CEO da Amazon patenteia Airbag para Smartphones
O mundo está a viver uma verdadeira epopeia em volta das patentes e das guerras por elas gerada. Não nos enganemos ao pensar que isto é de agora, nem pensar, as patentes sempre foram o garante de muitas empresas que hoje vivem quase exclusivamente à custa dos royalties geradas pelas mesmas.
Existem patentes em tudo o que é criado, praticamente, mas o que nos traz aqui são mesmos as patentes dirigidas ao mundo da tecnologia, muito especificamente ao mundo dos dispositivos móveis de comunicação.
Fiquei de alguma forma surpreso com a notícia que Jeff Bezos, CEO da Amazon patenteou o que será um Airbag para smartphones.
O CET da Amazon, Jeff Bezos, registou uma patente que descreve o método para proteger um dispositivo portátil com uma espécie de airbag que é accionado de uma das faces do dispositivo.
O método tem como base uma monitorização de segurança da estabilidade do dispositivo com base nas informações registadas pelo giroscópio, câmara, infravermelhos, radar ou sensor que detecta os movimentos como a orientação e distância entre este e outros objectos. Desta forma, o sistema tem a capacidade de, em fracções de segundo, determinar o risco de impacto e possível destruição a que esteja sujeito o smartphone ou outro dispositivo móvel.
A ideia (mostrada na Fig. 2B em cima) é embutir um ou mais pequenos airbags dentro do smartphone, dependendo da estrutura. Se o dispositivo estiver em risco de cair, os airbags são insuflados utilizando um tubo de dióxido de carbono comprimido. O sistema de monitorização pode mesmo detectar de que lado é que o smartphone irá colidir com o chão e fazer disparar o sistema de airbag desse mesmo lado ou mesmo envolver o mesmo com vários airbags.
Mas a patente não se fica por aqui, o descritivo da patente refere mesmo que o sistema poderá re-orientar o dispositivo em queda, expelindo ar, permitindo que este caia onde o airbag foi accionado. A patente tem outros elementos engenhosos e também estes já visados por registos, como por exemplo o elemento de proporção e recarga. [via]
Pode actualmente parecer uma patente ridícula, no entanto a evolução dos elementos permite que se estenda o cenário de criação e muitas "impossibilidades" actuais são de futuro grandes ferramentas. Algumas delas estamos hoje a usar e quando foram patenteadas foram consideradas verdadeiros disparates.
Este artigo tem mais de um ano
Dáva bem jeito ter uma coisa dessas no meu Boston, assim já não tinha que andar com o vidro rachado como ando.
😛
😮 Também tenho o Boston e também já parti o vidro, mas foi só um bocadinho pequenino, no canto entre o botão voltar e o botão desligar.
Que engraçado, o meu partiu precismanente no mesmo sitio… Cá pra mim é má contrução 😀
Não são parvoíces nenhumas , resta saber o custo sa incorporação mais a respectiva recarga do airbag e se compensa ou não pagarmos um vidro que entretanto rache .
Cumprimentos
Serva
E aquelas banais protecções de borracha hein? Baratinhas e não precisam de recargas cada vez que são usadas…
Uma daquelas do Iphone para se poder telefonar ????
Queres comparar isso com um airbag?
esta acho que a Apple já não leva…
Ora aki está uma boa ideia…Airbags prós telélés. Então e pra quando uma patente pra por as capsulas do Nespresso XD
Eu acho que ia ser um sucesso. Pagava só para ver o airbag a fazer “pff, pff” para orientar a queda. Se calhar até voa.
xD
Ainda diziam que era um OVNI.
😛
Eu já estou a ver a cena: todos a lançarem os smartphones pó chão e ver o que acontece xD
“vamos agora lançar com mais força!!!” xDDD
brincadeira :p
Foi a primeira ideia que me veio a cabeça.
Se fosse patenteado pela apple já teria nome IBAG.
ahahahahaha
essa é uma verdade
Já existe um portátil voador….
https://www.youtube.com/watch?v=KWbLq0kMEpM
Acho que é fake, mas não deixa de ser engraçado e a ideia é um pouco parecida com essa excepto a parte de voar 😀 😀
😀
Muito à frente.
nao deixem cair as coisas. fica mais barato porque nao é preciso investir no desenvolvimento da tecnologia necessaria para o efeito e o produto nao custa mais por isso.
se fosse verdade era uma mais valia só tinhas de recarregar o gás gasto no amortecimento , melhor que substituir airbags etc , etc ..
Cumprimentos
Serva