BQ marcará presença na CES 2015 com impressão 3D e robótica
Estes dias serão de grandes revelações para o mundo tecnológico na primeira grande mostra de tecnologia que é a CES 2015.
Também a espanhola BQ estará presente na feira em Las Vegas onde irá dar a conhecer o primeiro kit de scanner 3D Ciclop com hardware e software 100% livres.
A BQ vai marcar presença na CES com a sua divisão de impressão 3D, o seu ecossistema de robótica e a sua última novidade, o kit de scanner 3D Ciclop. Todos os seus produtos e soluções estarão presentes no encontro de Las Vegas.
Ciclop, o primeiro scanner 3D da BQ
A BQ apresentará o Ciclop, primeiro scanner 3D com software e hardware 100% livres. Foi concebido e desenvolvido a pensar na comunidade, que pode utilizá-lo, inovar com ele, fazer as suas próprias alterações e partilhá-las.
O Ciclop é um scanner laser rotativo de triangulação 3D, utilizando a luz laser para capturar a geometria e textura do objecto que roda sobre uma plataforma giratória. Para realizar a digitalização, o Ciclop utiliza o Horus, uma aplicação multiplataforma e livre integralmente desenvolvida pela BQ. Com este scanner, a BQ amplia o seu ecossistema DIY até hoje composto pela Prusa i3 Hephestos.
Prusa i3 Hephestos e Witbox, as impressoras 3D da BQ
Da mesma forma, o kit de impressão 3D Prusa i3 Hephestos é um produto aberto que a comunidade pode modificar e fazer evoluir. Com ele, o utilizador pode construir a sua própria impressora 3D partindo do zero.
A Witbox foi recentemente escolhida como a quarta melhor impressora do mundo, segundo o Top 15 Quality Ratings da 3D Hubs. Concebida e fabricada em Espanha, a Witbox dispõe de um inovador sistema de impressão inspirado na curva de Fibonacci, com um tubo em PTFE para a passagem do filamento. Este permite um roçamento mais reduzido do filamento assegurando que o sistema de alimentação fique no interior da impressora, sem sobressair.
Tanto a Witbox como a Prusa i3 Hephestos dispõem de licença Creative commons BY-SA, visto que a BQ aposta em partilhar todas os upgrades com a comunidade.
O Mi primer kit de Robótica, ZUM, DIWO e bitbloq: o ecossistema de robótica da BQ
A BQ também vai expor, durante esses dias em Las Vegas, a sua proposta de robótica, um ecossistema que inclui hardware, software e material didáctico.
Entre os seus produtos destaca-se, o Mi primer Kit de Robótica, que inclui todos os componentes necessários para montar qualquer robot ou jogo electrónico partindo do zero. Também a nível de hardware, a placa ZUM BT-328, compatível com ArduinoTM, permite criar circuitos electrónicos capazes de receber informação exterior e realizar as actividades que o utilizador pretender. A ZUM BT-328 inclui melhorias e novas funcionalidades que facilitam a construção de projectos de electrónica.
A filosofia da BQ baseia-se na formação das novas gerações para que possam não só utilizar a tecnologia como utilizadores, mas também que entendam como funciona e possam vir a ser futuros criadores. É nessa linha que se encontra o software de programação por blocos para crianças bitbloq, que permite aos mais pequenos programar eletrónica de forma fácil, visual e intuitiva, através de blocos, como se se tratasse de um puzzle.
Outra das ferramentas proposta pela BQ é o Diwo, um portal criado para a comunidade interagir e aprender através das actividades e tutoriais oferecidos pela BQ.
Rodrigo del Prado Diretor-geral adjunto da BQ comenta: “A CES serve de local para a apresentação a nível mundial da nossa divisão de impressão 3D, especialmente do nosso último produto, o kit de scanner 3D Ciclop. Mas o que nos entusiasma de forma especial é apresentar globalmente o nosso projecto de robótica educativa, porque acreditamos que vai contribuir para que as crianças desmitifiquem a tecnologia e aprendam a utilizá-la, mas também a criá-la elas próprias.”
