Cartão de cidadão e passaporte já não servem para residir no Reino Unido
Na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia, há muita coisa que vai mudar. Desde a passada quinta-feira que os europeus residentes no Reino Unido, onde se incluem também os portugueses, deixam de poder usar o Cartão de Cidadão ou passaporte.
A prova de estatuto e direitos tem de ser feita com um certificado digital. Cartão de cidadão e passaporte já não servem para residir no Reino Unido.
O novo documento de imigração é inteiramente digital. Até à passada quarta-feira, fim do prazo para inscrição no Sistema de Registo de cidadãos da União Europeia [EU Settlement Scheme, EUSS], eram aceites os respetivos documentos de identificação nacionais para comprovar o direito a trabalhar, estudar ou receber apoios sociais.
A partir de agora é necessário o comprovativo do estatuto de imigração feito através do portal do Governo britânico (gov.uk).
O Governo britânico argumentou desde o início que um comprovativo de residência digital evita problemas como o extravio, falsificação ou deterioração ao longo do tempo.
Um estudo académico do grupo UK in a Changing Europe publicado recentemente alertou para as dificuldades e riscos que o processo eletrónico representa para infoexcluídos, sejam idosos, sem abrigo ou outro tipo de pessoas vulneráveis.
O EUSS foi aberto na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia para garantir o estatuto de residência a cidadãos dos países a UE, da Islândia, Suíça, Noruega e Liechtenstein e respetivos familiares próximos de países terceiros.
Este artigo tem mais de um ano
Acho bem que corram com esta malta sem qualificacoes que o ar fica mais limpo. Apenas portugueses com mestrado podem vir o resto que fique na bimbolandia portuguesa que não faz ca falta nenhuma
Todas os Europeus que estavam no RU até dia 31 de Dezembro têm direito ao Settled Status, independentemente das qualificações. Isso é um comentário completamente vindo de um ignorante e de um idiota.
Miguel, nao se arrelie. O Rodrigo tirou o seu mestrado em Portugal comparticipado por todos nos e agora quer correr com a malta menos qualificada de um pais onde e menos bem pago do que os ingleses nativos.. tipico de um idiota
Pobre menino (armado em) rico.
não é nada.
É um perfil para gerar comentários.
Ninguém é assim tão idiota. Agora qq um tem mestrado “cof cof” nascem debaixo das pedras.
@Rodrigo tu não passas de um Arsehole e Wanker, não tens vergonha de ser assim.
Comentário tipo esse só podia vir de um anormal. Como se já houvessem poucos
Pelos vistos a ti o mestrado não te deu classificação nenhuma. Continuas o mesmo borra-botas mas agora de canudo nas mãos.
Dos comentários mais idotas que já li neste fórum.
Rodriguinho és desprezado todos o dias pelos beefs e nem te apercebes. És um triste.
Mas ele vive la e com salario 10x melhor que o teu que ficas ai invejoso ja pensaste nisso? Ate da pena ver a inveja dos portugueses
Como sabes que ele recebe 10x mais?
Eu conheco portugueses, com mestrado, a receber mal, para o mestrado que tem.
Não ligues, o asdasa sabe tudo de todos, e é especialista em “coisas”. É um verdadeiro “sabão”, de tanto que sabe.
E desde que a mãe lhe escondeu a Switch por causa das más notas, ficou pior.
Nao seja por isso, eu também vivo no Reino Unido, tenho mestrado, trabalho numa mais das maiores empresas de serviços financeiros do Mundo mas não é por isso que sou um idiota. Eu até podia ter o emprego pior pago do mundo que não ia ter inveja desse asqueroso.
O passaporte electrónico serve para quem tem o Settled Status. Não precisa de fazer prova digital. Vivo no Reino Unido a quando se passa a imigração (no aeroporto por exemplo) basta mostrar o passaporte que toda a informação está lá disponibilizada.
Já percebi, o “Rodrigo” qualificado, foi vacinado contra Covid19 e está a ter efeitos secundários.
Só pode.
Bem, pelo que sei, desde que seja Indiano ou Paquistanês, pode entrar livremente no UK.
A quantidade de gente dessas bandas em Londres é brutal.
Mais uns anos, poucos, e não haverá Ingleses em Londres… Aquilo foi tomado de assalto.
“Indiano ou Paquistanês” “não haverá Ingleses em Londres”
E Portugal para lá caminha.
É o desejo de muita gente.
Aliás, basta passar no Martim Monix para ver a salgalhada que para ali vai.
Se é isto que os portugueses querem para o seu país, pois seja.
Depois não se queixem….
Só o ano passado foram legalizados centenas de milhares, de uma vez só.
Isto tb já pouco vale, assim como assim….
Isso tem uma justificação, O Pakistão e a India e outro países iguais foram colonia e fazem parte da “The Commonwealth” mas precisam sempre de autorização de residência.