Brasil: WhatsApp bloqueado por 48h
O famoso serviço de mensagens WhatsApp foi bloqueado em todas as operadoras do Brasil, por 48h, pela justiça de São Paulo. A decisão foi tomada ontem, quarta-feira, e colocada em vigor a partir das 00:00h desta quinta-feira, esperando-se que seja desbloqueado no sábado.
Trata-se de uma medida cautelar imposta às operadoras e o autor desta acção não foi divulgado.
O WhatsApp encontra-se bloqueado no Brasil até ao próximo sábado. Esta foi uma decisão da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, em São Paulo e imposta a todas as operadoras.
Por detrás desta ordem está uma medida cautelar, sugerida por algo ou alguém que ainda não foi divulgado. No entanto suspeitava-se que as próprias operadoras pudessem estar envolvidas nesta acção judicial mas, segundo o Folha de S. Paulo apurou, as operadoras não estão por detrás deste bloqueio, restando, entre outras hipóteses, a de que a aplicação tenha alguma situação pendente com a justiça.
A suspeita de que as operadoras poderiam estar por detrás, acontece uma vez que o WhatsApp agora permite muitas mais funcionalidades que podem comprometer a fidelidade dos utilizadores aos serviços das operadoras.
E até o próprio presidente da Vivo, Amos Genish, já havia acusado a aplicação de ser um serviço pirata.
A razão do bloqueio
Aquando do anúncio desta decisão, não foi dada qualquer informação sobre a razão da mesma. O que se sabia era muito pouco ou mesmo quase nada.
Mas novos desenvolvimentos vieram agora colocar a nu a verdadeira razão para que o WhatsApp tenha sido bloqueado. De acordo com o tribunal que emitiu a ordem de bloqueio, o WhatsApp não respeitou uma decisão de outro tribunal e não executou as medidas indicadas.
Esta decisão data de 23 de Julho e no dia 7 de Agosto a empresa foi novamente notificada, desta vez acompanhada de uma multa.
Face a esta falha do WhatsApp o Ministério Público resolveu requer o bloqueio temporário da aplicação, tomando por base o Marco Civil da Internet.
Caso esteja no Brasil e verifique que não consegue aceder ao WhatApp, deixamos aqui 10 fantásticas alternativas.
O que pensam desta decisão?
Este artigo tem mais de um ano
Isto so pode ser ditadura das operadoras do brasil
Não, não é, o Whatsapp agiu em desacordo com as normas do nosso país, se negando a uma ordem judicial com uma arrogância sem igual! Sou usuário dele como boa parte do mundo, contundo, analisando a conjuntura como foi exposta, eu não faço coro para as “injustiças que só acontecem no Brasil”!
Ora, o Whatsapp, e qualquer outra empresa gringa, tem que perceber que ao estar em outro país ele deve, como todos em seu território, se sujeitar as leis e decisões judiciais locais!
a grande INjustiça Brasileira….bloquear os bens da SAMARCO que poluiu e matou 27 pessoas, e animais a justiça faz nada.
A justiça Brasileira é movida por quem tem dinheiro!
Se fosse só a justiça brasileira…
É de família…
Brasil um país de tolos queria muito que Hitler tivesse ganhado a guerra
Sabes que em Portugal, bem como Espanha e outros, aquando a morte do Hitler colocaram as bandeiras a meia haste?
Fonte?
História de Portugal.
Devias ver isso de vez em quando 😉
Ainda, assim. É capaz de me fornecer uma fonte fidedigna por favor?
Caro Vlad, sabias que isso aconteceu porque em Portugal e Espanha eram ditaduras que “geriam” esses países?
E você sabe que a maioria dos criminosos de guerra se refugiaram no Brasil…
Argentina!!!!
Facto normal, se considerarmos os regimes ditatoriais que vigoravam na altura.
Faz parte da história do passado, felizmente!…
O motivo pelo qual a bandeira esteve a meia haste, bem como em todos os outros paises neutros foi por motivos protocolares. No Diário de Lisboa de 3 de Maio de 1945 refere-se que “continuaram a meia haste as bandeiras da Nunciatura Apostólica, da Embaixada de Espanha e das Legações da Suíça e da Suécia”. Em Dublin, o mesmo luto protocolar conduziu o primeiro-ministro (e ministro dos Estrangeiros) Éamon de Valera a apresentar condolências à legação alemã. a prática foi comum aos outros Estados neutrais.
