Câmaras vão receber até 65% das multas de estacionamento
No âmbito do programa de descentralização do Estado para o poder local, há uma nova medida que surge no diploma sectorial sobre estacionamento público.
De acordo com as informações, as câmaras vão receber até 65% das multas de estacionamento mesmo que as ilegalidades infrações tenham sido detectadas pela PSP ou pela GNR.
Estacionar fora dos locais permitidos dentro de um município dá direito a multa. Até aqui não há novidades, no entanto grande parte desse valor vai reverter para as câmaras.
Segundo uma noticia do Jornal de Negócios da semana que passou, se o condutor for apanhado pelos fiscais ou polícias municipais, e dependendo da gravidade da contra-ordenação, a câmara municipal retém 55 ou 65% da multa. Se esse trabalho for feito pela PSP ou GNR, os cofres camarários ficam com 35%.
De acordo com o JN, só o Estado e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária têm direito a esta contribuição.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
“só o Estado e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária têm direito a esta contribuição.”
CONTRIBUIÇAO !!!, CONFISCO, isso sim.
Por que razao uns “meninos”, situados em Lisboa, no abrigo dos seus gabinetes, usufruindo do seu ar-condicionado, enquanto navegam na net, (facebook), justificando os seus ordenados, que mais poderia ser…vao receber o meu dinheiro, no caso de estacionar e nao pagar a quantia devida, ou nao pagar de todo ?
Por que razao, estacionando eu sem pagar em Pinhel, Mogadouro, ou outro lugar do pais, vou “contribuir”, para engordar e manter hábitos de acidados de merecimento duvidoso ?
Já que tenho que pagar, acho MUITO BEM , que sejam as Camaras Municipais a usufruir de tal verba, pois sao elas que tem de manter (ou deveriam), minimamente os espaços.
Claro que sendo Portugal, e nao existindo verbas…vai apertar a fiscalização, nao tem nada que saber…alias deve ser mesmo essa a ideia, pois muitas localidades, nao viam com bons olhos os parquímetros, e sua legalidade era por vezes questionada.
Entretanto muitas dessas Câmaras privatizaram o estacionamento, tal como por exemplo se fez no Porto e em Lisboa, num negócio nada vantajoso nem para as Câmaras, nem muito menos para os fregueses.
Façam como os moradores de Carnide…arranquem-nos fora e deixem à porta da concecessionária, sem qualquer indício de vandalismo.
Não tarda muito estão a ser processados em tribunal por furto, usurpação de funções e tudo o mais que a empresa e o município se consiga lembrar… a sorte é ser ano de eleições caso contrário essa gente estava feita! E nada impede que a seguir não comecem a “chover” os avisos para irem a tribunal responder por terem removido os parquímetros. Porque isso do não querer lá os parquímetros é tudo muito bonito mas se der para o torto as pessoas tramam-se mesmo porque até lhes penhoram os bens e retiram a liberdade se for necessário.
se já está a doer … a partir de agora ainda vai ser pior!!! já estou a vê-los a trabalhar para o subsidio extra de férias e de natal e também para as amêndoas da Páscoa ….
Estava a espera de ver isto no Publico…onde está a tech? XD
Nos parquímetros XD
Olá Caro Vitor M.,
de facto existem alguns paquímetros tecnológicos… mas nunca vi nenhum ser utilizado para fiscalizar / controlar o estacionamento.
por seu lado, já via alguns parquímetros ou parcómetros cheios de tecnologia (que na pratica ficam proibidos de utilizá-la pela impossibilidade de recolha de dados) e estes últimos sim controlam / fiscalizam o estacionamento!
Abraço e da próxima nao meter a moeda no paquímetro… pode o carro ser rebocado à mesma e ter de pagar multa 😉
Pois essa parte não faço ideia, uso uma app e tem funcionado muito bem. Os preços é que são um “roubo de igreja”, mas isso é uma conversa que dá pano para mangas. Agora tecnologicamente falando, o nosso país não está mal mal nos parquímetros…. alias, tudo o que seja recolher taxas, multas e impostos!!!!
só para esclarecer…. 😉
Paquímetro (grego: paqui=espessura e metro=medida), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir distâncias
Parquímetro ou parcómetro é um dispositivo eletromecânico ou eletrónico usado para controlo de estacionamento rotativo em vias públicas
mesmo sendo app, não é paquímetro, embora também existam apps de paquímetros
Parquímetros… o corrector é que me atraiçoou. 😉
Como roubar á descarada e ainda ser recompensado….
Se a perseguição já era surreal, imaginem agora… caça à multa 24 horas por dia pelos motivos mais irreais possíveis.
Quem cumpre não terá problemas. É assim em todos os países.
