PplWare Mobile

Blockchain para emissão de diplomas académicos! Quais as vantagens?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    na verdade até podem ser NFTs, o valor é nulo de qualquer forma 😀 😀 😀

  2. Joao Ptt says:

    Só faltava a block chain nos diplomas académicos.

    Não pode ser falsificado só porque está numa block chain é maior anedota que li nos últimos tempos.

    É dar umas malas de notas a quem mete os diplomas na block chain e aí está um diploma falsificado.

    E posso continuar com o hacking dos sistemas informáticos utilizados para lançar tais diplomas virtuais, eventualmente com o furto sem que o(s) dono(s) de eventuais Hardware Security Module (HSM) se apercebam, para não tentarem anular, e por aí em diante.

    E isto o que me lembrei de repente.

    Se fosse verdadeiramente descentralizado, que de certeza não será, depende do que consideram descentralizado, em teoria é meter mais nós na rede que os existentes e fazer com que a rede sob controle seja superior à da rede genuína e lançar um novo consenso com dados falsificados. Se podem recusar uma maioria que diga algo diferente do que a própria base de dados diz, então não é de consenso mas alguma coisa diferente, ou não será verdadeiramente descentralizado mas apenas uma base de dados replicada por vários locais previamente autorizados a isso.

    • Eu says:

      “É dar umas malas de notas a quem mete os diplomas na block chain e aí está um diploma falsificado.”
      Assim que é registrado não pode ser apagado nem alterado. A validação do que está a ser introduzido é que não é público.
      Uma correção a algo errado deixa rastros do anterior.
      Daí que disse antes, uma DLT pode ser manipulada ao sabor do dono do sistema descentralizado. Uma Blockchain não.

  3. Eu says:

    Está na moda o hype de chamar a tudo Blockchain quando se deveria chamar DLT

  4. me and me says:

    mais um cripto esquema….

    como vao arranjar dinheiro para pagar os rewards? ja sei a cobrar aos alunos…
    querem usar blockchain para manter a segurança tudo bem, nao entendo porque tem de haver premios para quem valida o block… enfim

    • Bruno Neto says:

      Não necessariamente, existem redes permissionadas, que não é necessário haver recompensa para a validação do bloco, como por exemplo o Hyperledger Fabric.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.