PplWare Mobile

Avast 8 – Provavelmente o melhor AntiVírus gratuito

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Costinh says:

    Provalmente o unico post em que nao concordo. O avast tem ferramentas fora do comum, certo.. mas a nivel de antivirus é fraco e pesado..

    Esta versao é tipo aquela do “free” que precisa de chave? 😉

    • Pedro Pinto says:

      É legitimo não concordar 🙂 Eu também não uso o Avast pois tenho um AV pago…mas tendo em conta as tecnologias/inovações integradas no Avast…este é “Provavelmente o melhor AntiVírus gratuito”…é claro que neste mundo dos AVs tudo é subjectivo e muito depende das actualizações da BD

    • Awake says:

      Costinh, O avast tem ferramentas fora do comum? não deves usar de certeza. Diz-me o nome de um Antivírus “free” melhor que avast!

    • Bruno M. says:

      Quanto a mim, acho que o Avira é bem melhor! E está sempre com a pontuação máxima, ou quase e é leve..
      O único “downside” é o popup depois de cada actualização..

      E a free é igual à versão paga, só não tem o antiadware e o resto desse tipo de ferramentas.

    • Marcio Jacinto says:

      é verdade, a oscilação dos recursos consumidos é brutal
      alem disso qualquer antivirus gratis é como ter um cão de loiça aporta de casa… nao protege nada… nem ladra para assutar.

  2. CK says:

    Antes de mais não quero ferir susceptibilidades, entre os antivirus gratuitos, o AVIRA consegue superar o AVAST, pois está melhor cotado, como podem verificar:
    http://www.av-comparatives.org/images/docs/avc_sum_201212_en.pdf

    • PC says:

      Caro CK, esses testes além de desactualizados, testam os antivirus na componente de detecção, no que sem dúvida o Avira é um dos melhores. Mas se procurar bem em sites de segurança, poderá ver que em termos de protecção preventiva é extremamente fraco, deixando passar muitos virus em real-time. Actualmente o próprio Avira agora traz junto da instalação, uma Toolbar considerada maliciosa(isto na versão grátis).

      • Bruno M. says:

        PC.. só os mais descuidados instalam a toolbar. Essas toolbars, só instala quem não ler e quem clicar NEXT, NEXT, NEXT, NEXT… e depois, caput…

        Além do mais, o av-comparatives é independente e o mais actualizado. E muitos desses “virus” são trojans, adware e spyware e o avira é um antivirus e não um adware/spyware remover como as pessoas por desconhecimento pensam….

  3. Carlos Gabriel Lopes says:

    Pera lá, hoje já não é sexta-feira…

    Se este antivirus for tão bom como as versões anteriores, é uma boa forma de caçar uma bela colectanea de virus. A par deste só o maravilhoso AVG.

    Mas isto é a minha opinião…

    • Bruno M. says:

      Não é só a tua!! 1 mes com este anti-virus e depois desintala-lo e instalar o avira, repara-se que o pc tornou-se num antro de viroses… lol

      • Daniel says:

        Gosto de me considerar um user avançado de Windows e nos últimos 5 anos a usar Avast free, só tive um vírus e foi resolvido em 5 minutos. Sou user de warez e de toda a porcaria que por aí anda na net e a minha máquina está sempre limpinha e sem esforço nenhum.

        A melhor protecção é a maneira como se navega na net, depois é o anti-vírus.

        Quem instala novos anti-vírus e “encontra” ameaças, normalmente isso são fake reports para dar a sensação de que o programa mais recente é melhor.

  4. Yolin says:

    Sério? Avast? Porque?
    Uso o security essentials da msft, grátis, leve e eficaz…

    • Pedro Pinto says:

      Também uso esse numa máquina e gosto. É leve, não tem muitas opções…mas aparentemente funciona.

      • Yolin says:

        Pelo que sei, o que difere o SE dos outros anti-vírus é que este não usa heurísticas para detectar “movimentos suspeitos”, que por um lado é bom pois não gasta recursos da máquina praticamente nenhuns à procura de nada e detecta muitos menos falsos positivos, mas por outro lado não detecta o vírus no seu dia Zero (embora eles lancem updates para vírus descobertos todos os dias).
        Na minha opinião quem quer um anti-vírus para 99% dos casos o SE serve perfeitamente, quem é paranoico, usa outro com heurísticas de reconhecimento. 😀

    • João C. says:

      Também o usava, mas ultimamente a avaliação no AV-Comparatives tem sido muito má, portanto, até a nota deles voltar a subir, pelo menos para mim é o Avast.