A 22 de Dezembro de 2011, a Assembleia Geral da ONU também cumpriu um minuto de silêncio pela morte do ditador norte-coreano Kim Jong Il, mas esclarecendo à partida que se tratava de um acto protocolar.
Fonte: http://www.publico.pt/opiniao/jornal/repor-a-verdade-25538317
Não entendo tanta dependência ao Whatsapp, quando existem clientes de instant messenger melhores, como o TELEGRAM MESSENGER.
Tenho quase a certeza que isto deve envolver questões políticas. Há muito descontentamento com a presidente local e tem havido várias manifestações contra a mesma. Se calhar foi uma maneira de cortar comunicação entre maior parte dos manifestantes, afinal é mais rápido e barato organizar uma manifestação por Whatsapp do que por sms ou chamada!!!
é possivel mas, normalmente, isso acontece por acção externa. por exemplo, À uns tempos acusou-se a siria de estar a bloquear o acesso à internet. depois soube-se que, afinal, tinha sido a nsa a provocar esse bloqueio, “acidentalmente”, claro: http://www.theguardian.com/world/2014/aug/13/snowden-nsa-syria-internet-outage-civil-war
um dos candidatos foi assassinado à pouco tempo e, como o candidato “desejado” pelos americanos não ganhou, a actual presidente está a ser entalada até a conseguirem meter na rua. até porque, mesmo havendo corrupção no PT, o nivel de corrupção no partido do outro candidato é muito superior, segundo algumas noticias e entrevistas recentes de várias personalidades brasileiras.
Manifestações essas que podem ser marcadas facilmente via Facebook, Telegram, Viver. Etc…
Não me surpreende essa decisão, visto que em fevereiro, outro juiz já havia mandado bloquear o serviço (o que não aconteceu devido à intervenção de um desembargador).
com o terrorismo todo cuidado e pouco mais vale a pena prevenir que remediar e na internet e o campo de batalha deles não me espanta essa noticia
UFA, que sossego, a produtividade vai aumentar 50%…
Já foi encontrada uma solução…esse bloqueio pode ser burlado facilmente através de um aplicativo na App Store chamado “Unlimited Free VPN by betternet” permitindo que você use o aplicativo normalmente. O aplicativo irá conectar seu dispositivo a uma VPN do fora do Brasil e seu WhatsApp voltará a funcionar normalmente.
Esqueci de dizer que também funciona no Android e no Windows Phone…
Só falta dizeres que se configurarem um proxy também se consegue usar o “aplicativo”. 🙂
Mas este método não aumenta o risco de roubo de informação do utilizador?
Não é melhor ter instalada outras app alternativas? Tipo telegram
Cuidado com o uso desse programa, ao usar esta a permitir que outros usem sua rede e seu plafond de internet! Alem disso seu ip pode ficar registado em usos indevidos.
Eu acho correto, os serviços piratas devem ser bloqueados
O que dizem por cá é o seguinte, o juiz mandou bloquear o acesso ao aplicativo porque por duas vezes pediram dados e as mensagens de um utilizador que é investigado no Brasil com ordem judiciais e as ditas não foram acatadas e por esse motivo foi ordenado o bloqueio temporário. Pelo menos é o que os noticiários dizem.
É isso mesmo que aconteceu.
não entendi pq o facebook não muda a forma de autenticação do whatsapp, é só migrar as contas para o email e desvincular do número de celular, pronto, matou o problema das operadoras do mundo todo.
