BlackBerrys também irão correr aplicações Android
Depois de alguns dias menos bons durante a passada semana, a RIM voltou à ribalta com a sua conferência anual, a BlackBerry DevCon. Aí foram apresentadas algumas novidades que eram aguardadas por todos os que desenvolvem aplicações para BlackBerry e também para todos os que têm equipamentos desta marca.
Para além do muito aguardado PlayBook OS 2.0, foi também apresentada nesta conferência uma novidade que vai interessa de sobremaneira a todos os que desenvolvem aplicações para Android. Falamos da possibilidade de portar de forma transparente aplicações do sistema operativo da Google para o da RIM.
Existe cada vez mais, e tal como apresentámos neste artigo, uma vontade de transpor as aplicações que os programadores de Android criam para outras plataformas. Algumas empresas, tal como a BlueStacks, resolveram o problema da portabilidade de aplicações Android através da virtualização deste SO e assim conseguem ter disponíveis essas aplicações.
No caso da RIM a abordagem foi diferente e criaram para o PlayBook OS 2.0 um conjunto de ferramentas que permitem pegar nas aplicações criadas para Android e com uma simples conversão torná-las capazes de correr no PlayBook.
Essas ferramentas, bem como a versão 2.0 do PlayBook OS para virtualização com o Virtual Box, estão disponíveis para todos os que pretenderem portar as suas aplicações criadas para Android. Depois de convertidas essas aplicações podem também ser facilmente enviadas para a loja BlackBerry App World.
Vejam no vídeo abaixo uma apresentação da BlackBerry sobre a Runtime for Android, que é a ferramenta que permite a conversão automática das aplicações de Android para PlayBook OS 2.0.
Se querem ver a forma simples como é possível portar uma aplicação Android para o PlayBook usando o Eclipse, vejam o vídeo abaixo.
Esta jogada inteligente da RIM pretende trazer para o seu meio ambiente de desenvolvimento todos os programadores que estão focados na criação de aplicações para Android. Com poucas ou nenhumas alterações é possível colocar uma aplicação desenhada para Android a ser executada num equipamento BlackBerry.
As ferramentas estão já disponíveis, resta apenas aos programadores fazerem uso delas e alargarem o seu público alvo. Com esta jogada ganha a RIM, os programadores e acima de tudo os utilizadores dos equipamentos BlackBerry.
Homepage: BlackBerry
Homepage: BlackBerry Developer
Este artigo tem mais de um ano
epa…. espetacular!
Finalmente estava a ver que a BlackBerry ia morrer. agora com esta nova jogada a coisa vai mudar de figura.
Pode ser que esta marca saia do mercado empresarial.
abc
boa jogada, é um dos maiores problemas do BB, a falta de apps
Isso e o preço. É que smartphones com Android fora da gama empresarial há aos pontapés e muito mais baratos. Mas é sem dúvida uma boa jogada porque assim de certeza que podem chamar mais potencias clientes.
finalmente… um dos maiores pontos fracos da RIM são seus apps.. a maioria pago…e a variedade altera muito de uma versão do OS para outro…
muitos, inclusive, nem mesmo funcionam… é um caos.
Espero que isso melhore logo… de qualquer forma planejo mudar para IOS ou Android em breve…
com tanta historia de processos em tribunal devido à infracção de patentes, nao sei como isto é possivel.. gostava de ver se fosse com as aplicações da apple, aí vinham logo criticar a RIM por tar a copiar em vez de desenvolver coisas novas..
Com esta brevemente prevejo que se passe a poder instalar android de raiz nos BB
Por acaso já tinha ouvido que estaria para breve, muito boa noticia! Venham agora as apps, com um pouco de sorte terei a funcionar a App de AutoCad no meu 9780! Por enquanto já fico contente com os 100$ de apps que já comecei a instalar as disponiveis!
Já era tempo de darem um golpe para salvarem o que ainda resta do negócio. Eu sou pela pluralidade versus dominio de um só ao estilo ditatorial dominador preferido por outros. Assim há mais escolha e cada um usa o que mais agrada e pouco importa se tem estilo ou está na moda.
Espertos…
Ryan ,
Boa noite concordo plenamente contigo .
Aceita os meus cumprimentos
Serva
Há que tempos estou à espera desta noticia… sem duvida que a blackberry é uma grande marca mas falta-lhe boas (e free) apps, espero que em breve este problema esteja resolvido!
Acho que a RIM simplesmente está a desistir um bocado do seu ecossistema.. É perigoso, pois pode-se tornar em “mais uma” marca que incentiva a programar em Android..