Austrália está a pavimentar estradas com tóner de impressora reciclado
Já tínhamos conhecimento da utilização de borracha de pneus triturados para ajudar a pavimentar ruas e estradas e também de sacos plásticos convertidos em “asfalto” no Gana... mas hoje vamos um passo mais adiante e apresentamos o TonerPave.
A Austrália desenvolveu uma nova técnica de pavimentar ruas e estradas, o TonerPave. Além de ser 40% menos poluente, a tecnologia é mais barata e durável.
A nova tecnologia, que emergiu da parceria entre duas empresas do ramo, a Downers e a Close The Loop, utiliza uma mistura onde contempla o tóner usado nas impressoras, reduzindo assim a produção de CO2.
Além de ser menos poluente, o método é tão eficaz quanto o asfalto tradicional na reparação de buracos e fendas nas ruas. Podem ser usados 100 cartuchos de tóner para cada tonelada de asfalto. Os testes também mostraram maior rigidez no pavimento com o uso deste material, aumentando assim a sua durabilidade e, consequentemente, um melhor custo.
O TonerPave já está a ser usado em estradas australianas para pavimentar ruas e avenidas. O material não requer equipamento especial para a sua aplicação, pois pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pela impermeabilização à base de betume usado no método tradicional.
O principal produto da mistura TonerPave é o polímero modificado de tóner, MTP (Modified Toner Polymer) na sua sigla em inglês. Este polímero é feito com resíduo de tóner em pó, que se torna predominantemente plástico, mas também tem cera, alguns minerais e pigmentação na sua composição.
Desde 2001, aproximadamente 22.000 toneladas de cartuchos de tóner e tinta foram reciclados. Do total, 80% eram cartuchos de toner. A empresa reserva 30% do material para a própria indústria. O restante, aproximadamente 1.600 toneladas de pó de tóner, é usado como matéria-prima para o TonerPave.
A empresa diz que os números poderiam ser melhores se a população australiana reciclasse mais esse tipo de material. Atualmente, muitos australianos deitam os toners no lixo comum, o que dificulta o acesso ao material.
Este artigo tem mais de um ano
E impactos na saúde pública?
Era exactamente isso que eu estava a pensar, plástico é tóxico….
Mas ninguém quer saber disso, desde que funcione, o resto é acréscimo e ninguém vê…
Vamos todos morrer de cancro
” plástico é tóxico”
Valha-me Deus…
E alcatrão é bom para a saúde, não é?
isso nao interessa para nada. o importante é verem-se livres de lixo. eheh
@censo.
não devem ser maiores que a utilização de betumes na preparação do betão betuminoso…
Serão neutros. Borracha dos pneus é 90% da poluição física e 8% da atmosférica. Talvez alguém que faça 4000km a pé, em 30 dias, a snifar o pó, venha a ter problemas de saúde.
Como é algo revolucionário interessa mais a noticia do que o impacto ambiental. Daqui a 1ano alguém fará o estudo do impacto ambiental
Basta colocar mais alcatrao e fica logo muito mais ecológico e saudável
Será que algum Portugal pense nisso? Duvido. Temos bastantes investigadores, mas gostava de saber o que andam a fazer. Tratem de fazer algo que útil para as pessoas e para o país. Isto sim e outros problemas que urgem resolver, mas implica a investigação.
há bastantes investigadores, não quer dizer que estejam em todos os ramos.
Será que algum Portugal pense nisso? Duvido. Temos bastantes investigadores, mas gostava de saber o que andam a fazer. Tratem de fazer algo que útil para as pessoas e para o país. Isto sim e outros problemas que urgem resolver, mas implica a investigação.