PplWare Mobile

Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (26)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Mais um says:

    Continua a palhaçada.

  2. Repara says:

    Apenas 40% dos países têm mudança de hora.
    Nos países próximos do Equador porque não varia significativamente a duração do dia (número de horas de sol, entre o nascer do Sol e o ocaso) percebe-se. A diferença na duração do dia entre o verão e o inverno não traz grandes problemas.
    Em Portugal a diferença é grande, a duração do dia varia entre 9H10 em finais de dezembro e 14H30 em finais de julho – uma diferença de 5H20.
    Na Europa, onde há 3 fusos horários (Europa Ocidental, Central e de Leste), a diferenças na duração do dia tem sido gerida com a mudança da hora duas vezes por ano – uma para adiantar 1H, agora em final de março (passagem para a hora de verão) e outra em finais de outubro, para atrasar 1H (passagem para a hora de inverno.
    Na UE decorreu um processo legislativo, ainda não finalizado, tendente a acabar com a mudança da hora, escolhendo cada país a hora, permanente, com que ficava. O processo encalhou no Conselho Europeu, onde estão representados os Estado, não houve consenso. O Governo Português (António Costa) votou pela manutenção da mudança da hora. O Conselho remeteu a decisão para a Comissão Europeia, mas não é de crer que, face à divisão entre os Estados, a Comissão venha a tomar uma decisão, mantendo-se a mudança da hora por largos anos.
    Na minha opinião, dada a diferença de horas de sol no inverno e no verão, manter-se a mudança de hora é o que mais se ajusta. Mas não me importava nada que acabasse.

    • Pedro says:

      Mudar a hora deve continuar. O que poderia fazer a diferença em Portugal era sairmos de GMT para CET onde, inclusive, já estivemos mas saímos. Isso era realmente importante.

      • Repara says:

        Estivemos na hora da Europa Central e mudança da hora com Cavaco Silva – entre 1992 e 1995 (GMT+1H no inverno e GMT +2H no verão). Que me lembre, já estava toda a gente farta. Em agosto, às 23H estava ainda havia luz solar . Quando Guterres voltou a passar para a hora da Europa Ocidental (GMT+0H no inverno e GMT +1H no verão) foi um alívio, não me lembro de haver protestos.
        O que agora está(va) em cima da mesa era uma hora permanente (GMT +0H ou GMT +1H) o ano todo. Para mim faz mais sentido do que a hora de Cavaco Silva, que propões, e que continuava com os problemas de adaptação à mudança de hora.

        • Filipe says:

          Bons tempos que às 10 da “noite” dava para estar na praia

          • Repara says:

            Isso era “bom”. O pior era, no inverno, ter que levar a criançada à creche quando o sol só nascia daí a umas horas.

        • FilipeB says:

          Lembro-me bem disso. Ia para a faculdade de manhã no escuro.
          Não fiquei com boas memórias desse tempo…
          As horas de sol à tarde não compensavam as manhãs mais sombrias. E tinha dias que entrava e saia da faculdade de noite no inverno.

    • Só eu sei, porque não fico em casa! says:

      Os inteligentes falaram!

  3. John says:

    Supostamente nao falaram que iam fixar o “horário de verão”?

  4. Manuel Cruz says:

    E bem podia ficar assim.

  5. Jay says:

    Hora de inverno com atraso EM 2 HORAS, seria bem-vinda, Gosto de sair de noite para trabalhar. Mas também gosto de entrar bem de dia em casa.

    • Manuel Cruz says:

      Há aí uma confusão qualquer, hora de Inverno com atraso de 2h anoiteceria por volta das 15h no Inverno.

      • Repara says:

        Hora de inverno GMT -2H (em vez da atual GMT +/- 0H), enfim, não é frequente.
        Mas há quem proponha que a hora de inverno seja GMT -1H (hora dos Açores) por estar mais de acordo com a hora solar. Isto tem que ver com o desvio, médio, da passagem (aparente) do Sol pelo meridiano de Greenwich e em Portugal continental. Nós temos a hora do meridiano de Greenwich (Inglaterra), mas estamos a ocidente do meridiano de Greenwich. Em média, o Sol “passa” em Portugal 1/2H depois de passar no meridiano de Greenwich, por isso a nossa hora de inverno devia ser GMT -1H (já que não é praticável GMT -1/2H).
        Quem defende que a hora de inverno, em vez de GMT +/- 0H devia ser GMT -1H, não aceita que possa ser GMT +1H (hora da Europa Central) porque aí o desvio em relação à hora solar ainda seria maior.

        • Manuel Cruz says:

          Para mim era GMT+1 o ano inteiro (ou meio termo GMT+1/2H). GMT-1H, no pico do Inverno dá comigo em doido. Tolero bem levantar-me de noite, mas anoitecer cedo odeio. A ter de me levantar de noite (é o que acontece no pico do Inverno), prefiro ganhar 1h e luz ao fim do dia que ao início da manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.