Bunkers em Portugal: empresa constrói abrigos anti-guerra e ataques nucleares
Não é uma possibilidade que inquiete a maioria da população. Contudo, em Portugal, há já pessoas a preparar-se para uma potencial catástrofe, seja ela natural, como uma pandemia, ou provocada pelo ser humano, como uma guerra ou ataque nuclear. Esta empresa nacional ajuda na prevenção, através da construção de bunkers.
Idealizada por Rui Ribeiro, esta empresa portuguesa constrói, desde há dois anos, abrigos subterrâneos capazes de resistir a um desastre natural ou a um ataque nuclear.
Embora não seja um receio para a maioria da população, em Portugal, por não termos casos recentes de eventos catastróficos, há já quem esteja a prevenir, para não ter de remediar. De facto, segundo Rui Ribeiro, à SIC Notícias, o mundo está há muito a enviar sinais preocupantes.
Antigo emigrante em França, o empresário garante que a empresa Solid Bunker trabalha com material militar e diz que segue as normas que a Suíça aplica à construção de abrigos. Desde a Guerra Fria, a Suíça exige pelo menos um abrigo subterrâneo para cada nova construção, tendo hoje uma rede de quase 400 mil bunkers e estando entre os países com maior taxa de cobertura.
A Solid Bunkers oferece dois modelos de abrigo:
- O Bunker Solid, que é projetado à medida, conforme os requisitos de proteção de cada cliente e ajustado às necessidades específicas.
- Totalmente construído em betão armado no local projetado;
- Sem limitação nas dimensões de construção;
- Totalmente enterrado;
- Ideal para todos os tipos de propriedades;
- Produto idealizado para Particulares, Empresas e afins de Proteção Civil e Militar.
- O Bunker Modular, pré-fabricado, de acordo com os requisitos de proteção de cada cliente e ajustado às suas necessidades específicas.
- Disponível em vários tamanhos.
A viabilidade da construção de um bunker exige o aval da autarquia e um estudo geológico do terreno.
Os abrigos desenvolvidos pela empresa portuguesa prometem ser invioláveis, sendo desenhados e construídos para funcionarem em bolha. Além de fontes de água e energia independentes, têm capacidade de regeneração de ar.
Na reportagem conduzida pelo mesmo órgão de comunicação, é mostrado um bunker, com cerca de 20 metros quadrados, construído a oito metros de profundidade, na região do Minho. O abrigo demorou quatro meses e custou cerca de 200 mil euros.
A proprietária, que não quis ser identificada, partilhou que o bunker está preparado para albergar quatro pessoas e tem autonomia de pelo menos um mês. Além de uma televisão, conta com câmaras para o exterior.
Com a guerra na Ucrânia e a tensão nuclear, considera que a construção de um bunker poderá ser uma mais-valia para as famílias?
A man cave perfeita!
Isto é realmente seguro ou é só na teoria depois na prática falha?
Não viste o vídeo?
A senhora gastou 200 mil euros num bunker mas tem uma janela gigante no teto. Diz que “tem proteção contra bomba atómica e explosões”…acredita ela!
aquilo não é uma janela no teto, é uma luminária com uma imagem para reduzir a sensação de claustrofobia.
O ser seguro deixa de ser muito relevante quando é referido que a autonomia é apenas de 1 mês. Num conflito nuclear os abrigos teriam de ser auto-sustentáveis por dezenas de décadas, considerando que os níveis de radiação à superfície não irão permitir a sobrevivência fora do abrigo durante muito, mas mesmo muito, tempo.
Exato, um mês é muito pouco.
Isto não é hollywood. Penso que 1) a ideia não é ficar lá fechado, é aguardar resgate (visto que no caso de uma explosão nuclear é mais seguro ter um abrigo imediato que tentar sair da zona problemática) 2) Temos de contextualizar o que significa sair do bunker. Numa fase imediata devido há intensidade da radiação os efeitos são violentos mas com o passar do tempo o perigo está relacionado com a quantidade de tempo que passas na area afetada. Falando um pouco de cor diria que 1 mês pode ser suficiente para puderes sair do bunker e da zona afetada sem recurso a terceiros.