Este artigo tem mais de um ano
Folgo muito em saber que existe algumas marcas que pretendem avançar para o futuro…
E que apesar de comprarem componentes fora, investem em tecnologia Europeia!
“Uma no cravo e outra na Ferradura”…é o problema da Europa :S
Gostei de muita coisa, mas…
A placa ZUM BT-328, um harduino melhorado…deveria ter um mcu EUROPEU, um STM8L da StMicroelectronics Francesa!
Uma vergonha, podiam ter uma placa com specs a sério, com 12 adc e DAC de 12 bits e tudo!!
Poxa e ainda por cima agora que já existe um compilador grátis(SDCC v3.4)..
ai bq bq…”Uma no cravo e outra na Ferradura”
Off-topic: para o pplware, números que interessam, e notícia do dia: https://twitter.com/ustwogames/status/552136427904184320
Pessoal tenho-vos a dizer que a bq para mim maker e criativo invertebrado é uma marca que faz todo o sentido, no escritorio temos uma witbox e em casa tenho uma prusa i3 e gosto muito do material do conceito das duas maquinas e do apoio ao cliente que no caso das maquinas 3d e excepcional, a prusa que tenho ja está um pouco alterada e já prototipei com ABS, pla, ninja flex e agora estou a espera de filamento de nylon para experimentar e estou muito satisfeito, acho que é o brinquedo que qualquer criativo devia ter a disposição porque dá para testar a ideia com um primeiro prototipo validar, voltar a prototipar e quem sabe mais tarde ou mais cedo industrializar, quem me dera nos meus tempos de faculdade ter uma destas no meu quarto para testar conceitos.
É uma vergonha o mercado das impressoras 3D na Europa…
Basta olhar para essa impressora de 500€ ($597), e comparar com o que se pode arranjar nos Estados Unidos (e “Made in USA”) pelo mesmo dinheiro, ou menos…
http://us.xyzprinting.com/us_en/Product/da-Vinci-2.0
Duas cores, tudo mais automatizado, um verdadeiro eletrodoméstico do ponto de vista de montagem e de como funciona, mesa aquecida, um verdadeiro produto finalizado, já montado, sem fios à vista, e etc…
Sim, o filamento é proprietário, mas as cassetes nem são caras…
tens uma,
Se é um Electrodoméstico que procuras, e MADE IN PORTUGAL:
http://www.beeverycreative.com/
Normalmente estas printers, são caras!
Se calhar a bq prefere lançar sem emolduramentos mas com preço mais baixo do que criar um móvel muito bonito, mas depois o preço sai caro…de qualquer das formas os preços são proibitivos…so mesmo para quem precisa de prototipar, e nao tem outros meios…
A bq tem a Witbox que é made is spain, e como diz no artigo foi considerada uma das melhores do mundo…, e tens a vantagem de serem partilhados updates com a comunidade…
Se não quiseres, ainda tens as industriais vendidas no jumbo, e Continente( Acho que o continente também vende a Portuguesa… ), mas acho que a maioria delas veem da china…
cmps
A bee é uma decepção, fechada, codigo fechado e tudo muito “user friendly” que nem sempre é bom.
Não falando do preço :/
Tenho um clube de robotica com uma prusa i3 da BQ e o nivel de customização, bem como de alteração é muito melhor.
pois..
nós portugueses, ainda temos muito que evoluir…ainda não conhecemos o conceito do open Source, e partilha no campo do software obviamente!
E depois como temos uma economia de escala muito pequena comparativamente a Outros Países, acabamos por tentar lucrar mais em cada producto do que seria esperado, o que torna a adopção dos nosso productos mais difícil por outros…
A bee realmente é cara, mas é um “electrodomestico” lindo…talvez tenha sucesso em Países ricos…