Casa Branca foi o mais recente alvo de ataque de hackers Russos
As questões de privacidade e de segurança têm sempre um peso grande e uma relevância importante, ainda para mais quando os alvos são entidades de importância capital para um país ou para uma organização.
Segundo foi noticiado pela CNN o mais recente alvo de um ataque hacker foi a própria Casa Branca, sede da administração Norte Americana. O acesso foi feito a dados sensíveis como a agenda privada do Presidente Obama.
Segundo as informações avançadas pela CNN o ataque foi realizado por hackers Russos e terá sido iniciado há alguns meses. O ponto de entrada teve mais uma vez origem no factor humano, tendo sido o resultado de um ataque de phishing .
O problema ocorreu quando um funcionário clicou num link num email recebido e que aparentava ser fidedigno e ter origem dento da rede de utilizadores conhecidos.
Dai em diante, e com a máquina comprometida foi apenas necessário realizar um trabalho de exploração remota, tendo sido possível aceder a áreas sensíveis do governo Norte Americano.
O acesso aos dados foi de tal forma grande que a própria agenda privada do presidente Norte Americano, Barak Obama, foi acedida e daí foram retirados dados sensíveis.
As autoridades Norte Americanas já reconheceram o ataque e a extensão da sua invasão, dentro dos seus sistemas, garantindo também que o mesmo está mitigado e que os sistemas estão novamente protegidos.
Com a utilização de redes de dados separadas, algumas dedicadas à troca de informação secreta ou mais sensível esperaria-se que este tipo de ataques fossem mais controlados e que o acesso à informação fosse mais restrito.
A verdade é que foi simples o acesso a zonas privadas e, supostamente, protegidas, tendo sido usado apenas um simples e comum ataque de engenharia social.
Veja no vídeo abaixo toda a reportagem da CNN sobre este ataque, onde são reveladas as informações existentes, e também sobre as medidas tomadas para o mitigar e prevenir num futuro próximo.
Este artigo tem mais de um ano
Acho isto duvidoso… EUA a lançar a isca à àgua…. na minha opinião
isto pode ter varias interpretações…
1ª OS EUA tentam justificar ao seu povo, que é preciso manter NSA, etc e continuar a roubar dados indiscriminadamente a todos os países que “deixarem”..
2ª No contexto de pseudo guerra fria actual, tentar justificar que o envolvimento dos EUA na Ucrânia, foi uma necessidade…”porque os russos são muito maus” lol
3ª Pode ser verdade , e os Russos tentarem perceber, qual a próxima jogada na crise Iraniana, ou agora na Grécia…que cordéis os EUA querem mexer em relação á Grécia..visto que a Rússia, pode se tornar credora da Grécia e criar uma base militar na Grécia…nós fomos para a Ucrânia…eles respondem na mesma moeda, e podem vir pá Grécia(é o tema do momento actualmente..)..
Nem sei, mas por um lado os EUA teem estado debaixo de fogo, devido aos abusos e atrocidades cometidas no mundo, por outro lado a EU+EUA teem atacado bastante os Russos…
Os Russos que estavam no seu cantinho sossegados…podem ter acordado, com esta confusão na Ucrânia, e os misseis balísticos Americanos(colocados aqui ao lado em Espanha e apontados a eles..), podem ter acordado os Russos, e obrigado os Russos a perceber que vão ter que mexer os cordéis, para se sentirem seguros…
aguardemos..
http://rt.com/business/247921-russia-greece-putin-tsipras/
+1
+1
+1
Murica… Logo a afirmar que são hakers a trabalhar para o governo Russo, só falta dizer que foi o Putin pessoalmente 😀 eles afirmam isso com base em que provas???
Isso vai ser como o ataque a Sony, em que logo sabiam que era a Coreia e que tinham provas, que iriam investigar, punir e tal, e nunca mais ninguém falou nisso… porque será?? 😀 porque foi um fala barato só para fazer buzz, e nas cabeças das pessoas ficou o titulo da noticia, o resto já não interessa…
States anda a abusar cada vez mais, ate ao dia em que a festa acaba…
+1
+1