Ataque à Sony Pictures poderá ser mais que pirataria
Depois de colocarem online cinco filmes inéditos da Sony Pictures, os Guardians of Peace (GOP) voltaram a divulgar novas informações confidenciais da empresa.
Esta semana surgiu a notícia de que filmes como Fúria ou Mr. Turner haviam sido distribuídos gratuitamente na Internet, por um grupo de hackers denominado de GOP, resultado de um ataque à Sony Pictures.
Mas o que parecia ser apenas uma partilha ilegal de filmes, poderá ir muito além disso. Com este ataque à empresa, os GOP terão roubado mais de 100 TB de ficheiros para irem divulgando na Internet.
O The Next Web foi um dos sites que recebeu documentos confidências da Sony Pictures directamente do grupo de hackers. Estes documentos incluem certificados de segurança da Sony, senhas de acesso privado aos servidores, senhas de registo e intermináveis listas de passwords em texto simples.
Mas os "Guardiões da Paz" poderão ter ainda em seu poder o registo criminal dos funcionários da empresa, negociações de salários, prescrições médicas relacionadas com baixas e reformas dos funcionários, registos salariais entre muitas outras informações.
Devido ao conteúdo sensível, os ficheiros originais recebidos pelo site não foram divulgados. São senhas acesso a uma quantidade infindável de serviços da empresa, credenciais de acesso à rede corporativa da empresa, senhas de acesso a contas de filmes nas redes sociais, senhas de acesso FTP a muitos dos escritórios da Sony Pictures espalhados pelo mundo e muito, muito mais.
A Sony, apesar de parecer desvalorizar um pouco toda esta situação, continua a mover esforços para perceber de onde veio este ataque, que ao que tudo indica poderá ter surgido da Coreia do Norte, apesar do país já ter vindo garantir que não está envolvido nos ataques.
Ainda não existem certezas também quanto à veracidade destes documentos, que poderiam muito bem ter sido fabricados, contudo, existem especialistas a estuda-los com detalhe e ao que tudo indica parecem ser legítimos.
Este artigo tem mais de um ano
Para realizarem isto tinham que ter com toda a certeza alguém lá dentro. é que são terabytes, não megabytes!!!
+1
China está em grande em espionagem/hacking industrial/comercial.
A Apple, MS e Samsung que se preparem. Alias já devem estar preparados a algum tempo, não é de agora.
Um dia vai dar um filme esta da Sony 🙂
Inacreditável tiveram acesso, basicamente, a toda a infra-estrutura.
É quase um mito urbano isto acontecer.
Mito urbano é o “Zorro” ou o “Exterminador Implacável”…a Sony já nem mito tecnológico consegue ser!!Foi-se ao mesmo tempo que a central de Fukushima…em ambos os casos o problema é segurança!!
A China?
Com isto tudo queria era o movia Fúria lol link please? Eheheh
http://www.imdb.com/title/tt2713180/ 😉
You’re welcome.
Temos de ter em consideração que estes “problemas” com a Sony não são “virgens”…são até bastante recorrentes.A conclusão a que temos de chegar é que a Sony NUNCA fez um verdadeiro investimento(financeiro,estrutural e de pessoal) na segurança dos seus próprios clientes,utilizadores e colaboradores!!Além de que a inovação(de que foram um dos lideres durante muitos anos)também se desvaneceu…hoje é uma empresa banal no “reino” tecnológico.
Bem, tenho de discordar da sua opinião quando se refere à SONY atual como uma empresa “banal”. Basta vermos que são sempre os pioneiros na inovação nas mais diversas matérias(consolas, telemóveis, televisores, etc).
Agora se me disser que não têm o nome que outrora tiveram, nesse caso estamos de acordo
“Guardiões da Paz” parece-me um nome pomposo para: ladroes ou terroristas.
Concordo… Dá ideia de que querem fechar a paz (dos clientes) a sete chaves!!!
Também concordo.
No anterior ataque à Sony teve uma justificação. Este foi apenas “we do it cuz we can”, além disso, se querem prejudicar a empresa, acho mal involverem os colaboradores no meio.
Por outro lado… Apetece-me dizer “Caramba Sony! Outra vez?! Ainda não aprenderam?!”
Eu também “axo” que lhes fica mal “involverem-se” 😉