    • Nuno Castro says:

      +1… mas uso em todas as maquinas…

  5. Marco Costa says:

    Experimentem o Comodo Internet Security.
    A versão gratuita é excelente.
    Tenho-o há anos nas minas máquinas de casa.
    Tenho colocado nos portáteis e PCs de amigos e familiares e tem-se portado cinco estrelas.

  6. Ricardo Silva says:

    isto é mais uma guerra xD, cada utilizador tem o seu antivirus e o seu é melhor 😛
    gosto bastante do avast ja o uso a muitos anos apenas parei pk deixou de ser compatível com o win 8 a ver se esta vesão está tam boa como as anteriores

  7. NT says:

    Boas,

    É para esquecer… temos é que ter cuidado e mesmo assim é dificíl…
    Fico (na instalação do windows) como o antivírus da microsoft. Agora dizer que este é melhor ou pior… acho que nem mesmo os pagos conseguem oferecer a ‘protecção’ que afirmam ter. Acho que os softwares de antivírus (tirando a propaganda) têm os dias contados, os fabricantes de S.O. (Windows, Apple, etc) estão a começar em pensar fazer withelist para os softwares que podem correr no sistema (Tipo só os que estão na lista é que podem ser executados.) Á primeira vista pode ser chato mas evita muita dor de cabeça!
    De qualquer forma se não querem que o computador não fique infectado com algum tipo de malware/vírus e companhia não o tirem da caixa e não o liguem… mesmo assim tem que vir limpo de fábrica.

  8. Nilton says:

    Pedro ta uma gralha no título, “Provavelmente o “

  9. Luís Borges says:

    !!!! O Avast é um Bom Anti-Virus mesmo sendo a versão gratuíta, mas afirmando ser o melhor aí discordo e desafio o(s) autor(es) do artigo a justificarem/provarem, posso afirmar que já testei quase todos ou quanto os possiveis, mas no que toca aos gratuítos basta comparar as versões pagas das gratis para se perceber que não é a mesma coisa, como é compreensivel. Mas naquilo que lhes são exigido, proteger o PC contra ataque de virus são eficientes mas não o suficiente, para se ter um AV Gratis é necessário usar outras aplicações extras de segurança para complementar a falta de segurança do AV grátis. Estou a Utilizar em toda a minha rede uma versão gratuita do ISComodo que é quase igual ao pago. Concordo que o Avast é um Bom AV, Um dos Melhores, mas o Melhor Discordo e pelos motivos que descrevo.

    • Bruno M. says:

      Meu caro, o avira, tanto a paga como a grátis é igual… (istno na vertente anti-virus).
      Só difere nas opções e “extras” como internet security e adware remover…

      • Luís Borges says:

        Não discordo, o meu comentário é na comparação dos gratuítos o Comodo é mais completo, contudo eu não aceito facilmente opiniões de determinados sites, daí como já o disse testei vários. Neste site: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2410666,00.asp
        o AVG tem melhor avaliação do que o Avira será verdade? como sabe as opiniões divergem.

        • Bruno M. says:

          A PCmag é uma revista certo? Geralmente essas revistas ou pelo menos nos testes das mesmas priveligiam a publicidade em detrimento de testes fiáveis…

          Eu cá prefiro companhias independentes a fazer os testes sem intervenções/influências de terceiros.

  10. NF says:

    Provavelmente… Mas não, não é! Por incrível que pareça a meu ver o melhor Antivírus para plataformas Windows (excepção do mercado empresarial) é mesmo o Security Essentials da própria Microsoft. Tenho usado e tenho que admitir que apesar de parecer brincadeira, porque achavamos que a MS era incapaz de fazer um AV em condições, parece que os tipos desta vez conseguiram mesmo fazer algo de jeito!

    Já tive casos em que inclusive verifiquei que outros AVs nao detectavam nem limpavam as ameaças e o SE removeu tranquilamente.

    Mas, é a minha opinião claro! Não quero com isto impor rigorosamente nada a ninguém, apenas participar com a minha opinião.