Basta estacionar adequadamente que evita as multas! :p
Actualmente qualquer pessoa pode constatar que quem não paga o estacionamento é mais prejudicada que aqueles que simplesmente colocam os outros em risco seja piões como os outros condutores ( exemplo Art. 49º , 50º ,51º ) e que é bem mais grave como é óbvio . Pior é que alguém ( que devia ser preso ) autoriza contra essas normas de segurança o estacionamento pago até em rotundas . Depois até se vê as próprias escolas de condução a dar esse exemplo , estacionando junto de passadeiras e mesmo em cima de passadeiras , quando têm lugares livres a 5 metros ,por exemplo . A escola segura de segura tem pouco . pois os papás e ma-más colocam em perigo os filhos dos outros quando violão essas mesmas normas. São terroristas da estrada ou assassinos e esses deveriam ficar inibidos de conduzir . Depois temos aqueles que estacionam no passeio … ou destroem jardins … um civismo só com um lado , o deles e os outros que se amanhem ( fascistas ); mas essas atitudes deixam ver o tipo de pessoa e a deformação da mesma e muitas vezes acham que têm razão . Desconhecem que qualquer um se pode queixar como deve ser e depois esses infractores recebem o prémio em casa . É claro que se o pião não pode passar nas passadeiras em segurança passa a passar em outro local … correndo riscos … mas também existem piões que não sabem andar na rua ( somos todos piões mas existem condutores que nem sabem de que se trata o Art. 49º… ). NÃO SE DEVE PARAR O CARRO NAS PASSADEIRAS , ANTES DESTAS … ( Artigo 49º do CE ) .
Sejam cívicos e ganhem vergonha na cara !
Um dia destes estava um desses parado de costas para o transito no meio da rua , parei e buzinei e lá saiu a pedir calma e eu nada disse . Estacionei e quando passava pelo homem já lá estava outro com ele e ainda tiveram a lata de mandar bocas tipo ” há gente que não devia ter carta de condução …”. virei-me para eles e disse-lhes em jeito de pergunta ” não tem mal nenhum buzinar ?! pois não ?!”( um único toque foi o que fiz ) eles concordaram prontamente; então informei que estar parado na estrada dá multa e poderia-mos ir a uma esquadra tirar teimas . ficaram mansos de imediato .
Uma outra coisa para terminar . Quantos de vos comunicaram a quem de direito as más sinalizações como stops colados ás passadeiras ( isto vê-se , existe ) ; falta de sinalética , outras vezes sinalética errada ?! Pois , quase ninguém o faz . Preferem sofrer as consequências … Participem ! Sejam pro-activos , quer seja por vós , pelos seus como pelos outros !
Desculpem alguma coisinha !
Com amizade assim me despeço .
É uma chatice, já uma pessoa não pode arrumar no lugar de deficiente e por milagre ficar bom quando volta, náo pode galgar o passeio e deixar o carro ali ao lado da mesa da esplanada para lhe fazer festinhas, uma chatice ficar em 2ª fila mesmo que os outros não consigam passar, largar a bomba a travar um ou dois (eles que esperam). Multa ? É perseguição mesmo porque estas coisas são sempre, mas sempre por 5 minutos
Sendo assim já não precisamos dos policias municipais para nada!
Muitas das vezes somos obrigados a transgredir por não haver espaço para estacionar, acontece comigo sou residente com dístico e vejo-me à rasca para arranjar um lugar para estacionar em determinadas horas.
O mal é que a maior parte só não vai à casa de banho de carro porque o carro não passa ou não cabe …. depois têm uma barriga do outro mundo … claro . lol E que tal andar um pouco e deixar o carro um pouco mais longe ?! Alugar ou comprar uma garagem ou mesmo o lugar no sitio xpto desejado ?! Sim , é que ter carro é ter também responsabilidades … qualquer dia também dizem que é o código que esta errado … ou os outros não deve ter direitos … lol Que tal ser participativo na comunidade de forma construtiva e proporem soluções junto de quem de direito ?! É lojista e quer zona para cargas e descargas na zona ?! Proponha a quem de direito, mas não use a manha ou ronha que se vê para estacionar na passadeira no passeio …. ( é só uma caixa … é só um minuto … que demora horas … às manhas e tardes inteiras … ) A zona de descargas existe e esta ocupada?! Use o estacionamento no lugar vago a 10 , 20 , 30 metros e o carrinho para transportar a dita caixa ou passe mais tarde … não deve pensar os peões e os outros que se danem … quando também tem piões na família e também é pião e condutor … Tem uma oficia mas acha que pode e deve usar o estacionamento público e a via pública como bem quer ?! tente ir ao medico porque parece que esta doente .
Bom fim de semana
O passivo de aveiro agradece 🙂