bq apresenta o seu o e-reader, o Cervantes
Os dispositivos móveis invadiram o nosso dia-a-dia e tornaram-se peças fundamentais para complementar outros dispositivos que usamos para trabalho e lazer. Mas nem todos pretendemos ter dispositivos grandes e com funcionalidades avançadas. Por vezes basta um simples e-reader.
Para complementar a sua oferta, reforçando o que tem para oferecer no campo dos leitores portáteis, a bq apresentou o seu novo e-reader, bq Cervantes.
Com um peso de 185 gramas e uma espessura de 9,5 mm, bq Cervantes é o e-reader mais leve, fino e rápido da sua categoria. O seu processador i.MX6SoloLite a 1 GHz agiliza a navegação do dispositivo e a viragem de página reduz-se a 0,5 segundos.
O ecrã do bq Cervantes é e-ink Pearl, o ecrã de tinta electrónica mais branca do mundo. Os caracteres são muito nítidos e definidos graças a sua resolução HD de 758x 1024px, os seus 212 DPI e os seus 16 níveis de cinza, oferecendo uma experiência de leitura insuperável.
Este e-reader funciona com tecnología táctil por infra-vermelhos. A sua precisão é milimétrica e, para além disso, o ecrã é totalmente mate. Incorpora também tecnología frontlight, que ilumina o ecrã, ou seja, permite ler no escuro.
O seu sistema operativo foi desenvolvido em Espanha por uma equipa e o resultado é um dispositivo totalmente adaptado às necessidades reais dos utilizadores de e-books.
bq Cervantes incorpora novidades que facilitam a interação com o usuario: configuração de bibliotecas, até oito tamanhos de letra, sete tipografías diferentes (incluindo um tipo de letra que facilita a leitura a pessoas com problemas de visão), ajuste de margens e entrelinhas, entre outras.
Incorpora, ainda, o seu próprio ecosistema de leitura, um serviço que permite comprar livros, guardá-los na conta de usuario e aceder a eles a partir de qualquer dispositivo electrónico.
O bq Cervantes é compatível com .pdf e .epub, os formatos principais de livros electrónicos, assim como com fb2, mobi, doc, rtf e txt.
Inclui dicionários de inglês definição Wordnet, espanhol definição Clave SM, inglês-espanhol e espanhol-inglês Semantix e o seu interface está disponível em todas as línguas oficiais de Espanha (castelhano, catalão, galego e basco), inglês e português.
bq Cervantes conta com uma ligação Wi-Fi 802.11b/g/n e ligação micro-USB e micro-SD que permitem ao utilizador descarregar no equipamento os seus própios conteúdos e disfrutar dos 4 GB de memória interna que incluí o dispositivo (2GB disponíveis para o utilizador).
bq Cervantes - Características Técnicas
- Ecrã táctil e-Ink Pearl de 6", o mais branco do mercado. Alta resolução, com 758 x 1024 px e 212 DPI. 16 níveis de cinzento.
- Tecnologia Frontlight. Luz integrada regulável em intensidade.
- Zero de brilho graças ao seu sistema táctil por infravermelhos.
- Ultraligeiro, apenas 185 gramas de peso.
- Processador Freescale i.MX 6SoloLite 1 GHz. Passo de página em 0,5 segundos.
- 4 GB de memória interna (2 GB de espaço livre para o usuário).
- Batería Li-ion 1500 mAh.
- Interface disponível em Espanhol, Euskera, Catalão, Galego, Inglês e Português.
- Wi-Fi 802.11 b/g, micro-USB 2.0 e ranhura microSD.
- Dicionários: Inglês definição (Wordnet); Espanhol-Inglês e Inglês-Espanhol (Semantix); Espanhol definição (Chave SM).
- Compatível com documentos epub e pdf com DRM e com .fb2, .mobi, .doc, .rtf e .txt.
O bq Cervantes está disponível por 129,90€ em grandes superfícies, lojas especializadas e na loja online da marca (store.bqreaders.com).
Homepage: bq Cervantes
Este artigo tem mais de um ano
Boa homenagem a Cervantes, um GRANDE da cultura Castelhana.
.
Mas que o próximo não seja o Don Quijote essa figura caricata, Grande obra daquele Grande Escritor.
Se lesse PDFs era a bomba…
Ups e é xD estou mesmo cego, é do Natal ehehehhe
Confesso que a primeira vez que tive um ebook reader na mão fiquei de queixo caído. Aquilo parece mesmo papel. De qualquer ângulo, como luz directa, sem luz, etc,etc. Infelizmente é muito menos versátil que um tablet.
Sem invalidar o interesse da notícia e reconhecendo o valor da tecnologia, nunca nada substituirá o prazer de um livro de papel. O cheiro, o toque, o prazer de ter um objecto até eventualmente autografado pelo autor é insubstituível!
Bem hajam!
Sem dúvida que tudo isso é verdade, não há nada como ter o livro em papel, mas tal como o Gerardo diz a imagem que os e-reader mostram é fantástica, por momentos até nos esquecemos que não é um livro em papel.
No meu ver a grande vantagem é mesmo o facto de para quem lê bastante acaba por sair mais barato, e principalmente, a facilidade e portabilidade de andar com o(s) livro(s) connosco.
Mas volto a concordar, não há nada como um livro acabadinho de comprar e sentir o cheiro do papel cada vez que mudamos de página 🙂
Amante de livro aqui.
Passei de um livro por mes (em papel) para um livro por semana.
E agora com os dicionarios sempre disponiveis a leituras em linguas não nativas são muito mais faceis.
Por isto ha que reconhecer o valor da tecnologia
(pena k não havia este quando comprei o meu kindle 4nt)
Alguem me pode ajudar??? Este ou um Kindle? Quero comprar e nao sei qual dos dois?