  11. Daniel says:

    Nestas coisas é tudo uma questão de gostos e escolhas
    Ja usei o avast e gostei, mas para mim nao ha antivirus nenhum que chegue ao kaspersky pure!

    Cumprimentos

  12. Joao Luiz says:

    No ultimo teste do AV-TEST o AVG Free (PROTECTION 5/6) saiu melhor que o AVAST (PROTECTION 4.5/6). E mostrou que o Microsoft: Security Essentials não é um bom antivírus.
    Hoje uso o AVG Internet Security 2013, acho que vale a pena o dinheiro gasto por segurança para fazer compras onlines mais confortável.
    Fonte: http://www.av-test.org/en/tests/home-user/windows-7/novdec-2012/

  13. fornost says:

    gosto muito do avast, eu o acho o melhor dos “free”; mas, como disseram é opinião pessoal. Não o uso de forma isolada, mas está em todos meus OS/Pc’s/notebooks já há alguns anos 😉

  14. Hugo says:

    Guerras! O Avast é melhor que o AVG! O Android é melhor que o iPhone… blá! blá! blá!
    Enfim cada um escolhe as suas trincheiras… a verdade é que já uso o Avast há 7 anos e nunca tive problemas com vírus!E por isso cá vou continuar com ele e todas as atualizações são bem vindas!

  15. Joelson says:

    Faz 5 anos que não uso antivírus, uso somente firewall.

    muitas pessoas instalam um antivírus, e nem sequer se lembram
    de entrar chrome://plugins e desabilitar o java.

    antivírus só serve para dar a falsa sensação de proteção, quando você não usa o antivírus, você se torna muito mais cuidadoso.

    isso vai contra as regras, e parece loucura, mas nada impede de vocês testarem essa opção.

    o tempo do .exe já era, hoje um simples .pdf pode ser tão perigoso quando um .exe

    vocês podem não concordar com o que eu digo mas devem defender até a morte o direito de eu dizer.

    e lembrem-se a loucura é só um ponto de vista.

  16. Texugoelectrico says:

    Eu nem quero saber do que dizem sobre os outros AV’s, uso o AVAST há largos anos e nunca tive problemas.

    Só sei tenho visto muito poucos estudos, patrocinados sejam por quem for, que coloquem o AVAST free nos últimos lugares, mesmo quando é comparado com AV’s pagos.

    Para além disso, nos últimos dias ainda tive mais razões para preferir o AVAST. Para instalar uma impressora no sítio onde trabalho alguém se lembrou de ir buscar os drivers a um sitio daqueles que instala um “instalador” e que, claro, trás vírus atrás (neste caso malware), como os quatro computadores são todos pessoais havia dois com o AVG, um com o AVIRA e outro com o AVAST, tanto o AVG como o AVIRA deixaram passar o malware e pior que isso não faziam nada quando se pedia para cuidar do problema (quarentena ou eliminação), eles voltavam sempre, o que safou foi o Malwarebites.

    Quanto ao AVAST detectou logo o cavalo de troia, apareceu a mensagem do “foi quase” (ou coisa parecida) e pronto, sem problemas.

    Há muitos anos cheguei a usar AV’s pagos, Panda e Norton, e tive problemas com ambos, o Panda então era do piorzinho, o dinheiro mais mal gasto que gastei (o que vale é que tinha sido uma promoção). A partir do momento em que passei a usar o AVAST nunca mais tive problemas. E neste momento não sei mas na altura em que “apareceu” o AVAST era melhor do que a maioria dos pagos.

  17. Emannxx says:

    Há muitos anos que confio a segurança dos PC’s lá de casa ao Avast, e muitos amigos meus também é o que usam.

    O antivirus simplesmente funciona. Não deixa passar praticamente nada – e o que deixa, é porque é pouco conhecido ou muito recente.

    Nunca tive problemas com o Avast, e acho que a nova interface é fantástica. Ainda não tive oportunidade de o experimentar, mas planeio faze-lo em breve.

    É uma opinião.

  18. N. Roque says:

    Antes borrar um pé todo.

  19. Loureiro says:

    AVAST PROVAVELMENTE O PIOR ANTIVIRUS QUE INSTALEI EM QUALQUER PC!!!

    Microsoft essentials!

  20. Loureiro says:

    AVAST PROVAVELMENTE O PIOR ANTIVIRUS QUE INSTALEI EM QUALQUER PC!!!

    Microsoft essentials!

