias do futuro.
Tecnologia ameaça tirar trabalho ao ser humano…
Com o aparecimento da Inteligência Artificial, acompanhado pela robótica, muitas pessoas temem que, em última instância, os robôs venham a substituir os humanos nas tarefas que podem ser automatizadas.
Além disso, uma vez que mecanismos automatizados tomem conta de qualquer tarefa, o risco de erro diminui consideravelmente. E esta sequência de pensamento é válida para qualquer área.
Quanto a este ponto, o CEO da Microsoft defende que a tecnologia não passa de uma ferramenta e que somos nós que decidimos como utilizá-la e com que fins. Ou seja, o possível impacto que a Inteligência Artificial terá nas nossas vidas depende inteiramente do bom senso e perspicácia do ser humano.
A influência dos Computadores Quânticos…
A Computação Quântica, que envolve Física, Matemática e Ciência de Computadores, será também algo de enorme importância no futuro.
Na ciência, por exemplo, o impacto dos computadores quânticos será enorme. Nomeadamente, em termos moleculares, estes computadores irão permitir que os cientistas desenvolvam modelos com imenso detalhe é precisão.
Satya Nadella afirmou que a Microsoft já se encontra a trabalhar no ramo da computação quântica, e que irá ajudar a encontrar soluções para problemas que hoje em dia não conseguimos resolver.
No entanto, os computadores quânticos não vêm substituir os computadores que hoje possuímos. Para além de serem difíceis de fabricar, são ainda mais difíceis de manter devido a todas as propriedades da física quântica que devem ser preservadas. O seu uso estará reservado para a ciência e outras áreas que necessitam de muito poder computacional.
Microsoft quer juntar os 3 Talismãs
Segundo Satya Nadella, a Microsoft acredita que a verdadeira experiência de computação será algo que junta o mundo real e o mundo virtual.
Há algum tempo que a Microsoft tem vindo a desenvolver e aperfeiçoar os HoloLens, um dispositivo holográfico que permite tirar partido do mundo virtual, mas tendo sempre o mundo real como referência.
Sem dúvida, a Realidade Mista, juntamente com a Inteligência Artificial e a Computação Quântica, será o futuro. Fundindo estas 3 tecnologias, será possível ir mais longe e fazer progresso em todas as áreas onde é preciso ver, desmontar e analisar, nomeadamente, na ciência, educação, arquitetura, industria automóvel, etc..
Conclusão:
O futuro é algo empolgante. Tudo aquilo que em breve seremos capazes de alcançar com a ajuda da tecnologia irá mudar a forma como vivemos as nossas vidas.
Seja como for, esperemos que o Homem seja capaz de utilizar a tecnologia ao seu dispor de forma responsável e sempre com o bem da humanidade em consideração.
Este artigo tem mais de um ano