CD “Software Livre na Escola”
ECRIE (Equipa de Computadores, Rede e Internet nas Escolas ) é uma equipa multi disciplinar, dirigida por um coordenador e criada na dependência directa do director-geral.
A esta compete genericamente conceber, desenvolver, concretizar e avaliar iniciativas mobilizadoras e integradoras no domínio do uso dos computadores, redes e Internet nas escolas e nos processos de ensino-aprendizagem, incluindo, designadamente, as seguintes áreas de intervenção:
a) Desenvolvimento do currículo de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos ensinos básico e secundário e respectiva formação de professores;
b) Promoção e dinamização do uso dos computadores, de redes e da Internet nas escolas;
c) Apetrechamento e manutenção de equipamentos de TIC nas escolas.
Foi criado pela CRIE, com intuito de atingir os obejctivos nas áreas de intervenção referidas, um CD "Software Livre na Escola" que contém software utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo...
O software incluído permite processar textos, desenhar, comunicar, criar páginas Web e muito mais.
Conteúdo do CD:
- OpenOffice.org
- Mozilla Firefox
- Thunderbird
- Gaim
- NVU
- Inkscape
- GIMP
- ClamWin
- Java Runtime
- Cmap Tools
- Freemind
- Celestia
- Geogebra
- JMOL
- Geonext
- GanttProject
- LyX
- Modellus
Download: Crie@Escolas [443 MB] Homepage: Crie@Ministério da Educação
Este artigo tem mais de um ano
Boa iniciativa!
Bem visto 😀 pena não haver mais iniciativas destas
Realmente é uma boa iniciativa. Os software são excelentes, alguns eu nunca tinha ouvido falar e gostei muito. Principalmente os que auxiliam na matematica.
Só não concordo com o NVU na lista, esse programa foi descontinuado, por sua vez surgiu o Kompozer, logo esse é que deveria ser incluido!
Boa iniciativa Sílvio estás lá 🙂 excelente post um abraço
A ideia é boa, mas podia estar mais completa.
Realmente o NVU foi descontinuado e com razão, nao faz grande sentido estar aí. Pralem do Kompozer, Notepad ++ tambem é excelente pra esses efeitos.
Ja agora, se a ideia é software free, porque não fazer disso um livecd de linux? comecar por ser free logo no sistema operativo.
Já agora um uma ferramenta para programação tipo Eclipse com uns plugins e um emulador wine, no caso de linux, ou um MinGW ou Cygwin no caso do windows…
Obrigado, Fábio Palma.
pois eu aqueles de desenho, FreeMind suscitou-me atenção… também não conhecia 😛 Sou capaz de testar esse pelo menos 😛
Excelente post, é preciso divulgar estas iniciativas e fazer com que as pessoas em geral, e os jovens em particular, olhem para o software livre como uma opção valida em vez de usar software pirateado.
O cd está muito desactualizado mas não deixa de ser uma referencia, aconselho a quem os quiser utilizar a procurar as versões mais actualizadas, a grande maioria continua free por isso aproveitem. Eu estou a acabar uma pós em TIC e muitos dos meus colegas não sabiam da existência deste projecto. Por coincidência o meu trabalho final foi fazer uma versão mais completa e actualizada desse cd só que num dvd pois pus imagens de 3 livecd do so Linux.
Continuem com o bom trabalho.
Grande iniciativa!! é de louvar coisas desta genero!
Parabéns
—————————-
http://www.sounatural.com
@Bruno C
Não queres fazer um post sobre esse teu cd?
Excelente iniciativa! Parabens!…
@Bruno C:
Amigo, avança lá com o teu DVD…
gosta parabéns
A iniciativa é optima!
@Bruno
venha lá isso!
Boas mini-férias para todos!
OFF TOPIC (mas não muito…)
alguém me podia explicar porque é que os computadores do programa e-escola (computadores financiados pelo governo para alunos, professores e pessoas das Novas Oportunidades), trazem o office 2007 versão trial ??? é que do meu ponto de vista não faz sentido nenhum, visto que é um computador em que este software é essencial (grande maioria dos alunos fazem apresentações ou trabalhos escritos com estas aplicações da microsoft)
Ajudem-me numa coisa sff.
Trabalho numa escola, temos um servidor proxy que até está em Linux acho que é o programa é o Squid (espero não estar a dizer nenhuma asneira) nesse squid, bloqueamos as páginas que queremos para os alunos não terem acesso na escola principalmente nas salas de aulas como por exemplo o hi5. Com este servidor conseguimos bloquear páginas visitadas em Internet Explorer, mas se alguém levar um firefox executável numa pen p.ex. consegue ver todas as páginas permitidas e proibidas. Como dar a volta a isto????
É que era mto mais interessante ter este cd e instalar só programas free.
Abraço
@João Correia
Precisamente para depois aproveitarem as potencialidades da banda larga fornecida com esses computadores e sacarem a versão “legalizada” do mesmo!
hehehe
@Rui Couto
Porque os internet explorer da escola estão configurados para usar esse proxy, se as configurações forem retiradas no momento que o computador estiver a ser utilizado, também conseguem aceder aos sites bloqueados. E isto acontece porque para além do proxy criado com o squid, também têm aberta a rede através de um “proxy transparente”.
A solução é utilizar o squid para fazer esse proxy transparente, isto é, todo o tráfego da rede para a internet tem obrigatoriamente de passar pelo squid quer esteja o proxy configurado nos browsers ou não.