  21. Fernando says:

    Para mim o melhor antivirus é o COMODO Internet Security.
    É free, tem firewall, sandbox, Defend+ e outras coisas que já existiam muito antes do Avast implementar.

    • PC says:

      Concordo que o Comodo Internet Security é uma das suites de excelência no que toca a protecção. O antivirus incorporado pode não ser o melhor, mas é compensado totalmente pelos módulos de 0-day e behaviour blocker, acrescentado de uma excelente firewall. Pena é que muitas pessoas não o usem devido a ser mais avançado de configurar.

    • Luis says:

      +1
      Não tenho queixas do COMODO e já o uso há bastante tempo, pessoal e professionalmente.

    • Daniel says:

      o Renault 5 também já tinha muitas coisas antes do Laguna, como 4 rodas, portas e isqueiro, ter uma coisa primeiro não faz dela a melhor.

  22. Luis S says:

    O melhor antivirus é o utilizador !

  23. Pedro Machado says:

    O melhor anti virus está ente a cadeira e o computador e quando se usa chama-se bom senso. Nunca apanhei nenhum virus/trojan/malware etc etc

  24. Valente says:

    Oh Caríssimos. Neste mundo ninguém dá nada ninguém.
    Quem pensa que está protegido com um antivírus gratuito anda enganado. Para se estar realmente protegido tem que se pagar. Se não fosse assim a Avast, a Avg, etc viviam de quê?

    Vejam aqui o AVAST:
    http://www.avast.com/pt-pt/index
    À esquerda o free, só antivírus pouco mais. Quem quizer estar protegido veja á direita e clique em transferir e logo se vê os preços.

    E vejam aqui o AVG, é o mesmo:
    http://www.avg.com/eu-en/free-antivirus-download
    Para se estar protegido a sério, ou pelo menos com mais confiança, cliquem em Free Trial á direita e logo se vê os preços.

    Deixem-se de tretas, hoje há poucos virús, as maleitas são mais sofisticadas.

    Quem quizer estar protegido pága.

    E a propósito não há nenhuma Empresa que tenha Tablets gratuitos nem que estejam cheios de publicidade? Se houver eu quero um…

    NESTE MUNDO NINGUÉM DÁ NADA A NINGUÉM!!!

    • PC says:

      Então como comprova alguns antivirus grátis superarem os pagos em diversos testes?

      Discordo em dizer que há poucos virus hoje em dia, muito pelo contrário, cada vez há mais.

      As versões pagas geralmente adicionam anti-spam’s, sandbox’s, firewalls (que são mediocres em geral), e optimizadores para o PC, que podem ser obtidos de forma gratuita, qualquer um destes. Para exemplo aqui ficam uns testes de soluções pagas e grátis em relação à componente de firewall que é incluida nas Suites de Internet Security. Só para provar que os produtos pagos nem sempre correspodem a uma boa protecção.

      http://www.matousec.com/projects/proactive-security-challenge-64/results.php

      • Valente says:

        As Empresas que fornecem produtos gratuítos vivem do ar e do vento e fazem maravilhas. Já sei a pub paga tudo !!!!

        • PC says:

          Vivem do “ar e do vento” que os cliente/empresas pagam pelos produtos que são disponibilizados, tal como o senhor o faz. Paga o software de protecção, e a empresa pode ou não optar por fazer uma versão não paga desse mesmo, com menos funcionabilidades. Se for comprarar as soluções pagas e grátis do mesmo produto, pouco ou nada diferem em protecção de virus.

    • João says:

      Antivirus gratuitos protegem e alertam contra virus sim! os virus criados pelas próprias empresas para ficares com a impressão “Este é mesmo bom, vou comprar!”

  25. JG says:

    O Avast agora paga ao Pplware para escrever artigos destes?

  26. João Gonçalves says:

    MSE! Nunca me falhou… e todos os computadores que passam por mim vão com o MSE e até agora ninguém se queixou…

  27. Bom dia. não venho (nem quero) vir para aqui deitar axas para a fogueira, dizendo que, este é melhor que aquele, ou outra coisa no genero. Venho sim, partilhar a minha experiencia pessoal do dia a dia. Tenho uma loja de informatica, e a minha experiencia (desde agosto de 2009) diz-me isto:

    – computadores entrados na loja com zero virus = 2 (tinham panda instalado)

    – compuadores entrados na loja com centenas de ficheiros infetatos, onde, por regra tinham maioritariamente AVG e AVAST instalados, e que nada detetavam, o Microsoft Security Essentials fez o serviço que lhe competia, deteta-los e limpa-los.