Nao tem nada a ver com o numero de celular. As operadoras bloquearam todos os IPs que vao para WhatsApp. Se usares um VPN, teu celular so acesa ao IP do VPN que depois o VPN acesa aos IP do WhatsApp. A operadora so fica sabendo que acesas ao IP do VPN, e nada mais. Por isso que WhatsApp esta desbloqueado com VPN
E por causa de um país, todos os outros são afetados, não?! Era o que mais faltava…
Enquanto que com número de telemóvel, qualquer pessoa pode adicionar outra de forma fácil, sem número de telemóvel tinha que estar a pedir à pessoa para lhe dar o nome de utilizador/email. Da forma que está atualmente é muito mais fácil.
vergonhoso… so isso
É complicado aqui no Brasil, mas o motivo é que o Whatsapp e Facebook se recusaram a divulgar dados de seus usuários ao governo para uma investigação judicial (postura que eles adotam com todos os outros países do mundo) que envolvia problema com Drogas, Latrocinio e envolvimento com uma facção criminosa (PPC) que comanda as cadeias e como “vingança” um juíz decretou que o serviço fosse suspenso.
O caso vem desde Junho/julho de 2015.
Encontramos um modo de contornar por VPN e/ou utilizando outros apps como o Telegram e Viber.
A respeito do Telegram, foram mais de 500mil instalações em um período de 3 horas.
Fonte:
http://olhardigital.uol.com.br/noticia/latrocinio-drogas-e-pcc-entenda-o-caso-que-levou-ao-bloqueio-do-whatsapp/53788
Olha, eu acho isso completamente justo, visto que a justiça brasileira tomou essa decisão por causa de um caso de trafico, ligação com PCC (uma das maiores organizações criminosas de São Paulo) entre outros crimes onde o acusado foi preso e a justiça determinou que o WhatsApp liberasse as conversas desse acusado para ajudar na investigação, porém o Whats ignorou o mandato. Logo, essa medida é uma punição para o serviço que está no Brasil e não quer cumprir as leis brasileiras.
Se funciona em um país, tem que respeitar e cumprir as leis locais!
Fonte sobre o Whats ter se negado: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/02/decisao-de-juiz-do-piaui-manda-tirar-whatsapp-do-ar-em-todo-o-brasil.html
Fonte sobre o Whats fora do ar: http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/91917-entenda-treta-acabou-bloqueando-whatsapp-brasil.htm
A questão é que isso poderia ser facilmente abusado pelo poder ou por certos interesses privados, para facilitar a censura, limitar a liberdade de expressão, espionagem, invasão da privacidade, etc.
Aliás, está a haver um forte lobby para alterar as regras de acesso à internet, que se for avante, poderá ter consequências muito negativas para uma verdadeira democracia e liberdade do povo brasileiro.
Eu não percebo. Ora quando é os americanos a fazer espionagem sem qualquer tipo de controlo judicial não há problema algum porque ninguém tem nada a esconder. Ora quando é o Brasil a pedir a informação usando os trâmites legais, já pode ter consequência negativas.
Quem disse que não há problema nenhum com o que os americanos fizeram/fazem? Seja por uma via ou por outra, a liberdade e o direito à privacidade devem ser respeitadas.
E essa velha frase do “quem não deve não teme” é uma falácia. Este vídeo do TED Talk explica bem a importância da privacidade, vale a pena ver:
https://www.ted.com/talks/glenn_greenwald_why_privacy_matters
SOLUCÃO ENCONTRADA: O Betternet: Unlimited Free VPN é um aplicativo para Android, iOS, Windows e Chrome capaz de criar uma rede privada VPN em computadores, tablets e smartphones. Com ele, o usuário pode evitar problemas como limitações e bloqueios de conteúdo em redes públicas ou no Brasil inteiro. No entanto, como o app funciona como se estivesse acessando a Internet de outro país, serviços restritos ao Brasil podem parar de funcionar. Faça o download de Betternet: Unlimited Free VPN e não tenha problemas com bloqueios!
Já voltou, calma o mundo não acab… não, pera….
A verdade é que o “braziu” é e sempre foi governado por bandido, tem uma população que é de raça inferior,
sempre esteve, e sempre estará, na vanguarda do atraso.
Tem como “plataforma” na política, no governo e na economia, a corrupção e a prostituição.
Um vídeo produzido pela mídia francesa que mostra um pouco da tragédia brasileira.
http://www.dailymotion.com/video/x3cvvis_doc3-o-sol-negro-petrobras-rtp3_shortfilms