Alguém não jogou fallout…
Que resgate? Vindo de onde e para onde? Num cenário de guerra nuclear não vai andar ninguém a resgatar seja quem for com a superficie do planeta com níveis radioativos de uma magnitude que mata quem quer que seja que saia para fora dos bunkers.
O passar do tempo que falas são, na mais optimista das hipoteses, uma quantidade generosa de anos, considerando o nível de potência das armas nucleares modernas. Não é só a radiação das explosões que conta, o fallout após essas explosões é muito mais permanente no solo e na atmosfera durante décadas.
Por isso não, 1 mês não serve para nada, num cenário de uma guerra nuclear global.
e mesmo assim, seu eu tivesse 200k para gastar, preferia ter este bunker a não ter nada.
É seguro durante x tempo. Mas depois acaba os mantimentos e como é? Pensem nisso. Isto paga-se e bem. A realidade é que só atrasa o nosso destino.
É uma perda de dinheiro.
se o dia chegar, o dinheiro que poupaste não te vai servir para nada.
Pessoal que prefere morrer lentamente devido à radiação com vómitos e sangue no anus.
que parte do “anti nuclear” não te chegou ao cérebro? Numa coisa destas com uma dispensa bem aviada e 2/3 geleiras com 4/5 geradores que carregam por luz solar bem escondida na superfície.
Eu era capaz de aguentar 1 ano na boa. Depois saia cá pra fora para matar pessoas porque 1 ano fechado num bunker é pra malucos. Mas com internet aguentava-se bem…
Agora pensa no seguinte, a radiação dura anos ou até decadas… nem vais arriscar sair cá para fora, vais canibalizar quem partilhar o bunker contigo e depois enlouqueces a roer as unhas dos pés!
Regra geral a radiação perde cerca de 90% da sua letalidade nas primeiras 7 horas e 99% em dois dias.
Por isso na realidade a pessoa só precisa de estar em um abrigo durante 2 ou 3 dias, mesmo se depois tiver que sair da área por não ser mais viável permanecer vivendo na mesma (comida e água contaminada por exemplo).
Fonte: Ki4u The Good News About Nuclear Destruction!
(é preciso usar uma VPN com IP dos Estados Unidos da América para aceder ao web site).
Com almaraz ali ao lado, rebatam com aquilo não será uma nova chernobil? ai não seria só dias de radiação, penso eu de que.
Com tanta comida que a malta armazena na própria casa, imagina o meu bunker? Era tipo hipermercado. Tu deves pensar que o tuga ia para um bunker sem pelo menos 2 anos de comidinha DA BOA armazenada e umas galinhas e vacas para, sem falar sementes. Até cannabis metia no bunker meu caro. Isto do fim do mundo vale muito dinheiro xD
Mas o tuga normal não tem guito para essas aventuras paranoicas como os americanos e comes é enlatados.
Nunca tenha que passar por isso. Talvez depois tivesse uma nodo que diz diferente.
um investimento de morte
Comida para 1 mês, mas que optimistas!
Sarcófagos sec XXI
Também há noutras cores? É que preto e cinzento já está muito batido. Um rosinha choque era o ideal LOL
Tendo em conta que o mundo quase terminou este sábado…eu diria que deveriam existir abrigos não śo para os ricos, mas para a maioria da população.
Devido a corrente situação geopolitica, estivemos este Sabado consideravelmente para lá do “a beira do abismo”, estivemos com um pé já no abismo mesmo..
A China já faz exercicios nas suas maiores cidades, para avaliar quanto tempo demora a colocar as pessoas com alguma protecção(embora que a maioria morre…), a Alemanha igual, até já fez cair o espaço chengen…
Os EUA dizem que querem “estudar o efeito nuclear na agricultura”…a Russia esteve muito perto a ser obrigada a atacar a Bretanha,Alemanha,EUA, etc.Como consequência disso, todos os outros atacariam…não é possivel ataques de retaliação atrasados no tempo..todos atacariam…demora cerca de 72 horas(talvez ou pouco menos, hoje em dia..), até estar tudo desfeito de certeza.