    Ou seja e resumindo, usamos dois anti-virus gratis, que, dependendo da maquina, instalamos um, ou outro, sao eles:

    – Panda Cloud (caso o windows seja pirata)
    – Microsoft Security Essentials (windows original)

    Mais uma vez, quero referir que, este meu comentario é baseado no mundo real, em experiencia adquirida no dia a dia, e desde 2009 (antes disso, sempre usei Panda), não em testes de laboratorio.

    • Valente says:

      Bom comentário. Também sou cliente Panda há muito tempo, zero problemas. Bem empregues os 50 € que pago por ANO para 3 pc’s. POR ANO!!!
      Já o Microsoft Security Essentials num portátil do meu neto deixou entrar um vírus que provocou danos. Só quando me pediu ajuda e lhe instalei o Panda, este bicho foi apanhado.

      • Sérgio says:

        Boa tarde
        Concordo a 100% com o António Ferreira, tenho a mesma experiência e aconselho o mesmo que ele, AVG praticamente todos tem virus.

        Utilizo tb o cd de recuperação do karspersky para remover alguns virus e o malwarebytes para outros…

        A minha opiniao em relação ao antivirus é em relação ao Panda cloud, porque a versõ paga tem dado bastantes problemas a nível de gestão e utilização/instalação pelo servidor/firewall (Forfront)

  28. João says:

    Da gama gratuita e que testei os mais pesados foram avast e comodo.

    AVG quando encontrava algo, parecia um filme de terror.
    Avira pop ups…
    Microsoft Essencials, super leve, tão leve que ás vezes esquecia que o tinha instalado, pois também nada fazia…

  29. Sérgio says:

    Boa tarde

    Concordo a 100% com o António Ferreira, tenho a mesma experiência e aconselho o mesmo que ele, AVG praticamente todos tem virus.

    Utilizo tb o cd de recuperação do karspersky para remover alguns virus e o malwarebytes para outros…

  30. Roy says:

    Panda Cloud é razoávelmente bom (quando tem ligação à Internet).

    De resto sugiro, que quem quer ter a melhor protecção contra programas malignos, e exploração de falhas, use o BitDefender, kaspersky ou GData. São pagos, mas a protecção real é muito superior ao dos outros.

    Para quem quer usar os de protecção gratuitos, faça um favor a si mesmo e desinstale o Adobe Reader, Oracle Java, todas as barras dos browsers e mais algumas, Silverlight, extras… todos que não precise mesmo, e desinstale o Shockwave Flash (a menos que precise mesmo… pelo menos certifiquem-se de que está a atualizar sozinho). E atualizem o sistema operativo e programas.

    Esta dica é valida também para quem usa programas de protecção recomendados pagos, mas muitas vezes estes já protegem de vulnerabilidades (conhecidas e às vezes desconhecidas), mesmo que tenha um programa instalado com versão um pouco antiga e sujeita a vulnerabilidades.

  31. Já tive vários anti-virus mas sem duvida que o AVAST é o melhor de todos.
    Tem uma interface bonita, organizada e funcional.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

  32. nelson nunes says:

    Boas

    trabalho numa empresa onde temos mais de 1500 computadores ligados em rede, tivemos o panda durante anos, numa tivemos um problema quer com virus quer com atualizações assistencia fantastico o serviço deles. No final do ano passado fomos para um antivirus mais barato, saiu-me a porcaria do avast! temos tido centenas de problemas, o suporte é pior que possam imaginar, mais de 4 meses sempre a insistir sem qualquer resposta. Na semana passada mandam um email, a dizer que um dos problemas será resolvido numa proxima versão, não dizem qual nem quem vai sair.
    se mesmo pagando o serviço deles é uma porcaria, entao sendo gratuito deve de ser ainda pior!

    boa sorte para os vossos avast’s!

    • Daniel says:

      Obrigado aqui com o Avast está td óptimo, não tenho vírus há mais de 5 anos, mas lá está, eu sei o que faço com o meu rato e o teclado.

  33. mop2us says:

    ZoneAlarm free com motor kasperski….