Eu acho que as pessoas deveriam exigir sanidade mental, e respeito pela vida humana, a qualquer lider que tenha o dedo no gatilho… e nãpo pensem que só o biden é que é louco, o outro que quase foi assasinado ontem, e tão ou mais louco do que o biden..ele diz que resolve o problema na Ucrânia em 24h, mas ele não tem nem saude mental, nem respeito pela vida humana.
Os EUA teem que criar varios partidos de forma a que as pesoas possam escolher, porque agora só ha um partido, neocon ou neocon, votas sempre no mesmo.
O mundo não pode estar refém destes lunaticos..
Tem que existir testes de sanidade mental que não deiam para corremper!!!
o mundo ia acabando no sábado?
não me apercebi disso, tive o aniversário da minha filha e jogo de futebol do meu filho!
Ó Joana explique lá isso do “que o mundo quase terminou este sábado”.
“a Russia esteve muito perto a ser obrigada a atacar a Bretanha,Alemanha,EUA, etc”
Obrigada!? porquê!? Não a querem deixar a continuar ceifar vidas de civis ucranianos com impunidade é isso?
Eu acho que tu não percebes a quantidade de tropas na NATO que já estão em solo considerado Russo mundialmente.
Na ucrania estão desde 2014…
Há muitos civis mortos já, e a Russia começa a dar sinais de que… se calhar seria uma boa ideia começar a chamuscar os ramos militares nesses países…pois é.
Quanto ao motivo que levou a Russia a intervir no conflito, tens que perceber que 60-70% da Ucrânia é territorio historicamente Russo, onde vivem Russos, é natural que a Russia tenha que intervir.Estás -te a esquecer do genocidio, violação,tortura, perseguição por causa da lingua deles, da cultura deles, da religião…é uma loucura.
O que querias que a Russia fizesse?Querias que eles continuassem a olhar para o lado, enquanto uma cambada de bandidos, fazem limpeza etnica?Não chegou 8 anos á espera que implementassem os acordos de Minsk??
“Eu acho que tu não percebes a quantidade de tropas na NATO que já estão em solo considerado Russo mundialmente.
Na ucrania estão desde 2014…”
Instrutores e observadores da NATO têm estado pela Ucrânia sim, é esse o solo considerado Russo mundialmente a que se refere? Que países do mundo é que reconhecem os territórios ocupados pela Rússia como solo russo?
“Há muitos civis mortos já, e a Russia começa a dar sinais de que… se calhar seria uma boa ideia começar a chamuscar os ramos militares nesses países…pois é.”
Há muitos civis ucranianos mortos sim, centenas vezes mais do que vítimas russas em sulo russo. Uma grande infelicidade de qualquer forma. Mas há países estrangeiros a atacar o solo russo?
“Quanto ao motivo que levou a Russia a intervir no conflito, tens que perceber que 60-70% da Ucrânia é territorio historicamente Russo, onde vivem Russos, é natural que a Russia tenha que intervir.Estás -te a esquecer do genocidio, violação,tortura, perseguição por causa da lingua deles, da cultura deles, da religião…é uma loucura.”
É tão histórica mente Russo que no fim da URSS a Ucrânia tornou-se independente da Federação Russa! Há de facto genocídio, violação, tortura perseguição por causa da lingua e cultura ucraniana aos civis ucranianos em territórios ocupados pelos Russos. Está bastante documentado por entidades internacionais. Lembra-se de Bucha…regra de ouro, nunca se esqueça de Bucha antes de falar de vítimas, infelizes sempre, russas em territórios separatistas.
“O que querias que a Russia fizesse?Querias que eles continuassem a olhar para o lado, enquanto uma cambada de bandidos, fazem limpeza etnica?Não chegou 8 anos á espera que implementassem os acordos de Minsk??”
O que a Rússia devia fazer era devolver os território Ucranianos que ocupou ou nos quais semeou separatistas armados. Quando fala em limpeza étnica, devo recordá-la que boa parte da infeliz “carne para canhão” que as forças armadas russas são compostas por minorias étnicas que não interessam ao regime de Moscovo, quanto mais afastadas da capital melhor, mas nem os russos separatistas de safam da mortandade, e falecem mais nesta invasão do que no estado de guerrilha anterior a 2022. Minsk exigia uma Ucrânia submissa quando não é isso que o povo pretende.
Você descreve as coisas pelo inverso..
Os crimes é de polacos, e outros europeus como suecos,filandeses, alemãoes franceses ingleses, contra o povo Russo que vive na terra deles.
A parte Russa, foi passada para ser integrada numa nova região, chamada ucrânia, de forma ilegal, violava a constituição Russa, mas como estavam todos na união soviética, era quase a mesma coisa…foi isso que se argumentou, e como na altura não havia democracia, o povo Russo que vivia naquelas terras foi obrigado a ser Ucraniano de um momento para o outro.
Quando a Ucrânia pede a independencia, para formar um novo país, a Russia aceitou, com algumas restrições, uma delas é que a Ucrânia tinha que ser um país permamentemente neutro(militarmente), as restantes tinham a ver com igualdade de direitos entre as diversas etnias.
Nessa altura a Russia não requisitiou esses territórios de volta, porque o povo ja tinha sido forçado a ser Russos “Ucrânianos”, agora derepente força-los a serem Russos da Russia…não era aceitavel, ou seja para a Russia desde que se observasse o respeito pelas diversas etnias,e a Ucrânia fosse neutra militarmente, não havia problema nenhum…
Mas todo isto….mudou em 2014!
Cheguei a ver Russos a ser queimados vivos, a serem mortos com tacos de beisebol, a levarem enchertos de porrada e a seguir atados a postes, deixados la para morrer, até uma violação de 12 macacos a uma adolescente com uns 15 anos, e no fim esfaquearam-na e mataram-na,etc.Eu vi de tudo!!!
Portanto não me venha dar a lição de que os Ucrânianos querem isto e aquilo, que você não sabe o que eles querem, até porque cada etnia, quer uma coisa diferente.
Não me fale de bucha sequer, pois bucha é outro exemplo dos crimes cometidos contra os Russos Ucrânianos, e depois culpabilizaram os Russos da Russia por isso…uma vergonha!
Você não pode ser uma pessoa de bem, não é possivel!!
Quando uma pessoa não sabe, pergunta, tenta esclarecer-se mas tem que analizar factos para puder chegar a uma conclusão, você repete propaganda como se fosse verdade..
Os crimes são de tal forma avassaladores, que…não é possivel ter esse tipo de opinião, eu concluo que você não é uma pessoa de bem.
Fontes dessas atrocidade: Vozes na minha cabeça ou você assistiu ao vivo?
Eu não sou pessoa de bem mas você, que convive bem com a tentativa genocida de apagar o povo, a cultura e a identidade ucraniana já o é?
O Holodomor está descrito como uma invenção ocidental no manual do partido?
Qual búnquer qual carapuça, não há nada que bata o poder, a protecção e a eficácia, de uma máscara cirúrgica, viseira, umas luvas de látex, e ficar fechado em casa.
Contra vírus talvez, contra radiação nuclear duvido!
De fato, para algumas pessoas, o mundo terminou no sábado
Não ouvi nada sobre o FACTO de o mundo acabar no Sábado! Ao fim-semana deve ser mais prático, fica tudo arrumado e evita-se filas. Quanto a FATOS, há anti-radiação, mas anti-nucleares não.
Quando o míssil atómico cair quero estar preparado, ou seja, calções e óculos escuros.
Deve dar um bronze daqueles….
os porcos costumam sobreviver
Padaja, como sabe disso?
Confirmação pessoal?
Caiu lhe um míssil em cima e não aconteceu nada?
Conte-nos tudo…