  34. Iv@n says:

    Uso sempre o MSE nos originais e cumpre bem com o proposto, isso sendo para usuário normal(caseiro). Qdo usar o Avira Free(uso bastante) faça o seguinte para evitar a propaganda:

    No Windows7
    Vá em Iniciar- Pesquisar Programas e arquivos- digite secpol.msc e Enter.
    Click no ícone e abrirá Diretiva de Segurança local.
    Em Diretivas de Restrição de Software click na aba esquerda e com o direito em Regras adicionais.
    Click em Novas regras de caminho e na janela em Procurar.
    Navegue até o diretório de instalação do Avira que está em Meu computador \c:\Arquivos de Programas(ou Arquivos de Programas(86))\Avira\AntiVir Desktop, selecione o arquivo (ícone do AV)avnotify e OK. Vai aparecer em Caminho C:\Program Files\Avira\AntiVir Desktop\avnotify.exe
    Coloque o “Nível de segurança” em “Não permitido”, Aplicar e OK.
    Feche a Diretiva de Segurança local.

  35. Luis Lopes says:

    Vou vos ser sincero há muito que deixei os antivirus gratuitos! Fidelizei-me ao Kaspersky Internet Security e tenho que admitir que é maravilhoso. Nunca me deu de forma alguma problemas! Excelente!

  36. Prodígio says:

    MS Essentials. E chega.

  37. JJ says:

    Dizer que um antivírus é melhor que outro… é pura especulação! Até a opinião dos maiores especialistas em segurança informática divergem… Assim como muitas coisas na informática, um AV ser melhor que outro vai depender de muitos factores e de caso para caso.

    E os factores são vários, como:
    – Apanha um vírus, basta haver um diferença de horas ou dias na actualização da BD para um AV apanhar um vírus mais depressa que outro. Alias vai depender qual foi a empresa que o encontrou primeiro, nesse vírus especifico, essa empresa vai apanha-lo primeiro, mas noutro vírus pode ser muito bem outra empresa.
    – A forma de utilização de cada utilizador

    Por isso, para uns o Avast é melhor, para outros o Avira, para outros o Panda, etc…

    Uma coisa é certa, todos eles estarão ao mesmo nível. A escolha vai partir dos gostos e da forma de utilização do PC de cada um.

    Pois, a maneira de como eu utilizo o PC, talvez o Avast seja a melhor solução. Mas talvez, para outra pessoa, outro antivírus seja melhor.

    Eu pessoalmente uso Avast, mas acho o da MS muito bom, o Avira também bom, entre outros. Uso o Avast porque é o que faz o que eu quero que um AV faça. Quando lançar uma versão, que não faça o que eu quero que faça, mudo… é simples.

    Ser uma versão gratuita ou paga, volto a dizer que vai depender de cada utilizador. Talvez para uns o melhor será mesmo uma versão paga, para outros basta uma versão free…

  38. Valente says:

    Em Dezembro 2012 acabou a minha assinatura do Panda Antivírus Pro. Com ele eu tinha todos os dia que apagar de 4 a 6 Spam’s. Então aderi ao Panda Internet Security que pouco mais caro é.
    Ora bolas, agora nem um Spam me aparece para eu ter o prazer de eliminar!!!

  39. zeca says:

    pandas so no zoo..

  40. qualquer um says:

    pela minha experiência,qualquer anti vírus, o anti vírus é o usuário 🙂

  41. vartaxe says:

    avira free ou microsoft security essentials… o resto vai do user

  42. Edson says:

    COMODO antivírus

  43. niki says:

    oi eu estou com microsoft essencials, e ele não funciona mesmo, todo dia tem praga entrando no computador e ele não detecta, quem faz a varredura pra mim é o baidu, mais eu vou baixar agora o avast 8.0 pra ser se ele funciona, não aguento mais ter que tirar virus do meu pc e o m.e não encontra nada, não gostei…

  44. Edredons says:

    Bom antivirus

  45. Manuel Fernandes says:

    Exm.ºs Senhores!

    Sendo evidente que têm toda a razão ao dizerem que devemos pagar o razoável para exercerem a vossa missão, não é menos verdade que, tendo pago determinada importância para 2 anos (cujo limite termina em 11 de maio do corrente ano), tenham andado sucessivamente a pedir dinheiro, como se eu nada tivesse pago,

    Com os melhores cumprimentos,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.